domingo, 18 de novembro de 2012

COMENTÁRIO TEOLÓGICO

LIÇÃO 8

 

A IGREJA A SERVIÇO DA HUMANIDADE

 

Verso para memorizar: "Escrevo-te estas coisas esperando ir ver-te em breve, para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade" I Timóteo 3:14 e 15.

 

Leitura Bíblica da Semana: Romanos 16:5; I Coríntios 1:2; I Pedro 2:9; Mateus 28:19 e 20; João 17:21 e 22; Atos 15:1 a 29.

 

INTRODUÇÃO

 

Ellen White escreveu com muita sabedoria:

 

"A Igreja é o instrumento apontado por Deus para a salvação dos homens. Foi organizada para servir, e sua missão é levar o Evangelho ao mundo. ...A Igreja é a depositária das riquezas da Graça de Cristo; e pela Igreja será a seu tempo manifesta, mesmo aos 'principados e potestades nos céus' (Efésios 3:10), a final e ampla demonstração do amor de Deus. ...A Igreja é a fortaleza de Deus, Sua cidade de refúgio, que Ele mantém num mundo revoltado." Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, págs. 9 e 11.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 18 de novembro.

 

A NATUREZA DA IGREJA (parte 1)

 

Leitura bíblica do dia: Romanos 16:5. I Coríntios 16:19. I Coríntios 1:2. Gálatas 1:2. Atos 9:31.

 

O termo IGREJA vem do grego "ekklesia". A ideia por trás desse termo é de uma "comunidade" em movimento de saída. A preposição grega "ék"= de, indicando um movimento de saída, juntou-se ao verbo grego "klerô"= chamar. Etimologicamente, o termo "ekklesia" significaria uma comunidade em movimento de saída de um lugar em direção a outro lugar. A mesma ideia está presente na palavra "êxodo", que é formada por "ék"= de, indicando saída, que se juntou ao termo grego "rodós"= caminho, indicando que o termo "êxodo" significaria "saída" (exit, em inglês); ou, numa linguagem bem simples, "pegar a estrada". Apocalipse 18:4 sugere: "Sai dela, povo meu..."; ou seja, "sai do mundo, minha comunidade de salvos pela Graça e justificados pela fé em Jesus".

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 19 de novembro.

 

A NATUREZA DA IGREJA (parte 2)

 

Leitura bíblica do dia: Deuteronômio 14:2. I Pedro 2:9. Romanos 12:5. I Coríntios 12:27. Efésios 1:22 e 23.

 

"Vós, porém, sois raça [pessoas] eleita [s], sacerdócio real, nação [povo, comunidade] santo, povo [pessoas] de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes [povo missionário; uma comunidade de crentes em missão] as virtudes dAquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz" I Pedro 2:9, com interpolações nossas.

 

Pedro tomou a ideia contida em Êxodo 19:5-6, e a aplicou à Igreja, no Novo Testamento. As questões geográficas e étnicas (raciais) são suprimidas no Novo Testamento, pois a Igreja (ekklesia) é uma COMUNIDADE de pessoas salvas pela Graça de Deus, justificadas pela fé em Jesus, pessoas estas vindas de todos os povos  e de todas as regiões da Terra. Judeus e gentios salvos pela Graça de Deus se encontram como irmãos na Igreja, unidos pela fé em comum e pelo amor.  

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 20 de novembro.

 

A MISSÃO DA IGREJA

 

Leitura bíblica do dia: Mateus 28:19 e 20. Marcos 16:15 e 16. Atos 1:8. Efésios 4:11 a 13. Mateus 10:5 a 8. Tiago 1:27. Apocalipse 14:6 a 12. Ap 22:17.

 

A IGREJA fundada por Jesus Cristo é uma COMUNIDADE EM MISSÃO. Não uma comunidade em exibição, mas em missão. Ellen White foi muito clara ao afirmar esta verdade. Reproduzimos aqui o texto dela anotado na "introdução" a este comentário:

 

"A Igreja é o instrumento apontado por Deus para a salvação dos homens. Foi organizada para servir, e sua missão é levar o Evangelho ao mundo. ...A Igreja é a depositária das riquezas da Graça de Cristo; e pela Igreja será a seu tempo manifesta, mesmo aos 'principados e potestades nos céus' (Efésios 3:10), a final e ampla demonstração do amor de Deus. ...A Igreja é a fortaleza de Deus, Sua cidade de refúgio, que Ele mantém num mundo revoltado." Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, págs. 9 e 11.

 

Os cristãos que se recusam a cumprir a MISSÃO da Igreja dificilmente permanecerão nela por muito tempo. E se ficarem, não terão vida espiritual sólida, pois não entendem nem praticam a MISSÃO definida por Jesus. Serão como zumbis, perambulando pelas igreja, mas sem comprometimento missionário.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 21 de novembro.

 

A UNIDADE DA IGREJA

 

Leitura bíblica do dia: João 17. Efésios 4:11 a 13. Romanos 15:5 e 6. I Coríntios 1:10. II Coríntios 13:11.

 

"Há somente um CORPO [a Igreja; a comunidade dos crentes] e um ESPÍRITO; como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos" Efésios 4:4 a 6.

 

Leia com muita atenção: I Coríntios 12. Efésios 2:11 a 22. Efésios 4:11 a 13. Todos esses textos falam da IGREJA como sendo uma unidade, dirigida por uma só Cabeça: Jesus Cristo. Existe no Apocalipse uma outra comunidade, com "sete cabeças e dez chifres" (leia Ap 13:1 a 10), mas esta não é a IGREJA do Deus vivo; é uma concorrência à Igreja do Deus vivo. Se você, meu irmão, não aceita as normas e princípios definidos nos textos acima para a unidade da Igreja, certamente se bandeará para a comunidade de Ap 13:1 a 10, aquelas com muitas cabeças.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 22 e 23 de novembro.

 

ADMINISTRAÇÃO DA IGREJA

 

Leitura bíblica do dia: Atos 15:1 a 29. Efésios 4:11 a 13. Atos 6:1 a 10.

 

Deus mesmo estabeleceu líderes e autoridades visíveis, humanos, para dirigirem e administrarem Sua Comunidade, Sua Igreja, Seu povo. Ele fez isso desde a era patriarcal, antes mesmo do estabelecimento do Povo de Israel. Quando Israel saiu do Egito, Deus definiu Moisés como líder principal e Arão como líder associado. Morto Moisés, Josué, que já havia sido escolhido por Deus, ocupou a liderança de Israel. E foi assim durante todo o Antigo Testamento. Nos tempos do Novo Testamento, Jesus inicia Seu ministério pastoral em Israel escolhendo os DOZE APÓSTOLOS, os quais iriam liderar a IGREJA depois que Jesus voltasse para o Céu. Depois, o Espírito Santo apoiou e aprovou a escolha dos SETE DIÁCONOS (Atos 6). Paulo fala em "bispos" e "presbíteros" que estariam administrando a Igreja em seu tempo.

 

Não deve existir jamais a "IGREJA DO EU SOZINHO", na qual um homem só é seu dono, seu líder, seu administrador, como vemos em algumas igrejas de destaque na atualidade, dominando os programas televisivos. Tais igrejas são mais conhecidas como "a igreja do bispo tal...", ou "a igreja do missionário qual...". Mas nenhuma delas é conhecida como A IGREJA, tendo a JESUS como cabeça e Líder maior.

 

Nossos pastores, em todos os níveis da obra adventistas, e também nossos anciãos de igrejas locais, precisam ter muito cuidado para não se empolgarem demais com o poder que a IGREJA lhes confere. Jamais devem agir por conta própria, como se fossem eles a Cabeça da Igreja, local ou mundial. Nenhum deles deve se esquecer de aceitar JESUS como CABEÇA da Igreja. Nenhum deles deve deixar de submeter a Jesus a liderança que exerce na IASD. Se o fizer, agirá por conta e risco de sua própria salvação.

 

Que Deus tenha piedade dos nossos dirigentes e dos dirigidos.

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

E-mail para contato: otoniel.carvalho@hotmail.com 

Diretor do site missionário: www.averdaderevelada.com.br 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário