segunda-feira, 9 de maio de 2011

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO 7


Este COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA é uma cortesia do seu site missionário www.averdaderevelada.com.br, sempre no propósito de oferecer a todos uma visão clara da VERDADE REVELADA por Deus aos homens através da Bíblia. Faça cópias deste comentário, quantas quiser, gratuitamente, e as distribua em sua igreja, escola e vizinhança. Dê também aos professores da ES que não têm acesso à Internet. Este é um excelente trabalho missionário.

Pr. Otoniel de Carvalho

Diretor do Site

_______________________________________________

 

LIÇÃO  7

 

À SOMBRA DAS SUAS ASAS

 

Verso para memorizar: "Porque Tu me tens sido auxílio; à sombra das tuas asas eu canto jubiloso." Salmos 63:7.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Êxodo 19:4; II Samuel 11;  II Samuel 12; Salmos 17:8; Salmos 32:1; 36:7; 51:2; 57:1; 61:4; 63:7.

 

INTRODUÇÃO

 

O salmista canta: "Elevo os olhos para os montes; de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra." Salmos 121:1 e 2.

Para quem você costuma apelar quando vive uma crise? Quem ou o que é o seu apoio em momento de dúvida, de solidão, de tristeza, de crise moral e espiritual, de desânimo, de pecado? Você costuma justificar-se a si mesmo diante de Deus, apresentando justificativas para o seu erro? Você age mais como Saul ou mais como Davi?

A Lição desta semana focaliza Davi e como ele agiu para sair da crise ética, moral e espiritual em que se meteu. Preste atenção nos detalhes. Leia sobre o assunto, incluindo em sua leitura os salmos penitenciais 32 e 51, cujo autor foi Davi.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 08 de maio.

 

A VERDADE DESCOBERTA

 

Leitura Bíblica do Dia: II Samuel 11.

 

Leu todo o capítulo? A que conclusões você chegou?

Por que pessoas boas fazem coisas tão más? Por que as pessoas são muito ousadas em praticar o mal, e tão covardes e mesquinhas quando são confrontadas com seu erro? Por que as pessoas culpadas negam seu erro, quando são postas frente a frente com os mesmos?

Davi era um servo de Deus. Pelo poder de Deus, Davi conseguiu tremendas vitórias para o povo de Deus no campo de batalha. Mas, pessoalmente, Davi era muito fraco em relação ao sexo. Ele não conseguia se dominar quando era atraído por alguma mulher. Ele se aproveitava de uma poligamia permitida para juntar em seu harém várias esposas e concubinas. E esta sua fragilidade moral em relação ao sexo foi o que o levou à queda no episódio envolvendo a esposa de um soldado fiel do seu exército: Urias. Davi viu a esposa de Urias se banhando e se apaixonou por ela. Foi paixão à primeira vista. Coisa da carne mesmo. Era atração física, carnal. Um desejo intenso de fazer sexo com aquela mulher dominou Davi. E ele, sem pensar melhor nas consequências do seu ato imoral e sujo, deu ordens para que a mulher fosse trazida à sua alcova, e ali fez sexo com ela. A mulher engravidou e avisou isto a Davi. Ele ficou apavorado com a notícia, e tentou encobrir seu erro com outros erros. E isto geralmente não dá certo para ninguém, muito menos para um crente como Davi, e ungido do Senhor. Davi enganou, mentiu e mandou assassinar o esposo de sua amante, Bate-Seba. Somou um crime a outro, sem pudor e sem escrúpulos. O rei perdeu todos os controles morais, éticos e espirituais. Que consequências se seguiriam ao seu ato torpe e infame? Deus deixaria tudo como estava, para proteger Seu amigo Davi?

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 09 de maio.

 

NATÃ DESMASCARA TUDO

 

Leitura Bíblica do Dia: II Samuel 12.

 

Deus enviou a Davi o profeta Natã, o qual era da família de Davi. De forma prudente, contando uma história ilustrativa, Natã revelou que alguém, em determinado momento, cometera um crime e ficara impune. O senso de justiça de Davi veio à tona, e ele exigiu a punição do culpado. Natã se volta para Davi e lhe declara: "TU ÉS O HOMEM". Davi ficou assustado, pois sabia do que Natã estava falando.

Qual foi a reação de Davi ao ser confrontado com seu crime, com seu pecado? Fugiu da verdade? Acusou a imprudente Bate-Seba? Matou o profeta acusador? Transferiu a culpa para as circunstâncias que o levaram a ver Bate-Seba nua? Justificou-se a si mesmo, dizendo "a carne é fraca", como muitos o fazem hoje em nossa igreja?

Não! Davi não culpou nada nem ninguém. Ele simplesmente confessou: "EU SOU CULPADO". O Senhor é justo; eu sou errado. "Pequei contra o Senhor", disse Davi a Natã (II Sm 12:13). E o rei se humilhou diante de Deus, ficando pronto para receber de Deus a sentença por seu pecado. Assim agem as pessoas verdadeiramente crentes. Elas não ficam dando razões para seus erros, querendo justificar-se a si mesmas. Assumem que erraram e aceitam a penalidade, mesmo que esta doa muito.

Muitos em nossa igreja agem de forma diferente. Até entre pastores e anciãos que erram, que pecam, as reações são diferentes da de Davi. Já vi, em meu ministério, muita gente boa de nossa igreja fazendo todo esforço possível para negar sua culpa quando erram. Estão sempre buscando explicações e justificativas, transferindo a culpa para outras pessoas ou para as circunstâncias. Poucos são honestos e assumem seu erro, ao serem confrontados com eles. Alguns adventistas deixam sua igreja sofrendo com seus problemas morais. Alguns são afoitos em adulterar, fornicar, roubar, e são covardes em assumir seu pecado. Ficam se fazendo de vítimas, acusando a igreja de não ter amor; juntam parceiros em suas mentiras e falsos testemunhos. Cria-se na igreja um grupinho de gente sem juízo, sem senso crítico, todos eles acusando o pastor (quando não é este o principal envolvido), os anciãos e a comissão da igreja de não terem misericórdia. Enquanto isso, o irmão culpado ri, zomba e mofa dos irmãos, pois ele sabe que não é inocente, e que a penalidade a ser recebida deve ser a exclusão da membresia da sua igreja. Isto acontece o tempo todo entre nossos irmãos. Todos acusam Davi por seu erro, e muitos pecam como Davi pecou. Mas nem todos os membros da igreja agem como Davi ao serem confrontados com seu erro, confessando-se culpado. A maioria se amesquinha, se acovarda, e culpa a igreja, em vez de culpar-se a si mesmo, o verdadeiro vilão da história. Pense nisso, irmão, ao cometer seus erros e crimes.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 10 de maio.

 

FELIZ É AQUELE CUJO PECADO É COBERTO

 

Leitura Bíblica do Dia: Provérbios 28:13; Salmos 32 e 51.

 

Alguns pensam assim: "Se em Provérbios 28:13 afirma: 'O que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia', como pode ser 'bem-aventurado [feliz] aquele cujo pecado é coberto'?"

Temos de entender os dois textos.

No primeiro texto, Provérbios 28:13, o verbo da oração, "encobre", está na voz ativa. Nesse caso, o sujeito da oração, "aquele", é quem pratica a ação de "encobrir". É o pecador encobrindo, ou escondendo, seu próprio pecado.

No texto de Salmos 32:1 e 2, o verbo está na voz passiva, "é perdoada", "é coberto", indicando que não foi o sujeito da oração ("aquele") quem praticou a ação de "perdoar" e de "cobrir", mas uma outra pessoa fez isto por ele, em seu favor. O autor do salmo 32, Davi, estava certo de que fora Deus quem "perdoara" suas iniquidades (pecados, crimes), e quem fizera cobertura legal por sua dívida contraída pelo "pecado" cometido, uma referência ao seu pecado com Bate-Seba. Esta é a essência da teologia da justificação pela fé: Não é o pecado que provê de si mesmo o ato de cobrir (ou encobrir) seu pecado, para alcançar o favor e perdão de Deus. É o próprio Deus que, em Sua Graça e Misericórdia, provê primeiro a COBERTURA LEGAL para o problema do Pecado humano, e somente com base legal nisto, sente-Se Deus apto para perdoar os pecados do homem e o aceitar de volta à família de Deus.

O termo COBRIR, em Salmos 32, tem significado bancário, indicando que foi feita uma transação legal para o pagamento da dívida legal gerada pelo pecado, o qual é "transgressão da Lei". Como diz a música GRAÇA, composta pelo jovem músico adventista Daniel Sales, cantada pelos Arautos do Rei: "pecado se paga, e Cristo pagou por mim". Esta também é a ideia da palavra REDENÇÃO, a qual, no passado, significava um ato de compra de um escravo, no mercado de escravos. Um preço foi pago pela redenção do escravo (leia I Coríntios 6:19 e 20).

A alegria de Davi estava não em seu pecado. Sua alegria estava na certeza de que DEUS fizera cobertura legal por seu pecado, e agora ele estava livre da condenação por essa culpa. Ele sabia que não estava livre das consequências ética e morais do seu erro perante a sociedade israelita, mas interiormente estava feliz, em paz, pois Deus, o Supremo Juiz, aceitara seu arrependimento, e lhe dera o veredito do perdão. "Disse Natã a Davi: 'TAMBÉM O SENHOR TE PERDOOU O TEU PECADO; NÃO MORRERÁS" II Samuel 12:13. Davi alcançou a misericórdia (a Graça, o favor, a benevolência) do Deus de Israel. Deus não concede Seu perdão ao pecador depois que este realiza muitas penitências e auto-sacrifício, penalizando-se a si mesmo na carne. Deus concede Seu perdão ao pecador quando este reconhece humildemente seu erro perante o Senhor, e aceita, pela fé, o veredito divino. Davi disse a Deus: "PEQUEI CONTRA O SENHOR". Isto era uma confissão de culpa. Ele assumiu seu erro, mesmo depois de o esconder por algum tempo. Muitos não assumem seu erro nem depois de muitos anos. Muitos descem ao túmulo levando consigo seu erro. Preferem a morte eterna à confissão da culpa.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 11 de maio.

 

MAIS ALVO QUE A NEVE

 

Leitura Bíblica do Dia: Salmos 32 e 51.

 

Esses dois salmos penitenciais escritos por Davi contam um pouco do sofrimento pelo qual ele passou por causa de seu pecado com Bate-Seba. Entre muitas confissões que ele faz, eis esta aqui: "Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo dia. Porque a Tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio." Salmos 32:3 e 4. Então ele declara o que fez para sair dessa angústia interior, fruto da culpa: "Confessei-Te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões". Então ele fala dos resultados de sua confissão a Deus: "E Tu perdoaste a iniquidade do meu pecado" Salmos 32:5.

No Salmo 51, Davi apela para a Graça divina, dizendo: "Compadece-Te de mim, ó Deus, segundo a Tua benignidade; e segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra Ti, contra Ti somente, e fiz o que é mal perante os Teus olhos, de maneira que será tido por Justo no Teu falar e puro no teu julgar. ...Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve. ...Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova dentro em mim um espírito inabalável." Salmos 51:1 a 4, 7 e 10.

Esta é a oração de confissão de um homem crente, que sabe estar em pecado, mas não se sente bem e confortável com esta situação. Então, ele apela para Aquele Único que pode solucionar o problema do homem com o pecado: DEUS. Somente em Deus encontra o pecador culpado perdão de pecados e purificação da alma. E isto é saúde para a mente e para o corpo.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 12 e 13 de maio.

 

NO ABRIGO DE SUAS ASAS

 

Leitura Bíblica do Dia: Salmos 17:8; 36:7; 57:1; 61:4.

 

O Pecado é desgastante. O Pecado é como chiclete: no princípio é doce e agradável; depois, perde o doce, o encanto, restando apenas o hábito de pecar. Mas é bem pior do que o chiclete, pois este afeta a saúde do corpo, e o Pecado afeta a saúde de alma: mente, espírito, corpo. O Pecado é um problema psicossomático. Afeta o homem como um todo.

"Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só Tu me fazes repousar seguro." Salmos 4:8. Nem todos podem fazer esta declaração. Quantas noites sem dormir, ou mal dormidas, passam as pessoas que pecaram e ainda não confessaram nem deixaram seus pecados! Há pessoas que só conseguem dormir à base de medicamentos, tal o grau de ansiedade em que vivem. Muito disso vem de pecados ocultos, não confessados, não abandonados; isto em relação a pessoas crentes em Jesus, cuja consciência, alertada pelo Espírito Santo, acusa pecados ainda não confessados e não abandonados. Quer você ter paz interior e dormir a sono solto? Então confesse e deixe todo pecado do qual você tem consciência. Faça com Deus e com as pessoas a quem você feriu, contra quem você pecou, os arranjos legais e espirituais que a situação requer, e volte a dormir em paz, tranquilo, sem apelar para medicamentos.

Refugie-se sob a proteção do Deus Eterno. Este é o melhor lugar do mundo para você estar. Creia que é assim, e aja neste sentido. Abandone todo pecado que está lhe trazendo medo, ansiedade, angústia pessoal. Não tenha medo de confessar seu erro. Leve seu problema também ao pastor da igreja da qual você é membro, e se precisar da disciplina eclesiástica, vá em frente e aceite a disciplina que seu caso merece. É melhor estar disciplinado na presença do Senhor, do que permanecer no pecado e no erro por tempo indefinido, à espera de que tudo seja esquecido. Tome as providências éticas, morais e espirituais que seu caso requer. Fique em paz com Deus e com os homens. E durma o sono dos justos.  Ficarei orando por você!

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário