terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO 8 DA ES


LIÇÃO 8

 

O FRUTO DO ESPÍRITO É...FIDELIDADE

 

Verso para Memorizar: "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos." Gálatas 6:9.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Mateus 25:1 a 13; Lucas 16:10; I Tessalonicenses 5:23 e 24; II Timóteo 3:1 a 5; Hebreus 11.

 

INTRODUÇÃO

 

FIDELIDADE é uma palavra muito usada no linguajar evangélico. Está ligada à fé, à esperança, à determinação de perseverar fiel a Deus e aos valores éticos-morais-espirituais  propagados pelas Escrituras Sagradas. FIDELIDADE é fruto da obra do Espírito Santo na vida do crente. Há uma tendência natural do homem, motivada por sua natureza pecaminosa, de transigir com o pecado. O homem, em seu natural, ama o pecado e sente prazer em pecar. No entanto, ao passar pelo Novo Nascimento, e ser implantada nele uma Nova Natureza, ou natureza espiritual, seu diálogo com Deus aumenta e ele, como pessoa convertida, vive para Deus, procura manter-se fiel a Deus e à Bíblia. Trava-se, portanto, dentro do homem crente uma GUERRA DE NATUREZAS: "A carne [natureza carnal] milita contra o Espírito [natureza espiritual] e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer [natural]" Gálatas 5:17, interpolação nossa. A predominância da VONTADE ESPIRITUAL, motivada pela Natureza Espiritual, leva o cristão a ser vencedor sobre Satanás e o Pecado. A predominância da VONTADE CARNAL, motivada pela Natureza Pecaminosa, leva o cristão a ser um infiel, apóstata e estar sempre dominado pelo pecado.

 

a Lição desta semana vai discutir esta temática. Fique atento aos detalhes!

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 14 de fevereiro.

 

DEUS É FIEL

 

Leitura Bíblica: Salmos 89:2, 8 e 33; I Coríntios 10:13; I Tessalonicenses 5:23 e 24; II Tessalonicenses 3:3; Hebreus 10:23.

 

Deus é absolutamente fiel. Quando Deus empenha Sua palavra, certamente Ele a cumprirá. Isto dá segurança ao crente. Sabendo que Deus é fiel em tudo, o crente se apoia em Deus na certeza de que jamais será traído ou enganado. Deus disse a Israel: "Porque Eu, o Senhor, não mudo..." Malaquias 3:6, primeira parte. Deus é fiel a Si mesmo; Deus é fiel à Lei Moral que Ele estabeleceu; Deus é fiel no cumprimento das promessas que Ele nos faz; Deus é fiel em salvar, mediante a fé em Jesus, a todo aquele que nEle crê. Fidelidade absoluta e indiscutível. Em Deus, temos todos nós a certeza de que os fatos proféticos por Ele anunciados na Bíblia se cumprirão de fato e de verdade. Daí comparar-se Deus a uma ROCHA. Moisés proclamou de Deus: "Eis a ROCHA! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é FIDELIDADE, e não há nele injustiça; é justo e reto."  Deuteronômio 32:4, grifo nosso. Vale sempre a pena confiar e depender de Deus!

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 15 de fevereiro.

 

FALTA DE FÉ, UM SINAL DO FIM

 

Leitura Bíblica: Lucas 18:8. II Timóteo 3:1 a 5.

 

Vemos na sociedade humana de hoje muita expressão de religiosidade. Crenças e crendices, as mais absurdas e estapafúrdias dominam o cenário religioso mundial. Religiões, seitas, filosofias, credos, costumes, tudo acontece. Catolicismo, protestantismo, espiritismo, espiritualismo, budismo, islamismo, confucionismo, ateísmo, cientologia, animismo, candomblé, Nova Era, hinduísmo, bramanismo, e centenas de outros "ismos" menos conhecidos, dominam nosso cenário religioso de hoje. São crenças e crendices. O ser humano está sempre crendo em alguma coisa ou em alguma pessoa, e não pergunta sobre o CERTO e o ERRADO de suas crenças e crendices. A maioria da humanidade não raciocina da CAUSA para o EFEITO em matéria de religião. Seguem determinada crendice ou crença de maneira simplesmente emocional, sem atinar para as conseqüências dessa crença/crendice. A palavra FÉ é uma espécie de guarda-chuva que serve para abrigar muitas idéias e sentimentos religiosos. Às vezes, para pessoas menos informadas sobre a Bíblia, dá a impressão que todos os moradores da Terra são crentes. São crentes em quê? São crentes em quem? Qual é a fé salvadora? É fé em alguma coisa? Ou é fé em uma pessoa específica? Se em coisas, que coisas? Se em uma pessoa, que pessoa? As respostas dadas a esses questionamentos são importantes para se definir a fé salvadora, bíblica.

 

Jesus fez uma pergunta bem pertinente sobre este assunto da fé: "Quando vier o Filho do homem [na Parousia], porventura achará fé na Terra [nos humanos]?" Lucas 18:8, interpolação nossa. Jesus já havia ensinado: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus [será salvo]; mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." Mateus 7:21, interpolação nossa (leia os versos 22 e 23). Não basta mencionar o nome JESUS. Não basta balançar a cabeça, ou levantar a mão, dizendo que crê em Jesus. A fé bíblica, salvadora, fé semelhante à que teve Abraão, o qual foi chamado de "o pai da fé", sempre leva o ser humano a uma vida em harmonia com a revelação divina escrita na Bíblia. Uma fé salvadora reconhece que "Só o Senhor é Deus", e reconhece também que somente JESUS CRISTO é o Salvador do homem pecador (leia João 14:6 e Atos 4:11 e 12). Emocionalismo religioso, gritos, palmas, êxtase, transe, visões, emoções à flor da pele, choro compulsivo, jejuns prolongados, beber certos chás e porções mágicas, curandeirismo, exorcismo, falar línguas estranhas, ritos e rituais determinados, nada disso expressa a fé verdadeira, salvadora. A fé verdadeira, salvadora, é aquela que estabelece entre o homem e Deus uma relação de confiança, entrega e dependência, e que o leva SEMPRE a obedecer a todos os mandamentos de Deus (Apocalipse 14:12). Dizer: "Eu creio em Deus", e permanecer o mesmo velho homem, viciado, com uma vida moral errada, cometendo os mais torpes pecados, permanecendo sem um Novo Nascimento (João 3:3 e 5; II Coríntios 5:17), isto significa apenas uma crença superficial, intelectual, emocional ou de qualquer natureza, mas não é a fé salvadora, transformadora de vidas. Até Satanás e seus demônios associados creem em Deus dessa maneira superficial e intelectual somente (Tiago 2:19). É preciso que sua fé em Deus o leve a querer ser semelhante a Jesus, pois O aceita como Substituto e Senhor, na vida e na morte. A fé que não aceita a Jesus como Substituto na vida e na morte, como Salvador e Senhor, não é a fé salvadora. É somente uma crença ou uma crendice popular, para aplacar um coração pecador que deseja continuar no pecado. Também nós, adventistas do sétimo dia, precisamos crer em Deus com uma fé salvadora, e não crendice em nossa igreja, em nosso sistema alimentar e no espírito de profecia. Precisamos crer em Jesus, aceitando-O primeiro como Substituto e, depois, como Modelo para nós. Você crê em Deus dessa maneira? Sua fé tem transformado você em uma Nova Criatura, em uma pessoa que vive na dependência de Deus, e em obediência aos mandamentos de Deus? Se não, pense melhor a respeito da fé que você diz ter.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 16 de fevereiro.

 

MODELOS DE FIDELIDADE

 

Leitura Bíblica:  Hebreus 11.

 

Hebreus 11 apresenta uma lista de homens e mulheres que viveram e morreram por serem fieis a Deus. Eles decidiram viver para honrar o nome de Deus entre os humanos. O mundo os odiou, pois a fidelidade deles a Deus era sempre um testemunho de recusa em seguir o caminho e estilo de vida que o mundo propunha para eles. Nenhum deles foi moralmente perfeito, nem tiveram obediência absoluta a Deus (Eclesiastes 7:20). Foram pessoas como nós: seres humanos comuns. No entanto, decidiram crer em Deus em tal proporção, que sua fé os levou à FIDELIDADE. Fé que leva à fidelidade é a fé que motiva o crente a crer em Deus e a obedecer a todos os mandamentos de Deus. Esses homens e mulheres relatados em Hebreus 11 fizeram escolhas que decidiram seu destino eterno: Abel, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José, Moisés, Josué, Calebe, Isaías, Jeremias, Elias, Eliseu, Rute, Joquebede, Ester, Davi, Daniel, os três jovens hebreus, amigos de Daniel, e milhares de outros crentes anônimos que decidiram seguir a ética de Deus, rejeitando para si a ética (ou falta dela) do mundo, se tornaram "herois da fé". Eles viveram e morreram pela fé.

 

No entanto, a fé que eles tiveram em Deus, e que os levou a fazer proezas em nome de Deus, não pode nos salvar hoje. Cada pessoa precisa viver sua própria experiência de fé em Deus e com Deus. Eles nos servem como modelo de uma vida consagrada, naquilo que tiveram de melhor a nos oferecer como exemplo de vida. Mas nenhum deles pode salvar ninguém. Somente Deus pode salvar o pecador. Jesus Cristo pode salvar o pecador, porque Jesus Cristo é Deus. Se Jesus não fosse divino, não poderia salvar ninguém, como os "heróis da fé" de Hebreus 11 não podem. Cada pessoa precisa exercer fé individual, pessoal e total, em Deus, aceitando Jesus como Salvador e Senhor da vida. Isto é intransferível. Cada pessoa precisa viver sua própria história de salvação, fé e relacionamento com Deus. Leia sempre Hebreus 11 e aprenda com eles a ser fiel a Deus em sua geração, como eles foram fieis a Deus em sua geração.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 17 de fevereiro.

 

FIDELIDADE NA VIDA DIÁRIA

 

Leitura Bíblica: Lucas 16:10.

"Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto [infiel] no pouco também é injusto [infiel] no muito."  Lucas 16:10, interpolação nossa.

 

FIDELIDADE é uma questão de caráter. Uma pessoa que possui vida transgressora tem a tendência de ser infiel em todas as coisas, quer sejam pequenas, quer sejam grandes. Essas pessoas transgressoras mentem, roubam, trapaceiam, negam a verdade, dão falso testemunho, enganam, ludibriam, traem. Quem possui vida transgressora rejeita todo tipo de lei ou norma, quer venha de Deus, quer venha dos homens. Uma mente transgressora não aceita obedecer a nada. Sua única vontade é não seguir nem cumprir lei nenhuma, norma nenhuma. Pessoas que são infiéis e injustas em pequenas coisas, em pequenos valores, certamente o serão também, e mais ainda, quando se trata de coisas grandes e imensos valores financeiros. A cobiça os domina. A transgressão à lei os seduz e embriaga.

 

Muitas dessas pessoas vêm à igreja e se tornam membros dela, pois afirmam crer em Jesus e são batizadas. Entram para a igreja, seguem certos costumes que a igreja lhes propõe, mas têm dificuldade em obedecer. Estão sempre criando dificuldades para o pastor, anciãos e autoridades da igreja. Não respeitam as normas, os preceitos e as leis. Acham que eles mesmo são a lei. Fazem o que querem, e não estabelecem limites morais para o seu proceder. E ainda querem que a igreja fique em silêncio a respeito disso, não os disciplinando. São pessoas orgulhosas, arrogantes, dominadoras, sem limites morais e éticos, nem espirituais. Não sabem o que é obedecer. Entraram para a igreja, mas a igreja não consegue entrar na vida deles. São pessoas que governam-se a si mesmas, e jamais permitem que Jesus seja Senhor da vida. Querem um Jesus apenas Salvador, mas não Senhor da vida. São membros da igreja, mas não são verdadeiros crentes em Jesus. Possuem uma fé emocional, intelectual, superficial, mas não fé salvadora, transformadora.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 18 e 19 de fevereiro.

 

FIEL ATÉ O FIM

 

Leitura Bíblica: Mateus 24:13. Mateus 25:1 a 13.

 

FIDELIDADE a Jesus deve ser uma atitude permanente na vida de um cristão. Ser fiel apenas em momentos de bonança não dignifica um cristão. É na crise, na dificuldade, quando forças hostis lutam pelo domínio da alma humana que a verdadeira fé em Deus se revela. O caráter de uma pessoa é fortalecido nas crises, nas dificuldades. Apocalipse 3:14 a 22 fala de uma fé provada no fogo das aflições. Compara essa fé a ouro puro, ouro que passou no teste do fogo e saiu purificado das impurezas. A fé cristã brilha mais intensamente quando resiste e supera as provações e as dificuldades da vida. É muito fácil dizer que é crente em Jesus quando tudo vai bem. Mas quando as coisas ficam difíceis, e as provações vêm sobre nós, então a fé encontra sua razão para se afirmar e se revelar de forma intensa. Pessoas que passam por situações probantes, difíceis, como a perda de um filho, a perda de um emprego, a morte de um cônjuge, perseguições por causa da fé em Jesus, humilhações, hostilidades diversas, e perseveram firmes na fé em Jesus, saem dessas provas mais fortalecidos, melhor preparados em viver a vida de crente. Diariamente nossa fé e fidelidade a Jesus são provadas: no lar, na escola, no trabalho, na comunidade, na própria igreja. Há pessoas que cedem facilmente à tentação, e se tornam infiéis a Jesus por causa de uma namorado/a, emprego, lazer, riquezas, posição e honra sociais, companhia de amigos não cristãos, bebidas alcoólicas, drogas, fumo, bailes, barzinhos, roupas, estádios de futebol, fidelidade a um time de futebol, seu automóvel, sua casa, sem ambiente social. Deixam Jesus e O trocam por essas coisas. O mundo os atrai e os seduz, e não sabem abrir mão das coisas do mundo. Amam mais o mundo do que a Jesus, a Bíblia, a Igreja e a fé cristã. Escolhem seguir o mundo e o que o mundo lhes oferece. Deixam Jesus. Abandonam a Igreja. Renegam a fé. Outros há que querem ambas as coisas ao mesmo tempo. Querem a Igreja e querem o mundo simultaneamente. Procuram servir a dois senhores. Gostam da Igreja, mas não têm fé suficiente para romper seus laços com o mundanismo. Querem ser crentes liberais e liberados. Querem ser crentes autônomos, sem Senhor. Tais pessoas jamais chegarão a ser fieis a Deus até ao fim de suas vidas. Para que o sejam, é preciso que tenham a coragem espiritual de dizer "não" ao mundanismo, ou seja, à ética e moral do mundo. É preciso ter coragem moral e espiritual, fé salvadora, para decidir ficar sempre firme ao lado do que é direito, por ser o direito, o certo.

 

O que todos nós precisamos é de submissão total ao Espírito Santo de Deus. Ponto final.

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho




Quer comprar na Internet com segurança? Instale grátis o Internet Explorer 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário