sexta-feira, 30 de setembro de 2011

LIÇÃO 1 PAULO: APÓSTOLO DOS GENTIOS


Verso para memorizar: “Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: ‘Então Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios.” Atos 11:18, NVI.

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Atos 6:9 a 15; 9:1 a 9; 11:19 a 21; 15:1 a 5; I Samuel 16:7. Mateus 7:1.

INTRODUÇÃO

Inicia-se um novo trimestre e, com ele, se inicia uma nova Lição da Escola Sabatina, trazendo consigo um novo tema geral para ser estudado pelos adventistas em suas igrejas e grupos de crentes. O tema Geral é: O EVANGELHO EM GÁLATAS. Um tema muito teológico, focalizando em especial a teologia da Justificação e Salvação mediante a fé em Jesus.

Durante muitos anos, houve nos arraiais adventistas uma certa dificuldade em entender a teologia da Carta aos Gálatas, devido às colocações que Paulo faz a respeito da Lei. Muitos se perguntavam: “Está de Paulo falando da Lei Moral ou da Lei Cerimonial, ou litúrgica?” Muitos debates aconteceram até que algum estudioso no ambiente adventista se convencesse de que Paulo está falando da LEI como um todo, a TORÁ, e não de um aspecto ou parte da Lei. Há casos em que nitidamente ele fala da Lei Moral; há casos em que ele claramente fala da Lei em sua dimensão cerimonial e litúrgica; e há casos em que Paulo fala da LEI como um todo, como um amplo espectro de normas e estatutos legais que IAVÉ deu, no passado, a Israel, comumente chamada de A LEI, uma referência à TORÁ, ou ao Pentateuco. A lição da Escola Sabatina vai considerar, ao longo desse quarto trimestre, todos esses aspectos da LEI. Fiquem atentos!

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 25 de setembro.

PERSEGUIDOR DOS CRISTÃOS

Leitura Bíblica do Dia: Mateus 26:59 a 61;  Atos 6 e 7.

Saulo de Tarso era um judeu, pertencente à seita dos Fariseus, uma seita muito severa, a qual exigia de seus associados total consagração à Torá, isto é, à Lei. Por ser Fariseu, Saulo de Tarso era um grande inimigo de Cristo e dos Cristãos. Ele se tornou um zeloso perseguidor da Igreja, a Comunidade de crentes formada por Jesus Cristo. Saulo decidiu acabar com esse novo movimento religioso liderado por Jesus de Nazaré. Foi com essas intenções que Saulo solicitou dos sacerdotes e mestres dos judeus cartas autorizando-o a prender e a trazer presos para Jerusalém Cristãos que habitavam em Damasco, na Síria. Foi durante essa fatídica viagem, que Jesus Se revelou a Saulo.

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 26 de setembro.
                                   
A CONVERSÃO DE SAULO

Leia Atos 9. Atos 22. Atos 26 e fique sabendo de todos os detalhes de como aconteceu a conversão a Cristo do judeu e perseguidor da Igreja Saulo de Tarso. A leitura desses 3 capítulos do Livro de Atos nos dá valiosas e preciosas informações sobre uma das mais espetaculares conversões ocorrida no primeiro século da chamada Era Cristã. Não precisa adicionar qualquer comentário explicativo, pois Saulo conta como tudo aconteceu, e conta também o porquê de ele ter procedido como procedeu até chegar ao episódio ocorrido na estrada para Damasco. Leia com atenção, tendo na mão uma caneta para marcar as partes mais destacadas da leitura. Depois de ler tudo, tire daí lições espirituais para sua vida espiritual hoje, e que Deus o ilumine na leitura.

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 27 de setembro.

SAULO EM DAMASCO

Leia ainda Atos 9, 22 e 26. I Samuel 16:7. I Coríntios 4:5.

Tudo mudou para Saulo de Tarso em Damasco, depois de seu encontro traumático com Jesus Cristo glorificado. Nunca mais Saulo foi o mesmo. Seu nome e sua vida foram mudados. Saulo se tornou Paulo. E a vida de perseguidor dos cristãos e da Igreja se transformou em vida cristã e de edificação da Igreja, especialmente entre os GTENTIOS, isto é, os povos e nações não israelitas.

Em Damasco, Saulo foi visitado por um judeu-cristão chamado Ananias, o qual lhe ministrou o batismo nas águas, por imersão. Depois, Ananias comunicou a Saulo um recado que recebera do Céu: Que Saulo/Paulo seria um APÓSTOLO (enviado em missão evangelizadora aos) aos Gentios, ou seja, aos povos e nações que não descendiam carnalmente de Abraão, o hebreu. Enquanto Pedro exercia seu apostolado entre os judeus, mas alcançando também os gentios, Paulo exerceria seu apostolado primordialmente entre os gentios, mas não deveria negligenciar a evangelização dos judeus que se mantinham alienados e afastados de Jesus, por lhes faltar fé em Jesus de Nazaré, aceitando-O como sendo Ele o Messias e Cristo e Deus enviara aos judeus e ao mundo para os salvar.

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 28 de setembro.

O EVANGELHO VAI AOS GENTIOS

Leia Atos 11 a 17.

Saulo/Paulo cumpriu com total fidelidade a missão que lhe foi confiada. Ele foi verdadeiramente o APÓSTOLO AOS GENTIOS. E que grande obra Deus realizou entre os gentios, através da pessoa de Paulo.
! Ele se tornou o maior fundador de comunidades Cristãs locais no mundo gentílico, até à sua morte. Leia com atenção os capítulos acima citados e veja como foi grande as dedicação de Paulo à missão que Deus lhe confiou.

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 29 e 30 de setembro.

CONFLITOS DENTRO DA IGREJA

Leia Atos 15.

Mesmo que a Comunidade dos salvos pela fé em Jesus fosse composta apenas de judeus, ainda assim haveria debates e conflitos entre os cristãos.
Agora, imagine você a presença no ambiente  da Igreja de judeus e gentios! Os judeus (Israel) tinham uma história de relacionamento com Deus já por mais de mil anos, desde os dias de Abraão (leia Gn 12 a 22). Os gentios eram novatos e calouros nesse relacionamento, pois havia chegado agora a aceitar a ALIANÇA, feita entre Deus e Israel.

Devido às prescrições da LEI (Torá), também seguindo os livros de rituais religiosos, que formavam a Lei de Cerimônias, ou leis litúrgicas, os israelitas tinham de cumprir certas obrigações religiosas, tais como a circuncisão (corte) do prepúcio do menino israelita, quando este completava oito dias de nascido. Certos rituais de ablução e aspersão de água, antes de suas refeições; e uma infinidade de ritos que precisavam seguir, sempre conforme a LEI. Isto fazia parte da ALIANÇA PERPÉTUA entre Deus (IAVÉ) e Israel.

Os gentios não sabiam essas coisas, nem seguiam esses ritos. Como gentios, não estavam obrigados as seguir e cumprir ritos e cerimônias religiosas que IAVÉ prescrevera para Israel. Mas os judeus severos e conservadores não quiseram saber isto. Para eles, a LEI servia para todos e todos deveriam cumprir suas exigências. Isto provocou muitos debates quentes entre judeus e gentios. Depois de alguns anos de grandes discussões sobre o assunto, as partes em conflito decidiram expor o assunto a um CONCÍLIO GLOBAL da Igreja. Delegados de todas as comunidades cristãs deveriam estar presentes em Jerusalém para o assunto ser debatido e  se chegar a uma conclusão sábia que agradasse a toda a IGREJA, em todo o mundo. E assim foi marcado o CONCÍLIO DE JERUSALÉM, por volta do ano 49AD. Atos 15 registra todas as decisões ali tomadas, e a que conclusões os debatedores cristãos chegaram. Também somos informados sobre como as decisões desse CONCÍLIO foram levadas às muitas congregações cristãs espalhadas pelo mundo a fora. Leia Atos 15. As discussões foram livres, e todos os delegados presentes puderam ouvir e falar o que entendiam sobre o assunto. Muita coisa na Igreja mudou para melhor depois desse Concílio cristão do ano 49AD. Este  concílio em Jerusalém, no ano 49AD, até hoje serve de parâmetro para nossas assembleias locais, regionais e mundiais.


Pastor Otoniel Tavares de Carvalho


COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA CARTA AOS GÁLATAS

Se você deseja ter em casa um reforço para o estudo da LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA deste quarto trimestre, encomende hoje mesmo o livro “CARTA AOS GÁLATAS – O Evangelho da Liberdade Cristã”, escrito pelo pastor e professor Otoniel de Carvalho. O livro custa somente R$ 30,00, e tem mais de 200 páginas. Ligue hoje mesmo, fazendo seu pedido: (71) 3321-2820. Enviamos pelo CORREIO, para todo o Brasil. Pagamento mediante depósito em conta: BRADESCO. Agência 3545. Conta Poupança 610.691-9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário