segunda-feira, 12 de abril de 2010

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO DA ES



 

LIÇÃO 3

 

APTIDÃO FÍSICA E ESPIRITUAL

 

Verso para Memorizar: "Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam." Isaías 40:31.

 

LEITURAS BÍBLICAS DA SEMANA: Salmos 139:13 a 15; I Coríntios 3:16 e 17; 9:24 a 27; Efésios 2:8-9; II Timóteo 4:7; 2:3 a 5; Hebreus 11:6.

 

INTRODUÇÃO

 

"Mens sana in corpore sano", este é um famoso provérbio latino que tem atravessado os séculos e as gerações: "Uma mente sã em um corpo são".

 

Como adventistas do sétimo dia, cremos ser a pessoa humana um todo psicossomático (de: psique= mente + soma= corpo). Não aceitamos ser a pessoa humana um ser DUAL, uma espécie de dois em um, como pensavam os gregos – pensamento este que tem sido aceito pela maioria da sociedade e pela maioria das religiões ditas cristãs – tendo a parte abstrata, o espírito ou alma, separada da parte concreta, matéria ou corpo, formando cada uma dessas partes um todo independente. Cremos que tudo o que acontece com o corpo afeta a mente e tudo o que ocorre à mente afeta o corpo, em maior ou menor proporção, dependendo de cada caso a ser analisado. Uma mente sã em um corpo são é um princípio de vida saudável para todas as pessoas. Preocupar-se em manter uma mente sadia em um corpo sadio deve ser o lema de cada pessoa inteligente, que busca excelente qualidade de vida neste mundo, mesmo em meio a tanta coisa ruim e doentia. Isto é possível ainda? Sim! É plenamente possível. Mas deve ser inteligentemente buscado. Não acontece por acaso. É preciso que cada pessoa dê os passos certos na vida, em todos os sentidos, para que alcance esse ideal do viver bem.

 

A Lição da Escola Sabatina desta semana focaliza este assunto à luz da Bíblia Sagrada.

 

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 11 de abril.

 

O ATLETA ESPIRITUAL

 

Leitura Bíblica: I Coríntios 9:24 a 27; Filipenses 3:12 a 14 e 4:8; II Timóteo 2:3 a 5; 4:7.

 

"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles [os atletas em sentido físico, profissionais ou amadores], para alcançar uma coroa [um prêmio, uma recompensa material] corruptível; nós [os cristãos fieis a Jesus], porém, a [recompensa] incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta [ou objetivo, alvo]; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão [subjugo as paixões carnais que há em mim], para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado." I Coríntios 9:24 a 27, interpolações e comentários nossos.

 

Quando Paulo escreveu este texto estava pensando nos jogos olímpicos originados na Grécia, onde vários esportes eram praticados, e os vencedores eram laureados com uma coroa de louros que era posta na cabeça deles. Paulo compara o preparo espiritual dos crentes em Cristo, ao preparo físico dos atletas, gregos ou romanos. Se um atleta tem tanto cuidado de si mesmo, antes de iniciar sua participação nas competições esportivas, disciplinando-se a si mesmo para tentar vencer as provas nas quais competirá, assim também um cristão fiel precisa cuidar de sua vida espiritual, para poder vencer a grande competição pela vida eterna, para não se deixar seduzir e enganar pelo Diabo e suas armações diabólicas, as quais visam afastar o crente de Jesus e da santidade. Se um atleta profissional ou amador se submete a rígidos e rigorosos exercícios físicos, em busca de seus limites, também o cristão deve dar tudo de si mesmo para vencer na guerra contra o mal, submetendo sua mente e corpo ao Espírito Santo de Deus, buscando diariamente "tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama..." Filipenses 4:8. Nunca se esquecendo de que, em nossa luta espiritual, dentro do grande conflito cósmico entre o Bem e o Mal, a vitória sempre vem do Senhor. Paulo afirma aos crentes em Roma: "Em todas essas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou [Jesus Cristo]" Romanos 8:37, interpolação nossa. Nenhuma vitória – física, mental ou espiritual – acontece por acaso. Tem de haver total envolvimento e total comprometimento da pessoa que busca essa vitória. Tem de haver empenho, anseio, entrega total a esse objetivo.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 12 de abril.

 

QUANDO OS MÚSCULOS SE ATROFIAM

 

Leitura Bíblica: Filipenses 2:12 e 13; Hebreus 11:6.

 

Paulo aconselhou aos cristãos de Filipos: "Desenvolvei a vossa salvação com tremor e temor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade." Filipenses 2:12 e 13.

 

Um atleta profissional não compete a vida inteira. Atletas de futebol e de outros esportes que exigem muito das energias físicas deles, têm um tempo determinado para pararem de competir. Alguns têm de parar ainda cedo, pois o esporte que praticam exigem muito vigor físico e sugam quase todas as suas energias. Para alguns esportes, atletas com mais de trinta e cinco anos são considerados velhos para a prática desses esportes. E eles têm de parar de competir, pois seus corpos já não respondem mais à altura das exigências físicas do referido esporte, mesmo com toda a tecnologia posta hoje ao seu dispor, e também do avanço da medicina esportiva. São pessoa biologicamente jovens, mas envelhecidas em relação ao tipo de atletismo que sempre praticaram.

 

Em relação à vida espiritual a coisa muda de figura. Nenhuma pessoa é considerada demasiadamente velha para fazer parte da luta espiritual. Pelo contrário, quanto mais idoso e experiente é o atleta espiritual, e tendo já enfrentado duras batalhas espirituais na vida, mais capacitado se mostra para continuar a luta espiritual na qual está envolvido. A idade cronológica ou biológica não atrapalha sua competição espiritual, mas parece lhe dar maior fôlego e ânimo. A força motivadora e impulsionadora na vida de um atleta espiritual é a fé em Jesus Cristo. Essa fé em Jesus lhe renova a esperança de que, no final de tudo, a Palavra de Deus se cumprirá, conforme foi revelada nas Escrituras, e o "escathon" (o fim de todas as coisas) trará consigo o cumprimento final e definitivo de toda a revelação divina. Por isso, o profeta Isaías, inspirado por Deus, pode afirmar: "Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam." Isaías 40:31.

 

Paulo, o Apóstolo enviado aos gentios – isto é, às nações em geral, com exceção de Israel – afirmou no final de sua carreira, quando se encontrava aprisionado já por vários anos em uma fétida prisão romana, por ordem do imperador Nero: "Combati o bom combate; completei a carreira; guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto Juiz, me dará naquele dia [na Parousia, o dia da Segunda Vinda de Jesus à Terra]; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda." II Timóteo 4:7, interpolações e comentários nossos.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 13 de abril.

 

CRENDO NO INVISÍVEL

 

Leitura Bíblica: João 20:24 a 29. Hebreus 11:1 e 6.

 

"Quem espera sempre alcança."  "A esperança é a última que morre."

 

Estas sentenças acima revelam o quão importante é a fé na vida de qualquer pessoa.

 

Paulo escreveu aos crentes hebreus: "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem." Hebreus 11:1.

 

A característica da fé é olhar para o futuro, para o não ainda visto com os olhos naturais, para o não conhecido. Daí a fé ser o elemento principal que alimenta a esperança e lhe dá motivo de existir. A esperança só existe na mente e no coração de uma pessoa que crê em Jesus. Aquele que não crê em Deus tem dificuldade de esperar nas promessas de Deus. Paulo afirma no texto que "a fé é certeza de coisas que se esperam". De que "coisas" Paulo está falando? Paulo está escrevendo a pessoas crentes em Jesus. Pessoas que viviam o seu presente, esperando o cumprimento das promessas divinas, coisa que se achava no futuro. A fé deve estar firmada no Deus que fez a promessa. A esperança deve ser em relação à coisa prometida por Deus. Logo, fé em Deus leva o crente a alcançar a promessa divina. Não como uma dúvida; não como um cálculo de probabilidade. Mas como uma "certeza", pois quem fez a promessa é fiel para cumprir tudo o que prometeu. Logo você me pergunta: "Se eu orar pela cura de minha filha, esposo, esposa, mãe ou pai, posso ficar certo de que Jesus vai curá-los?"  Eu lhe pergunto: "Jesus afirmou que iria curar seu parente? Há essa promessa na Bíblia, mencionando seu parente pelo nome?" Toda a expectativa e esperança do crente deve estar firmada no "escathon" revelado na Bíblia. Deus afirma: "Eis que crio novos céus e nova terra" (Isaías 65:17). Deus não disse a data, mas revelou que faria isto depois do "escathon", isto é, depois que as "últimas coisas" ocorressem, conforme revelado na profecia escatológica. Pedro pegou essa promessa divina, creu nela, e escreveu aos cristãos do mundo inteiro: "Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça." II Pedro 3:13. Esta é a esperança do crente, segundo a "promessa" divina. Pedro escreveu sua Carta aos cristãos cerca de oitocentos anos depois que Isaías revelou a promessa divina. Pedro entendeu que a "promessa" divina se cumpriria após o "escathon", depois que as últimas coisas profetizadas para acontecerem ocorressem. Sua fé em Jesus e nas promessas de Deus era fundamentada nessa Palavra de Deus revelada aos homens. Pedro cria em coisas ainda não vistas nem vividas. Pedro cria naquilo que, para ele, era o invisível. Assim deve ser a fé de todo crente em Jesus: firmar o coração na promessa feita e, pela fé, viver na esperança de que a promessa divina se fará realidade visível. Esta é a fé bíblica, a fé hebraico-cristã.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 14 de abril.

 

BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO - I

 

Leitura Bíblica: I Coríntios 6:19 e 20.  I Coríntios 10:31.

 

"Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço [houve um pagamento pelo vosso resgate]. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo." I Coríntios 6:19 e 20, interpolação nossa.

 

"Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus."  I Coríntios 10:31.

 

Os epicureus, uma comunidade filosófica grega, e também presente entre os romanos, apregoavam despudoradamente: "Comamos e bebamos, que amanhã morreremos." Era uma filosofia de vida hedonista, que se preocupava somente em tirar o máximo proveito das oportunidade que o dia oferecia, alegrando-se e gozando a vida, sem nenhuma preocupação ou responsabilidade em relação à própria vida e ao amanhã. Para os epicureus, o que importava era o dia de hoje. Era alegrar-se, gozar a vida sem culpas, comendo, bebendo, divertindo-se, sem ficar pensando nas conseqüências dessas ações. Este era um pensamento bem de acordo com a lógica e o racionalismo Greco-romanos.

 

O pensamento hebraico-cristão, focalizado na fé em Deus, e na esperança de um amanhã melhor que o hoje, declarava: "Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus."  I Coríntios 10:31. Comer e beber com responsabilidade, respeitando regras, sendo fiel ao princípio de que o "corpo" humano é propriedade divina, e o homem não tem o direito moral de o destruir mediante o comer e beber de forma irresponsável. Enfim, a vida não é feita somente de divertimento e atendimento aos prazeres da carne. Há responsabilidade moral humana por tudo o que se faz aqui e agora. Paulo escreveu: "Cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus." Romanos 14:12. E escreveu mais ainda: "Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo." II Coríntios 5:10. Cada pessoa é responsável diante de Deus por suas ações. Nós, os cristãos conscientes, sabemos que nossa vida não se resume ao que fazemos aqui e agora; e que depois disto segue-se um eterno nada, um eterno vazio. Sabemos nós todos, os cristãos consciente, que o melhor para nós ainda está por vir, conforme a promessa divina (II Pedro 3:13; Apocalipse 20 a 22, etc.). Estamos aqui de passagem. Em breve dormiremos o sono da morte. Depois, seremos chamados da sepultura para o encontro com Jesus, na Parousia (Mateus 24:30 e 31; I Tessalonicenses 4:16 e 17). Segue-se a isto um período em que estaremos por "mil anos" na "Casa do Pai", no Céu (João 14:1 a 3 e Apocalipse 20). Depois dos mil anos, se cumprirá a revelação divina presente em Apocalipse 21 e 22. Por isso, nunca deve ser filosofia de vida cristã "comer, beber, casar-se e dar-se em casamento" (Lucas 17:20 a 30), sem compromisso nenhum com a Verdade, com a Justiça, com o Amor e com a Santidade, como se fôssemos ignorantes, desconhecedores das promessas divinas. Que os ímpios, rebeldes e infieis vivam esse tipo de filosofia de vida, compreende-se, pois eles não acreditam nas promessas de Deus, mas as rejeitam. Mas o crente é diferente. Paulo declarou: "O justo pela fé viverá." Romanos 1:17.  Pense nisto!

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 15 e 16 de abril.

 

OS BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO - II

 

Leitura Bíblica: Mateus 5 a 7. I Coríntios 9:24 a 27.  Romanos 12:9 a 21.

 

Sempre que uma pessoa vai ao médico, e se queixa de pressão alta, problemas cardíacos, ou outras mazelas, sempre ouve algumas recomendações básicas desse profissional de saúde:

 

  • Cuidar da alimentação.  Comer porções menores; diminuir a quantidade de sal na comida; evitar comidas e bebidas ácidas; evitar gordura em excesso; evitar comer a carne de certos animais, dando preferência aos peixes e ao frango.
  • Cuidar do corpo. Fazer caminhadas diárias, conforme a resistência que possui. Fazer alguns exercícios de movimento. Fazer hidroginástica, ou natação.
  • Evitar o uso de bebidas alcoólicas, do fumo, das drogas alucinógenas.
  • Cuidar da pressão arterial. Controlar o diabetes, se estiver com esta enfermidade. Baixar os níveis de colesterol e de triglicerídeos.
  • Evitar esportes radicais, que exijam excesso de energia corporal, pondo a vida em perigo, jogando grandes quantidades de adrenalina no sangue.
  • Evitar levar vida agitada, cheia de preocupações, angústias, ansiedade.
  • Evitar a violência e agressividade, o que joga adrenalina em excesso no sangue. Controlar a raiva e os medos sem causa.
  • Frequentar o templo para adorar a Deus semanalmente, pelo menos três vezes por semana.
  • Ter o hábito crer em Deus, e orar a Ele confiantemente.
  • Amar os semelhantes e os ajudar em suas necessidades. Isto afasta você do egoísmo e o leva ao altruísmo, que é a filosofia de vida do Céu.
  • Evitar todo erro, vício e pecado conhecidos. Fugir do mal e buscar o bem.
  • Ter uma vida familiar ajustada, harmoniosa, vivendo em paz com toda a família.
  • Ter amigos e participar com eles de momentos de socialização: passeios, esportes, pique-niques, etc.
  • Amar a vida e cuidar dela como sendo o bem mais precioso que você possui.

 

Estes exercícios físicos e espirituais o ajudarão em muito a viver mais e a viver melhor. Isto é o que significa ter qualidade de vida. Está disponível para quem tem dinheiro e para quem o possui em pequena quantidade. Mas não vem a você automaticamente, somente pelo fato de você ser um cristão. São exercícios, isto é, precisam ser praticados diariamente e a vida toda. Quanto mais dessas coisas, melhor para sua vida.

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 

 

 

 

 




Veja todos os seus e-mails de diferentes contas com apenas um login. Veja como.

Nenhum comentário:

Postar um comentário