domingo, 15 de julho de 2012

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 3 DA ES

LIÇÃO  3

 

TESSALÔNICA NOS DIAS DE PAULO

 

 

Verso para memorizar: "Embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas." I Coríntios 9:19, NVI.

 

LEITURAS BÍBLICAS DA SEMANA: João 11:48 a 50; I João 2:15 a 17; I Coríntios 9:19 a 27; João 3:3 a 8; I Coríntios 16:19.

 

INTRODUÇÃO

 

A lição desta semana vai tratar dos elementos históricos vivenciados pelos cidadãos de Tessalônica, anos antes que Paulo ali chegasse com a pregação do Evangelho de Cristo.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 15 de julho.

 

OS ROMANOS CHEGAM A TESSALÔNICA

 

Leitura bíblica do dia:  João 11:48 a 50.

 

A declaração de Caifás, sumo sacerdote judeu que comandou o processo de entrega de Jesus ao poder romano, para que o Mestre da Galileia fosse morto, ilustra muito bem que tipo de política ele seguia: "Convém que morra um só homem pelo povo, e que não venha a perecer toda a nação" João 11:50. Não entendia ele que era exatamente a morte daquele Único Homem especial, Jesus, o Messias, que salvaria da morte toda a nação chamada Israel. Tudo o que eles queriam ao entregar Jesus aos romanos, para morrer, que era salvar toda a nação, teve efeito contrário. No ano 70AD, o mesmo Império Romano invadiu Jerusalém, queimou o templo e destruiu a nação chamada Israel.

 

A cidade foi construída por determinação de Cassando, em 316 a.C., que lhe deu o nome da sua esposa, Tessalônica, meia-irmã de Alexandre Magno. Esta fora assim chamada por seu pai, Filipe II da Macedônia, por ter nascido no mesmo dia da vitória (νίκη, níkē, em grego antigo) dos macedônios sobre os tessálios.

O nome alternativo Salonica, antigamente mais comum e usado em vários idiomas europeus, deriva da variante Σαλονίκη (Saloníki) em grego popular. Foi a capital de um dos quatro distritos romanos da Macedônia, governada pelo pretor Fabiano, a partir de 146 a.C.. Na sua segunda viagem missionária,  Paulo pregou na sua sinagoga, lançando as bases de uma das mais marcantes igrejas da época, e destinou-lhe duas das suas epístolas. A animosidade contra Paulo, por parte dos judeus da cidade, levou-o a fugir para Bereia. Posteriormente, escreveu a Primeira Epístola aos Tessalonicenses e a Segunda Epístola aos Tessalonicenses. Em 388, a cidade foi palco do Massacre de Tessalônica, quando, por ordem do imperador Teodósio I, 7000 pessoas foram assassinadas por se revoltarem contra o general Buterico e outras autoridades romanas. (Wikipédia, na Internet).

 

Em Tessalônica, uma das facções em luta entregou-se aos romanos, em 168AC, e pediu a Roma que dirigisse os destinos da nação. Roma assumiu o controle de Tessalônica e não houve toda a liberdade que eles imaginavam que teriam.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 16 de julho.

 

UMA RESPOSTA PAGÃ A ROMA

 

Leitura bíblica do dia: I João 2:15 a 17; Eclesiastes 2:1 a 11.

 

"Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo o que há no mundo, a concupiscência [cobiça] da carne, a concupiscência dos olhos [o que os olhos veem e desejam] e a soberba da vida [as vaidade que a vida humana busca, para satisfazer aos desejos de uma natureza humana carnal pecaminosa], não procedem do Pai [não têm sua origem no Deus Eterno]. Mas procedem do mundo [têm sua origem na carnalidade humana]. Ora, o mundo passa [tudo o que serve apenas a esta vida presente, é passageiro], bem como a sua concupiscência [a cobiça dessas coisas mundanas, passageiras]; aquele, porém, que faz a vontade de Deus [que age como Deus manda] permanece eternamente [terá a vida eterna]" I João 2:15 a 17, comentários interpostos nossos.

 

Os tessalonicenses confiaram seu destino a Roma, em vez de o confiar ao Deus Eterno. Roma poderia lhes dar "o mundo, e tudo o que no mundo existe". Mas Roma jamais poderia conduzir os tessalonicenses a Deus, para a salvação. Isto somente lhes veio muitos anos depois, quando Paulo chegou até eles com a mensagem da Salvação somente em e por Jesus, o Filho de Deus.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 17 de julho.

 

O EVANGELHO COMO PONTO DE CONTATO

 

Leitura bíblica do dia: I Coríntios 9:19 a 27.

 

O melhor que pode acontecer a uma pessoa, cidade ou nação, é entrar em contato com o EVANGELHO de Cristo. Nada há que seja melhor para a felicidade humana do que uma pessoa entrar em contato com Jesus e, em Cristo, encontra Justificação, Salvação e Vida Eterna. Não existe dinheiro que compre algo semelhante a isto. Coisa nenhuma no mundo pode conduzir o homem a uma felicidade semelhante a esta. Quem vive sem o Evangelho de Cristo, vive sem o próprio Cristo. Vive entregue a si mesmo, presa fácil de todos os poderes de perdição que dominam este mundo mal: Satanás, o Pecado e a Morte. Vive cobiçando coisas e pessoas, imaginando que a posse de coisas e pessoas lhes trará a tão sonhada felicidade. Muitos ganham dinheiro, muito dinheiro, mas descobrem que continuam infelizes; outros conseguem fama, e recebem os aplausos humanos, mas se sentem vazios, tristes e infelizes. No entanto, pessoas que quase nada possuem deste mundo, mas se encontraram com Jesus, e a Ele se entregaram para ser servos e discípulos, riem e cantam de alegria e felicidade, pois acharam o maior tesouro de suas vidas, o que os faz eternamente felizes, mesmo continuando tendo pouca coisa deste mundo amaldiçoado.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 18 de julho.

 

PAULO. O PREGADOR DE RUA

 

Leitura bíblica do dia: Atos 17:17; 19:9 e 10.

 

"Por isso, dissertava [Paulo] na sinagoga entre os judeus e os gentios piedosos, TAMBÉM NA PRAÇA, TODOS OS DIAS, entre os que se encontravam ali" Atos 17:17, grifos nossos.

 

Paulo, como pregador, não era nada tímido. Sempre que ele encontrava uma ocasião para pregar o Evangelho, Paulo aproveitava essa oportunidade, quer fosse em um ambiente fechado, como a sinagoga dos judeus, quer fosse em praça pública. Sempre que Paulo via que o local era adequado para pregar o Evangelho, e a ocasião favorecia essa pregação, Paulo iniciava sua obra pública de testemunhar de Jesus. Nem sempre as autoridades locais ficavam passivas diante desse ato ousado de Paulo. Mas nada o intimidava, nem o acovardava. Ele era sensível às oportunidades que surgiam. Em Tessalônica foi assim, e também em outras cidades.

 

Este é um exemplo a ser seguido pelos adventistas hoje. Onde houver pessoas dispostas a ouvir o evangelho, devem os adventistas ser ousados e corajosos para lhes anunciar Jesus Cristo como Salvador. Esse trabalho pode ser feito mediante pregação audível, ou pode ser feito pela distribuição de panfletos e livros missionários, os quais anunciem o Evangelho da salvação em Jesus. Também as mídias sociais, tais como Facebook, Twitter, Orkut, celular e outros meios devem ser usados com sabedoria.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 19 e 20 de julho.

 

IGREJAS NOS LARES

 

Leitura bíblica do dia: Romanos 16:5; I Coríntios 16:19; Filemon 1 e 2.

 

A Igreja, como comunidade de pessoas salvas pela Graça de Deus e justificadas pela fé em Jesus, começou suas reuniões em casas de família. Começou como um PEQUENO GRUPO DE CRENTES. O único templo que havia em Jerusalém não era apropriado para as reuniões dos cristãos, e os judeus se opunham a eles. A sinagoga era dos judeus, e estes não se davam bem com os cristãos. Portanto, somente restavam aos cristãos os lares dos judeus já convertidos ao Cristianismo. Depois, quando o Evangelho chegou ao ambiente greco-macedônio, e pessoas dentre os gentios se converteram em discípulos de Jesus, alguns desses gentios convertidos ofereceram sua casa como lugar de reunião e culto para os cristãos do local.

 

Faz alguns anos, a Igreja Adventista do Sétimo Dia desenvolveu um projeto missionário chamado LARES ABERTOS. Nesse projeto, alguns adventistas convidavam seus vizinhos, abriam sua casa e chamavam um pregador. Começava naquela casa um PONTO DE PREGAÇÃO.     Um LAR ABERTO para a pregação do Evangelho aos vizinhos daquela família. Isto foi o embrião dos Pequenos Grupos, mas possuía objetivo unicamente missionário. O Pequeno Grupo avança na proposta, e trabalha com a conservação na fé dos que já são membros da Igreja; além de servir como ponto de pregação evangelística aos ainda não convertidos. Em ambos os projetos, o ideal é sempre nobre: Levar pessoas a entrar em contato com Jesus, e em Cristo encontrar a salvação e a vida eterna.

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

Diretor Geral do site missionário www.averdaderevelada.com.br 

E-mail para contatos: otoniel.carvalho@hotmail.com

 

ENCOMENDE ESTE  LIVRO QUE ESTAMOS CONCLUINDO:

 

"REAVIVAMENTO E REFORMA DO SÁBADO" nos ministérios de Isaías, Jeremias, Ezequiel, Neemias e da Igreja Adventista do Sétimo Dia. 

 

São mais de duzentas páginas de orientações espirituais, as quais têm a santificação do Sábado bíblico como foco. Encomende logo o seu, pela Internet, no e-mail acima. Preço:  R$ 40,00.  O pagamento é feito por meio de depósito em conta. Entre em contato conosco.

 

 

 

 

 

5 comentários:

  1. me clamou muito a minhã atenção foi quando paulo fez indagações a respeitos deles.ficou trabalhando com eles. é ao sábados ia a sinagoga pregar ao Judeus, gregos.me chamou atenção que muita vezes no meu dia a dia, a oportunidade que perdi no meu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. agora; louvado seja a DEUS .mudei muito depois que comecei a visitas igreja. onde eu chego mão sei fica sem falar desse DEUS maravilhoso. mais que perdi muita oportunidade perdi.

    ResponderExcluir
  3. Paulo mesmo no meio de sofrimento ,Ele não fechou sua boca.
    nesta semana estou atravessando momentos de sair para um lugar bem longe e fica só eu e DEUS.pois comemoraram meu aniversario, e agora o filho esta em guerra com o cunhado .não tenho outra COISA A FAZER SENÃO A ORAR.

    ResponderExcluir
  4. minha internet e muito lenta .tem dia que fico semanas sem consegui abrir o twitter.não sei por que! musica nem pensar,.

    ResponderExcluir
  5. peço oração esta semana minha nente esta só DEUS pra me da forca.

    ResponderExcluir