LIÇÃO 7
ARMAS PARA A VITÓRIA
Verso para memorizar: "Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e depois de terdes vencido tudo permanecer inabaláveis" Efésios 6:13.
LEITURAS BÍBLICAS DA SEMANA: Efésios 6:14 a 18; II Coríntios 6:7; Efésios 5:9; Romanos 10:15; I Tessalonicenses 5:8; Marcos 14:38.
INTRODUÇÃO
Todos gostam de vencer. Todos querem vencer. Entretanto, assim como na luta material, também na luta espiritual precisamos usar as armas corretas e corretas estratégias de combate para alcançarmos a vitória. A Lição desta semana nos apresenta as armas necessárias e corretas para que cheguemos à vitória em nossa luta espiritual.
LIÇÃO DE DOMINGO, dia 11 de novembro.
A NECESSIDADE DE USAR A ARMADURA
Leitura bíblica do dia: Efésios 6:14 a 18.
"Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a VERDADE e vestindo-vos da COURAÇA DA JUSTIÇA. Calçai os pés com a preparação do EVANGELHO DA PAZ. Embraçando sempre o ESCUDO DA FÉ, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o CAPACETE DA SALVAÇÃO e a ESPADA DO ESPÍRITO, que é a Palavra de Deus. Com toda ORAÇÃO e SÚPLICA, orando em todo tempo no Espírito, e para isso VIGIANDO com toda perseverança e súplica por todos os santos" Efésios 6:14 a 18, grifos nossos.
Eis a mais eficiente ARMADURA com a qual o cristão precisa estar vestido em sua luta diária contra os poderes das trevas, contra o Satanás, o Pecado e a Morte.
LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 12 de novembro.
CINTO DA VERDADE E COURAÇA DA JUSTIÇA
Leitura bíblica do dia: I Reis 3:6; Salmos 15:2; 96:13; Provérbios 12:17; Isaías 48:1; II Coríntios 6:7; Efésios 5:9.
Duas poderosíssimas armas de defesa espiritual para todo cristão fiel: (1) CINTO DA VERDADE; (2) COURAÇA DA JUSTIÇA.
"E conhecereis a VERDADE e a VERDADE vos libertará" João 8:32, grifos nossos.
"JUSTIÇA DE DEUS, mediante a fé em Jesus, para todos os que creem; porque não há distinção" Romanos 3:22.
LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 13 de novembro.
O EVANGELHO DA PAZ E ESCUDO DA FÉ
Leitura bíblica do dia: Efésios 6:14 a 18; Romanos 1:16 e 17; Efésios 2:8 e 9. Isaías 52:7.
Mais duas armas poderosíssimas de defesa: (1) O EVANGELHO DA PAZ; (2) O ESCUDO DA FÉ.
Paulo afirmou: "Eu não me envergonho do Evangelho, pois o Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê" Romanos 1:17.
João ensinou: "E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé" I João 5:4.
Aceitar o EVANGELHO significa aceitar a Pessoa de Jesus como Salvador pessoal, e aceitar a Obra que Ele realizou, como sendo Salvação para todos nós.
Ter fé significa confiar plena e totalmente em Deus, vivendo na completa dependência da vontade e dos propósitos de Deus. É jamais duvidar de Deus, e de Sua vontade e capacidade em nos salvar.
LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 14 de novembro.
CAPACETE E ESPADA
Leitura bíblica do dia: I Tessalonicenses 5:8; Efésios 6:14 a 18; Hebreus 4:12.
Eis aí duas armas especiais; a primeira, o CAPACETE DA SALVAÇÃO é uma arma de defesa contra os enganos e mentiras de Satanás. A segunda arma espiritual, A ESPADA DO ESPÍRITO, ou seja, a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, é arma de defesa e de ataque simultaneamente. Precisamos usar ambas em nossa luta diária contra o astuto e perigoso Satanás, em seus ataques contra nossa vida espiritual. Todo cristão precisa se refugiar em Jesus, na garantia, certeza e confiança de que quem está refugiado em Jesus está salvo. Precisamos também saber manejar a ESPADA DO ESPÍRITO, a Palavra de Deus. Devemos estar fundamentados sempre na Bíblia, seguindo o saudável princípio protestante de "Sola Scriptura" (Somente a Bíblia como única regra de fé, doutrina e prática religiosa).
LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 15 e 16 de novembro.
"ORAI SEM CESSAR"
Leitura bíblica do dia: Efésios 6:18; I Tessalonicenses 5:17. Mateus 26:41.
"Com toda ORAÇÃO e SÚPLICA, orando em todo tempo no Espírito, e para isso VIGIANDO com toda perseverança e súplica por todos os santos" Efésios 6:18.
A ORAÇÃO é uma súplica a Deus. O crente sabe que a fonte inesgotável de todas as bênçãos, quer espirituais, quer materiais, é o próprio Senhor Deus. Que faz o crente, então? Ele faz uso da fé para buscar em Deus, por meio de súplicas, as bênçãos de que necessita. Há problemas que somente Deus pode resolver em nós e para nós. Portanto, devemos nos dirigir a Deus com confiança (fé) e reverência (consagração, respeito), suplicando-Lhe ajuda, apoio, direção, motivação, perdão, sabedoria, proteção e todas as demais graças que Ele tem para nos conceder. Mas nossas orações a Deus não devem ser apenas para pedir alguma coisa. Precisamos também orar a Deus em forma de agradecimentos por tudo o que Ele fez, faz e fará.
Pastor Otoniel Tavares de Carvalho
Site Missionário: www.averdaderevelada.com.br
E-mail para contatos: otoniel.carvalho@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário