segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO 9 DA ESCOLA SABATINA


AMIGOS DO NORDESTE: Estarei em Garanhuns, no período do Carnaval, na CAMPAL que vai acontecer ali, com a presença de 3.500 pessoas. Estarei ali apresentando alguns dos livros que escrevo para instruir todos vocês: "Salvação numa Linguagem Multifocal", "Religiões Cristãs Comparadas"; "Comentário da Carta aos Romanos"; e outros bem interessantes.
______________________________________


LIÇÃO  9

NOSSA AUTOESTIMA

Verso para memorizar: "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes dAquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz."  I Pedro 2:9.

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Salmos 100:3; Atos 17:24 a 28; Romanos 12:3; Mateus 22:39; II Samuel 9; Lucas 15; Efésios 4:23 a 32.

INTRODUÇÃO

Toda pessoa, mais cedo ou mais tarde na vida, passa por algum tipo de crise de identidade, ou seja, uma crise em relação ao que é verdadeiramente. O termo "estimar-se" significa "avaliar-se", "perceber seu valor real". Quanto você vale? De quanto você é capaz? Qual o sentido e o significado de sua vida neste mundo? Como você se vê a si mesmo/a? Que conceitos, bons ou maus, você tem de você mesmo/a? Você se autoavalia por cima ou por baixo? Você pensa de você mesmo/a mais do que de fato é? Ou menos do que é?
O termo AUTOESTIMA significa sua avaliação e conceituação de si mesmo/a. Essa avaliação pode ser elevada, o que daria em elevada autoestima; ou poderia ser baixa, ou que levaria você a ter baixa autoestima. O termo "auto" significa: "a si mesmo".
Algumas pessoas acham que são o que não são. Sempre estão querendo ser mais do que aquilo que são verdadeiramente. Outras pessoas acham que são menos do que aquilo que são verdadeiramente. O que a Bíblia tem a dizer sobre tudo isso? É a EMOÇÃO  que vamos estudar na Lição desta semana.

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 20 de fevereiro.

NOSSA ORIGEM

Leitura Bíblica do Dia: Gênesis 1:26-27; Salmos 8; Salmos 103:3; Atos 17:24.

Em relação ao surgimento dos seres humanos sobre a Terra, dois conceitos predominam: CRIAÇÃO (conceito bíblico); EVOLUÇÃO (conceito humanista).
Como pessoas cristãs que aceitam a Bíblia, e a Bíblia somente, como única regra de fé, doutrina e prática religiosa, os adventistas do sétimo dia creem que a raça humana veio a existir pelo processo de CRIAÇÃO, e que essa Criação foi um ato do Deus Eterno, o Criador; creem ainda que Deus criou a raça humana com propósitos inteligentes e bem definidos: que os humanos vivessem na Terra para a glória de Deus, conforme Isaías 43:7; I Coríntios 10:31 e Apocalipse 14:6 e 7. Logo, dentro desse conceito criacionista, os seres humanos vieram à existência por vontade de Deus, por uma ação direta de Deus.
Gênesis 1:26 e 27 declara: "Também disse Deus: 'Façamos o homem [humanidade] à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a Terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois. O homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.", com interpolação nossa. O Salmo 8 declara que Deus fez o homem "um pouco menor do que Deus" e que o coroou "de glória e de honra" (8:4).
Logo, a reflexão: QUEM SOU EU? Deve ter como resposta: "Eu – e esse 'eu' envolve todos os seres humanos – sou uma criatura de Deus. Deus me criou com honra, para viver em glória. Eu não nasci para ser um verme, um bicho qualquer, e para morar em buracos, nas pocilgas da vida, entre sujeira e podridão. Nasci como criatura de Deus, para ser honra e viver em glória. Esta é minha origem e este é o meu destino."
A entrada do Pecado na vida e no mundo de Adão e Eva, Pecado este que dominou as pessoas, as relações interpessoais, e que causou ruína, degradação e morte na Terra, tem tornado a Terra no que ela é hoje, e tem tornado as pessoas no que são hoje (leia Isaías 24:1 a 8). Mas a leitura de Apocalipse 21 e 22 nos revela que tudo isto vai passar, e Deus estabelecerá neste planeta "um novo céu e uma nova Terra, nos quais habita a justiça" II Pedro 3:13. Quem conhece suas origens melhores chances tem de chegar ao seu destino glorioso.

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 21 de fevereiro.

AUTOPERCEPÇÃO

Leitura Bíblica do Dia: Mateus 22:39; Romanos 12:3.

Esta pergunta tem sido feita a muita gente: "QUEM VOCÊ PENSA QUE É?" E quando ela é feita, geralmente é feita em sentido negativo. A pessoa que a faz está tentando rebaixar outra pessoa a uma categoria inferior à sua. Mas, pensando corretamente, dentro de uma avaliação honesta feita por você mesmo, "QUEM VOCÊ PENSA QUE É?" Ou: "QUEM É VOCÊ?"
Certa vez, as autoridades religiosas de Jerusalém enviaram alguns mensageiros a João Batista, perguntando-lhe: "QUEM ÉS TU?" João havia surgido no cenário religioso dos judeus e tinha começado a pregar de maneira forte, chamando o povo ao arrependimento, e milhares o seguiam. Ele batizou milhares de judeus. Isto provocou inquietação em Jerusalém. Muitos se perguntavam: "Será ele o Messias?" E era sobre isto que as autoridades religiosas de Jerusalém queriam saber. João logo descartou: "Eu não sou o Cristo [o Messias, ou seja: o Ungido]" João tinha uma AUTOPERCEPÇÃO correta de si mesmo. Ele sabia quem era e o que devia fazer naquele tempo e naquele lugar. Por isso ele fez a coisa certa. Sua autopercepção estava correta. Ele não desejou ser o que não era.
Paulo escreveu na Carta aos Romanos: "Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós QUE NÃO PENSE DE SI MESMO ALÉM DO QUE CONVÉM; antes, pense com moderação [equilíbrio, bom senso], segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um." Romanos 12:3, grifos e interpolações nossos. O que Paulo estava pedindo aos crentes? Que eles, quando se avaliassem a si mesmos, que encontrassem a medida certa para isto. Dois grandes erros pode uma pessoa cometer nessa AUTOPERCEPÇÃO, ou Autoavaliação:
1. Pensar de si mesmo como sendo mais do que é de verdade. Chamamos isto de SUPER-AUTOESTIMA. Você fala de você mesmo como se estivesse falando de um super-homem ou de uma super-mulher, acima dos humanos naturais e normais com quem você convive. Isto o leva à soberba, ao orgulho, à vaidade e ao conceito de que é melhor e mais capaz do que todos ao seu redor. Você é um super-filho/a; um super-esposo ou super-esposa; um/a super-empregado/a; um/a supercristão/ã; e por aí vai sua exagerada avaliação de si mesmo/a. Isto o/a faz antipático/a diante das pessoas que não se acham tão SUPER como você. Baixe a bola, e se encaixe na medida certa, e as pessoas ao seu redor o/a aceitarão melhor, pois você parece com eles.
2. Pensar de si mesmo depreciativamente, sempre para menos, como se fosse o mais insignificante e o menos capaz dos humanos. Chamamos isto de BAIXA AUTOESTIMA. Você está sempre se colocando abaixo de todos, incapaz de fazer algo bom, de alto nível, pedindo as pessoas que sempre tenham pena de você, pois você é um coitadinho que merece atenção, compreensão e aceitação. Você está sempre mendigando a atenção e a aceitação alheia, pois acha que não tem condição de se autoafirmar junto aos demais por seus talentos e capacidades pessoais. Você desonra a Deus pensando assim de si mesmo, quando visto à luz de Gênesis 1:26 e 27 e do Salmo 8. Você está dizendo que Deus o fez para ser miserável, sem habilidades, sem capacidade de realizar e progredir. É uma forma de crítica e murmuração contra o Deus Criador. É uma blasfêmia diante de Deus.
Paulo pede aos crentes em Cristo que aprendam a se avaliar e a se autoperceber de maneira mais equilibrada, mais justa, na medida certa, sem exageros para mais nem para menos. Pensar corretamente sobre você mesmo. Quem age assim é mais feliz.

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 22 de fevereiro.

O QUE OS OUTROS VEEM EM NÓS?

Leitura Bíblica do Dia: I Samuel 16:7. Gálatas 3:28.

Todos conhecem o pensamento que diz: "AS APARÊNCIAS ENGANAM".
Durante muito tempo foi vendido no Brasil um produto chamado "Denorex", e toda a ênfase da propaganda deste produto era: "Aquele que parece mas não é".
Vivemos todos nós, hoje, em uma sociedade que se alimenta de imagens. Alguém, em certo lugar, declarou: IMAGEM É TUDO.  Outro comunicador disse: "UMA IMAGEM VALE POR MIL PALAVRAS". Por ser assim nossa sociedade, as pessoas costumar se preocupar muito com sua AUTOIMAGEM, isto é, com a IMAGEM que apresentam de si mesmos aos demais humanos. E muitas pessoas se perguntam: "O QUE É QUE VÃO PENSAR DE MIM?"
Fui pastor em uma certa Associação, na qual o pastor-presidente tinha uma exagerada preocupação sobre o que falavam dele. Certo dia, ele me chamou ao seu escritório, e me perguntou em particular: "O que sua igreja fala sobre mim?" Eu fiquei constrangido para responder. Eu era recém-chegado àquela Associação, e dirigia o Distrito Pastoral da Igreja Central da mesma. Os comentários que ouvi sobre ele não eram dos melhores, e ele sabia sobre isto. Em outra ocasião, ele se reuniu com um grupo de anciãos desta mesma igreja, e lhes perguntou: "O que o pastor Otoniel fala de mim na igreja?" Os anciãos lhe responderam: "Ele não fala nada." Isto e outras coisas geraram uma crise de relacionamento entre nós. Então ele me chamou ao seu escritório para tentar acabar a crise que havia. Na conversa comigo, ele me disse: "Você não fala bem de mim em sua igreja!" Eu lhe respondi: "Convenhamos que eu não falo nada sobre você: nem de bem, nem de mal. Eu simplesmente calo sobre você, quando estou ao púlpito, porque aquele momento é para se falar de Jesus e da Salvação, e não de homens e suas realizações materiais." Ele queria que eu o exaltasse diante dos membros da igreja, mostrando a todos o quanto ele era capaz de empreender, de realizar obras.
Mas ele não é o único nessa tentativa inútil. Até o profeta Samuel se enganou com as aparências (leia I Samuel 16). Deus mandou Samuel à casa do fazendeiro Jessé, para que o profeta escolhesse e ungisse aquele que seria o futuro rei de Israel, em lugar de Saul, o qual desobedecera e desagradara a Deus. Jessé pôs diante de Samuel sete dos seus oito filhos, deixando de fora apenas um filho adolescente, que estava no campo cuidando das ovelhas da família. Quando Samuel viu o filho mais velho, chamado Eliabe, rapaz bonito, saradão, porte atlético, estatura elevada, ele pensou consigo mesmo: Este deve ser o escolhido do Senhor, pois tem o perfil de um rei. Samuel estava pensando no perfil de Saul: alto, bonito, porte atlético. Então Deus cochichou ao ouvido de Samuel: "Não atentes [não preste muita atenção, não se impressione com] para a sua aparência, nem para a sua altura, porque Eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração." I Samuel 16:7, com interpolação nossa. Nenhum daqueles sete rapazes recebeu a aprovação de Deus para ser rei de Israel. Samuel perguntou a Jessé: "Você só tem esses filhos?" Jessé lhe disse: "Não. Ainda resta um, bem jovem, que está no campo." Samuel ordenou a Jessé que o mandasse chamar. Então chegou DAVI. Magro, bem moço, estava suado, cabelo arrepiado, respiração ofegante pela corrida do campo até sua casa. Logo Deus cochichou ao ouvido de Samuel: "É este que Eu escolhi para ser rei em Israel". E assim foi feito. Davi não tinha porte nem perfil externo de um rei. Mas Deus o escolheu para ser rei. Deus não se deixa impressionar com imagens externas das pessoas. Ele sabe tudo o que somos, o que pensamos, o que desejamos.
Você quer que as pessoas – na família, na igreja, no trabalho, na comunidade – pense bem de você? Certamente o quer. Isto é bem normal. Então viva de maneira normal, mas um normal de qualidade. Seja você mesmo, mas você mesmo melhorado pela ação dinâmica – e diária – do Espírito Santo. Viva com honestidade e transparência. Cumpra todos os seus compromissos com fidelidade e pontualidade. Seja gentil, cortês, educado no trato com pessoas de todos os níveis sociais. Seja promotor da paz, do amor, da fé, da amizade entre as pessoas. Rejeite a ira, a vingança, os maus modos, a grosseria, a mentira, a baixeza moral, os escândalos e a promiscuidade sexual. Fuja dos vícios, de qualquer natureza. Trate a todos como gostaria de ser tratado. Seja bom filho/a, bom irmão/ã, bom marido, ou boa esposa; Ame a Deus acima de toda pessoa, circunstância ou bem material; ame ao próximo como um princípio de vida. Atue na igreja, no trabalho, na comunidade, na escola, procurando sempre ser proativo. Seja sempre um normal melhorado. Não se contente em ser menos do que aquilo que você pode e tem condição de ser. Esteja sempre aprendendo e sempre melhorando na vida e de vida. Deus está ao lado e dentro de uma pessoa assim. O que você acha que os outros vão pensar de você, se você seguir essas instruções?

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 23 de fevereiro.

O QUE DEUS VÊ

Leitura Bíblica do Dia. Salmos 139.  Lucas 15.

"Senhor, Tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra não me chegou à língua, e Tu, Senhor, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; é sobremodo elevado, não o posso atingir [entender, compreender]. Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a Tua mão, e a Tua destra [mão direita] me susterá. Se eu digo: 'As trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite', até as próprias trevas não Te serão escuras; as trevas e a luz [para Ti, Senhor] são a mesma coisa. Pois Tu formaste o meu interior; Tu me teceste no seio de minha mãe. Graças Te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as Tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não Te foram encobertos quando no oculto fui formado e entretecido, como nas profundezas da Terra. Os Teus olhos me viram a substância ainda informe, e no Teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nenhum deles havia ainda. Quão preciosos para mim, ó Deus, são os Teus pensamentos! E como é grande a soma deles! Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim." Salmos 139:1 a 18, com interpolações nossas.

Precisa acrescentar mais alguma coisa? O texto acima diz tudo sobre como e o que Deus vê em nós, seres humanos. Sendo assim, como devemos ser na presença do Senhor? Há lugar para mentira, falsidade, hipocrisia? Há lugar para religiosidade de superfície, daquelas que você finge que é crente, mas Deus e os homens sabem que você não o é?

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 24 e 25 de fevereiro.

UM NOVO HOMEM

Leitura Bíblica do Dia:  João 3:3 a 16. II Coríntios 5:17.  Efésios 4:23 a 32. Colossenses 3:1 a 17.

Jesus ensinou a Nicodemos e ensina a todos nós:

"Em verdade, em verdade te digo: Se alguém [qualquer pessoa] não NASCER DE NOVO, não pode ver o reino de Deus" João 3:3, grifo e interpolação nossos.

"Em verdade, em verdade te digo: Quem não NASCER DA ÁGUA E DO ESPÍRITO [pela fé e pelo batismo na água] não pode entrar no reino de Deus." João 3:5, grifos nossos e interpolação nossos.

Paulo ensinou a todos nós: "Se alguém [qualquer pessoa] está em Cristo, NOVA CRIATURA É; as coisas antigas passaram; eis que tudo se fez novo." II Coríntios 5:17, com grifos e interpolações nossos.

Todo crente em Jesus é uma nova pessoa. Pode ter dez ou cem anos, Deus a declara como Nova Criatura. Uma pessoa que nasceu outra vez, agora um nascimento espiritual. Em relação ao nascimento natural, todos nascem criancinhas e depois crescem até se tornarem adultos. Em relação ao nascimento espiritual, não há idade para se nascer. Todo tempo é tempo, podendo a pessoa ser jovem, de meia idade ou idoso. O nascimento carnal produz seres carnais. O nascimento espiritual produz pessoas espirituais, pessoas que amam a Deus e lhe obedecem os Mandamentos. O nascimento espiritual é uma obra do Deus-Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Divindade. O Espírito Santo, disse Jesus, convence a humanidade "do pecado, da justiça e do juízo [julgamento, sentença condenatória de Deus sobre pecado e pecadores]" João 16:8, com interpolações nossas. Todo pecador que, confiando nas promessas de Deus, se arrepende dos seus pecados, confessa-os e os deixa, é aceito por Deus como filho, é perdoado, justificado, salvo e santificado. O Espírito Santo opera no espírito (na mente, no eu interior de cada pessoa) o convencimento sobre o Pecado. É o Espírito Santo que fala à nossa mente, nos impressionando com a malignidade do Pecado, nos mostrando que o Pecado leva à morte eterna. Convencido disso pelo Espírito Santo, o pecador, que parecia "morto", indiferente para com as verdades espirituais, desperta, acorda para a realidade de sua tragédia espiritual. Aceita a oferta de Graça que Deus lhe faz, e, arrependido de seus erros, vícios e pecados, pede perdão a Deus. Deus o ouve, e o aceita, perdoa, justifica e salva. Faz de tal pecador uma NOVA CRIATURA. Tudo começa de novo para esse crente recém-convertido e recém-batizado. É uma nova experiência de vida, agora em discipulado a Jesus. Renuncia a todas aquelas coisas más que o prendiam ao mundo, ao pecado, aos vícios, e se entrega totalmente para ser moldado e santificado pelo Espírito Santo, vivendo a obra divina da santificação. Tal crente anseia que Jesus venha logo, pois quer ir moral com Deus e com os anjos, primeiro no Céu e depois, em definitivo, na Terra renovada e preparada para ser o eterno lar do povo de Deus, conforme Apocalipse 21 e 22.

Mas nós, os crentes, os adventistas crentes, ainda não estamos no Céu, mas na Terra. Ainda não tivemos nossos corpos corruptíveis transformados, nem a imortalidade ainda não nos absorveu. Somos cristãos de carne, ossos e natureza pecaminosa. Somos tentados a pecar. Satanás usa de todos os meios para nos atrair de volta a ele, ao mundo e ao inferno. E muitos cristãos já voltaram ao passado, apostataram da fé e estão recheando a futura população do inferno. O melhor para os pecadores seria converter-se a Jesus, tornando-se novas criaturas, e morrerem, pois "bem-aventurados os que desde agora morrem no Senhor" (Apocalipse 14:13). No entanto, não é assim que acontece. Nós nos convertemos, nos batizamos e ainda permanecemos na Terra por muitos anos. Corremos perigo de apostasia. O MUNDO nos atrai, nos encanta, nos seduz. Vemos o Céu ainda longe, e o Mundo aqui bem perto. Isto é muito perigoso para qualquer crente. Um pequeno vacilo espiritual, e nos apercebemos imitando o mundo e seguindo o mundo. É preciso estar atento, ser vigilante, manter-se em oração silenciosa, pedindo sempre a Deus forças espirituais para ter coragem de dizer NÃO ao mundo e SIM  a Jesus e ao Reino do Senhor.

Minha oração é no sentido de que todos nós, crentes em Cristo, sejamos tão inteligentes que jamais nos separemos de Jesus!


Pastor Otoniel Tavares de Carvalho






Nenhum comentário:

Postar um comentário