domingo, 20 de maio de 2012

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO

LIÇÃO 8

 

PREPARAÇÃO PARA EVANGELIZAR

E TESTEMUNHAR

 

VERSO PARA MEMORIZAR: "Disse Jesus: 'Sigam-Me, e Eu os farei pescadores de homens'" (Mateus 4:19, NVI).

 

Leituras da semana: Mateus 4:19; 11:1-11; 10:1-14; 1 Pedro 5:8; 2 Pedro 3:9.

                                                   

Pensamento-chave: Por mais importante que seja o treinamento adequado, precisamos primeiramente estar fundamentados em nosso relacionamento com Jesus, para que estejamos "devidamente habilitados" para testemunhar com eficácia em favor de nossa fé.

 

INTRODUÇÃO

 

O prepara de uma pessoa para Evangelizar e Testemunhar acontece em duas frentes: (1) O preparo intelectual; (2) O preparo espiritual. O preparo intelectual faz com que o obreiro (missionário) penetre no domínio da doutrina bíblica que vai ensinar às pessoas. Precisar ser um eficiente estudante da Bíblia Sagrada, visando conhecer em detalhes todas as doutrinas que sua igreja prega. No preparo espiritual, ele vai se capacitar para ser uma testemunha do que Deus faz na vida de uma pessoa, transformando-a completamente, fazendo-a ser uma "nova criatura", conforme João 3:1 a 16 e II Coríntios 5:17. A pessoa convertida, espiritual, é aquela que se entregou a Jesus para ser discípulo, e vive, pela fé, na dependência de Deus. Uma pessoa que foge do pecado, pois sabe que vive um processo diário de santificação. Portanto, esses dois preparos – o intelectual e o espiritual – são fundamentais a um missionário que deseja alcançar bons resultados na conquista de almas. 

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 20 de maio.

 

NECESSIDADE DE TREINAMENTO

 

Leitura bíblica do dia: Mateus 9:37; Efésios 4:11 e 12;  Mateus 4:19; Marcos 1:17; Mateus 28:19.

 

Em qualquer área de atuação, todos precisam de treinamento. Quem se recusa a treinar de maneira decidida e intensa, caminha para o fracasso naquilo que se propõe fazer. Portanto, se você deseja fazer um excelente trabalho na Obra de Deus, quer como obreiro assalariado, quer como obreiro voluntário, tem de treinar de maneira intensa, visando alcançar os objetivos desejados. Quem não treina para vencer, para se superar, caminha certamente em direção ao fracasso no que faz ou pretende fazer.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 21 de maio.

 

APRENDENDO PELA OBSERVAÇÃO

 

Leitura bíblica do dia: Mt 14:13-21; Mc 6:30-44; Lucas 9:10-17; João 6:1-14.

 

Leia também:  de Ellen White, O Desejado de Todas as Nações, p. 364-371.

 

As pessoas que têm facilidade de aprender pela observação constante daquilo que outros estão fazendo terão muito maior facilidade em se desenvolver e aperfeiçoar no que faz. Portanto, é importante você ficar atento, observando as pessoas que pregam em sua igreja, para aprender a pregar melhor; acompanhar irmãos que são competentes em dar estudos bíblicos, e prestar atenção nos métodos que eles empregam, para aprender com eles. Observe sempre, prestando atenção nos detalhes. Porém, quando chegar sua vez de fazer as coisas, não tente ser imitador de outras pessoas. Crie seu próprio estilo, mesmo tendo aprendido de outras pessoas. Faça sempre o seu melhor, e glorifique a Deus com sua vida e talentos. Se sabe, seja humilde para aprender um pouco mais até com os que sabem menos que você. Alguém declarou: "Cada pessoa é diferente de mim em alguma coisa; e nisso eu aprendo com ela."

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 22 de maio.

 

APRENDER FAZENDO

 

Leitura bíblica do dia: Mateus 10:1 a 14. Lucas 10:1 a 11.

 

Muitas pessoas passam a vida desejando fazer coisas, mas nunca começam a fazê-las. Logo, não conseguem realizar as coisas nas quais ficam pensando a vida inteira.

 

Quer desenvolver um projeto, realizar uma obra especial? Então comece. Analise o projeto, junte-se às pessoas certas, as quais o/a ajudarão na execução de seu projeto. Porém tem de começar. Ficar somente na boa intenção e nunca tornar concreto aquilo que se encontra no campo das ideias, não leva uma pessoa a lugar nenhum, a realização nenhuma, além de causar tremenda frustração, e uma terrível sensação de incapacidade. Quer aprender a pregar? Comece a fazer um curso de oratória e homilética; quer aprender a dar estudos bíblicos, pegue um curso bíblico de sua igreja, estude-o profundamente, e se junte a uma pessoa que já é experiente no assunto. Depois, comece você mesmo a dar estudo bíblico; quer ser um professor de Escola Sabatina? Então comece se associando a um professor tarimbado e aprenda com ele. Tudo pode ser aprendido e realizado, desde que a pessoa interessada se entregue à tarefa que deseja tanto realizar.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 23 de maio.

           

APRENDENDO COM AS FALHAS (os erros)

 

Leitura bíblica do dia: I Pedro 5:8; Lucas 10:17 com Mateus 17:14-20.

 

Muitas pessoas deixam de começar um bom projeto porque têm medo de errar ao executá-lo. Então cometem o erro de não o fazer, e passam a vida se lastimando porque não o fizeram.

 

Só erra quem tenta fazer alguma coisa. Outros erram por nunca tentar fazer algo novo, diferente. Errar faz parte da aprendizagem, desde quando começamos a andar e a falar. O segredo é sempre tentar outra vez, nunca desanimando, nem desistindo. Os grandes inventores erram muitas vezes, antes de conseguirem o que pretendiam inventar. No entanto, cada vez que erram, descobrem como "não fazer" aquilo que pretendem fazer. Então começam de novo, a partir do ponto em que erraram, e buscam novas maneiras, novas abordagens a fim de conseguirem realizar o que intentam fazer. Se erram outra vez, tentam outra vez, até que conseguem. As pessoas que veem o produto final, já pronto, nem imaginam quantas tentativas frustradas estão por trás daquele feito! Se eles tivessem desistido logo que erraram, não teríamos à nossa disposição tanta coisa boa, bonita e útil, além de necessária, que usamos em nosso dia a dia. A mesma coisa acontece com quem prega a Palavra, ou com quem ensina de casa em casa a Palavra de Deus. Todo começo é sempre mais difícil, e o obreiro se expõe muito a receber críticas por suas falhas e erros, durante a aprendizagem. Depois, superadas as falhas, vêm os elogios pela bela obra realizada. Sempre vale a pena tentar fazer algo da melhor maneira possível, mesmo que para isto tenha de repetir a mesma atividade tantas vezes quantas forem necessárias. Os que não têm medo de errar, enquanto fazem alguma coisa boa e útil, são os que melhor se preparam para não errar outra vez nas coisas que fazem, tanto na vida profissional, como na vida religiosa, ao evangelizar, pregar e testemunhar da fé em Jesus, dentro e fora de sua igreja.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 24 e 25 de maio.

                                           

APRENDENDO COM O SUCESSO

 

Leitura bíblica do dia: 2 Pedro 3:9; 1 Coríntios 3:6; João 15:5.

 

Existem dois perigos para a pessoa que alcança o sucesso (prefiro a palavra "êxito"):  (1) Achar que não tem mais o que aprender com outras pessoas; (2) Pensar que se tornou imune a erros e falhas.  O chamado "sucesso" costuma ser um terreno muito escorregadio para quem o alcança. Um dos maiores perigos é a vanglória, a soberba, a falsa ideia ou impressão que se está acima e além das outras pessoas. Essa autoglorificação é uma rota direta para o inferno e a perdição eterna. Não é pecado alguém alcançar o "sucesso" (êxito, destaque, aplauso) naquilo que realiza. Isto faz muito bem ao ego. No entanto, "quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus" I Coríntios 10:31. E "aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é aprovado [por Deus, embora o seja pelos homens] quem a si mesmo se louva; e, sim, aquele a quem o Senhor louva" II Coríntios 10:17 e 18.

 

Portanto, irmão, não tenha vergonha de ter sucesso no que faz, para os homens ou para Deus. Mas lembre-se sempre de que a GLÓRIA e o LOUVOR por seu sucesso (êxito) profissional, ou espiritual, ou social, ou esportivo, ou financeiro, devem ser dados ao Deus de toda a Graça, pois foi a Graça de Deus que possibilitou a você dons e dádivas para que você chegasse ao sucesso, além, é lógico, da sua entrega total ao empreendimento no qual se envolveu, quer seja material-profissional, quer seja religioso-espiritual. Que Deus seja louvado. Jesus ensinou: "Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que veja as vossas boas obras [as boas ações; os bons empreendimentos], e GLORIFIQUEM A VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS" Mateus 5:16, comentários nossos interpostos.

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

Site Missionário: www.averdaderevelada.com.br 

E-mail para contatos: otoniel.carvalho@hotmail.com

tonycarva.2012@hotmail.com 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário