terça-feira, 13 de dezembro de 2011

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 12



 

 

LIÇÃO  13

 

VIVENDO PELO ESPÍRITO

 

 

Verso para memorizar: "Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne."  Gálatas 5:16, NIV.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Gálatas 5:16 a 25; Deuteronômio 13:4 e 5; Romanos 7:14 a 24; Jeremias 7:9; Oseias 4:2; Mateus 22:35 a 40.

 

INTRODUÇÃO

 

A vida cristã deve ser guiada pelo Espírito Santo. Antes de ser cristão, a pessoa era comandada pela "carne", ou seja, pela carnalidade, ou, ainda, pela natureza carnal, pecaminosa. Agora, salvo pela Graça de Deus, justificado pela fé em Jesus, convertido em discípulo de Jesus, tal pessoa passa a ser guiada pela natureza espiritual, pois é o Espírito Santo quem o inspira, motiva e dirige. E quanto mais avança e imerge na "vida no Espírito", mais o processo de santificação nele avança. O inverso também é verdade. Quanto menos a pessoa imerge na "vida no Espírito", menos avança em santificação.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, 11 de dezembro.

 

ANDAR NO ESPÍRITO

 

Leitura bíblica do dia: Gálatas 5:16; Dt 13:4-5; Rm 13:13; Ef 4:1, 17; Col. 1:10.

 

A vida do homem neste mundo é uma caminhada. Essa caminhada pode ser feita junto a Deus, ou pode ser feita com a pessoa estando alienada de Deus. Cada pessoa escolhe como deseja caminhar pela vida a fora. Se deseja ser salvo do Pecado e da Morte, e deseja caminhar pela vida e seguir rumo ao Céu, então precisa ter a Jesus Cristo como companheiro de caminhada. Jesus declarou: "Eu sou o CAMINHO..." João 14:6. Deus envia ao crente fiel o CONSOLADOR, o Espírito Santo, para que sua caminhada aqui seja sempre ascendente, até que Jesus venha e o recolha para o Reino de Glória. Siga por este caminho e seja o mais feliz dos humanos! Deixe que o Espírito Santo fale ao seu coração todos os dias; seja suficientemente inteligente, deixando-se guiar sempre pelo CONSOLADOR. Amém!

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 12 de dezembro.

 

O CONFLITO DO CRISTÃO

 

Leitura bíblica do dia: Gálatas 5:17; Romanos 7:14 a 24.

 

Todo crente em Jesus é um cristão de carne e ossos. É uma pessoa normal, como qualquer outra pessoa, e possui as mesmas fraquezas de qualquer pecador. Sua necessidade diária é ser guiado pelo Espírito Santo. Não deve jamais confiar em si mesmo para vencer Satanás, o Pecado e a Morte. Há em cada cristão um GRANDE CONFLITO. Trata-se do mesmo grande Conflito Cósmico, que se trava milenarmente entre Deus e Satanás, entre o BEM e o MAL, desde as Cortes celestes (AP 12:7 a 9). Este conflito macrocósmico entre Deus e Satanás torna-se microcósmico ao acontecer dentro da alma de um cristão. No universo interior da alma humana se trava a mais terrível de todas as batalhas, uma batalha ideológica, psicológica e espiritual, a qual vai definir para sempre o destino eterno de cada ser humano neste planeta. DEUS e SATANÁS se enfrentam dentro do universo microcósmico da alma humana, cada um deles desejando habitar e comandar essa pessoa. Mas cabe a cada pessoa decidir no íntimo da alma quem ele deseja que comande sua vida para sempre: se DEUS, ou se Satanás. Escolha, pois, o melhor para sua vida! A luta continua...

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 13 de dezembro.

 

AS OBRAS DA CARNE

 

Leitura bíblica do dia: Gálatas 5:19 a 24; Jeremias 7:9; Oseias 4:2; Marcos 7:21 e 22; II Timóteo 3:2-3; I Pedro 4:3; Apocalipse 21:8.

 

Leia Romanos 1:18 a 32. I Coríntios 6:9 a 11. Efésios 4 e 5. Gálatas 5:19 a 21.

 

Os textos acima fazem menção a várias listas de pecados e "obras da carne". Vale a pena ler cada uma delas, e também outras semelhantes, e fazer uma análise comparativa entre essas listas de "obras más" e as obras que são praticadas em sua vida. Pode ser que sua vida esteja sendo usada como ferramenta nas mãos do Diabo, para bloquear a "verdade" e para servir de motivação para outras pessoas pecarem. Examine-se, pois, a si mesmo e seja muito honesto. Se as "obras da carne" predominam em sua vida, sua caminhada está sendo em direção ao inferno de fogo e ao nada absoluto. Pense seriamente nisto e tome a decisão correta na vida, antes que seja tarde demais.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 14 de dezembro.

 

O FRUTO (OBRAS) DO ESPÍRITO

 

Leitura bíblica do dia: Gálatas 5:22 e 23; Mateus 5:21, 22, 27-28; 22:35-40.

 

Paulo escreveu:

 

"Mas o FRUTO DO ESPÍRITO é:  amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. CONTRA ESSAS COISAS [obras] não há lei" Gálatas 5:21 e 22, grifos e interpolação nossos.

 

Na Carta aos Efésios, Paulo escreveu que "somos feitura dEle, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas." Efésios 2:10.

 

Deus criou a raça humana para fazer somente coisas boas. Se a humanidade não tivesse pecado contra Deus, até hoje estaria fazendo somente coisas boas, produzindo boas obras. Acontece que o Pecado fez o homem se afastar do propósito para o qual Deus o criara:  fazer sempre o bem. Logo começou a fazer coisas más, começando pelo próprio ato de pecar contra Deus e contra si mesmo.

 

Ellen White afirma que Deus quer, pela obra da redenção, restaurar no homem a prática de boas obras diárias e contínuas, fazendo o homem ser outra vez imagem e semelhança de Deus (leia Educação, página 16). E para que isto seja uma realidade, é preciso que o Espírito Santo de Deus atue diariamente na vida do crente, inspirando-o e motivando-o a rejeitar o Mal e fazer o Bem. A OBRA DO ESPÍRITO é uma realização do Espírito de Deus, primeiro em nós, e, depois, através de nós. Deixe, pois, que o Espírito de Deus opere em sua vida todo o Bem que o fará feliz, e fará a felicidade de outros.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 15 e 16 de dezembro.

 

O CAMINHO PARA A VITÓRIA

 

Leitura bíblica do dia: Gálatas 5:16 a 26.

 

No fundo da alma, todo crente deseja ter uma vida vitoriosa. No entanto nem sempre isto acontece. A causa do fracasso de um crente em não ter vida vitoriosa é o fato de esse crente não permitir ao Espírito Santo de Deus que opere em sua alma toda a radical transformação de vida de que ele precisa. Na maioria dos casos, passamos por uma conversão parcial e nos contentamos com isso. Achamos que essa conversão parcial é tudo o de que necessitamos para sermos vitoriosos como cristãos. No entanto, em nossa caminhada neste mundo, enfrentamos tentações e confrontos com os poderes das trevas, para os quais nossa conversão parcial não está preparada, pois é insuficiente. É preciso que clamemos ao Céu por porção dobrada, ou multiplicada, do poder do alto, para poder sairmos como vencedores de duras provas que nos atacam. Em nossa limitada conversão seremos derrotados. Somente uma entrega da alma a Deus, sem reservas e sem limites, para que nossa alma seja morada do Espírito de Deus, é que nos habilitará a confrontar as forças malignas. E, em nosso corre-corre pelo pão de cada dia, corremos em busca de coisas materiais, muitas delas boas e necessárias, mas caímos no erro de relegar a presença do Espírito em nós a um segundo plano. Então, tolamente lutamos contra as tentações fazendo uso de nossa limitada espiritualidade. O CAMINHO DA VITÓRIA passa, obrigatoriamente, pela IMERSÃO DO CRENTE NO ESPÍRITO DE DEUS, e pela IMERSÃO DO ESPÍRITO DE DEUS NO CRENTE (João 15:1 a 5).

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário