LIÇÃO 9
RITUAIS E CERIMÔNIAS DA IGREJA
Verso para memorizar: "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo" Atos 2:38.
Leitura Bíblica da Semana: Mateus 28:19 e 20; Romanos 6:3 a 8; Mateus 26:26 a 28; João 13:1 a 7; I Coríntios 11:24 a 26.
INTRODUÇÃO
Jesus estabeleceu para Sua Igreja, a Comunidade das pessoas salvas pela Graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo, alguns ritos e algumas cerimônias que vieram a se tornar marcantes para o chamado povo de Deus. No entanto, apesar de serem todos eles necessários para a edificação espiritual e social dos crentes, nenhum rito ou cerimônia é DETERMINANTE para a salvação do pecador. Isto é, nenhum rito ou cerimônia CAUSA salvação para ninguém. Somente Jesus Cristo salva o pecador. Estudemos a lição e descubramos algo belo sobre este assunto.
LIÇÃO DE DOMINGO, dia 25 de novembro.
ESPECIFICANDO OS RITOS SAGRADOS
Leitura bíblica do dia: Mateus 28:19 e 20; João 13:14; I Coríntios 11:24 a 26.
1. O BATISMO – Cerimônia de INICIAÇÃO na vida cristã (Mateus 28:19 e 20); inaugura, ou marca, o começo da caminhada cristã de uma pessoa que, pela fé em Jesus, decidiu seguir "todas as coisas que vos tenho ordenado" Mt 28:20.
2. O LAVA-PÉS – Cerimônia da humildade. Tenho um viés espiritual, visando promover a humildade cristã e o amor entre os irmãos em Cristo; e tem um viés social, facilitando o diálogo e a convivência pacífica entre pessoas diferentes numa mesma congregação (João 13).
3. A CEIA DO SENHOR (Mt 26:26 a 30). Uma cerimônia destinada aos crentes já batizados por imersão. Tem sentido espiritual e social de "koinonia", comunhão, convivência em amor e companheirismo, reforçando as ideias e os laços comunitários. Os irmão que participam juntos da Ceia do Senhor estão reforçando entre eles os laços do amor, da amizade, do companheirismo, da convivência como irmãos em Cristo, possuindo todos uma fé em comum.
4. O CASAMENTO (Gn 2:18 a 24). O casamento do cristão é uma cerimônia que a Igreja oficializa, unindo em santo matrimônio duas pessoas, um homem e uma mulher, que possuem junto a mesma fé, e pertencem à mesma denominação religiosa. Primeiro, os noivos realizam o chamado casamento no civil, ou em cartório, diante de um juiz. Depois, unem-se sob as bênçãos de Deus, diante de um ministro do Evangelho, da igreja a que pertencem.
LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 26 de novembro.
O BATISMO
Leitura bíblica do dia: Gênesis 17. Mateus 3:13 a 17. Marcos 16:15 e 16. Romanos 6. Romanos 10:17; Lucas 3:8.
No Antigo Testamento, Deus estabeleceu a CIRCUNCISÃO como um sinal externo de um homem pertencer a IAVÉ. No Novo Testamento, a circuncisão foi substituída pelo BATISMO. A circuncisão era somente aplicada aos homens. O Batismo é aplicado a todos os que se convertem, pela fé, em discípulos de Jesus, quer sejam do sexo masculino, quer sejam do sexo feminino.
Jesus ordenou aos Apóstolos: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o EVANGELHO a toda criatura; QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO. Quem, porém, não crer, será condenado". Marcos 16:15-16, grifos nossos. Ninguém deve ser batizado se ainda não crê que JESUS é o seu Salvador e Senhor. Primeiro, precisa crer em Jesus, e O aceitar como Salvador pessoal, e Senhor da vida. O Batismo vem depois, como consequência desse ato de crer em Jesus. Paulo declara que "a fé [em Jesus] vem pela pregação, e a pregação, pela Palavra de Cristo [ou seja, a pregação consiste em ensinar às pessoas o que Jesus ensinou]" Romanos 10:17, comentários nossos interpostos. Em Romanos 6, Paulo desenvolve a teologia do BATISMO. Ele associou o BATISMO nas águas com três elementos fundamentais: (1) MORTE, para a velha vida de pecado; (2) SEPULTAMENTO do velho homem que vivia antes para pecar; (3) RESSURREIÇÃO para uma nova vida, ligada a Jesus, e motivada pelo Espírito Santo. "Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas passaram, e eis que tudo se fez novo" II Coríntios 5:17. Jesus Cristo valorizou o BATISMO de tal maneira, que Ele mesmo pediu a João, o Batista (o batizador), que O batizasse, conforme Mateus 3:13 a 17.
LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 27 de novembro.
A ORDENANÇA DA HUMILDADE
Leitura bíblica do dia: João 13:1 a 20. Lucas 22:24 a 27.
Antes da Ceia da Páscoa, os viajantes tinham seus pés lavados por um servo da casa onde comeriam a Ceia Pascal. No entanto, a Comunidade fundada por Jesus, chamada "Minha Igreja" (Mateus 16:18), que naquele momento consistia dos DOZE APÓSTOLOS, não tinha dinheiro suficiente para comprar servos para os servirem. Ou cada um lavaria seus próprios pés; ou um deles se ofereceria para lavar os pés de seus amigos. Lendo-se o texto de João 13:1 a 20, nota-se que Jesus, sendo Senhor deles, assume o papel de servo dos Doze Apóstolos. Jesus queria lhes ensinar uma lição de humildade. Queria dizer que nada seria humilhante demais para quem ama seus semelhantes e que se relacionar fraternalmente com eles.
"Vós Me chamais de Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque Eu o sou. Ora, se Eu, , sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, TAMBÉM VÓS DEVEIS LAVAR OS PÉS UNS DOS OUTROS. Porque Eu vos dei o exemplo, para que, assim como Eu vos fiz, façais vós também" João 13:13 a 15, com grifos nossos. Portanto, a cerimônia do LAVA-PÉS, no dia da Ceia do Senhor, é um MANDAMENTO DO SENHOR JESUS AOS CRENTES. É um rito, ou cerimônia, estabelecido por Jesus, No Antigo Testamento esse rito não existia. Algumas igrejas protestantes não o realizam, mesmo lendo na Bíblia que é uma ordem de Jesus. O elemento mais destacado nesse ato de lavar os pés do seu irmão em Cristo não é o rito em si mesmo, mas a ideia por trás do rito: a humildade de coração; o aceitar, pela fé em Jesus, humilhar-se diante de seu irmão em Cristo, até ao ponto de se baixar, tomar seus pés, e os lavar.
LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 28 de novembro.
A CEIA DO SENHOR
Leitura bíblica do dia: Mateus 26:26 a 30. I Coríntios 11:24 a 26.
"Enquanto comiam, tomou Jesus um PÃO e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos [Apóstolos], dizendo: Tomai e comei; isto é o Meu corpo. A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o Meu sangue, o sangue da Aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados. E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco, no Reino de Meu Pai" Mateus 26:26 a 29.
"Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é dado por vós; fazei isto em memória de Mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a NOVA ALIANÇA no Meu sangue; fazei isto todas as vezes que o beberdes, em memória de Mim. Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha" I Coríntios 11:23 a 26, grifos nossos.
A CEIA DO SENHOR ficou para os cristãos como sendo um substituto da comemoração da Páscoa pelos judeus. A ideia central da Páscoa é "passagem" para a liberdade. No caso de Israel (leia Êxodo 12), passagem do cativeiro no Egito para a liberdade em Canaã. Para os judeus da Velha Aliança, passagem da Velha Aliança para a Nova Aliança; passagem de Moisés para Jesus Cristo. Para os cristãos não vindos do judaísmo, passagem da velha vida de idolatria e serviço aos ídolos e ao demônio para uma nova vida em Cristo Jesus, uma vida de voluntário discipulado a Jesus. Duas ideias são predominantes: PASSAGEM e LIBERDADE. Passagem do antigo que escravizava para o novo que liberta (João 8:32 e 36). Passagem do velho homem cativo ao pecado para o novo homem que é livre em e por Jesus.
LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEURAS, dias 29 e 30 de novembro.
ESPERANÇA DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO
Leitura bíblica do dia: I Coríntios 11:26. João 14:1 a 3. Tito 2:13. Mateus 26:29.
A cerimônia da CEIA DO SENHOR, ou Santa Ceia, leva o crente a olhar para o passado, e para o futuro. Ao olhar para o passado, ele vê Jesus, o Filho de Deus, derramando Seu sangue na cruz, em morte vicária, substituinte, redentiva, libertadora. Ao olhar para o futuro, o crente também vê Jesus, agora vindo em glória e majestade, para buscar e levar para o Céu, a Casa do Pai, todos os que Ele comprou com Seu sangue derramado na cruz. O olhar do passado é o olhar da fé, que gera salvação. O olhar para o futuro é o olhar da fé, que produz esperança e conduz à vida eterna com Jesus Cristo, num Novo Céu e numa Nova Terra. Ao celebrar a CEIA DO SENHOR, nunca deve o crente se esquecer desses dois olhares, para o passado e para o futuro. O futuro não existiria para o crente se o passado não fosse marcado pela ação maravilhosa e especial de Deus na história do homem na Terra. Não se constrói o futuro se esquecendo do passado, quando esse passado é matéria-prima para se construir esse futuro. Logo em breve Jesus estará voltando, e esta é a nossa "bendita esperança".
Pastor Otoniel Tavares de Carvalho
Diretor do site missionário: www.averdaderevelada.com.br
E-mail: otoniel.carvalho@hotmail.com
Pastor, gostei muito de descobrir este blog. A partir de hoje, serei leitora assídua!!rsrs
ResponderExcluirDeus o abençoe!!