segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 11



 

Lição 11

 

A VIÚVA DE SAREPTA:  O Salto da Fé

 

Verso para memorizar: "Estou convencido de que Aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até ao dia de Cristo Jesus" Filipenses 1:6.

 

LEITURA BÍBLICA SEMANAL: I Reis 17; Jó 38; 42:5-6; Lucas 4:24 a 28; Hebreus 11:1 a 3; Apocalipse 1:17.

 

INTRODUÇÃO

 

A lição desta semana focaliza a "Viúva de Sarepta", mais uma pessoa anônima que surge das páginas da Bíblia, uma verdadeira figura dos bastidores. Sua pessoa está associada ao profeta Elias, um dos mais destacados profetas mencionados na Bíblia, embora não tenha ele deixado nenhum texto escrito como parte do Cânon sagrado.

 

Elias profetizou no reino de Israel, em tempos do rei Acabe e da rainha Jezabel. Elias profetizou sobre o reino de Israel três anos e meio de estiagem, uma seca que deixou todo o reino com problemas de produção agrícola, e a morte de muitos animais. A seca chegou, e Elias, ordenado por Deus, fugiu de Samaria e das vistas de Acabe, indo refugiar-se bem no interior do reino, junto ao ribeiro Querite, já na fronteira com Tiro e Sidom. Tendo secado a água do ribeiro Querite, Deus ordenou que Elias cruzasse a fronteira e fosse refugiar-se na casa de uma viúva, em Sarepta, já em Sidom, fora do alcance dos domínios de Acabe e Jezabel.

 

É em Sarepta que ocorrem os fatos principais mencionados na Lição desta semana. Vamos, pois, conhecê-los.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 05 de dezembro.

 

PARA SAREPTA

 

Leitura Bíblica do Dia: I Reis 17:1 a 7.  Salmos 86:8; Jeremias 10:6; Hb 1:1 a 3; Jó 38.

 

O Dicionário da Bíblia, de John Davis, declara que Sarepta era "uma aldeia situada sobre um monte, perto do mar, a 14 milhas ao norte de Tiro e a 8 milhas de Sidom."

 

Elias profetizou a Acabe : "Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho, nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra." I Reis 17:1.

 

Acabe e Jezabel formavam uma dupla da pesada, especializada em agir de forma contrária a tudo o que Deus determinara. Jezabel dominava Acabe e o incentivava a pecar contra a Lei e os propósitos de Deus. Em represália a tudo isto, Deus enviou a Acabe o profeta Elias, o Tesbita, com a dura mensagem de que o reino de Israel ficaria sem receber chuvas do céu cerca de três anos e meio (I Reis 18:1). Depois de dar a mensagem, o Senhor pediu a Elias que saísse da presença do rei e se refugiassem lá no interior do reino, já próximo à fronteira com Tiro e Sidom, junto ao ribeiro Querite.

 

"Foi, pois, e fez segundo a palavra do Senhor; retirou-se e habitou junto à torrente de Querite, fronteira ao Jordão. Os corvos lhe traziam pela manhã pão e carne, como também pão e carne ao anoitecer; e bebia da torrente. Mas, passados os dias, a torrente secou, porque não chovia sobre a terra." I Reis 17:5 a 7.

 

Esses três anos e meia de seca, de falta d'água em Israel se tornariam um tipo e figura da seca espiritual, e falta do pão espiritual, a Palavra de Deus, durante o período profético anunciado por Daniel, como sendo de "um tempo, dois tempos e metade de um tempo" (Daniel 7:25); ou "mil duzentos e sessenta dias" (Ap 12:6); ou, ainda, os "quarenta e dois meses" profetizados em Apocalipse 13:5, quando a "Besta" que João viu emergir "do mar" (Ap 13:1) perseguiu a Igreja e povo de Deus, interpretado como sendo o longo período em que a Igreja Católica Romana proibiu a livre circulação das Escrituras Sagradas por toda a Europa, e seu livre ensino ao povo europeu.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 06 de dezembro.

 

UM INSTRUMENTO INCOMUM

 

Leitura Bíblica do Dia: I Reis 17:7 a 12.

 

Tendo secado a água do ribeiro de Querite, o Senhor ordenou a Elias:

"Dispõe-te e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva que te dê comida. Então, ele se levantou a foi a Sarepta..." I Reis 17:9 e 10. Elias dependia totalmente da direção divina; e ele se submeteu a essa direção sem questionar. Tudo o que o Senhor Deus mandou que ele fizesse, assim o fez. Era completa dependência de Deus. Elias vivia pela fé no Senhor (Habacuque 2:4).

 

Em Sidom, um outro reino, Elias estaria fora do alcance de Acabe, em território estrangeiro. Ele poderia ficar aí por muito tempo. Em Sarepta, Elias encontrou a viúva da qual Deus lhe falara. Ela era pobre, e quase nada lhe restava em casa para comer, junto a um único filho que tinha. Deus não enviou Elias para procurar abrigo e apoio entre os ricos e grandes de Sidom. Deus escolheu uma simples viúva, uma das pessoas mais pobres de bens materiais que havia naquele lugar. Ela nada tinha mais para comer, a não ser um resto de farinha e um pouco de óleo. Depois..., bem, ela não sabia o que viria depois. Elias pediu à viúva que lhe desse tudo quanto ela possuía. Ela agiu conforme a orientação profética e, a partir de então, nada mais lhe faltou.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 07 de dezembro.

 

ENTREGA TOTAL

 

Leitura Bíblica do Dia: I Reis 17:13 a 16.

 

Elias era um homem de Deus. Ele aceitou viver na dependência completa de Deus. Tudo ele entregou nas mãos do Senhor.

 

Vivendo na casa daquela humilde viúva, Elias ensinou aquela mulher não israelita a viver pela fé nas promessas divinas. Ela aprendeu com Elias a importante lição de viver na completa dependência de Deus. E jamais se arrependeu de haver procedido assim.

 

Quando a mulher diz a Elias que nada mais lhe restava em casa para comer, a não ser um último bocado de farinha e um pouco de óleo, para fazer uma última refeição, Elias lhe diz: "Não temas..." (I Reis 17:13). Elias sabia que a grande preocupação daquela viúva era seu temor em relação ao futuro: "Comerei este último bocado, e o que farei depois disto? Só me resta esperar a morte, minha e de meu filho". Este era seu grande medo. E Elias soube entender sua angústia, sofrimento e ansiedade. Por esse motivo, o profeta começa dizendo à mulher: "Não temas...". E completou: "Assim diz o Senhor: A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite de tua botija não faltará, até ao dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra." I Reis 17:14. "Foi ela e fez segundo a palavra de Elias", palavra esta que, a partir daquele dia ela sabia ser também, e especialmente, a Palavra do Senhor, o Deus de Israel, o Deus de Elias. Elias falou de seu Deus àquela mulher estrangeira, gentia, de tal maneira e com tamanha certeza e fé, que a mulher viu nascer-lhe a Fé no Senhor Deus, e ela creu na palavra profética (leia Hebreus 11:1). E, como Elias profetizara, "a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou" (17:16). A Palavra do Senhor se mostrou verdadeira e confiável.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 08 de dezembro.

 

LEMBRANDO-ME DE MEUS PECADOS

 

Leitura Bíblica do Dia: I Reis 17:17 e 18. Jó 42:5 e 6; Isaías 6:5; Daniel 10:8; Lucas 5:8.

 

Sem explicação aparente, morreu o único filho daquela viúva hospitaleira. Seguindo uma teologia da época, a mulher imaginou que Deus a estava castigando, talvez por haver ela, a princípio, se negado a dar seu último bocado a um profeta de Deus, profeta este que ela não conhecia. Era comum, naqueles tempos – e ainda hoje em algumas regiões da Terra – as pessoas acreditarem que as enfermidades, os defeitos físicos e a morte eram consequência de algum castigo e punição vindos diretamente da parte de Deus, possivelmente devido a algum pecado dos pais da pessoa enferma ou aleijada (leia João 9). Mesmo em Israel, acreditava-se que nascer cego, coxo, aleijado; ou ser eunuco ou estrangeiro (gentio) era uma punição direta do Senhor Deus, o temível Juiz da raça humana. As pessoas com defeitos físicos se sentiam excluídas, diferentes, abandonadas e rejeitadas. Carregavam pelo resto da vida essa "maldição", e isto as afligia de forma bem acentuada.

 

A viúva de Sarepta se sentiu atingida pelos castigos de Deus quando lhe morreu o único filho. Em sua dor e angústia, ela pergunta ao profeta Elias: "Que fiz eu, ó homem de Deus? Vieste a mim para trazeres à memória a minha iniquidade e matares o meu filho?" (I Reis 17:18). Ela viu em Elias, ali em sua casa, sendo ele um profeta de IAVÉ, o Deus-Juiz, uma presença agora assustadora, pois seu filho lhe foi tirado, e ela atribuiu a morte dele ao Senhor, Deus de Elias. Ela imaginou que Deus a estava punindo devido a algum pecado grave que ela deveria ter cometido no passado. Nesse momento, a alegria da multiplicação da farinha e do azeite se transforma em tristeza, dor e sofrimento. Ela, que estava começando a viver pela fé no Deus de Israel, agora, decepcionada devido à morte do filho, vê nesse mesmo Deus um Vingador, um severo Juiz punidor dos pecados dos humanos. Isto foi duro também para Elias. Ele sentiu muito o que aconteceu à sua hospedeira. Mas Elias sabia em que havia crido, e estava certo de que o seu Deus operaria agora um novo milagre: trazer à vida o jovem morto.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 09 e 10 de dezembro.

 

PROVANDO A FÉ

 

Leitura Bíblica do Dia: I Reis 17:19 a 24.

 

Com essa morte do filho da viúva de Sarepta, Deus estava pondo à prova tanto a fé daquela mãe, como também a fé do Seu servo, Elias.

 

Elias disse à mulher: "Dá-me o teu filho. Tomou-o dos braços dela, e o levou para cima, ao quarto, onde ele mesmo se hospedava, e o deitou em sua cama. Então clamou ele ao Senhor e disse: Ó Senhor, meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho? E, estendendo-se três vezes sobre o menino, clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor, meu Deus, rogo-te que faças a alma [a vida] deste menino tornar a entrar nele. O Senhor atendeu à voz de Elias, e a alma [a vida] do menino tornou a entrar nele, e reviveu. Elias tomou o menino e o trouxe do quarto à casa, e o deu à sua mãe, e lhe disse: Vê, teu filho vive. Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade." I Reis 17:19 a 24.

 

Deus sempre esteve no comando da situação. Foi Deus quem enviou a estiagem. Foi Deus quem enviou primeiro a Querite e, depois, a Sarepta. Foi Deus quem escolheu a viúva que iria hospedar Elias. Foi Deus quem multiplicou a farinha e o azeite. Foi Deus quem matou o filho da viúva, visando pôr à prova a fé de Elias e da mãe do garoto. Foi Deus quem trouxe o menino à vida. Tudo isto aconteceu sob as vistas e o comando de IAVÉ, o qual sabia antecipadamente como tudo chegaria ao seu final. Elias sabia que Deus estava no comando, e se fortaleceu ainda mais na fé em IAVÉ quando viu o Senhor cumprindo com fidelidade Sua Palavra. A viúva de Sarepta, uma pessoa nova na fé no Deus de Israel, teve sua fé provada na questão da alimentação e, agora, com a morte de seu único filho. Todos eles saíram ganhando espiritualmente nesse episódio, e o nome de IAVÉ foi exaltado diante de Seu profeta e diante daquela mulher gentia, agora convertida em adorado do Deus de Israel.

 

Quando deixamos nossa vida e nosso destino completamente nas mãos do Senhor, em nada duvidando ou questionando, permitindo que Deus seja Deus em nossa vida, então começamos a ver coisas extraordinárias acontecendo em nossa vida, em nosso lar, em nossa igreja e ao nosso redor. Mas precisamos confiar no Governo de Deus em nossa vida, vivendo em plena certeza de fé, mesmo sem vermos tudo o que vai ocorrer. "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nEle, e o mais Ele fará." Salmos 37:5.

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário