segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

COMENTÁRIO SEMANAL DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA



 

 

 

 

LIÇÃO  5

 

A CULPA

 

Verso para memorizar: "Se observares, Senhor, iniquidades, quem, Senhor, subsistirá? Contigo, porém, está o perdão, para que Te temam." Salmos 130:3 e 4.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Gênesis 3:8 a 13; I João 1:9; Salmos 32 e 51; I Timóteo 4:1 e 2; Mateus 26:75; Romanos 8:1.

 

INTRODUÇÃO

 

Todos os humanos, em um determinado tempo de sua vida, têm de lidar com a culpa. A Bíblia afirma sobre os humanos: "Todos pecaram e carecem da glória de Deus" Romanos 3:23. Pecado gera culpa. A culpa gera medo e angústia. A angústia gera tensão, ansiedade. Ansiedade pode gerar pânico. Muitas pessoas entram em depressão por causa de sentimentos de culpa, pois não se livraram de erros e pecados dos quais precisavam se libertar.

 

Podemos classificar as pessoas culpadas em três categorias bem distintas:

 

  • O CULPADO-RESPONSÁVEL. Assume sua culpa com sinceridade. Confessa seu erro e se coloca à disposição para sofrer a disciplina que seu caso merece.
  • O CULPADO-COVARDE, MEDROSO. Primeiro, nega sua culpa. Depois, sob o peso das evidências, e não tendo mais como negar, atribui a responsabilidade por seu erro a terceiros: os pais, os irmãos, os vizinhos, os colegas de trabalho, o namorado, a namorada, o cônjuge, os irmãos da igreja, o pastor ou ancião. Sempre outra pessoa é culpada por seu erro.
  • O CULPADO-CÍNICO. Nunca assume seu erro, sua culpa. Nega o tempo todo, mesmo que as evidências testemunhem contra ele. Finge, mente, tangiversa, esconde-se, culpa terceiros. Recusa-se a admitir que errou. Continuará errando e fingindo que nada fez de errado. Este é o viciado em errar, em pegar. Perdeu completamente a vergonha em relação à culpa.

 

OBSERVAÇÃO: Em qual dessas categorias você se encaixa quando comete um erro e se sente culpado?  

 

Estude, pois, esta Lição e tire suas próprias conclusões.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 23 de janeiro.

 

A VERGONHA DE ADÃO E EVA

 

Leitura Bíblica do Dia: Gênesis 2:16-17; 3:1 a 13.

 

Adão e Eva receberam de Deus a ordem para não comerem do fruto de uma determinada árvore que havia no meio do Jardim do Éden (Gênesis 2:16-17). Caso dele comessem, sofreriam a MORTE (cessação da vida) como penalidade. O relato de Gênesis 3:1 a 6 nos informa que Eva foi tentada a comer de tal fruto, aceitou os argumentos da Serpente (Satanás), e dele comeu, tornando-se culpada de desobediência a uma ordem de Deus, o Criador. Adão viu que sua esposa havia pecado contra Deus e contra si mesmo – e contra toda a raça humana – e se juntou a ela no pecado e na desobediência contra Deus. Que sentimentos e emoções brotaram neles, pela primeira vez, depois de seu ato de desobediência a Deus? Medo, sentimento de culpa, frustração, desengano, ansiedade, perplexidade, sentiram-se e viram-se nus, de corpo e espírito; sentiram-se aflitos, desamparados e apavorados. Agora que haviam pecado contra Deus e contra eles mesmos, que deveriam fazer com a culpa? Confessar a Deus o erro cometido? Tentar esconder de Deus – como se isto fosse possível? Culpar alguém pelo seu erro? Que fazer?  Todas essas emoções negativas lhes vieram à mente depois de haverem cometido o erro. Como administrar a culpa diante de Deus?

 

Deus veio falar com eles e, começando por Adão, o cabeça da família, perguntou-lhe:

 

-- Onde estás?

Estremecendo de medo e cheio de culpa, Adão respondeu a Deus:

-- Ouvi a Tua voz no jardim e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.

Então Deus lhe pergunta:

-- Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?

Temeroso e transferindo a culpa para outra pessoa, Adão respondeu a Deus:

-- A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore e eu comi.

Logo Deus fala a Eva, e lhe pergunta:

-- Que é isto que fizeste?

Eva respondeu a Deus, também transferindo a culpa para um terceiro:

-- A serpente me enganou, e eu comi.

Então Deus Se dirigiu à serpente e não lhe fez perguntas. Apenas lhe dirigiu sentenças condenatória, pois a Serpente (Satanás), era a razão maior da tragédia moral que se abatera sobre Adão e Eva, o que não tornava eles dois menos culpados por seu erro perante Deus, o Supremo Juiz. Leia os versos 14 e 15.

 

Quando uma pessoa comete um erro, ela pode agir, pelos menos, de três maneiras:

  • Nega tudo;
  • Culpa terceiros;
  • Assume o erro e se declara culpado.

Como você, cristão adventista, costuma administrar seu erro e sua culpa? Pense nisto!

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 24 de janeiro.

 

A ANGÚSTIA DOS IRMÃOS DE JOSÉ

 

Leitura Bíblica do Dia: Gênesis 37; Gênesis 39 a 45.

 

Leia toda a história sobre José e seus irmãos, seguindo os textos acima.

 

Como todo ser humano que se sente ferido, magoado e desprezado, além de agredido, José também teve sentimentos de vingança contra seus malvados e perversos irmãos. Ele foi rejeitado, vendido como escravo, desprezado e tratado como se estivesse morto e sepultado. Deus tira José da escravidão e da prisão. Deus eleva José à posição de Governador-geral do Egito, o reino mais destacado daquelas épocas. Os irmãos de José, que o venderam para a escravidão, vão ao Egito para comprar comida, sem nem imaginarem que quem comanda tudo ali é seu desprezado irmão José, o sonhador. José tem diante de si oportunidade de os provar, de os punir, e até de os matar, se quisesse. Porém sua fé em Deus, seu amor à família, sua compreensão de que Deus estava dirigindo todas as coisas, tudo isto fez com que José agisse como crente, como um servo de Deus, e não como um vingador. É certo que José lhes aplicou uma boa lição, mas lhes preservou a vida, e facilitou a vinda deles para morar no Egito, onde foram bem tratados durante todo o tempo em que José esteve vivo.

 

Em um determinado tempo, durante a primeira viagem deles ao Egito, quando ficaram prisioneiros de José por alguns dias, eles reconheceram seu erro cometido contra José, e confessaram: "Na verdade, somos culpados no tocante a nosso irmão, pois lhe vimos a angústia de alma, quando nos rogava, e não lhe acudimos; por isso nos vem essa ansiedade. Respondeu-lhes Rúben: Não vos disse eu: Não pequeis contra o jovem? E não me quisestes ouvir. Pois vedes aí que se requer de nós seu sangue." Gênesis 42:21 e 22. Conscientizaram-se do seu erro tarde demais. Estavam agora com medo, crendo que seriam punidos com a morte, mesmo sem ainda saberem que estavam diante daquele que imaginavam estar morto, ou sendo escravo em algum lugar. E José ouviu a involuntária confissão deles. Mas se manteve enigmático, sem se revelar a eles.

 

Todo mal que fazemos a alguém tem suas consequências. O caminho mais correto a ser trilhado é o caminho da confissão de culpa, para alívio de consciência. As clínicas e hospitais psiquiátricos estão cheios de pessoas enfermas pelo sentimento de culpa, real ou imaginário. E muitas dessas pessoas logo se curariam de seu mal se tão somente tivessem coragem e disposição para abrir o coração e confessar seus erros à pessoa contra quem erraram. Leia I João 1:9, e veja como Deus está disposto a perdoar seu pecado e purificar sua alma. Livre-se da culpa, confessando seu erro com sinceridade e total transparência. É melhor do que passar anos como doente mental, em casa ou numa clínica. Sempre é melhor seguir e tomar o remédio que Deus indica.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 25 de janeiro.

 

FORÇA ENFRAQUECIDA

 

Leitura Bíblica do Dia: Salmos 32 e 51. I Timóteo 4:1 e 2.

 

Como você se sente quando peca contra Deus e/ou contra o próximo?

 

Davi era um servo de Deus. Ele amava seu Deus. Amava também a Lei de Deus. Mas Davi era humano, como qualquer um de nós, e cometeu seus erros. E alguns desses erros foram bem graves. Davi apaixonou-se pela esposa de um dos seus soldados, e fez sexo com ela. Manteve isto em oculto por algum tempo, sem confessar, nem a Deus, nem aos sacerdotes em Israel. Como Davi se sentiu nesse período em que tentou esconder seus graves pecados com Bate-Seba, e também o assassinato de Urias, seu fiel soldado? Leia o que Davi confessa nos Salmos 32 e 51:

 

"Enquanto calei os meus pecados [minha culpa], envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a Tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor [vitalidade, alegria de viver] se tornou em sequidão de estio." Salmos 32:3 e 4, com interpolações e comentários nossos.

 

Davi sentiu na própria alma o peso de sua culpa. Chorou, sofreu, emagreceu, perdeu aquela vitalidade que tinha antes para lutar as batalhas da vida e do reino. Tornou-se em uma sombra do que havia sido antes de pecar gravemente. Assim acontece com os servos de Deus honestos. Os cínicos pecam e não sentem remorso. Cometem pecado após pecado e não se sentem mal. Vivem para pecar. O servo de Deus é diferente. Quando um crente peca, isto deve ser um acidente, não um hábito nem um propósito.

 

Então ele diz a Deus: Confessei-Te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e Tu perdoaste a iniquidade do meu pecado." Salmos 32:5.

 

No Salmo 51, Davi diz a Deus:

 

"Pequei contra Ti, contra Ti somente, e fiz o que é mal perante os Teus olhos, de maneira que serás tido por Justo no Teu falar e puro no teu julgar." Salmos 51:4.

 

Ele suplica ao Senhor por perdão e aceitação:

 

"Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a Tua benignidade; e segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões e o meu pecado está sempre diante de mim." Salmos 51:1 a 3.

 

É assim que se lida com a culpa: Confessar e deixar o erro, o pecado. Ao confessar seu erro, Davi não culpou Bate-Seba, nem as circunstâncias favoráveis que o levaram a pecar. Ele foi direto, honesto e sincero com Deus. Assumiu seu erro e buscou a solução nAquele Único que podia curá-lo dessa doença chamada Pecado: O Deus Eterno. Davi sai da presença de Deus com a certeza de que Deus o perdoara. Ele sabia que teria de lidar o resto de sua vida com as consequências de seu erro. Mas para Davi o mais importante era sentir-se bem com Deus. Sua decisão de confessar seu erro lhe tirou da alma um fardo muito pesado que o estava esmagando, destruindo emocional e fisicamente. Foi sua mais inteligente decisão. Ele morreu idoso, amado por sua gente e respeitado por todos, apesar dos erros cometidos. As consequências do seu erro vieram sobre ele, com toda fúria. Ele as sofreu sem reclamar, pois sabia que, intimamente, estava em paz com Deus, pois confessara ao Senhor o seu pecado e fora perdoado. No Senhor, ele se tornou um vencedor.

 

Como você se sente, emocional e espiritualmente, quando peca? E como costuma lidar com a culpa? Costuma culpar os outros por seus erros? Ou é honesto o suficiente para assumir o erro e o confessar, diante de Deus e diante dos homens?

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 26 de janeiro.

 

PRANTO DOLOROSO

 

Leitura Bíblica do Dia: Mateus 26:75.

 

Pedro era um homem rude, decidido. Pedro queria que tudo lhe fosse claro: o que era preto era preto; o que era branco era branco. Pedro não gostava de ficar em cima do muro, esperando muito tempo para tomar partido. Ele se decidia com uma rapidez impressionante e impensada. Pedro era rápido em se oferecer a Jesus para as missões para as quais era requerido. Pedro respondia rapidamente as perguntas que Jesus fazia. Em tudo isto, Pedro se mostrava resoluto e decidido.

 

Apesar de tudo isto, Jesus conhecia muito bem a Pedro. Conhecia-o mais do que o próprio Pedro conhecia a si mesmo. Pedro era um homem simples, sem malícia no que dizia ou no que fazia. E Jesus sabia isto. Essa ingenuidade e impulsividade de Pedro o colocaram algumas vezes em situações vexatórias. Quando Jesus declarou diante de todos os Seus apóstolos que passaria por perseguições e prisão, e que muitos dos Doze O deixariam só, Pedro levantou-se diante deles e diante de Jesus, afirmando: "Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim!" Mateus 26:33. Logo Jesus o advertiu, dizendo-lhe: "Em verdade te digo que nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes." (26:34). Pedro insistiu, de maneira autoconfiante: "Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo Te negarei..." (26:35). Assim era Pedro, um homem decidido, mas ingênuo, e que não conhecia a si mesmo.

 

Chegou o momento da prisão de Jesus, e Pedro estava lá. Logo ele sacou da espada, e cortou um pedaço da orelha do servo do sumo sacerdote (Mateus 26:51). Pedro realmente estava decidido a morrer junto com Jesus. No entanto, a violência com que ele viu Jesus ser tratado, sem nenhum respeito, pelos mestres judeus e pelos guardas do templo, fez Pedro recuar de sua ousadia, fazendo-o tímido e covarde. Mateus 26:69 a 74 conta que Pedro negou três vezes conhecer a Jesus, ou ser Seu amigo. Quando Pedro negou a Jesus pela terceira vez, ele ouviu o galo cantar. Então lhe veio à mente o que Jesus lhe falara. Que fez Pedro, então?  O texto bíblico afirma: "Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, tu Me negarás três vezes. E Pedro, saindo dali, CHOROU AMARGAMENTE."  Mateus 26:75, grifo nosso.

 

Sabem por que Pedro chorou tanto seu erro? Por duas coisas reais: (1) Porque ele amava a Jesus realmente. Ele estava convertido a discípulo de Jesus. Mas a batalha que Pedro tinha de lutar era maior do que a sua capacidade pessoal de sair dela vencedor. (2) Porque Pedro pensou que Jesus o deixaria de fora do "Reino", por causa do seu erro, de sua negação a Jesus. E Pedro não queria jamais ficar fora do "Reino". Quando Jesus insinuou que, se Pedro não deixasse que Jesus lavasse seus pés ele não teria parte com Jesus, ou seja, não faria parte do "Reino" de Jesus, Pedro imediatamente protestou, oferecendo-se todo a Jesus: "Senhor, lava-me não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça." Leia João 13:1 a 11. Não fazia parte dos planos de Pedro, desde que conheceu a Jesus, ficar fora do Seu "Reino". Mas Pedro não se via como um homem fraco, sem forças espirituais para vencer a batalha contra o maior dos inimigos, Satanás. Pedro entendia de força física, mas não compreendia as lutas espirituais envolvidas no estabelecimento do Reino de Deus na Terra. Pedro foi vítima de sua própria impulsividade e ingenuidade. Mas era uma alma simples, pura. E Jesus o conhecia muito bem.

 

Judas, pelo contrário, ela malicioso, pensava sempre antes de falar ou agir. Tudo o que Judas falava ou fazia era consequência de algum objetivo oculto, subliminar, tendencioso. Judas sempre procurava alcançar um objetivo definido com suas declarações e realizações, a maior parte delas maliciosas e cheias do veneno da serpente. Judas dava o bote e recolhia as garras. Tinha uma mente complexa, um sistema definido de pensamento. Tinha também, maior preparo intelectual do que Pedro. Judas tinha objetivos políticos, dentro do sentimento geral de messianismo político-militar que predominava entre os judeus de seu tempo, os quais viam a vinda do Messias a Israel como a melhor oportunidade de Israel se libertar política e militarmente do domínio romano, expulsando o invasor de Judá e da Palestina. Por causa disso, e sendo um homem mundano, político, sem claros objetivos espirituais na vida, Judas apenas teve remorso ao ver Jesus sendo preso pelos guardas do templo, sob o comando dele e dos fariseus e sacerdotes. Judas não se arrependeu do seu erro, nem se converteu do seu pecado de traição contra Jesus e contra o "Reino" de Deus. Viveu como um político extremista, nacionalista, e assim morreu.

 

Pedro, pelo contrário, era um homem simples, humilde e ingênuo. Seu sistema de pensamento era simplório, aceitando com clareza a verdade como verdade e o erro como erro, e ponto final. Pedro amava Jesus. Pedro queria o "Reino" que Jesus oferecia, embora entendesse pouco dele. Ficar de fora da companhia de Jesus e fora do "Reino" foi para os sentimentos culpados de Pedro uma tragédia moral e espiritual. Tudo isto o levou a choro convulsivo e sincero. Um "rio" de lágrimas curativas brotou dos olhos de Pedro. Seu choro era sincero e verdadeiro, como fora sua vida ao lado de Jesus. Por causa disso, e sabendo que Pedro precisava de apoio e ajuda espiritual em sua fragilidade e sentimento de culpa, os anjos que vieram buscar Jesus disseram a Maria, na manhã da ressurreição: "Ide, dizei a Seus E A PEDRO, que Ele [Jesus] vai adiante de vós para a Galileia; lá O vereis, como Ele vos disse." Marcos 16:7, com interpolação e grifo nosso. Sim, Pedro estava ainda incluído por Jesus no grupo dos DOZE APÓSTOLOS. Jesus não o dispensara do ministério apostólico por causa do seu erro. Jesus o amava, e, agora, fazia questão de mandar para Pedro a mensagem de que Ele, Jesus, não o dispensara da Obra de Deus. Jesus contava com Pedro no Ministério e no Reino. O choro sincero e o arrependimento de Pedro lhe foram curativos. E Jesus, mais tarde, confirma o ministério e apostolado de Pedro (leia João 21:15 a 19).

 

Maravilhoso esse amor perdoador de Deus!

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 27 e 28 de janeiro.

 

PERDÃO TOTAL

 

Leitura Bíblica do Dia: Salmos 103:12. Isaías 1:18 a 20. Isaías 55:7. Miqueias 7:18 e 19. Romanos 8:1.

 

Como é o perdão que Deus dá ao pecador que honesta e sinceramente se arrepende dos seus pecados e os confessa diante do Senhor? Qual é a abrangência desse perdão?

 

Leia todos os textos anotados abaixo e entenda isto:

 

"Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta [o Senhor Deus] de nós as nossas transgressões [quando as confessamos e as deixamos]" Salmos 103:12, interpolações nossas.

 

"Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã." Isaías 1:18.

 

"Deixe o perverso o seu caminho; o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que Se compadecerá dele; e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar." Isaías 55:7.

 

"Quem é, ó Deus, semelhante a Ti, que perdoas a iniquidade e Te esqueces da transgressão do restante [remanescente] da Tua herança? O Senhor não retém a Sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar." Miqueias 7:18 e 19.

 

"Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus." Romanos 8:1.

 

"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." I João 1:9.

 

Você ainda duvida do perdão de Deus para você?  Você ainda reluta em confessar a Deus toda a sua culpa?  Você ainda desconfia do amor de Deus por você? Então, por que não se livra logo dessa culpa que o machuca e o conserva alienado do Senhor Jesus?

 

Estarei orando a Deus: (1) Por você, que ainda não se entregou a Jesus, e reluta, e duvida do quanto Jesus pode fazer por você.  (2) Por você que, tendo sido batizado em nome de Jesus, afastou-se de Jesus, e agora vive com medo, com culpa, uma intranqüilidade e uma falta de paz que o/a consomem. Livre-se do medo, da culpa, da angústia de alma. Corra para os braços de Jesus, e fique com Ele para sempre.

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

Diretor do site missionário www.averdaderevelada.com.br 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário