segunda-feira, 23 de maio de 2011

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 9



Este COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA é uma cortesia do seu site missionário www.averdaderevelada.com.br, sempre no propósito de oferecer a todos uma visão clara da VERDADE REVELADA por Deus aos homens através da Bíblia. Faça cópias deste comentário, quantas quiser, gratuitamente, e as distribua em sua igreja, escola e vizinhança. Dê também aos professores da ES que não têm acesso à Internet. Este é um excelente trabalho missionário.

 

Pr. Otoniel de Carvalho

Diretor do Site

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LIÇÃO 9

 

UM TIÇÃO TIRADO DO FOGO

 

Verso para Memorizar: "Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de finos trajes." Zacarias 3:4.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Zacarias 1 a 3; Apocalipse 12:10; Êxodo 3:2 a 14; Efésios 2:8 a 10; João 14:15.

 

INTRODUÇÃO

 

Todos nós, humanos habitantes da Terra, estamos envolvidos no GRANDE CONFLITO CÓSMICO ENTRE DEUS E SATANÁS. Este conflito cósmico se iniciou no Céu, conforme Apocalipse 12:7 a 9, e se transferiu para o planeta Terra, a partir do momento em que Deus expulsou o anjo rebelado Lúcifer/Satanás para cá; e mais precisamente quando Deus criou Adão e Eva, os quais serviram de cobaias para as tentações de Satanás, o qual os venceu, levando toda a raça humana a se envolver neste conflito.

 

VESTES SUJAS – Vida em pecado. Pessoas pecadoras. Justiça própria do pecador.

 

VESTES LIMPAS – A Justiça perfeita de Cristo. Justificação pela fé em Jesus.

 

A lição desta semana focaliza o Grande Conflito Cósmico no período de tempo em que Israel voltou do cativeiro de 70 anos em Babilônia. O templo de Jerusalém precisava ser reconstruído e também a cidade. Também a vida religiosa e espiritual de cada israelita precisava ser reconstruída. REAVIVAMENTO e REFORMA, eis a grande obra que precisava ser realizada em Israel nesse período. Vamos estudar o assunto.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 22 de maio.

 

ZELOSO POR JERUSALÉM

 

Leitura Bíblica do Dia: Zacarias 1 e 2.

 

Zacarias 1 e 2 apresenta o relato de três visões que Deus deu ao profeta Zacarias, para lhe mostrar como o Senhor iria cuidar de Jerusalém. Quatro pontos são destacados nessas três visões vindas de Deus:

 

1. "Portanto dize-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Tornai-vos para Mim, diz o Senhor dos Exércitos, e Eu Me tornarei para vós outros, diz o Senhor dos Exércitos." Zc 1:3. Esta primeira mensagem de Deus a Israel é um convite para reatar a Aliança feita com Israel no passado, mas que foi violada pela apostasia deles. É um convite ao Reavivamento da antiga amizade entre IAVÉ e Israel.

 

2. "Assim diz o Senhor dos Exércitos: Com grande empenho estou zelando por Jerusalém e por Sião" Zc 1:15. Apesar do passado de rebeldia e de apostasia dos judeus, o que determinou a invasão de Jerusalém e a destruição da cidade e do templo pelo babilônios setenta anos antes, Deus Se apresenta a Israel dizendo-Se disposto a lutar por Jerusalém e pelo povo de Israel. Deus está disposto a perdoar Israel, e esquecer os erros do passado, oferecendo a Israel um novo começo e toda a proteção divina. Que Deus maravilhoso era o Deus de Israel!

 

3. "Tornei a levantar os olhos, e vi, e eis um homem que tinha na mão um cordel de medir. Então perguntei: 'Para aonde vais tu?' Ele me respondeu: 'Medir Jerusalém, para ver qual é a sua largura e qual o seu comprimento'" Zc 2:1 e 2.  O ato de "medir Jerusalém" representa o julgamento de Deus sobre Jerusalém e sobre os que nela habitavam. Na profecia escatológica de Apocalipse 11:1 e 2, João teve uma visão, na qual lhe foi dado "uma vara" e também a ordem: "Dispõe-te e mede o santuário de Deus, o seu altar [a Igreja na Terra] e os que naquele adoram" Interpolações nossas. Assim como Jerusalém foi algo do juízo de Deus, também a Igreja será julgada por Deus. Quer seja "um cordel de medir", quer seja "uma vara", ambas as metáforas indicam que Deus julga Seu povo. Paulo escreveu "Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus" Romanos 14:12.

 

4. "Canta e exulta, ó filha de Sião [Jerusalém], pois eis que venho e habitarei no meio de ti, diz o Senhor. Naquele dia, muitas nações se ajuntarão ao Senhor e serão o Meu povo; habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos Exércitos é quem me enviou a ti." Zacarias 2:10 e 11. Depois do juízo, vem a proclamação da redenção final e a alegria pela aceitação e pela aprovação de Deus. Isto é plena salvação para o povo de Deus.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 23 de maio.

 

O ACUSADOR E O ACUSADO

 

Leitura Bíblica do Dia: Zacarias 3.

 

Personagens: IAVÉ (o Senhor). Satanás, o acusador do povo de Deus. Josué, sumo sacerdote em Israel nesse tempo pós-exílio. O Anjo do Senhor.

 

Enredo: Satanás, o acusador do povo de Deus (ap 12:10) estava fazendo sérias acusações contra o sumo sacerdote Josué e contra os moradores de Jerusalém, os judeus (Israel). Josué estava vestido de roupas sujas, o que não era comum a um sacerdote, cujas vestes eram normalmente brancas. As veste sujas do sacerdote, na visão, representava os pecados e a justiça própria de todos os judeus, povo a quem o sumo sacerdote representava quando entrava no santuário para oferecer sacrifícios. Satanás se aproveitou da situação de apostasia de Israel, e passou a acusar o sacerdote Josué, representante de todo o povo, de ser culpado de grandes pecados, e a exigir a condenação dele e sua morte. O Senhor Deus vê a situação e toma as seguintes decisões: (1) Repreende Satanás por sua insistência em acusar o povo de Deus; (2) Ordena que as vestes sujas do sacerdote, a iniquidade dele e de todos o Israel, sejam-lhe tiradas; (3) ordena que sejam dadas a Josué roupas limpas e alvas, símbolo da Justiça de Deus, significando que, por Graça, Deus perdoou os pecados de Josué e do povo que ele representava, dando-lhes um novo começo. Então o Anjo do Senhor anuncia a Josué a vinda do Messias a Israel, para justificar e salvar todo o Israel: "Eis que Eu farei vir o Meu Servo, o RENOVO" Zacarias 3:1 a 8. Israel entra na visão como derrotado, vencido pelo pecado, sujo por suas injustiças e justiça própria, e, no final da história, o sumo sacerdote Josué, representando todo o Israel, é perdoado, purificado e vestido de vestes limpas e puras, indicando que recebeu de Deus perdão, justificação, aceitação e salvação. A vinda do RENOVO, o Messias-Cristo, a Israel confirmaria ao povo de Deus todas essas bênçãos anunciadas na visão.

 

Hoje, como ontem, Satanás continua o mesmo enganador de sempre, um mestre dos disfarces. Primeiro, ele opera no sentido de levar o homem ao pecado; depois, ele leva este mesmo homem ao desespero por ter pecado; e em terceiro lugar, ele acusa esse pecador que ele ajudou a fabricar, exigindo de Deus a morte do pecador. Em nenhum desses passos Satanás se mostra amigo do pecador. Sua obra se dirige sempre para operar a ruína e destruição dos homens. Ele usa de mentira, engano, sedução, promessas enganadoras, sempre visando levar o homem à queda, depois ao desespero, e por fim à morte. É sempre este o esboço e rotina de trabalho de Satanás, o adversário de Deus e também de todos nós.

 

Por outro lado, Deus, representando com esse nome toda a DIVINDADE – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – além dos anjos bons, operam sempre no sentido de desfazer na mente do homem os enganos e as mentiras de Satanás. Operam sempre visando animar, fortalecer e salvar os pecadores. João afirma que Jesus veio à Terra "para destruir as obras do Diabo" I João 3:8.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 24 de maio.

 

O ANJO DO SENHOR

 

Leitura Bíblica do Dia: Êxodo 3:2 a 14. Zacarias 3:1 e 2.

 

Esse "o Anjo do Senhor", ou seja, "o Mensageiro do Senhor", que aparece na visão de Zacarias 3:1 e 2 foi o mesmo que apareceu a Moisés no deserto, numa sarça que ardia em chamas mas não era consumida, conforme Êxodo 3:2. E foi o "Anjo do Senhor" que guiou a Israel pelo deserto, durante o Êxodo.

 

O termo "anjo" significa "mensageiro". Quando aparece na Bíblica em letra maiúscula e acrescentado do termo "Senhor", "o Anjo do Senhor", indica sempre a presença e atuação da Segunda Pessoa da Divindade, o "Verbo" de Deus. Com esse nome "o Anjo do Senhor", revela que Deus está em missão na Terra, visando trabalhar em favor de Seu povo. O termo "Senhor dos Exércitos" revela Deus em luta ferrenha contra Satanás e todos os que se levantam, inspirados por Satanás, para perseguir e fazer sofrer o povo de Deus. Estamos em guerra, num grande conflito contra as forças do mal, e podemos contar do nosso lado com o "Anjo do Senhor", ou seja, com "o Senhor dos Exércitos". No livro de Daniel (leia Daniel 10), o nome preferido para representar "o Anjo do Senhor", ou "o Senhor dos Exércitos", é "MIGUEL, vosso Príncipe", ou "MIGUEL, o Grande Príncipe, o Defensor dos filhos do teu povo", ou seja, o Defensor do Povo de Deus na Terra. Em todos os casos, isto é sempre uma referência tipológica, figurativa, ao "Verbo" de Deus, que, mais tarde, iria Encarnar-se, tornar-se humano na pessoa de Jesus de Nazaré, o Filho de Deus.

 

Depois de dar instruções a Seus Apóstolos a respeito da obra de evangelização dos moradores da Terra, Jesus lhes prometeu: "E eis que estarei convosco todos os dias..." Mateus 28:20.  Esta é a certeza que temos como crentes em Jesus. Ele guerreia as nossas lutas e batalhas. A vitória de Jesus é vitória por nós e para nós, Seu povo.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 25 de maio.

 

TROCA DE ROUPAS

 

Leitura Bíblica do Dia: Zacarias 3:1 a 8.

 

A roupa de uma pessoa está sempre revestida de significados. Muitos cristãos dizem: "O que importa mesmo é o meu coração. Esse negócio de com que roupa estou vestido não interessa. Deus me aceita de qualquer jeito."

 

Quando recebemos um convite para alguma festa ou solenidade, logo nos vem à mente a pergunta: "Com que roupa eu vou?" As convenções sociais nos impõem o tipo de roupa certa e adequada para cada situação. Existem até os profissionais que servem de conselheiros sobre vestimentas. Uma pessoa educada, civilizada, que tem amor e respeito próprios, não se veste de qualquer jeito, nem se veste do mesmo jeito para qualquer ocasião ou situação. Se eu vou à praia, procuro me vestir conforme aquele ambiente. Se vou ao culto no templo, devo vestir-me de maneira mais sóbria. Se vou a um banquete, visto-me de forma adequada a isto. Se vou ao encontro de uma autoridade, visto-me de forma apropriada a este encontro. Se vou a um evento esportivo, visto-me para esse tipo de evento. Se vou a uma entrevista de emprego, visto-me de maneira a causar boa impressão à primeira vista a meu possível futuro chefe de trabalho.  Fugir a essa convenção social, a esse modo de ser civilizado e respeitoso, significa provocar escândalo, chamar demasiadamente a atenção para mim e para meu jeito de vestir, e isto não é bom para pessoas que se respeitam a si mesmas.

 

No sentido espiritual, teológico, na relação do homem com Deus, o certo e apropriado é que todo ser humano se apresente diante do Senhor trajado com as vestes puras da Justiça de Deus. O errado é comparecer diante de Deus trajando as sujas vestes da autojustificação ou justiça própria. Jesus ilustrou essa questão de maneira muito sábia, através da Parábola do Fariseu e do Publicano. Leia esta Parábola em Lucas 18:9 a 14.

 

Dois homens chegam ao templo para adorar a Deus. Um deles é muito religioso, zela por sua aparência religiosa, e está consciente de que é aceito por Deus. A BASE para ele pensar que Deus o aceita como é, são seus "méritos espirituais". Ele ora todo dia, dá o dízimo, vai ao templo, jejua, evita os escândalos morais, procura seguir as normas da Lei. Ele acha que é um bom homem, um religioso exemplar. E Deus o vê assim e o aprova. Ele acha que ganhou uma boa nota na avaliação de Deus sobre ele. Ele diz a Deus: "Ó Deus, graças te dou porque não sou como as outras pessoas: roubadores, injustos e adúlteros; não sou como esse homem ali ao lado, um publicano pecador, fraco, sem zelo religioso. Eu sou um bom homem, religioso, zeloso cumpridor da Lei, e sempre dou meu dízimo de tudo o que ganho; jejuo duas vezes toda semana." Ele é um FARISEU, um zeloso e até fanático religioso judeu. Um defensor da ética e da moral. O outro adorador não é muito religioso. É um homem comum, semelhante à multidão de pecadores que há por aí. Não costuma jejuar sempre. Nem sempre devolve os dízimos. Falha muito em seus deveres religiosos. Não se considera um exemplo e modelo de virtude moral para ninguém. Ele acha que Deus o rejeita, por ser ele pouco religioso. Está ali, no templo, com medo de Deus. Sua consciência o acusa de ser um pecador, não merecedor da Graça divina. Sentindo-se perdido, confuso e com medo de ser rejeitado por Deus, ele se ajoelha no templo e clama com toda a intensidade de alma pelo perdão de Deus. Ele sabe que não merece esse perdão; então clama por misericórdia: "Senhor, sê propício [favorável] a mim, pecador". Sua oração é completamente distinta da do fariseu religioso. Este homem é um PUBLICANO, isto é, um cobrador de impostos, homem desonesto em seus negócios, cobiçoso, roubador, não muito afeito a seguir os deveres religiosos. Jesus declarou como Deus via a ADORAÇÃO de ambos naquele momento: "Digo-vos que este [o Publicano] desceu JUSTIFICADO [perdoado e aceito por Deus] para sua casa; e não aquele [o Fariseu, zeloso e religioso, cheio de justiça própria, de autojustificação]" Interpolações e comentários nossos. Jesus não declarou que o modo correto de um crente viver e agir era como o Publicano vivia. Jesus estava falando sobre a ADORAÇÃO daqueles dois homens no templo, em um determinado momento. Eles estavam sendo julgados não moralmente, mas relacionalmente. O Fariseu estava vestido das roupas sujas da justiça própria, da autojustificação, com BASE em seus próprios feitos religiosos. Sua oração não foi atendida, e sua autojustificação não foi aceita por Deus. Ele teria de TROCAR DE ROUPA, para se apresentar diante do Senhor, o Eterno e Justo Deus. O Publicano se viu nu de toda justiça, e suplicou a Deus que o vestisse da Justiça Perfeita de Deus. Ele se baseou na GRAÇA de Deus, na misericórdia de Deus, e em nada mais. Sua oração foi atendida e a bênção da justificação lhe foi dada.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 26 e 27 de maio.

 

UMA DEFESA EFICAZ

 

Leitura Bíblica do Dia: Zacarias 3. Efésios 2:8 a 10. Romanos 6:1 a 4. João 14:15.

 

O sumo sacerdote "Josué, trajado de vestes sujas, estava diante do Anjo" Zc 3:3.

 

Você já imaginou uma cena espiritualmente tão trágica quanto esta? Você já imaginou chegar ao templo, no Sábado de manhã, para assistir ao culto de sua Igreja, e ver, ao púlpito, seu pastor pregando e vestido com roupas sujas, andrajosas, fedidas, parecendo um mendigo de rua? Como você reagiria neste dia? Você seria capaz de prestar atenção no sermão que seu pastor pregaria nesse dia? Ou você se fixaria o tempo todo nas vestes rotas e imundas de seu pastor, e o rejeitaria no íntimo como sendo indigno de estar ali, diante de pessoas tão bem vestidas e cheirosas? Imagino que seria um tremendo impacto na mente de todos os adoradores!

 

Segundo as recomendações de Deus a Moisés, as vestes e o procedimento ético, moral e espiritual do sumo sacerdote de Israel deveria ser sempre de primeira qualidade e alto nível. Suas roupas deveriam ser brancas, simbolizando a pureza. Seus atos deveriam ser santos, puros, sempre conforme a Lei. O sumo sacerdote poderia pagar com a vida a ousadia de levar diante do Senhor nada menos que um sacrifício da melhor qualidade e uma vida moral de qualidade duvidosa. Os filhos de Arão, Nadabe e Abiu, foram fulminados dentro do santuário hebreu, por terem o atrevimento de pôr em seus incensários fogo não tirado do altar do sacrifício, conforme foram orientados por Moisés (Levítico 10:1 a 7).

 

Agora, na visão de Zacarias, aparece no templo, oficiando, o sumo sacerdote Josué, "trajado de vestes sujas", uma ofensa diante do Senhor. Satanás, o adversário, logo se agita em acusações, e pede a Deus a morte de Josué, e de todo israelita pecador, a quem ele representava. Josué e os israelitas só mereciam a morte. A acusação de Satanás não era de todo infundada, pois "o salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23), e "a alma que pecar essa morrerá" Ezequiel 18:4. Deus determinara que fosse assim. E, agora, "não fará justiça o Juiz de toda a Terra?" Gênesis 18:25. Satanás queria para Josué e para todo o povo de Israel a JUSTIÇA PUNITIVA, ou seja, a IRA DE DEUS sobre os culpados. Mas, em Seu Plano de Redenção, feito no Céu antes que o homem fosse criado, Deus determinara que enviaria à Terra o "DESCENDENTE" da mulher, o qual esmagaria a cabeça da Serpente, Satanás (Gênesis 3:15). E, com base no SACRIFÍCIO DE REDENÇÃO que o "Descendente" da mulher faria, dando-Se a Si mesmo como pagamento da dívida pelo pecado do homem, Deus, o Pai, estaria judicialmente habilitado para usar a JUSTIÇA VINDICATIVA, justificadora e redentiva, podendo assim conceder PERDÃO e JUSTIFICAÇÃO aos moralmente imundos pecadores, trocando suas imundas vestes de injustiças (os gentios), ou de justiça própria (os judeus legalistas), pelo imaculado manto de JUSTIÇA PERFEITA providenciada pelo "RENOVO", o Rei Messias-Cristo, Jesus de Nazaré. Foi com base nesse futuro sacrifício de expiação de culpa, sacrifício vicário do Messias, que o "ANJO DO SENHOR" ordenou a respeito do andrajoso Josué: "TIRAI-LHE AS VESTES SUJAS [suas injustiças, sua justiça própria, sua autojustificação]" Zc 3:4. E veio a promessa maravilhosa: "[Eu] TE VESTIREI DE FINOS TRAJES" Zc 3:4, com grifos, interpolações e comentários nossos. E segue-se o anúncio messiânico: "EIS QUE FAREI VIR O MEU SERVO, O RENOVO" Zc 3:8, última parte, grifos nossos.

 

O JUÍZO de Deus, no Santuário Celestial, será JUÍZO VINDICATIVO para todo aquele que, pela fé, aceitou a Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, foi salvo pela Graça e justificado pela fé em Jesus. Por quê? Porque a JUSTIÇA que os justificou, em e por Jesus, foi JUSTIÇA VINDICATIVA. Por outro lado, o JUÍZO de Deus, no Santuário Celeste, será JUÍZO PUNITIVO para os que, por incredulidade e teimosia, rejeitaram a Graça salvadora de Deus, e, também por incredulidade, recusaram aceitar a Jesus Cristo como seu Salvador pessoal. A JUSTIÇA que os condena é JUSTIÇA PUNITIVA, ou seja, a IRA DE DEUS, mencionada em Romanos 1:18; 2:5 a 8; Apocalipse 6:17.

 

A escolha é sua. Você quer Jesus do seu lado, lutando por você e o defendendo de Satanás? Ou você prefere Jesus contra você, o condenando à morte eterna? Você quer Jesus como CORDEIRO, morrendo e ressuscitando por você, para lhe dar vida eterna? Ou você prefere Jesus como LEÃO, matando você, por causa da sua ligação com o Diabo? A escolha é sua!

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 

 

 


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