terça-feira, 2 de outubro de 2012

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 1

Tema Geral do IV Trimestre:

 

CRESCENDO EM CRISTO

 

 

LIÇÃO 1

 

O GRANDE CONFLITO: 

Fundamento de Nossas Crenças

 

Verso para memorizar: "Porei inimizade [conflito, confronto, guerra] entre ti [Satanás] e a mulher [a Comunidade do Povo de Deus na Terra], entre a tua descendência [os que são parceiros de Satanás e o seguem em sua rebelião contra Deus, quer sejam anjos maus, quer sejam homens maus] e o seu descendente [Jesus, o Messias-Cristo, o "Ungido" do Senhor]. Este  [Jesus Cristo] te ferirá a cabeça [Jesus, o Messias e Cristo,  daria um golpe mortal em Satanás e em todo o seu sistema milenar de mentiras, ensinos, filosofias e crenças], e tu [Satanás] lhe ferirás o calcanhar [O perseguirás e Lhe darás angústias e sofrimentos, mas não o aniquilarás]." Gênesis 3:15, comentários explicativos interpostos nossos.

 

LEITURAS BÍBLICAS DA SEMANA: Gênesis 3:15; Apocalipse 12:1 a 17; Isaías 14:4 a 21; Ezequiel 28:12 a 19; Isaías 53:6; Romanos 1:18 a 28; João 16:2.

 

INTRODUÇÃO

 

Findou o terceiro trimestre e com ele findou também nosso estudo sobre as duas cartas de Paulo aos cristãos de Tessalônica.

 

Agora, começa o quarto trimestre do ano de 2012, e com ele iniciamos o estudo de um novo tema, em um novo caderno de Lições da Escola Sabatina. O Tema Geral é: CRESCENDO EM CRISTO. Vamos focalizar o grandioso tema de O GRANDE CONFLITO CÓSMICO entre Deus e Satanás, conflito este iniciado no Céu, conforme Apocalipse 12:7 a 9, e que, mais tarde, se estendeu para o planeta Terra, e aqui fincou raízes a partir de Adão e Eva. As lições destacam também O GRANDE PLANO DIVINO PARA A REDENÇÃO DO HOMEM, o qual foi elaborado pela Divindade, no Céu, antes que a raça humana fosse criada, mas somente começou a ser anunciado por Deus aos humanos a partir do Pecado e Queda de Adão e Eva, os pais da humanidade.

 

LEMBRETE:  Para uma compreensão mais ampla deste assunto, leia minha TRILOGIA, a qual é um conjunto de três livros tratando desse grandioso tema. Livro 1: JESUS CRISTO, O HOMEM INDISPENSÁVEL, com fundamento teológico em Gênesis 3:15, apresentando Jesus do Gênesis ao Apocalipse. Livro 2: O MISTÉRIO DE DEUS REVELADO, um estudo teológico do Plano da Redenção, com curso e comentário completo, verso-a-verso, da Carta aos Romanos. Livro 3: A GRANDE GUERRA CÓSMICA ENTRE MIGUEL E O DRAGÃO, curso e comentário verso-a-verso do APOCALIPSE de João. Você pode pedi-los pelo fone (71) 3321-2820. Ou mande e-mail para:  ronielc@hotmail.com; ou rionec@hotmail.com  São mais de mil páginas focalizando o assunto. Preço da Trilogia: R$  190,00. Pagamento na forma de depósito em conta.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 30 de setembro.

 

O GRANDE CONFLITO CÓSMICO E SEUS ATORES

 

Leitura bíblica do dia: Gênesis 3:15. Apocalipse 12:7 a 9.

 

Todo o texto da Bíblia Sagrada, no Antigo e no Novo Testamentos, é uma revelação divina do Grande Conflito Cósmico entre Deus e Satanás, e, em especial, a revelação da resposta de Deus a esse conflito milenar, conhecida como O GRANDE PLANO DA REDENÇÃO. Gênesis 3:15 é uma profecia e uma promessa; é também uma sentença de morte e um anúncio de Vida. Toda a Bíblia foi escrita para explicar o conteúdo de Gênesis 3:15. Trata-se da profecia que deu origem e razão a todas as demais profecias bíblicas. Quanto a Apocalipse 12:17, trata-se de uma revelação feita por Deus ao Apóstolo João a respeito de fatos cósmicos ocorridos no Céu, lugar onde IAVÉ habita, muitos anos antes da Semana da Criação, relatada em Gênesis 1:3 a 31. Enquanto Gênesis 3:15 conta sobre o Grande Conflito Cósmico a partir da Terra e do Homem, Apocalipse 12:17 conta a mesma história a partir de Deus e dos anjos do Céu. A história entre o Bem e o Mal é a mesma. Os personagens no Céu são Satanás, Deus e os anjos. Na Terra, os personagens são Satanás, Deus e a raça humana. Por que Satanás aparece em primeiro lugar? Porque Lúcifer/Satanás é o iniciador e provocador do Grande Conflito Cósmico com Deus, o Eterno. O conflito no Céu antecede ao conflito na Terra.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 01 de outubro.

 

A QUEDA DE LÚCIFER

 

Leitura bíblica do dia: Isaías 14:4 a 21; Ezequiel 28:12 a 19; Apocalipse 12:7 a 9.

 

Leia com muitíssima atenção os textos bíblicos citados acima. O texto de Isaías 14:4 a 21 e o texto de Ezequiel 28:12 a 19 são tipológicos e possuem uma dupla aplicação. Ao mesmo tempo que denunciam um problema imediato, visível e histórico, envolvendo os reis de Babilônia e de Tiro, estão usando esses dois reis de maneira tipológica, na forma de uma parábola a respeito do pecado e queda de Lúcifer no Céu, o qual veio a se tornar em Satanás, o adversário. Os reis de Babilônia e de Tiro, ao perseguirem Israel, povo em concerto com IAVÉ, estavam diretamente sendo usados por Satanás em seu milenar conflito contra IAVÉ. Não podendo Satanás atingir IAVÉ, persegue na Terra os amigos e cultuadores de IAVÉ, para que estes, em angústia e aflição, rejeitem IAVÉ como seu Deus, e blasfemem contra o nome de IAVÉ, rejeitando-O como seu Deus e Senhor. Essa rejeição ao nome e à Pessoa de IAVÉ significaria que tal povo entrou em parceria com Satanás, o adversário de Deus. É o Grande Conflito Cósmico sendo transferido do Céu para a Terra, sem que seus atores tenham plena consciência deste fato.

 

Por que LÚCIFER veio a se transformar em SATANÁS? (tente responder esta pergunta com suas palavras, depois de ler os textos bíblicos acima citados.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 02 de outubro.

 

A ARMA DE DEUS

 

Leitura bíblica do dia: Gênesis 3:15. João 3:16. Hebreus 11:4. Efésios 2:8 e 9. Romanos 5:6 a 8. Hebreus 8:1 e 2.

 

Nessa luta cósmica e milenar contra Satanás, Deus somente usaria ARMAS lícitas, permitidas pela Lei. O AMOR, a JUSTIÇA (vindicativa e punitiva, também chamada de "a ira de Deus"), a MISERICÓRDIA, o PERDÃO, a PAZ, a SANTIDADE, a VERDADE, a BONDADE, e tudo o que está citado em Gálatas 5:22 e 23. Por seu lado, Satanás é um guerreiro sem escrúpulos e sem limites éticos e morais, o qual não respeita a Lei quando luta contra Deus. Satanás usa de todas as suas armas sujas, ilícitas, visando vencer a Deus. Satanás usa como armas principais: a MENTIRA, o ENGANO, a SEDUÇÃO, o ENCANTAMENTO, o EMBUSTE, a CORRUPÇÃO ÉTICA E MORAL, e a transgressão da Lei Moral de Deus em todas as suas formas. Satanás é fiel seguidor da filosofia que propaga: OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS. Satanás não obedece a nenhum limite ético, moral ou espiritual nessa guerra. Ou você está com ele; ou ele está contra você.

 

O AMOR, o qual produziu a GRAÇA e a MISERICÓRDIA, é a principal arma que Deus usa visando SALVAR os errantes pecadores da Terra. "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" João 3:16.  "Pela GRAÇA sois salvos mediante a fé; e isto não vem de vós [os pecadores], é dom [dádiva, presente] de Deus. Não vem de obras [dos humanos pecadores], para que ninguém se glorie [se envaideça, ou se orgulhe, batendo no peito e dizendo: "Fui eu que fiz isto!"]. Efésios 2:8 e 9, grifos e comentários nossos interpostos.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 03 de outubro.

 

A BATALHA DE SATANÁS

 

Leitura bíblica do dia: Ap 12:7 a 9. Romanos 1:18 a 32. Mateus 2:1 a 18. 4:1 a 11. 16:21 a 23. 27:39 a 42 (leia com atenção todos os textos).

 

Enquanto Jesus, o Filho de Deus, esteve na Terra, Satanás aproveitou a oportunidade para ficar literalmente no "calcanhar" de Jesus, perseguindo-O por onde quer que Ele fosse, e usando todas as pessoas que ele, Satanás, pudesse usar, visando impedir que Jesus levasse adiante a execução do Grande Plano da Redenção. Satanás usou até os próprios Apóstolos de Jesus para O hostilizar. Satanás fez muita gente de fantoche, de ventríloquo, tais como Herodes, os fariseus, os escribas, os sacerdotes dos judeus, os saduceus, Pôncio Pilatos, soldados romanos, Judas Iscariotes, e uma multidão de homens que se deixaram usar pelo Diabo, visando tornar bem difícil a estada de Jesus no planeta Terra, o reino de Satanás no cosmo. Jesus o chamou de "o príncipe deste mundo" João 14:30. Jesus chamou Satanás de "homicida e "o pai da mentira" João 8:44. Jesus conhecia Satanás mais do que qual ser humano na Terra o conhecia, pois Jesus convivera com Lúcifer no Céu, e participara diretamente da expulsão dele do Céu, pois Jesus, antes da Encarnação, era "Miguel", o Comandante dos Exércitos do Céu. Miguel enfrentou Satanás e seus anjos e os venceu, expulsando-os do Céu para a Terra, ainda quando esta era "sem forma e vazia, e havia trevas sobre a face do abismo", conforme Gênesis 1:1 e 2.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 04 e 05 de outubro.

ESCOLHAS

 

Leitura bíblica do dia: Deuteronômio 28. Josué 24:14 e 15. I Reis 18:20 a 40. Ap 14:6 a 12.

 

Todo o tempo de vida que Deus nos dá para viver neste mundo, Ele o dá para que nós façamos escolhas. Cada um, com suas escolhas, define seu destino eterno, tanto para a vida eterna como também para a morte eterna. Deus não salva nem condena ninguém de forma arbitrária e sem uma razão lógica, legal e espiritual. Ele salva somente aqueles que, enquanto vivos, fazem a mais importante das escolhas: escolhem viver com Jesus e para Jesus. Escolhem ser, pela fé, discípulos de Jesus. E ao fazerem para si mesmos essa escolha mais importantes, eles terão de renunciar a todas as demais escolhas. E aí se encontra a maior dificuldade. Muitos gostariam de escolher simultaneamente o CÉU e o INFERNO, e aproveitar os dois ao mesmo tempo. Mas isto não é possível. Jesus afirmou que "NINGUÉM PODE SERVIR A DOIS SENHORES...". Ou escolhe servir a Jesus; ou escolhe servir a Satanás, o maior inimigo de Jesus. Não tente chegar ao Céu caminhando através do Inferno.

 

Portanto, amigo, seu destino eterno não está escrito aleatoriamente em algum estrela, nem nas palmas de suas mãos, nem em algum cristal, nem em alguma pirâmide, nem em cartas de tarô, nem em qualquer instrumento usado para adivinhação ou previsão do futuro. Seu destino está, prioritariamente, em suas próprias decisões. Você é quem decide, todo dia, e cada hora do dia, que rumo vai dar à sua vida, em relação à eternidade. Você escolhe se quer passar a vida eterna com Jesus; ou escolhe se quer morrer eternamente junto com Satanás e seus anjos rebelados. A ESCOLHA É SEMPRE SUA; UNICAMENTE SUA!

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

Diretor Geral do Site Missionário: www.averdaderevelada.com.br 

 

 



Atenciosamente,

 

Rione Cássia Carvalho


Psicóloga da Rede Adventista de Ensino

Associação Bahia - Igreja Adventista do Sétimo Dia
Cel.: +55 (71) 8166-6069
 Image Hosted by ImageShack.us