segunda-feira, 2 de maio de 2011

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 6



Este COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA é uma cortesia do seu site missionário www.averdaderevelada.com.br, sempre no propósito de oferecer a todos uma visão clara da VERDADE REVELADA por Deus aos homens através da Bíblia. Faça cópias deste comentário, quantas quiser, gratuitamente, e as distribua em sua igreja, escola e vizinhança. Dê também aos professores da ES que não têm acesso à Internet. Este é um excelente trabalho missionário.

 

Pr. Otoniel de Carvalho

Diretor do Site

 

________________________________________

 

LIÇÃO  6

 

O MANTO DE ELIAS E ELISEU

 

Verso para memorizar: "Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte." II Coríntios 7:10.

 

LEITURA BÍBLICA SEMANAL: I Reis 19; II Samuel 10:3 e 4; Ezequiel 16:15 e 16; I Reis 21:21 a 29; II Reis 2.

 

INTRODUÇÃO

 

Elias e Eliseu foram dois dos profetas de maior destaque em Israel. Nenhum deles escreveu nenhum livro da Bíblia, mas viveram e atuaram em significativos episódios religiosos, sociais e políticos em Israel. Ambos exerceram seu ministério profético no Israel do Norte, cuja capital era Samaria. Ambos tiveram de lidar e confrontar com reis cujas vidas não eram exemplos de integridade e retidão espiritual para o povo de Israel. Cada um deles tinha seu jeito próprio de ser. Mas Deus usou os dois da maneira como somente Deus sabia usar. E significativa foi a obra que o Senhor Deus os capacitou a realizar. Vale a pena conferir os lances principais da vida e obra dos profetas Elias e Eliseu.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 01 de maio.

 

"UMA VOZ TRANQUILA E SUAVE"

 

Leitura Bíblica do Dia: I Reis 19.

 

Acabe contou a Jezabel, sua esposa, tudo o que acontecera no monte Carmelo, quando Elias venceu, pelo poder de Deus, a todos os profetas de Baal, e os matou com a ajuda do povo de Israel. Enfurecida, Jezabel prometeu vingar-se de Elias. Não sossegaria enquanto não visse Elias morto. O profeta soube da ameaça e teve medo e fugiu para bem longe, para o deserto. Preocupado, cansado e temeroso, Elias pediu a Deus que o matasse. E com esses pensamentos foi dormir. Ele acordou com um anjo o tocando e lhe providenciando comida. Deus não abandonar Seu servo que O honrara no Carmelo. Elias caminhou durante quarenta dias, até chegar a Horebe, "o monte de Deus (I Reis 19:8). Ali, ele entrou numa caverna cavada na rocha e ficou escondido. O Senhor Deus o procurou e lhe perguntou: "Que fazes aqui, Elias?" (19:9). Ele respondeu a Deus: "Tenho sido zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a Tua Aliança, derribaram os Teus altares, e mataram os Teus profetas à espada; eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida" I Reis 19:10. O Senhor lhe respondeu: "Sai [da caverna] e põe-te neste monte [Horebe] perante o Senhor." E Elias obedeceu a Deus. Houve um vento forte, arrasador, mas o Senhor não estava nele; veio um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto; veio um fogo, mas o Senhor não estava no fogo. Então veio "um cicio tranqüilo e suave", era o Senhor chegando até Seu servo Elias. O Senhor pergunta-lhe: "Que fazes aqui, Elias?" Ele deu a mesma resposta anterior, quando a mesma pergunta lhe fora feita (leia 19:9 e 14). O Senhor, então, lhe ordena: "Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em ali chegando, unge a Hazael rei sobre a Síria. A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel; e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. ...Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou." I Reis 19:15, 16 e 18.  Elias tinha muita coisa para fazer. Para tirar Elias da depressão e da autopiedade, Deus lhe deu uma nova obra a fazer. Não era tempo para ele ficar somente sentindo pena de si mesmo, escondido em uma caverna, sozinho e depressivo. Era tempo de agir, pois coisas novas estavam para acontecer. Quanto a Elias, o tempo dele como profeta do Senhor em Israel chegara ao fim. Deus tinha coisas excelentes para fazer por Elias, mas este só saberia na hora certa.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 02 de maio.

 

A TROCA DE VESTIMENTAS

 

Leitura Bíblica do Dia: I Reis 19:19. Jó 1:20; Salmos 109:29; Judas 22 e 23; II Samuel 10:3 e 4; Ezequiel 16:15 e 16.

 

"Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele...Elias passou por ele, e lançou sobre ele [Eliseu] o seu manto [o manto de Elias]" I Reis 19:19, com interpolações nossas. Estava decidido por Deus: ELISEU seria o profeta sucessor de Elias em Israel. Era uma escolha divina, não de Elias.

 

Manto, túnica, vestimenta, tudo isto está repleto de significado. A leitura dos textos acima informará o leitor sobre alguns desses fatos relacionados à vestimenta. Rasgar as roupas e jogar cinza sobre a cabeça era sinal de que uma tragédia aconteceu; era sinal de luto e tristeza. Lançar o manto sobre alguém significava escolher esse alguém para uma obra especial. Elias passou por Eliseu, e lançou sobre ele o seu manto." Dali em diante, Eliseu seria o novo profeta para Israel, em lugar de Elias. Não há na Bíblia muitos outros registros de um profeta fazer o seu sucessor, pois o ministério profético não é função hierárquica, como o é a monarquia. Foi Deus quem fez esta escolha. Havia muita necessidade de o Israel do Norte ter um profeta atuante, e que servisse ao povo de referência espiritual, pois os israelitas do norte não podiam ir até Jerusalém, no sul, para adorar no templo, pois os reis do norte não permitiam. Também ali não havia um templo ao Senhor, como em Jerusalém. Logo, a casa e a obra do profeta no Israel do Norte serviam como ponto de referência espiritual a toda a nação. E Eliseu não decepcionou ao vestir o manto de Elias. O manto e o ofício de profeta lhe caíram muito bem. Houve certa prosperidade espiritual no Israel do Norte, por algum tempo, pela obra profética de Eliseu.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 03 de maio.

 

O USO DE PANO DE SACO

 

Leitura Bíblica do Dia: I Reis 21:21 a 29.

 

Como já vimos, rasgar as vestes e vestir-se de pano de saco, a mais rude e simples das vestes, significava dor, luto, tragédia pessoal, familiar ou nacional.

Por causa de suas muitas maldades e obras satânicas realizadas no Israel do Norte, Acabe e Jezabel receberam de Deus sentenças condenatórias muito fortes. A morte deles não seria pacífica. Cães comeriam suas carnes e beberiam seu sangue. Acabe e Jezabel foram culpados de muitos crimes em Israel, e seriam no seu tempo penalizados por isso. Leia I Reis 21:19 a 26.

 

Quando Elias acabou de contar a Acabe todas as punições que ele e sua ímpia esposa receberiam, surpreendentemente Acabe reage com humildade e tristeza, humilhando-se perante o Senhor e suplicando por misericórdia: "Tendo Acabe ouvido estas palavras –citadas em 21:19 a 26 --, rasgou as suas vestes, cobriu de pano de saco o seu corpo e jejuou; dormia em panos de saco e andava cabisbaixo." 21:27. Houve claros sinais de arrependimento em Acabe. Arrependimento sincero? Só Deus o sabe. Mas o misericordioso Deus de Israel enviou uma mensagem a Acabe, através de Elias: "Não viste que Acabe se humilha perante Mim? Portanto, visto que se humilha perante Mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias do seu filho o trarei sobre a sua casa." 21:29. Este é o Deus a quem adoramos: Justo e Misericordioso. Severo e Paciente. Não aceita o pecado, mas ama o pecador, e o ama mais ainda quando este se arrepende do erro e o confessa. Louvado seja o Senhor, misericordioso e perdoador, embora Justo e Santo.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 04 de maio.

 

O ARREBATAMENTO DE ELIAS

 

Leitura Bíblica do Dia: II Reis 2:1 a 18.

 

"Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Respondeu Eliseu: Tão certo como vive o Senhor,  e vive a tua alma, não te deixarei. E assim desceram a Betel. ...Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu Espírito. Tornou-lhe Elias: Dura coisa pediste. Todavia, se me vires quando eu for tomado de ti, assim se fará; porém, se não me vires, não se fará." II Reis 2:2, 9 e 10. Dali em diante, naquela caminhada ambos juntos, Eliseu não desgrudou os olhos de Elias. Ele não queria perder a oportunidade de receber "porção dobrada" do Espírito de Deus que estava em Elias.

 

"Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. O que vendo Eliseu, clamou: 'Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros!' E nunca mais o viu; e tomando as suas vestes, rasgou-as em duas partes. Então levantou o manto que Elias lhe deixara cair e, voltando-se, pôs-se à borda do Jordão. Tomou o manto que Elias lhe deixara cair, feriu as águas e disse: Onde está o Senhor, o Deus de Elias? Quando feriu ele as águas, elas se dividiram para um e outro lado, e Eliseu passou" II Reis 2:11 a 14.

 

Estava começando o ministério profético de Eliseu, pois Elias fora arrebatado vivo para o Céu, em carruagens conduzidas por anjos. Os discípulos dos profetas, ou seja, jovens que se preparavam para serem futuros profetas, foram os primeiros a reconhecer o ministério profético de Eliseu.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 05 e 06 de maio.

 

O MANTO DE ELISEU

 

Leitura Bíblica do Dia: II Reis 2:15 a 18.

 

O manto já não era mais de Elias. Agora, era o manto de Eliseu.

 

Quando os discípulos dos profetas viram Eliseu sozinho, ofereceram-se para ir procurar Elias em algum lugar. Eles ainda não estavam certos de que Elias fora arrebatado para o Céu. Eliseu recusou a oferta deles, mas como insistissem, Eliseu permitiu que eles saíssem à procura de Elias. Mais tarde, voltaram desanimados, pois não o acharam.

 

A leitura dos capítulos posteriores de II Reis vai mostrar o quanto o Senhor usou Eliseu em seu ministério profético. Muitos acontecimentos ocorreram, nos quais Eliseu foi peça-chave. Em cada caso, o Senhor estava com ele, e o usava para realizar feitos maravilhosos. Talvez seja o profeta bíblico do Antigo Testamento que realizou o maior número de milagres. Aquele manto de Elias caiu muito bem em Eliseu. Ele foi fiel em cumprir seu ministério em todas as situações. O reino do Israel do Norte foi abençoado com sua presença ali, mesmo em meio a severas crises sociais, políticas e espirituais. 

 

Quando um homem se entrega a Deus para o servir fielmente, Deus faz maravilhas a seu povo usando esta pessoa. O ministério de nossos pastores e anciãos seria muito mais significativos e produtivos, caso eles se entregassem completamente ao Senhor no cuidado da Igreja pela qual são responsáveis neste mundo e neste tempo de crise e apostasia. Fica aí o lembrete para cada um deles. E que eles se deixem usar pelo Deus da Obra.

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário