quarta-feira, 19 de maio de 2010

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 8 DA ES


LIÇÃO 8

 

A ATMOSFERA DE LOUVOR

 

Verso para Memorizar: "Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente." Gênesis 2:7.

 

LEITURAS BÍBLICAS DA SEMANA: Gênesis 1:1, 2, 9 a 12 e 20 a 26; Gênesis 2:7; Salmos 104:29; Daniel 5:23; Lucas 15:7; Apocalipse 21:4.

 

INTRODUÇÃO

 

O tema focalizado na Lição desta semana é o AR. Todos os seres vivos precisam do "ar" para sobreviver. Todos os seres que respiram fazem uso do fôlego de vida para se manterem vivos. Uma pessoa morre em poucos minutos, se não consegue respirar. Daí se vê a importância do ar para a sobrevivência humana e dos demais seres vivos que habitam o planeta Terra.

 

Que o ar que respiramos está poluído é uma realidade comprovada diariamente. Porém algumas cidades possuem uma atmosfera muito mais poluída do que outras, devido à quantidade de veículos que circulam em suas ruas, e devido à presença de grande quantidade de indústrias que emitem gases venenosos para a atmosfera, trazendo sérios riscos à saúde dos habitantes desses lugares. É o preço que se paga pelo progresso, e pelas riquezas que circulam nas grandes cidades industrializadas. Porém as coisas nem sempre foram assim.

 

E esta Lição 8 vai contar como era antes, quando o mundo foi criado por Deus, no princípio.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 16 de maio.

 

A CRIAÇÃO

 

Leitura Bíblica do Dia: Gênesis 1:1 e 2. Gênesis 2:7.

 

Gênesis 1:1. "No princípio, criou Deus os céus e a terra." Esta é uma declaração geral de fé em Deus. O autor da declaração, Moisés, era adorador de IAVÉ, e atribui ao Deus Eterno o ato de criar "os céus e a terra", num determinado tempo, ao qual ele deu o nome geral de "no princípio", sem estabelecer, de forma quantitativa, este "princípio" mencionado. No momento em que o autor faz esta declaração geral, sua preocupação não se centraliza na marcação de uma data (dia, mês e ano) para este "princípio", mas ocupa sua mente a ideia grandiosa e sublime de que foi IAVÉ Aquele que criou "os céus e a terra". É uma declaração jornalística, à semelhança do que faz um jornalista atual ao dar uma notícia especial em forma de manchete, chamando a atenção dos leitores para aquela notícia em foco e em destaque. Estabelece uma verdade, mas não entra em detalhes sobre esta verdade anunciada. O destaque, no texto, é para o "QUEM" criou "os céus e a terra". Pergunta: "Quem criou 'os céus e a terra', no princípio? Resposta: IAVÉ, o Deus Eterno.

Gênesis 1:2. "A terra, porém, estava sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas."  O autor, agora, descreve a Terra em seu estado de caos e trevas, antes que IAVÉ interferisse criativamente em sua superfície e ecossistema. O ecossistema da Terra, desde o "princípio" até àquele momento, não oferecia condição nenhuma para a existência e habitação de seres vivos, animados ou inanimados. Não havia "luz" incidindo sobre a superfície da terra, nem sobre as "águas" – que já existiam desde o "princípio" – que cobriam todo o globo terrestre. O escritor afirma não que a terra "era" sem forma e vazia naquele momento – pois o verbo "ser" indica algo permanente e definitivo, a essência das coisas – mas que "a terra estava sem forma e vazia". Ele usa o verbo "estar", o qual indica algo provisório, situação que pode ser mudada a qualquer momento. Como o autor do texto, Moisés, se propõe a narrar como IAVÉ agiu criativamente na Semana da Criação, ele fala do "antes"; fala de como "estava" a Terra antes da Semana da Criação. Até aí, ele nada fala da Semana da Criação. Ele informa seus leitores sobre duas coisas em especial: (1) Foi Deus quem criou "os céus e a terra", num tempo chamado "o princípio", tempo não definido quantitativamente, conforme Gênesis 1:1.  (2) Ele também informa aos seus leitores como estava "a terra" depois que fora criada por Deus, "no princípio", até àquele momento decisivo, quando o Senhor Deus vai atuar criativamente durante os próximos SETE DIAS da Semana da Criação.

Até aqui, e também em todo o relato da Semana da Criação (Gênesis 1:3 a 31) é dito que Deus tenha criado "a água" e "o ar" nesta Semana. A "água" e o "ar" foram criados por Deus, "no princípio", isto é, num tempo que antecede a Semana da Criação. Em Gênesis 1:1 e 2 nos é informado que "as águas" já prevaleciam na Terra, e a recobriam completa e totalmente. O mesmo texto afirma que "o Espírito [grego: pneuma, ar, vento, sopro, fôlego] de Deus pairava por sobre as águas" Gn 1:2, interpolação nossa. E isto foi antes da Semana da Criação.

Gênesis 2:7. "Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente."

O texto acima apresenta o "modus operandi", ou seja, a maneira como Deus agiu na criação do ser humano:

a) Deus é o Criador do homem. Mais uma vez o texto reafirma o que já fora dito em Gênesis 1:26 a 30: Deus é o Criador do homem, da raça humana. Não houve processo evolutivo curto ou longo, mas processo criativo direto, específico e imediato.

b) Deus criou o homem "do pó da terra".  Deus criou o homem a partir de elementos já existentes, os quais estavam presentes no "pó-da-terra", ou seja, no barro (ou areia) que constituía o solo terrestre. Os animais também haviam sido criados por Deus a partir do pó-da-terra, mas surgiram a partir de uma ordem, sem que houvesse antes uma modelagem de cada animal criado. Deus ordenou, e os animais surgiram já adultos, prontos para reprodução da espécie. Na criação do homem, o texto dá a idéia de que Deus moldou, a partir do "pó-da-terra", o boneco-matriz, um molde, o qual receberia em si o processo chamado "Vida". Até aí, era somente um boneco feito do "pó-da-terra", inerte sobre o solo, sem vida.

c) Deus pôs no homem o processo chamado VIDA. O texto informa que "lhe soprou nas narinas o fôlego de vida...". O boneco já tinha boca, nariz, ouvidos, braços, etc.  Mas foi a partir do momento em que o Deus Criador pôs nele o processo "Vida", mediante o ato de soprar "nas narinas" do boneco de barro, que o boneco feito do "pó-da-terra" se tornou "homem", isto é, "ser vivente" humano. Era um ser animado, dinâmico, cheio de movimentos, possuidor da capacidade de auto-locomoção e, diferente dos outros "seres viventes", vegetais ou animais", o "homem" foi dotado de consciência do seu próprio existir. O homem existia e sabia que existia. Podia fazer planos para esta existência e executá-los conforme planejara.

d) "...o homem passou a ser alma vivente".  Deus criou o homem. Deus criou o homem a partir do pó-da-terra. Deus criou o homem a partir do pó-da-terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, ou o processo chamado "Vida". O homem – vivo, ativo, dinâmico, cheio de movimentos e consciência de seu próprio existir – era uma "alma vivente". O termo "alma vivente", no texto, não carrega nenhuma idéia mística, filosófica. É somente uma declaração sinônima de "ser vivente". Alma vivente = ser vivente, ou seja, um ser vivo. Apesar de haver sido feito a partir dos elementos inanimados que existem no "pó-da-terra", o que, naturalmente, o levaria a ser um boneco de barro inerte, estático, sem movimentos e sem dinâmica, caso continuasse sendo apenas um boneco de barro, isto não aconteceu. Deus pôs nesse boneco de barro, inerte, inanimado, estático, o processo "Vida", tornando-o assim um "ser vivente", um ser vivo, ou, como afirma literalmente o texto, "alma vivente". A palavra "alma" vem do latim "anima, ae", cuja raiz está presente nos verbos "animar", "reanimar", nos adjetivos "animal" e "animado", e no substantivo "animal", os quais sempre se referem a um ser que tem dinâmica, movimentos, que se locomove de um lugar para outro por si mesmo, não estático, sem nenhuma conotação filosófica ou religiosa, mas apenas mecânica. O homem foi criado para ter movimentos: andar, correr, ajoelhar-se, abaixar-se, deitar-se, levantar-se, mover-se, mover os membros do corpo – braços, pernas, cabeça, etc – de forma dinâmica. O destaque é em relação à mecânica do corpo humano, e não a questões filosóficas dedutíveis disso. À semelhança do homem, também os "animais", isto é, os demais seres animados, dinâmicos, se movimentam em várias direções e sentidos.

e) O homem "passou a ser" e não "passou a ter" --  "alma vivente". É preciso que o leitor fique atento às nuances daquilo que o texto diz. O texto literalmente afirma que depois que Deus, o Criador, fez o boneco-molde daquilo que seria o primeiro "homem", usando para isto o "pó-da-terra", e tendo soprado nele (neste boneco feito de barro) o "fôlego de vida", somente depois disto, é que "o homem PASSOU A SER ALMA VIVENTE".  Jamais o texto trabalha com a idéia de que o homem, a partir daí, passou a TER "alma vivente. O verbo SER, no texto, indica a totalidade do homem, do indivíduo, ou elemento criado por Deus. O verbo TER, se tivesse sido usado, indicaria algo que o homem teria dentro de si, mas que não seria o todo do homem, porém apenas uma parte. O homem tem boca, mas não é boca; tem nariz, mas não é nariz; tem braços, mas não é os braços; tem coração, mas não é coração. O homem é uma soma de tudo isto, reunidos, formando um todo, mas o homem não se resume a uma dessas partes isoladamente (Leia I Coríntios 12:12 a 25). Não existe "alma vivente" onde só há "pó-da-terra"; nem existe "alma vivente" onde só há "fôlego de vida". Foi a reunião dos dois elementos: "pó-da-terra" + "fôlego de vida", somados, juntos, sob a ordem poderosa e criativa do Deus Eterno, que deu origem a um todo psicossomático, indivisível, chamado "ALMA VIVENTE", ou ser vivente, ou, ainda, ser vivo. Não existe "alma vivente" onde somente está presente um dos elementos, pois, antes disso, os dois elementos já existiam em separado, mas jamais houve "alma vivente" humana na Terra, nem fora da Terra. "Alma vivente", pois, é um todo psicossomático, indivisível, criado por Deus na Terra, que recebeu o nome de "homem", ou raça humana. É o homem-matriz da raça humana. Nessa mesma concepção, todos os animais irracionais também são "alma vivente", ou seja, seres viventes, porém não criados "à imagem e semelhança de Deus", nem criados com a postura física do homem, nem com uma mente consciente de sua própria existência, nem com responsabilidade moral por seus atos, nem com domínio sobre os elementos inferiores, nem imagem e semelhança de Deus. O homem (raça humana) é único em sua espécie. Único e especial.

f) VIDA, um processo, não uma entidade imaterial. Tanto no relato da criação dos vegetais, dos animais irracionais, e na criação do homem à "imagem e semelhança de Deus", o termo "vida" jamais aparece como sendo uma entidade imaterial. O elemento "vida" sempre surge como um processo desenvolvido por Deus, que pode ser detido, cessado, a partir do momento em que Deus, o Criador, quiser fazer isto. Também em nenhum momento de Seus atos criativos o Deus Eterno fala em "Morte", ou seja, no encerramento do processo chamado "Vida". Deus tem sob seu comando e ordem os dois processos: (1) o da "Vida" e (2) o da "Morte". Porém deixou a critério do homem, ser criado inteligente, moralmente responsável diante de Deus, para que ele determinasse, mediante o exercício da liberdade e da livre vontade, por quanto tempo queria ter em si o processo "Vida":  Se o queria para sempre, eternamente; ou se o queria temporariamente. Adão e Eva tinham a liberdade de escolher quanto tempo gostariam de viver.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 17 de maio.

 

A NECESSIDADE DE AR

 

Leitura Bíblica do Dia: Gênesis 2:7. Eclesiastes 3:19. Isaías 42:5. Apocalipse 13:15.

 

A vida, na terra, quer seja dos humanos, quer seja dos demais seres vivos animados, é movida e conservada através do ar, o qual é elemento vital para a existência dos seres vivos. Uma pessoa que começa a sentir falta de ar começa a morrer. Se alguém não vier em seu auxílio, fatalmente morrerá. Por que isto? A  resposta está em Gênesis 2:7. Deus fez com que nossa vida física dependesse do ar. A Bíblia afirma: "...e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente", ou seja, passou a ser UM SER VIVENTE, ou, um ser vivo. O elemento VIDA, cuja origem e posse se encontra somente em Deus, o Eterno, passou a fazer parte do ser humano através do ar. Deus usou o "ar", Seu "sopro", para introduzir VIDA no ser humano, o qual, até aí, era apenas um grande e inerte boneco de barro, deitado no solo. E a partir desse primeiro "sopro" de Deus, pondo vida no ser humano, o ar passou a conservar a VIDA na pessoa humana. Tirando-lhe o ar que respira, a vida vai-se embora, de volta para Deus, conforme o disse Salomão, em Eclesiastes 12:7. Deus, o Eterno Pneuma, isto é, o Espírito Eterno (leia João 4:24), concedeu aos humanos VIDA, inoculando-a no ser do homem através do ar, do Seu fôlego, ou sopro. Necessitamos tanto do ar que respiramos, como necessitamos do Eterno Deus que nos deu Vida através de Seu sopro. Não vivemos sem Deus, nem vivemos sem o ar que respiramos.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 18 de maio.

 

O AR SOBRE NOSSA CABEÇA

 

Leitura Bíblica do Dia: Salmos 104:29. 146:4. Daniel 10:17.

O ar que circula na Terra e em redor da Terra têm efeitos curadores sobre todos os seres vivos, e mais ainda sobre os seres humanos. Ao circularem as correntes de ar, vindas de várias direções, elas refrigeram a Terra, amenizando o calor em lugares quentes, e intensificando o frio em lugares gelados. Também as correntes de ar fazem circular e movimentar-se vapores de água, os quais nos protegem dos raios ultravioletas, evitando queimaduras em nossa pele. Respirar bem e corretamente ajuda numa melhor circulação do sangue. Saber respirar enquanto fala em público, ou enquanto canta para suas plateias , ajuda oradores e cantores a manterem as cordas vocais saudáveis, evitando rouquidão de voz. O ar puro levado aos nossos pulmões facilita ao corpo um sangue oxigenado, mais saudável. Respirar bem e corretamente depois de se exercitar, depois de uma boa caminhada, é fator fundamental para a saúde física, para uma boa oxigenação do sangue, e é saúde para os pulmões, desde que o ar respirado seja de boa qualidade. Por esse motivo, deve toda pessoa evitar sempre o uso de cigarros, charutos, cachimbo. Não deve fumar, nem deve ficar perto de quem fuma. Outra coisa boa em relação ao ar puro, é que devemos ter o hábito de fazer caminhada em lugares arborizados, ou à beira-mar, onde há circulação de ar em abundância. Passar um final de semana em uma praia fora da cidade grande e poluída, procurando ficar em pequenas cidades costeiras, onde a poluição intensa do ar ainda não chegou ali. Há boas praias assim em todo o Nordeste do Brasil. Passar fins de semana em sítios e fazendas, fazendo boas caminhadas, praticando esportes não radicais, é de fundamental importância para revigorar nossas energias físicas. Experimente agir assim!

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 19 de maio.

 

AR RUIM; BOM AR

 

Ellen G. White escreveu:

 

"Deve-se conceder aos pulmões a maior liberdade possível. Sua capacidade se desenvolve pela liberdade de ação. Diminui, se eles são constrangidos e comprimidos. Daí os maus efeitos do hábito, especialmente em trabalhos sedentários, de ficar todo dobrado sobre a tarefa em mão. Nessa postura é impossível respirar profundamente. A respiração superficial torna-se em breve um hábito, e os pulmões perdem a capacidade de expansão." A Ciência do Bom Viver, págs. 272-273.

 

Quem mora em áreas urbanas densamente habitadas, onde funcionam muitas indústrias pesadas, as quais soltam no ar grossas camadas de fumaça poluente, e onde circulam, a cada minuto, milhares de carros, ônibus e caminhões, os quais emitem muita fumaça poluente, termina sempre como vítima desses gases tóxicos que ficam no ar em grossas camadas, impedindo a livre circulação de correntes de ar sem toxinas. Nessas regiões prevalecem, em adultos e crianças, as enfermidades das vias respiratórias. As crianças sofrem muito com isso, e muitas delas são contínuas freqüentadoras de postos de saúde e de hospitais. Essas pessoas não conseguem ter uma saúde de bom nível. Muitos conservam-se sob constantes cuidados médicos, e à base de medicamentos, os quais, por seu turno, sempre trazem efeitos colaterais para a saúde. Forma-se, assim, um círculo vicioso e doentio. Sair de cidades assim poluídas, e procurar morar em cidades interioranas, onde a poluição do ar e da água não chegou a níveis tão elevados, deve ser uma preocupação e meta de toda pessoa que busca vivenciar uma boa qualidade de vida. Nem sempre isto é possível, devido a situações de trabalho, estudo e outras implicações. Mas você continua em tais cidades sempre sabendo que será constante vítima de seus gases tóxicos e venenosos, além da atmosfera moral e espiritual extremamente poluída nesses centros de população elevada e agitada.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 20 e 21 de maio.

 

A ATMOSFERA CELESTIAL

 

Leitura Bíblica do Dia: Jó 38:6 e 7; Salmos 103:20 a 22; 148:2; Lucas 15:7; Pedro 3:13; Ap 21:4. Ap 21 e 22.

 

Por não haver poluição nenhuma, nem física nem espiritual, a atmosfera celeste é perfeita. Também será perfeita a atmosfera da Nova Terra. Pedro escreveu: "Nós [os crentes em Jesus], segundo a Sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça." II Pedro 3:13, interpolação nossa. E no Apocalipse encontramos esta declaração sobre esses novos tempos e novos lugares: "E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá; já não haverá luto, nem pranto, nem dor, pois as primeiras coisas passaram." Ap 21:4.

 

Todos os elementos causadores de poluição física, moral e espiritual já não mais estarão presentes nestes "novos céus e nova terra" que Deus preparará para Seus amados filhos. Haverá, outra vez, como o foi no Éden, um ecossistema perfeito, livre de todo o mal. O ar, a água, o clima, a vegetação, tudo será perfeito outra vez. Trata-se do paraíso restaurado à sua perfeição original. Como será maravilhoso morar ali! Nada mais de som irritante de buzinas de carros, sirenes, britadeiras, bate-estacas, gritos de dor, altofalantes estridentes. Louvor, somente sons de constante louvor a Deus, o Pai, e a Seu Filho, Jesus Cristo; união perfeita entre os irmãos; alegria em estar na presença do Senhor! Hinos saem da boca de crianças e adultos, e enchem o ar de melodiosas canções de louvor e exaltação a IAVÉ, o Deus Único e Santo, o Todo-poderoso que governa com perfeição e sabedoria absolutas todo o universo. Em vez de músicas de gosto duvidoso, e de letras que atiçam a imoralidade e a promiscuidade sexual, ouvir-se-ão cânticos suaves e benditos, cheios de harmonia e ritmo apropriado, louvando a Jesus por Sua grande Obra de Redenção. E assim será para todo o sempre. Eu estarei lá, pela Graça de Deus, e pela obra santa de Jesus em meu favor, e por causa da obra santificante do Espírito de Deus em minha vida. Vamos morar com Deus para sempre. Amém.

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 


EM 2009 ACONTECERAM 250.362 FRAUDES NA INTERNET. CLIQUE PARA LER DICAS DE SEGURANÇA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário