segunda-feira, 19 de março de 2012

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 12

 

LIÇÃO  12

 

HISTÓRIAS DE AMOR

 

Verso para memorizar: "Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: 'Com amor eterno te amei; também com amorável benignidade te atraí" Jeremias 31:3.

 

LEITURAS BÍBLICAS DA SEMANA: Gênesis 2:21 a 25; Êxodo 20:5; Isaías 43:4; Isaías 62:5; Cantares (todo o livro); João 2:1 a 11.

 

INTRODUÇÃO

 

"Deus é amor." I João 4:8. Todas as belas histórias da Bíblia que são motivadas pelo amor, e nas quais Deus está diretamente envolvido, nada mais são do que uma revelação do caráter de Deus, na história e na vida de pessoas que aprenderam a amar ao Senhor. Amor inspira amor e motiva amor. Amor inspira respeito e obediência e motiva respeito e obediência. Deus deseja que a história do relacionamento dEle com Sua Igreja na Terra seja uma bela e permanente história de amor.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 18 de março.

 

O PRIMEIRO ROMANCE

 

Leitura bíblica do dia: Gênesis 2:21 a 25.

 

"Então o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomou ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une a uma mulher, tornando-se os dois uma só carne." Gênesis 2:21 a 24.

 

Esta foi a primeira grande história de amor na Terra. Adão amava Eva, e esta correspondia ao amor de Adão. Foi amor à primeira vista. E Deus ficou feliz ao contemplar o resultado de Sua obra. Talvez este tenha sido o único casamento que Deus realizou na Terra diretamente. Ele formou a mulher a partir de uma costela de Adão, e lha entregou. Eva era uma linda mulher, de corpo e mente perfeitos. Deus cria tudo perfeito, e assim fez Eva. Eles foram muito felizes, até que o Diabo se meteu no meio e estragou a perfeição do amor deles, pois uma das funções básicas do Pecado é quebrar os relacionamentos humanos. Depois do Pecado de Adão e Eva, o relacionamento entre eles não mais continuou perfeito, mesmo eles se amando muito.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 19 de março.

 

ROMANCES BÍBLICOS

 

Leitura bíblica do dia: Gênesis 16; 25; 28; 29.

 

O livro de Gênesis narra as histórias de vários romances acontecidos entre pessoas que faziam parte do Povo de Deus na Terra. O amor de Abraão e Sara; de Isaque e Rebeca; de Jacó e Raquel. É verdade que esses "romances" entre esses personagens bíblicos não seguiram alguns padrões de comportamento e conduta que seguem os romances de hoje. Eles seguiam um estilo mais contido, mais comedido. Era comum naqueles tempos antigos que o pai do noivo escolhesse uma noiva para ele. Não havia um tempo de namoro, para se conhecerem, e depois vinha o noivado e o casamento. Devia haver um pequeno tempo de preparo da moça, e logo o pai da moça entregava sua filha em casamento ao filho da pessoa que fez com ele o contrato nupcial. O que os pais decidissem entre eles (o pai do noivo e o pai da noiva) ficava decidido. Era uma questão de honra à palavra dada. Às vezes, o amor fazia parte do assunto, mas nem sempre. O caso de Jacó e Raquel fugiu um pouco dos padrões costumeiros, pois Jacó estava sozinho, longe de casa, e, por questões que já sabemos, ele não podia voltar para a casa de seu pai, para lhe pedir que fosse falar com o pai de Raquel. Também não havia telefone, nem e-mail, para fazerem contato entre as famílias. Quando Jacó viu Raquel, apaixonou-se por ela de imediato e a desejou como esposa. Os arranjos foram feitos entre ele mesmo, Jacó, e o pai da moça, Labão, homem de caráter bem fraco, um estelionatário de primeira linha. Mas Jacó casou-se e foi feliz com Raquel, sempre na medida do possível para as circunstâncias da época. Jacó teve de casar-se também com Lia, irmã de Raquel, forçado que foi pelos planos enganosos de seu sogro, Labão. No fim, tudo se arranjou, e Jacó ficou com as duas irmãs. Mas seu amor por Raquel era insubstituível.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 20 de março.

 

O AMOR DE DEUS

 

Leitura bíblica do dia: Êxodo 20:5; Isaías 43:4; 62:5; Ezequiel 16:1 a 15; Jeremias 31:3; Apocalipse 21:9.

 

""Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: 'Com amor eterno te amei; também com amorável benignidade te atraí" Jeremias 31:3.

 

"Visto que foste precioso aos Meus olhos, digno de honra, e Eu te amei, darei homens por ti e os povos, pela tua vida." Isaías 43:4.

 

"Porque como o jovem desposa a donzela, assim teus filhos te desposarão a ti; como o noivo se alegra da noiva, assim de ti se alegrará o teu Deus" Isaías 62:5.

 

Lendo a Bíblia do Gênesis ao Apocalipse, descobrimos o quanto Deus ama a raça humana, mesmo que esta tenha se metido em encrenca, pecando contra o Senhor. Na Terra, Deus tem um amor bem especial por Seu Povo fiel. Paulo afirma que "Deus prova o Seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores." Romanos 5:8. E Jesus declarou: "Porque Deus amou ao mundo [aos humanos] de tal maneira, que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" João 3:16. Deus não apenas nos ama, mas Ele "prova" que nos ama. E a maior prova de amor que Deus nos deu foi ter entregue Seu Filho, Jesus Cristo, para morrer por nós, nós que éramos seus inimigos e não O amávamos. Quer maior prova de amor do que esta? Não existe nem pode ser dada por ninguém!

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 21 de março.

 

UM LIVRO DE ROMANCE

 

Leitura bíblica do dia: Leia o livro de CANTARES DE SALOMÃO.

 

O livro de Cantares de Salomão narra uma bela história de amor que se passa num ambiente bucólico, campesino, envolvendo uma jovem esposa e seu jovem esposo. Foi um amor físico, emocional, espiritual. O noivo conta o quanto se sentia bem ao se encontrar com sua jovem esposa. Ele narra alguns detalhes até certo ponto picantes do relacionamento deles. Talvez seja apenas aqui, neste livro de Cantares, que o texto da Bíblia permite apresentar uma terminologia sexual tão veraz e aberta, sem censuras. Vale a pena ler todo o livro, e verificar como esse jovem casal era feliz em seu amor conjugal. O livro é escrito em forma poética, e isto facilita ainda mais os elementos emocionais e românticos da apresentação. Este (o livro de Cantares de Salomão), sim, é um verdadeiro livro de romance, mas não de um romance imaginário, apenas desejado, sentimentaloide, como foram os romances escritos na chamada ESCOLA ROMÂNTICA da literatura mundial e brasileira, entre 1810 a 1870. Este é um amor real, físico e emocional, entre um homem e uma mulher que temiam a Deus e se união sob a proteção de Deus.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 22 e 23 de março.

 

JESUS E O ROMANCE

 

Leitura bíblica do dia: João 2:1 a 11.

 

Jesus começou o Seu ministério em uma FESTA DE CASAMENTO de um parente de Maria. Jesus não se esquivava desses momento sociais, mas os aproveitava para revelar aspectos importantes do Reino do Céu. Ali, na festa de casamento acontecida em Caná, na Galileia, houve falta de vinho no auge da festa, e Maria apelou para Jesus. Ela queria que Ele desse um jeito, Naqueles tempos, uma festa de casamento durava cerca de sete dias. Portanto, o consumo de vinho era muito grande. Não era obra principal de Jesus, ao vir à Terra, criar vinho para festas de casamento. No entanto, atendendo ao pedido de Sua mãe, Ele agiu rápido, e transformou água em vinho, para que a festa não se transformasse em um motivo de vergonha e decepção para os noivos, seus parentes e os convidados. Não sabemos se Ele fez isto outra vez, mas creio que não.

 

Quando falamos em ROMANCE, a tendência natural é se pensar em livros de romance, alguns deles bem inadequados para os cristãos lerem, tal o conteúdo obsceno e inadequado para um boa formação moral dos jovens cristãos. Também a tendência dos romances, escritos ou em forma de novelas e filmes, é criar um mundo imaginário, vago, irreal, onde tudo dá certo no final, uma espécie de romanceamento da vida real, a qual, em si mesma, traz para os que a vivem momentos bem difíceis, e até trágicos. Nem tudo termina bem neste mundo, na vida real. Nossa juventude precisa ser preparada para a vida real, onde vai-se defrontar com tentações reais, pecados reais, e uma real competição pela faculdade e pelos empregos disponíveis. Fazer dos romances uma base de apoio para se aprender a viver em um mundo real não é a melhor maneira de nossa juventude se preparar neste mundo, para ser vitorioso, e dar ao mundo um belo testemunho de sua fé em Jesus. Mas a vida real sem romance nenhum também não é agradável.

 

Neste mundo, precisamos manter uma verdadeira história de amor com Jesus. Precisamos estar apaixonados por Jesus. O princípio divino desse "romance" bíblico é: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de todas as tuas forças e com todo o teu entendimento; e amarás ao teu próximo como a ti mesmo." Mateus 22:34 a 40. E se o cristão não estiver apaixonado por Jesus, não vai viver de maneira intensa esse AMOR citado acima.

 

Nunca se esqueça de que tudo o que é feito com amor e por amor sai bem feito, quando se segue o amor conforme ensinado por Deus.

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

Diretor do Site Missionário: www.averdaderevelada.com.br 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário