segunda-feira, 21 de março de 2011

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO 13



 

LIÇÃO  13

 

SOCIEDADE COM JESUS

 

Verso para memorizar:  "Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes  em Mim."  João 15:4.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA:  Marcos 1:21 a 35; Lucas 4:31 a 42; Mateus 6:14 e 15; 25:34 a 46; 26:36 a 44; Salmos 31:24.

 

INTRODUÇÃO

 

Chegamos à última Lição do Trimestre janeiro a março. Estudamos durante doze semanas sobre as emoções humanas, positivas algumas, negativas outras. Findo este trimestre, descobrimos que nossa maior necessidade é PERMANECER junto a Deus, através da fé em Jesus. Este é o único CAMINHO para nos salvarmos de nós mesmos e de todos os males que afligem nosso corpo e nossa mente. JESUS é nossa única esperança de cura interior e paz espiritual. E essas coisas básicas para a felicidade humana as encontramos num íntimo e pessoal RELACIONAMENTO COM DEUS, através da pessoa de Jesus, o Filho de Deus.

Esta lição 13 vai nos mostrar que até JESUS, o perfeito Filho de Deus, precisou buscar os conselhos e a direção do Pai Eterno para Sua vida. Ele orava diariamente ao Pai em busca de apoio, força espiritual e decisão para fazer sempre o que era correto. Por isso Jesus foi sempre vencedor sobre Satanás, o Pecado e a Morte, Seus maiores inimigos.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 20 de março.

 

JESUS,  HOMEM DE ORAÇÃO

 

Leitura Bíblica do Dia: Marcos 1:21 a 35; Lucas 4:31 a 42.

 

Jesus passava o dia cuidando das pessoas, atendendo a todas as suas necessidades, tanto físicas como espirituais. Ele ensinava, curava as enfermidades do corpo e da mente, alimentava com o pão material e com o pão espiritual. Era um dia cansativo, cheio de trabalho. Mas à noite, quando todos dormiam, era comum a Jesus ser encontrado em fervente oração ao Pai Eterno. Ele dialogava com Seu Pai diariamente. Mostrava assim, pela palavra e pelo exemplo de vida, que a ORAÇÃO a Deus é fundamental para a vida de todas as pessoas. Todos os humanos precisam de ajuda, de apoio, de orientação. E precisam ser honestos e transparentes nessa busca diante de Deus.

Ellen White costumava dizer que "a oração é o abrir do coração a Deus." É como se você estivesse conversando com um amigo em quem muito confia. Essa conversa pessoal e íntima com Deus significa abrir a alma para o Pai Eterno, contando-lhe tudo o que queremos contar: alegria, tristezas, necessidades, êxito, fracassos, dores, prazeres, tudo enfim. Não deve existir segredo ou omissão, nem medo, no relacionamento entre o homem e seu Deus. Tudo deve ser conversado, num diálogo franco e amigo. Deus nos encoraja a isto (Isaías 1:18 a 20). Portanto, todos nós, os crentes em Jesus, devemos ser pessoas de oração, pessoas que costumam conversar com Deus naturalmente, diariamente e abertamente. Isto faz bem à alma humana.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 21 de março.

 

COMUNIDADE DE ADORAÇÃO E IGREJA

 

Leitura Bíblica do Dia:  I Coríntios 12:12 a 31; Efésios 4:15 e 16.

 

O que é a IGREJA fundada por Jesus?

 

É uma COMUNIDADE DE RELACIONAMENTO COM DEUS. É a Comunidade das Pessoas Salvas pela Graça de Deus, mediante a fé em Jesus, composta por judeus e gentios, ou seja, pessoas de todas as etnias, de todas as camadas sociais, culturais e econômicas. Todos crentes em Jesus. Eles se encontram na IGREJA, a qual é o CORPO DE CRISTO (I Coríntios 12), e o EDIFÍCIO erigido espiritualmente em cada cristão para a glória de Deus (Efésios 2:20 a 22). Não confundamos a IGREJA – comunidade de pessoas, como o TEMPLO – ajuntamento de pessoas. A IGREJA se reúne no TEMPLO (ou fora dele).

 

Na linguagem de Paulo em I Coríntio 12:12 a 31, a IGREJA é o CORPO MÍSTICO DE CRISTO. E seu funcionamento precisa ser semelhando ao de um corpo. Cada membro da Igreja deve estar ligado a outro membro, pelo amor e companheirismo, e todos os membros ligados à CABEÇA, Jesus Cristo, pela fé e discipulado. Cada MEMBRO deve receber ordens e comandos da CABEÇA, processar essa ordem pela fé, e a por em execução, pelo poder e dinâmica do Espírito Santo, para o bom funcionamento do CORPO. Assim como não existe o corpo de um só membro, também não existe a IGREJA DO EU SOZINHO, onde uma só pessoa manda e desmanda, à revelia da CABEÇA, Jesus Cristo. O bom e harmonioso funcionamento do CORPO chamado IGREJA somente acontece quando cada um de seus membros se comunica com a CABEÇA, dela recebe comandos, e os executa como os recebeu. Um corpo assim não será dominado por enfermidades e desajustes.

Como COMUNIDADE DE ADORAÇÃO, Comunidade que sistematicamente de reúne para adorar a Deus, unidos por uma fé em comum, a IGREJA reunida em adoração, comunhão e serviço é um centro de apoio e ajuda para todos os seus membros. Todos os membros devem ser bem recebidos e bem cuidados. Se houver entre eles doenças, pobreza, desvios morais, crises éticas de qualquer natureza, todas essas coisas devem ser tratadas ali, na irmandade, com apoio e ajuda mútuos, num espírito de amor e companheirismo. Isto é a nossa KOINONIA e nossa DIAKONIA: nossa comunhão de uns com os outros, e nossa dedicação a servir uns aos outros, conforme ensina Atos 2:42 a 47.

Pessoas que pertencem a uma Comunidade assim, que ajuda, apoia e compreende, sentem-se felizes, seguras, bem aceitas. Tais pessoas não se afastam umas das outras, pois se sentem bem e seguras juntas. Isto é a essência do ato de adorar: Comunhão com Deus e com os irmãos. Numa Comunidade dita cristã onde essas coisas básicas da adoração e do culto não ocorrem, as pessoas se sentem estranhas umas às outras, sentem que não são parte daquela comunidade, mas estrangeiros em relação a ela. São freqüentadores do templo, mas não são irmãos em Cristo, vivendo uma Comunidade de Amor e Apoio.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 22 de março.

 

PERDÃO

 

Leitura Bíblica do Dia: Mateus 6:14 e 15;  Lucas 23:34.

 

Jesus nos ensinou a orar assim, na Oração ao Pai Eterno: "Pai nosso, que estás no Céu; santificado seja o Teu nome; venha o Teu reino; seja feita a Tua vontade, assim na Terra como é feita lá no Céu. O pão de cada dia dá-nos hoje; PERDOA AS NOSSAS DÍVIDAS ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES..." Mateus 6.

 

Nesta oração, o PERDÃO que nós precisamos receber de Deus está condicionado e vinculado ao PERDÃO que damos às pessoas que nos ofendem. Quão dispostos você e eu estamos em perdoar nossos ofensores? Se não os perdoamos, também o Deus Eterno não nos perdoa. Jesus deixou isto bem claro na ORAÇÃO DO SENHOR. E nós fazemos esta oração sem entender que é isto o que estamos suplicando a Deus em oração. Nós nos condenamos a nós mesmos quando fazemos esta oração a Deus, e não agimos conforme a Deus rogamos.

 

Uma das coisas mais nobres na vida de um cristão é saber perdoar as ofensas que lhe são feitas por alguém, mesmo que este alguém seja um "irmão" na fé. Pessoas com este caráter perdoador são mais amadas e aceitas na comunidade. Por outro lado, pessoas que seguem a lei de Talião, do "olho por olho e dente por dente", e que não conseguem perdoar as ofensas que outros lhe fazem, são pessoas amargas, vingativas, doentias da mente e do espírito. São cristãos de poucos amigos, pois têm dificuldade em se relacionar com pessoas diferentes.

 

Quando um irmão nos ofende, e vem nos pedir perdão, deve ser perdoado. Alguns cristãos chegam a perdoar até aqueles ofensores que, por orgulho, não pedem perdão. Estes aprenderam a amar um pouco mais que os outros. E por isso são mais felizes ainda, e gozam de grande paz interior. Muitas pessoas vivem doentes da mente, da alma, porque não conseguem perdoar seus ofensores. Vivem o tempo todo jurando vingança, e assim se tornam enfermas, inseguras, desconfiada de tudo e de todos, evitando relacionamentos. Tais pessoas sofrem mais, e nunca devem orar o Pai Nosso, pois se o fizerem, estarão pedindo que Deus jamais os perdoe. E se alguém não for perdoado por Deus, não terá salvação e vida eterna.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 23 de março.

 

SERVIÇO

 

Leitura Bíblica do Dia:  Mateus 25:24 a 46. Efésios 2:8 e 9.

 

A SALVAÇÃO do homem é sempre uma dádiva gratuita de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo. Deus dá Salvação aos pecadores, e estes a recebem mediante a fé em Jesus. Mas a FÉ é algo intangível, não vista exteriormente; é algo que está escondido na mente humana. Ninguém vê fé. Mas as pessoas dizem de si mesmas: "Eu tenho fé em Deus". Pode ser verdade, ou pode ser mentira, ilusão. Mas como alguém de fora pode saber que o outro tem fé em Deus? Tiago nos ensina que "a fé, se não tiver obras, por si só está morta" Tiago 2:18. E ele acrescenta: "A fé sem as obras é inoperante" Tiago 2:20. O que Tiago está ensinando aos crentes? Ele está afirmando que a "fém em Jesus"deve ser uma fé que opera, que trabalha, que se mostra em evidências externas, tangíveis e concretas. Uma fé enrustida, que fica somente na mente do cristão, e que não é confirmada por uma vida de discipulado, de atividade dirigda a Deus e ao próximo, não é a fé salvadora, bíblica, anunciada por Paulo e por Jesus. A fé precisa ser mostrada, vivida, evidenciada.

 

Há três elementos fundamentais na experiência de um cristão verdadeiro e fiel:

1.      A KOINONIA, sua comunhão com Deus e com seus semelhantes. Seu prazer em se encontrar com Deus e com seus irmãos na fé; o prazer de estar com eles, de partilhar uma fé em comum. A convivência dos crentes em uma comunidade de fé e amor.

2.      A DIAKONIA, o serviço de amor em favor dos irmãos e do próximo em geral. O prazer de servir aos servos de Deus, ajudando-os em suas necessidades, apoiando-os sempre, animando-os na fé; partilhar bens e riquezas com os menos favorecidos, especialmente os pobres da igreja. Visitar órfãos, viúvas, prisioneiros, miseráveis, abandonados, etc.

3.      KERIGMA, a proclamação pública do Evangelho da Salvação somente em e por Jesus. A evangelização de todas as pessoas ao nosso alcance, e fora dele. O interesse e o envolvimento em programas de evangelização, tanto em minha comunidade, como também no mundo inteiro, através de ofertas e envolvimento pessoal.

Isto significa DISCIPULADO; fé em ação; fé que opera para a salvação, minha e do meu próximo. Foi isto o que Jesus quis ensinar, através do texto de Mateus 25:34 a 46. Quem tem uma fé que se mostra dessa maneira, vive uma fé salvadora e operante.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 24 e 25 de março.

 

ESPERANÇA E CONFIANÇA EM DEUS

 

Leitura Bíblica do Dia:  Salmos 31:24.  Mateus 26:36 a 44.

 

"Sede fortes, e revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor." Salmos 31:24.

 

Jesus ensinou: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." Mateus 26:41.

O cristão é salvo em esperança, mediante a fé em Jesus. Cada cristão vive uma            ESPERANÇA. Vive na espera de que Jesus venha logo, e o recolha para o Reino da Glória. Mas enquanto o crente vive neste mundo perigoso, cheio de pecado, precisa se refugiar em Jesus, seguindo sempre o que lhe foi ensinado na Palavra de Deus. Este 'e o segredo de seu êxito espiritual. Deve PERMANECER firme em Jesus.

 

No discurso proferido por Jesus, registrado em João 15:1 a 5, sobre A VIDEIRA E OS RAMOS, a palavra mais citada pelo Mestre foi PERMANECER. Deve o crente PERMANECER em Jesus todo dia. PERMANECER na f'e. Deve seguir em frente, em Jesus, sem retroceder ou apostatar. Isto dá segurança e certeza ao crente. É o segredo de seu êxito diário. Negligenciar esse element significa morte espiritual. Não existe força spiritual no pecador, mesmo no picador crente. Este é forte pela fé, mas é fraco em si mesmo, pois tem ainda uma natureza carnal pecaminosa. E essa natureza carnal, infectada que está pelo pecado, é a porta de entrada para as tentações e para as quedas espirituais. Não há esperança de vida eternal para o cristão que vive alimentando a velha natureza pecaminosa, agindo de forma contrária aos ensinos da Bíblia. Portanto, PERMANECER EM CRISTO é a expressão-chave para quem deseja ser vitorioso espiritualmente, e tem esperança de herdar a Vida Eterna.

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário