segunda-feira, 24 de maio de 2010

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 9 DA ES


 

 

LIÇÃO 9

 

TEMPERANÇA

 

Verso para Memorizar: "Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor."  Filipenses 4:5.

 

LEITURAS BÍBLICAS DA SEMANA: Gênesis 9:20 a 27; Provérbios 20:1 e 23:31 a 35; I Coríntios 3:16 e 17 e 6:19 e 20; I Coríntios 10:31; II Pedro 1:5 a 9.

 

INTRODUÇÃO

 

A melhor palavra conceitua "temperança" é EQUILÍBRIO. O termo "temperança" fala do equilíbrio que deve prevalecer em todas as nossas ações. Outra expressão que define "temperança" é MODERAÇÃO. Outro termo é DOMÍNIO PRÓPRIO.

 

Há pessoas que gostam de viver nos extremos, nos limites. Alguns buscam viver o "menos" possível. Estão sempre para baixo, vivendo negativamente todas as coisas. Sempre estão falando de perdas, de derrotas. Outros, ao contrário, vivem perigosamente, pois vivem no extremo do mais. São pessoas que buscam os excessos, o radicalismo do mais, do extremamente perigoso. Pessoas que exageram em tudo: no comer, no dormir, na sexualidade, na bebida, nas emoções. Somente se contentam com o excesso, com os limites extremos em cada coisa que fazem. Estes são dois modos perigoso de viver: excessivamente para baixo; e excessivamente para cima. O certo seria o equilíbrio, o meio termo.

 

A Lição desta semana focaliza a TEMPERANÇA, o equilíbrio, a moderação, o domínio próprio. Há muita coisa boa para ser aprendida.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 23 de maio.

 

OS EXCESSOS DE NOÉ

 

Leitura Bíblica do Dia: Gênesis 6:8 e 9; Gênesis 9:20 a 27.

 

Noé era um homem de Deus. A Bíblia afirma que, em meio a uma geração pecaminosa e promíscua sexual, além de violenta, destacava-se Noé como "homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos" Gn 6:9. E afirma também que este homem justo, Noé, "achou graça [favor] diante do Senhor" Gn 6:8, interpolação nossa. Deus confiou a este homem chamado Noé a responsabilidade de ser o mensageiro de esperança para toda uma geração de pessoas que estava destinada à destruição por um Dilúvio de águas. Noé seria o pregador da esperança, anunciando à sua geração a Graça divina, oferecendo salvação mediante a fé, fé esta que seria expressa através da entrada na Arca. Quem aceitasse, pela fé, a oferta de Graça que Deus fazia àquela geração, deveria confirmar sua fé entrando na Arca, para salvar-se do Dilúvio. O ficar fora da Arca significava falta de fé na promessa divina. No final, depois de 120 anos de pregação, somente Noé e sua família, oito pessoas ao todo, entraram na Arca e se salvaram do Dilúvio.

 

Terminado o Dilúvio, Noé agradeceu a Deus por ter sido salvo. Até aí, Noé agiu como um servo de Deus. Pouco tempo depois disso, Noé plantou uma vinha e colheu seus frutos. Tomou uma porção de uvas, esmagou-as, fez vinho, fermentou-o e bebeu em excesso, ficando embriagado. Tomar vinho, naquele tempo, era normal. Embriagar-se era normal entre os que não serviam a Deus. O estranho foi Noé se embriagar e fazer tolices, ficando completamente nu dentro de sua tenda. Noé causou vergonha à sua família, e provocou um incidente que não deveria ter provocado. Disto resultou uma maldição para seu filho mais novo, Canaã, maldição esta que permanece até hoje. Tudo isto causado pela falta de temperança de Noé. Isto não quer dizer que Noé era um ébrio, viciado em álcool, e que agia assim constantemente. A Bíblia afirma que Noé era um homem justo e íntegro, e Deus o reconheceu assim. Noé, sendo humano, agiu neste episódio de forma errada. Nós, também, mesmo justificados pela fé em Jesus, temos nossos tropeços ocasionais; e se não fora a Graça de Deus, todos nós pereceríamos em nossos pecados e delitos. Faltou domínio próprio a Noé. Faltou-lhe equilíbrio e bom senso. Quando estas coisas faltam em nós, vamos a extremos e pecamos.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 24 de maio.

 

O ÁLCOOL HOJE

 

Leitura Bíblica do Dia: Juízes 13:2 a 8; Provérbios 20:1 e 23:31 a 35; Isaías 5:11; Efésios 5:18.

 

O alcoolismo é uma doença muito comum hoje. Começando a beber socialmente, e em poucas doses, muitos se excedem, tornando-se viciados em bebidas alcoólicas. A indústria de bebidas alcoólicas é uma das mais rentáveis do mundo, e daquelas que mais crescem a cada ano. Cerveja, vinho, vodka, cachaça, vermute, wisky, e outras bebidas alcoólicas menos conhecidas são vendidas abertamente no mundo todo. Até crianças, adolescentes e jovens costumam beber bebidas alcoólicas na companhia de seus pais e parentes, em festas familiares. Essas festinhas familiares, onde são servidas bebidas alcoólicas, são o início, para muitos desses adolescentes e jovens, o início de uma vida de alcoolismo, até se consumirem de todo, morrendo precocemente de enfermidades hepáticas, e destruindo a vida de pessoas inocentes, pois dirigem embriagados, causando muitos acidentes de trânsito. Somente as pessoas que têm em casa um esposo, uma esposa, ou filhos alcoólatras é que sabem como é difícil lidar com o problema, e a dor de cabeça que eles causam em seus lares. Violência familiar, ausência ao trabalho, perda de confiança, rejeição social, medo, alienação, desajuste pessoal e familiar, tudo isto e muito mais tem sido causado por pessoas viciadas em bebidas alcoólicas. Tudo começa com um primeiro copo. Depois, ninguém garante até onde isso conduzirá tal pessoa. O melhor remédio contra o alcoolismo é jamais começar a beber bebidas alcoólicas. Rejeição total e completa às bebidas alcoólicas. No entanto, nenhum governo, até hoje, teve a coragem de proibir o fabrico de bebidas alcoólicas em todos os níveis. Há sempre uma conivência. Há sempre alguma justificativa. O fato é que as bebidas pagam altos impostos, e sustentam governos perdulários de muitas nações. A maioria dos chefes de estado fazem uso de bebidas alcoólicas em suas recepções, almoços e jantares. Muitos pais ensinam seus filhos a beber bebida alcoólica, e acham que isso é expressão de masculinidade. Mais tarde, esses mesmos pais, ao verem seus filhos se tornarem alcoólatras, choram pela ruína dos filhos, mas sabem que são eles os verdadeiros culpados disto. A Bíblia afirma que a melhor prevenção contra o alcoolismo é não começar a beber. Os textos anotados acima ajudam o leitor a ter uma ideia do que a Bíblia fala sobre o uso de bebidas alcoólicas.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 25 de maio.

 

"MAS O ÁLCOOL NÃO É BOM PARA O CORAÇÃO?"

 

Leitura Bíblica do Dia: Provérbios 20:1.

 

Já faz alguns anos que as revistas e outros meios de comunicação vêm alardeando o fato de que certas bebidas alcoólicas, tais como cerveja, vinho e whisky fazem bem ao coração. Pesquisas feitas nos Estados Unidos da América e na Europa tentam confirmar essas ideias. Pode até ser que tragam alguma verdade nisto. No entanto, quantas pessoas usam bebida alcoólica pensando em curar doenças cardíacas? E que médicos sérios pediriam a seus pacientes cardíacos que fizessem uso de bebidas alcoólicas como medicamento para o coração? Seria isto uma prática medicinal correta, honesta e legal? Nem tudo o que os meios de comunicação divulgam é verdadeiro. Os grandes fabricantes de bebidas alcoólicas vivem fazendo lobby nas casas legislativas do mundo inteiro, visando proibir a promulgação de leis que prejudiquem seus grandes lucros financeiros, impedindo a fabricação e divulgação na mídia de bebidas alcoólicas. Eles também gastam grandes somas com grandes laboratórios de pesquisas, financiando pesquisas que sejam publicadas mundialmente, favorecendo o consumo de bebidas alcoólicas. É uma guerra. E nessa guerra os fabricantes de bebidas alcoólicas fazem uso de todas as armas, lícitas e ilícitas, para permanecerem lucrando altas somas em dinheiro. Não importa a eles as vidas destroçadas, os lares desfeitos, a violência familiar e urbana, e os elevados índices de acidentes automobilísticos causados pelo uso de bebida alcoólica. Têm sempre pronta uma resposta lógica e racional para justificarem a fabricação e venda de bebidas alcoólicas.

 

Os cristãos fieis a Deus não se devem deixar seduzir pelas propagandas de bebidas alcoólicas, as quais usam jovens bonitos e moças de corpos esculturais no intuito de seduzir a juventude para o alcoolismo. A melhor prevenção é sempre a abstinência. Quem começa a beber somente um copo de vinho, que lhe parece algo inocente e inofensivo, não tem a capacidade de prever até onde irá no uso de bebidas alcoólicas. Para se tornar um alcoólatra, basta começar a beber. Evite para si mesmo aborrecimentos, angústias, culpa e muita confusão. Fique longe de todo tipo de bebida alcoólica, por mais inocente que ela pareça. Recuse sempre a oferta de algum amigo que o convida ao primeiro gole de bebida alcoólica, mesmo da cerveja.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 26 de maio.

 

TEMPERANÇA EM TODAS AS COISAS

 

Leitura Bíblica do Dia: I Coríntios 3:16-17; 10:31; II Pedro 1:5 a 9.

 

Gosto muito do texto de I Coríntios 10:31, pela abrangência de sua linguagem, a qual, de uma só arremetida, inclui todas as coisas sob os cuidados de Deus.

 

"Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus." I Coríntios 10:31.

 

Nada fica fora desta declaração paulina. Comer, beber, fazer qualquer outra coisa, tudo deve ser feito tendo-se em vista o propósito sublime de se glorificar e honrar ao Senhor Deus. Fazer todas essas coisas de forma consciente, na certeza de que está agindo no sentido de honrar a Deus, glorificando-O em tudo. Isto é TEMPERANÇA em sentido mais elevado.

 

Eu preciso saber QUEM SOU EU. Eu sou um servo de Deus? Ou sirvo a Satanás? A quem eu me entreguei para servir? Qual é o propósito de minha vida neste mundo? O que é que eu tenho em mente quando estou comendo, bebendo, ou fazendo outra coisa qualquer? Estou simplesmente satisfazendo aos meus instintos humanos pecaminosos? Ou estou buscando glorificar meu Deus? Meu corpo é templo do Espírito Santo? Ou é morada de demônios e vícios? São perguntas pertinentes. Elas exigem uma resposta justa e honesta. Eu preciso saber quem sou. Eu preciso ter consciência a respeito do propósito de minha existência neste mundo. E o texto em estudo me direciona para um propósito específico, determinado: Viver para a glória de Deus. Uma vida com propósito definido. Tenho eu essa cosmovisão do meu ato de ser e viver? Ou estou confuso e perdido e ainda não sei disto? São reflexões importantes para a vida de cada cristão, seja ele adventista ou não. Se vivemos para a glória de Deus, como o texto sugere, então precisamos ter equilíbrio em todas as coisas que fazem parte de nosso ato de viver. Sem esse equilíbrio iremos aos extremos, para baixo ou para cima, e nos perderemos em nós mesmos. Ficaremos confusos, e, possivelmente, seguiremos um caminho não apropriado e indesejado.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 27 e 28 de maio.

 

COMPRADOS POR PREÇO

 

Leitura Bíblica Diária: João 2:19 a 21. I Coríntios 6:19 e 20.

 

É comum ouvir alguém dizer: "O corpo é meu, eu posso fazer dele o que bem quero." Esta é uma ideia errada. Nós não somos autoexistentes. Deus é o nosso Criador e dono do nosso corpo. Somos propriedade de Deus por criação. Somente Deus pode dispor de nós de forma autônoma. Mas Deus respeita nossa individualidade e nosso livre arbítrio.

 

A Bíblia afirma que todas as pessoas foram compradas por Deus. Um alto preço foi pago como e em resgate da raça humana. Deus criou a raça humana, mas esta se entregou a Satanás, pecando contra Deus (Gn 3:1 a 6; Romanos 3:23). E a consequência dessa entrega a Satanás é a morte (Ezequiel 18:4 e Romanos 6:23). No entanto, Deus, em Sua Graça e Misericórdia, decidiu comprar, ou pagar o resgate, para ter de volta a raça humana (leia Romanos 3:21 a 31). O preço pago pelo resgate? A vida de Seu Filho, Jesus de Nazaré, o Messias-Cristo que Ele enviou à Terra. Jesus deu sua vida como pagamento do resgates de todos os humanos. Paulo escreveu: "Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo." I Coríntios 6:19 e 20. A ideia básica é a mesma de I Coríntios 10:31: Viver para a glória de Deus. Deus é nosso dono, pela criação e pela redenção. Duas vezes nosso dono. Realmente não somos de nós mesmos. Por isso não devemos dispor nosso corpo e nossa vida para coisas e finalidades que não honram nem glorificam a Deus, tais como beber, fumar, usar drogas, viver em promiscuidade sexual, ser violento, faltar com respeito a pai e mãe, e coisas semelhantes a estas, as quais destroem em nós o ideal de sermos servos de Deus. Ora, se somos de Deus, devemos permitir que Deus tome posse de nossa vida, e nos governe segundo Sua vontade e querer. Isto é ser mordomo cristão em todos os sentidos. Deus pagou um alto preço por nosso resgate. Que pai humano daria a vida de seu filho amado para resgatar pessoas inimigas? Deus deu a vida de Seu Filho, Jesus Cristo, para resgatar a vida de pessoas que não amam e não servem a Deus. Somos todos nós devedores à Graça e ao amor de Deus. Vivemos debaixo dessa Graça salvadora, e a ela somos devedores.

 

Pense nisto, antes de abrir a boca para expressar sua autonomia e independência, dizendo: "Ninguém tem nada a ver com o que eu sou ou faço. A vida é minha e faço dela o que bem quiser." Você não está sendo honesto com Deus ao declarar isto. Sua vida pertence a Deus, e Ele a concede a você como um dom da Graça. Quando Ele quiser Ele a toma de você. Não é melhor ser mais equilibrado e humilde, e dizer ao Senhor: "Senhor, eis-me aqui, ao teu dispor. Faze de mim um instrumento da Tua vontade e propósito"?  Pense nisto, enquanto é tempo!

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 



 


POR DIA 63.912 COMPUTADORES SÃO INFECTADOS POR VÍRUS. LEIA DICAS DE SEGURANÇA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário