domingo, 1 de abril de 2012

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 1

 

TEMA GERAL DO TRIMESTRE: 

 

Evangelismo e Testemunho.

 

 

LIÇÃO 1

 

DEFININDO EVANGELISMO E TESTEMUNHO


 

Verso para memorizar: "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que Eu lhes ordenei. E Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos." Mateus 28:19 e 20 NVI.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Atos 4:33; 13:48; I João 1:3; Atos 13:1 a 49; 22:2 a 21; I Pedro 3:15.

 

INTRODUÇÃO

 

Estamos iniciando um novo trimestre (abril a junho) de estudos da Lição da Escola Sabatina. O tema geral é sobre Missiologia. A Igreja fundada por Jesus Cristo, essa Comunidade de pessoas salvas pela Graça, mediante a fé em Jesus, foi estabelecida na Terra com uma missão específica: Anunciar publicamente, a todos os moradores da Terra, o EVANGELHO de Jesus Cristo. Jesus declarou: "E será pregado este EVANGELHO do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim." Mateus 24:14. Todos os povos da Terra precisam ouvir sobre o EVANGELHO. E o que é o EVANGELHO? É Jesus nascendo de uma virgem (Encarnação do Verbo de Deus, conforme João 1:1 a 3 e 14); é Jesus ensinando ao povo sobre os princípios e valores do Reino de Deus; é Jesus morrendo em favor e em lugar dos pecadores; é Jesus ressuscitando ao terceiro dia, vitorioso sobre Satanás, o Pecado e a Morte; é Jesus voltando para o Céu, e ministrando no Santuário do Céu, em favor dos cristãos,  os méritos de justiça conquistados na Terra, através de Sua vida sem pecado e de Sua Morte vicária, substituinte; é Jesus vindo uma segunda vez, para buscar Seu povo fiel, levando-o para o Céu, onde estarão por mil anos; é Jesus descendo do Céu para a Terra, na Nova Jerusalém, trazendo Seu povo para morar definitivamente na Terra, estando o planeta completamente livre de Satanás, do Pecado e da Morte. Isto é o EVANGELHO, a Boa Notícia de que, em Jesus, há salvação para todos os que decidem crer em Jesus e a Ele se entregar em discipulado fiel.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, 01 de abril.

 

O QUE É EVANGELISMO?

 

Leitura bíblica do dia: Atos 4:33; 5:42; 2:36 a 39; 7:56; 13:48.

 

Evangelismo é a obra de pregar, púbica e pessoalmente, o EVANGELHO de Jesus Cristo. É proclamar, pela palavra falada e pela palavra escrita, que Deus está oferecendo SALVAÇÃO GRATUITA, mediante a fé em Jesus, a todos os pecadores da Terra. Evangelismo é a obra de convencer pecadores a aceitarem a Jesus, pela fé, como a única solução para o problema do Pecado humano. Pedro escreveu: "E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome pelo qual importa que sejamos salvos." Atos 4:12. Pregando para o carcereiro de Filipinos, Paulo lhe anunciou: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa." Atos 16:31.

 

Evangelizar é anunciar a Jesus como o único Salvador dos humanos pecadores.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 02 de abril.

 

O QUE É TESTEMUNHO?

 

Leitura bíblica do dia: Atos 5:18-20; 22:15 e 16; I João 1:3.

 

Evangelismo e Testemunho são obras semelhantes, mas têm algo de diferente entre si. O Evangelismo é uma proclamação geral do Evangelho de Jesus Cristo. O Testemunho é uma evangelização confirmada por uma vida salva pela graça. Uma pessoa aceitou Jesus como Salvador pessoal, e vive em diário discipulado. A teoria dos ensinos do Evangelho é posta em prática na vida de uma pessoa convertida. O testemunho é o ato de uma pessoa contar para outra como Jesus o salvou, e como sua vida foi mudada para melhor pela operação do Espírito Santo. Testemunhar é contar para outras pessoas sobre os resultados práticos da conversão. Você testemunha de duas formas: (1) Pregando o Evangelho e (2) vivendo o Evangelho.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 03 de abril.

 

EVIDÊNCIA BÍBLICA

 

Leitura bíblica do dia: Atos 13:1 a 49. Atos 6:1 a 7.

 

"Havia na igreja de Antioquia [da Síria] profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger [negro], Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo. E servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram. Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram à Selêucia e dali navegaram para Chipre." Atos 13:1 a 4.

 

Saulo e Barnabé foram chamados diretamente pelo Espírito Santo para a obra de evangelização dos gentios (das gentes, dos povos e nações). Cumprindo um propósito divino, eles iam primeiramente às sinagogas dos judeus, para lhes anunciar Jesus como o Messias prometido por Deus a Israel. Pregando aos judeus e aos gentios presentes na sinagoga de Antioquia da Pisídia, Paulo teve sua pregação interrompida pelos judeus, e, naquele dia, decidiu que iria pregar diretamente aos gentios, pois os judeus se recusavam a ouvir a pregação do Evangelho da Graça salvadora de Deus (leia Atos 13:44 a 51). Os gentios, ouvindo que a pregação do Evangelho seria agora dirigida especialmente a eles, muito se alegraram com isto, e muitos deles aceitaram a Jesus como Salvador pessoal.

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 03 de abril.

 

CONTANDO NOSSA HISTÓRIA

 

Leitura bíblica do dia: Atos 22.

 

Leia todo o capítulo de Atos 22, e observe a maneira como Paulo testemunhou aos judeus e às autoridades romanas sobre sua traumática conversão na estrada para Damasco. Com eloquência e segurança, Paulo contou todos os detalhes de como ele procedia antes, em Jerusalém, como fanático fariseu que era; e como, agora, convertido em servo e discípulo de Jesus, dedicou-se à missão de testemunhar de Jesus Cristo como sendo o Messias prometido por Deus a Israel por centenas de anos.

 

Embora nem todos tenhamos uma história de conversão tão traumática e impactante como Paulo a teve, ainda assim somos instruídos a contar para outras pessoas nossa história de salvação. Ao contarmos aos outros a história de nossa conversão, devemos mostrar alegria e prazer por nos termos convertido a Jesus. Devemos transmitir alegria, felicidade, contentamento por nossa conversão. Ao agirmos assim, estamos passando para nossos ouvintes uma mensagem positiva e animadora, criando neles vontade para serem pessoas tão felizes na fé como nós o somos. Muitos crentes se esquecem disso, e, quando testemunham de sua conversão, falam de dores, pesares, dificuldades em viver o discipulado, sendo tão negativos, que as pessoas que os ouvem ficam temerosas de abraçar a mesma fé. Cuidado, pois, com o vosso testemunho diante das pessoas a quem pretendeis evangelizar.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 04 e 05 de abril.

 

NOSSA DESCRIÇÃO DE TRABALHO

 

Leitura bíblica do dia: "Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós." I Pedro 3:15.

 

Uma vida cristã correta, santificada, transparente, justa é o mais eloquente testemunho que um cristão pode dar da Verdade do Evangelho. Muitas pessoas não leem a Bíblia, mas sabem ler a vida de um cristão. Os mundanos olham para os crentes sempre procurando achar alguma coisa na vida e no procedimento deles, para os acusar como hipócritas, e para desacreditar a espiritualidade deles, como sendo algo falso, superficial e fingido. E muitos cristãos descuidados, não zelosos, displicentes em relação à prática dos valores cristãos passam para os mundanos uma história negativa sobre o que significa ser cristão. E muitos mundanos, ao observarem o procedimento não cristão de alguns cristãos, afirmam: "Se ser cristão é agir como fulano age, então eu prefiro continuar onde estou." Muitos cristãos blasfemam do nome e da obra de Deus, ao não procederem como cristãos convertidos.

 

Outra coisa importante é que cada cristão saiba dar um estudo bíblico. Para isso, precisar estudar com atenção as doutrinas pregadas por sua igreja. Precisa tomar um curso bíblico de evangelização, e estudar com atenção todas as lições, procurando entender o conteúdo de cada uma delas. Precisa também fazer o ANO BÍBLICO, para conhecer o conteúdo de toda a Bíblia. Precisa, durante esta leitura diária da Bíblia, ter em mãos uma caneta para fazer marcação dos textos mais destacados da Bíblia. Precisa também decorar alguns versos da Bíblia, especialmente textos que realçam a salvação, a justificação, a fé, o amor de Deus, o arrependimento, o perdão, a confissão de pecados, a obediência à Lei de Deus, a santificação do sábado, o batismo, a oração, a obra missionária, dízimos e ofertas, a segunda vinda de Jesus, o aniquilamento dos ímpios, a nova terra, etc. Sabendo de memória textos sobre estes assuntos, o crente estará preparado para testemunhar de sua fé, com provas bíblicas, mesmo não estando com a Bíblia em suas mãos. Que cada membro da Igreja tenha certeza de sua fé em Jesus. Não seja inseguro nem vacilante quanto à fé em Cristo, para não ser iludido e enganado por pessoas sem escrúpulos, que querem afastar da fé os crentes. Nossa segurança está sempre num "ASSIM DIZ O SENHOR", com fundamentação na Bíblia. Não se deixe levar pela lábia de ninguém. Tenha plena certeza de fé no que crê e no que pratica.

 

 

Pastor Otoniel de Carvalho

Diretor do Site: www.averdaderevelada.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário