segunda-feira, 13 de junho de 2011

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 12

 

LIÇÃO 12

 

MAIS IMAGENS DE VESTES

 

Verso para Memorizar: "Porque, dizia: 'Se eu apenas Lhe tocar as vestes, ficarei curada." Marcos 5:28.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Marcos 5:24 a 34; Lucas 8:43 a 48; João 13;1 a 16; 19:23 e 24; Mateus 26:59 a 68; 27:27 a 29.

 

INTRODUÇÃO

 

O termo VESTES, no presente trimestre, vem sendo usado de maneira metafórica, simbólica. A ideia, em toda a lição, é a de trocar as VESTES PRÓPRIAS DO PECADOR, nossa justiça imperfeita, ou autojustificação,  pelas VESTES IMACULADAS DE JESUS, Sua Justiça perfeita, a Justificação somente pela fé em Jesus.

 

O grande erro do pecador não convertido a Jesus, é escolher continuar vivendo na INJUSTIÇA, uma vida imersa no Pecado e nos vícios que matam para sempre. O grande erro do pecador religioso, aparentemente cristão, mas não verdadeiramente cristão, é se satisfazer com sua justiça própria, ou autojustificação, confiando que seus atos religiosos, ou exercícios religiosos, tais como ir aos cultos, dar dízimos e ofertas, não comer certas carnes imundas, não tomar café ou bebidas alcoólicas, santificar o dia sagrado da semana, dar alguma esmola, e outras obras religiosas geram méritos diante de Deus, e que Deus recompensará tais méritos com JUSTIFICAÇÃO e SALVAÇÃO. É o legalismo e farisaísmo sendo aplicados na vida pessoal. O grande ACERTO do pecador convertido em discípulo de Jesus, salvo pela Graça de Deus e justificado pela fé em Jesus, é permanecer firme na fé e na dependência de Deus. "O justo pela fé viverá" Romanos 1:17.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 12 de junho.

 

"QUEM ME TOCOU NAS VESTES?"

 

Leitura Bíblica do Dia: Marcos 5:24 a 34. Lucas 8:43 a 48.

 

"Aconteceu que certa mulher que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia, e muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar...tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dEle, por entre a multidão, tocou-Lhe a veste. Dizia: 'Se eu apenas Lhe tocar as vestes, ficarei curada.' E logo estancou a hemorragia e ela sentiu no corpo estar curada do seu flagelo." Marcos 5:25- 29.

 

Foi um episódio fortuito, quase que de passagem. A mulher procurou ser discreta o mais possível. Mas ela cria, de coração, que Jesus a curaria se apenas ela Lhe tocasse a orla da veste. E a cura aconteceu. As multidões não notaram nada de especial. Aquela mulher lhes parecia apenas uma mulher a mais em meio a milhares de pessoas que seguiam Jesus nessas ocasiões. Para Jesus, no entanto, aquela mulher anônima era-Lhe muito especial. Ela veio buscar cura e salvação, e, discretamente, alcançou ambas as coisas de que mais precisava: cura física e cura espiritual.

 

Jesus parou de andar, olhou ao redor, e perguntou em voz alta: "QUEM ME TOCOU NAS VESTES?" A pergunta parecia a todos inoportuna. Muitos foram os que Lhe tocaram as roupas. Seus discípulos Lhe disseram: "Vês que a multidão te aperta e dizes 'quem Me tocou?' Mas Jesus não desistiu. Ele sabia que dEle saíra PODER CURATIVO E SALVÍFICO em direção a alguém naquela multidão. "Então a mulher atemorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante dEle e declarou-Lhe toda a verdade. E Ele lhe disse: 'Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal." Marcos 5:34.

 

As multidões, e até multidões de pessoas ditas cristãs, se aproximam de Jesus e o "apertam", pedindo-Lhe muitas coisas: dinheiro, casa, carro, emprego, proteção, namorado (a), saúde, cura de doenças, filhos, riquezas, etc. Todo dia "apertam" Jesus com esses pedidos. Mas não há neles a fé salvadora, que provoca obediência a Deus e uma vida na dependência de Deus. As pessoas querem dádivas, bênçãos; mas poucos são os que querem verdadeiro compromisso com Jesus. E menor ainda é o número daqueles que aceitam viver em obediência a tudo o que Jesus ordena. Você, leitor, age assim também? Pense nisto. Não "aperte" Jesus. Entregue-se a Jesus e viva, pela fé, na dependência de Jesus.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 13 de junho.

 

ELE "TIROU AS VESTES"

 

Leitura Bíblica do Dia: Mateus 20:20 a 28; João 13:1 a 16.

 

A lei do Céu é servir. Jesus proclamou: "Bem-aventurados os HUMILDES DE ESPÍRITO, porque deles é o reino dos céus." Mateus 5:3.

 

HUMILDADE é uma virtude celestial que nem sempre é encontrada entre os cristãos e entre os judeus. Jesus sentiu essa falta de humildade em seus discípulos (Mateus 20:20 a 28). Todos eles revelaram ter falta de humildade. Eram pessoas simples, sem muitos recursos, mas orgulhosos de espírito, arrogantes até. E a IGREJA, hoje, está cheia de cristãos pobres, ou de classe média, mas arrogantes e cheios de si. Entre os ricos nem se fala.

 

Jesus estava para cear com Seus discípulos a última ceia da Páscoa. Naquele dia, Jesus Se fez de servo dos homens. Ele tomou uma bacia, pôs nela água, tirou de Si a capa, abaixou-se até ao chão, tomou os pés de Seus discípulos e passou a lavá-los. Eles ficaram impressionados com aquele gesto humilde de Jesus. Nenhum deles quis fazer o papel de servo, pois todos queriam ser SENHOR. O Único que era verdadeiro SENHOR, não viu como sendo indigno fazer o papel de servo dos homens. UMA GRANDE LIÇÃO DE HUMILDADE. Mas Jesus não foi formal em Seu gesto, como são formais muitos irmãos que lavam os pés de seus irmãos na Santa Ceia. Jesus foi verdadeiramente humilde. Todo o Céu contemplou a cena. Tudo ficou registrado na Bíblia para servir de lição e ensino para os cristãos de hoje. Muitas são as igrejas cristãs que não realizam a cerimônia do Lava-pés no dia em que realizam a Santa Ceia. Por que não o fazem? Por que acham que é humilhante? Por que acham que é uma farsa? Por que não o fazem?

 

Jesus perguntou-lhes: "Compreendeis o que vos fiz?" João 13:12. E acrescentou: "Vós Me chamais de Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois Eu o sou. Ora, se Eu, sendo Mestre e Senhor vos lavei os pés, TAMBÉM VÓS DEVEIS LAVAR OS PÉS UNS DOS OUTROS. Porque Eu vos dei o exemplo, para que, como Eu vos fiz, façais vós também." João 13:13 a 15, com grifos nossos. Jesus é padrão de referência para todo aquele que se afirma "crente em Jesus". Se Jesus mandou fazer, é para fazer. Fé que não conduz à obediência não é fé, mas presunção.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 14 de junho.

 

"NEM RASGARÁ AS SUAS VESTES"

 

Leitura Bíblica do Dia: Levítico 21:10; Mateus 26:59 a 68; Marcos 15:38; Hebreus 8:1.

 

A ordem de Deus aos sacerdotes levitas era:

"O sumo sacerdote entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o óleo da unção, e que for consagrado para vestir as vestes sagradas, não desgrenhará os cabelos, nem rasgará as suas vestes." Levítico 21:10.

 

Aquelas vestes brancas sacerdotais eram vestes sagradas, representavam a Justiça de Cristo, e não deveriam ser rasgadas como se fossem vestes comuns, mesmo em dia de tragédia e sofrimento. No texto de Mateus 26:59 a 68, é dito que o "sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou!" (Mt 26:65). Eles estavam julgando o Filho de Deus. Fizeram contra Jesus falsas acusações. Um ministro de Deus mentindo contra o Filho de Deus e O acusando falsamente. Quer tragédia moral e espiritual maior do que esta? E ainda afirma que era Jesus quem estava "blasfemando". Aquele homem religioso, chefe da religião em seu país, estava pecando duas vezes contra Deus: (1) Rasgou as vestes sacerdotais que a Lei proibia fossem rasgadas; (2) acusou falsamente o Filho de Deus de blasfêmia, quando o blasfemo ali era exatamente ele, sumo sacerdote. Muitos são os que vestes as vestes sagradas, ou assumem funções sagradas, como pastores, padres, anciãos, presbíteros, bispos e diáconos, mas não honram a função que desempenham na Igreja. Despem-se das vestes sagradas e agem como homens comuns, como pecadores comuns. Nada entendem da santidade do cargo que exercem. Tais líderes religiosos são uma maldição para a Igreja que lideram. Não são dignos de estar na função.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 15 de junho.

 

VESTES DE ZOMBARIA

 

Leitura Bíblica do Dia: Mateus 27:27 a 29. Marcos 15:17 a 20. Lucas 23:10 e 11.

 

"Logo a seguir, os soldados do governador [Pilatos], levando Jesus para o pretório, reuniram em torno dEle toda a coorte. DESPOJANDO-O DAS VESTES, cobriram-nO com um manto escarlate; tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e, na mão direita, um caniço; e, ajoelhando-se diante dEle, O escarneciam, dizendo: 'Salve, rei dos judeus! E, cuspindo nEle, tomaram o caniço e davam-Lhe com ele na cabeça. Depois de O terem escarnecido, despiram-Lhe o manto, e O vestiram com as suas próprias vestes. Em seguida, O levaram para ser crucificado.'" Mateus 27:27 a 31, com interpolação e grifos nossos.

 

Aqueles rudes e irreverentes soldados romanos nem imaginavam de quem estavam zombando. Para eles, sem orientação religiosa da Bíblia, Jesus não passava de um judeu sedicioso, chefe de revolta, a quem competia a eles humilhar, zombar, levar ao ridículo e depois matar. Eles não conseguiam ver em Jesus tudo o que Ele representava no Plano da Redenção. Era apenas um revoltoso a mais. Sua própria gente, os judeus, O entregaram para ser zombado, agredido e morto. Ora, se os judeus, povo monoteísta e adorador de IAVÉ, não respeitavam Aquele que Se dizia seu rei, quanto mais eles, romanos que odiavam os judeus e tudo o que dizia respeito à religião de Israel! Assim pensando, levaram Jesus ao ridículo, zombando dEle sem piedade, sem misericórdia. As vestes com que vestiram Jesus eram vestes rotas, mantos surrados, que para nada prestava.

 

Muitas vezes, somos nós que zombamos de Jesus, e Lhe tiramos as vestes de Rei de nossa vida, e O vestimos com andrajos de mendigo. Passamos a dar ordens a Jesus, como se o rei fôssemos nós. Queremos que Jesus obedeça a todas as nossas ordens, e atenda todos os nossos desejos. Este não é o bom caminho a seguir. Não devemos aceitar a Jesus apenas como Salvador, mas também como SENHOR. Salvador e Senhor de nossa vida.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 16 e 17 de junho.

 

"REPARTIRAM ENTRE SI AS MINHAS VESTES"

 

Leitura Bíblica do Dia: Mateus 27:35; João 19:23 e 24.

 

"Depois de O crucificarem, repartiram entre si as Suas vestes." Mateus 27:35.

 

Os soldados continuaram em sua zombaria contra Jesus. Não se contentaram em simplesmente crucificar Jesus. Eles queriam mais, muito mais. Eles queriam a humilhação total de Jesus. Eles, possivelmente, iriam rasgar as vestes de Jesus, a dar um pedaço, como se fora um, souvenior, a cada um deles. Nada entendiam eles do significado da morte do Messias de Israel. A morte deles lhes pareceu uma grande diversão. Era-lhes apenas uma brincadeira, motivo para zombaria. A túnica de Jesus era inconsútil, não tinha costuras. Então eles realizaram um sorteio da túnica inteira, não a rasgaram.

 

Assim foi morto JESUS DE NAZARÉ, o homem mais santo e perfeito que este amaldiçoado planeta Terra já conheceu. O povo que devia O exaltar e honrar, os judeus, deu-Lhe as costas, traindo-O vergonhosamente. Eles tiveram ciúmes e inveja de Jesus. Ele tinha para eles tudo o que de melhor eles necessitavam. Mas eles, imaginando-se bons religiosos, cumpridores de seus deveres religiosos, traíram e entregaram para morrer o mais santo e perfeito dos homens. Achavam que estavam certos teologicamente. Acharam que o correto a fazer com Jesus, naquele momento decisivo, era O entregar à autoridade romana, Pôncio Pilatos, para que Ele fosse morto por crime de traição à pátria. Na verdade, os traidores eram eles, os judeus. Mas graças a Deus que Jesus não desistiu de nós. Ele foi até àquela maldita cruz e, ali, entregou por nós Sua vida santa e perfeita. Louvado seja Jesus por esta bendita entrega que fez de Si mesmo, pagando com Sua morte a redenção de nossa vida.

 

Pastor Otoniel de Carvalho

 

 

 

 

 

 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário