domingo, 15 de abril de 2012

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO

LIÇÃO 13

 

DONS ESPIRITUAIS PARA

EVANGELIZAR E TESTEMUNHAR

 

 

Verso para memorizar: "Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado."  Efésios 4:11 e 12.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: I Pedro 4:10. João 16:8 e 13. I Coríntios 12:28 a 31. Atos 2:40 a 47. Atos 13:4 e 5.

 

INTRODUÇÃO

 

O mesmo Jesus que ordenou a Seus apóstolos e discípulos: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura..." Marcos 16:15, também declarou: "Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da Terra." Atos 1:8. O Deus que manda Seus discípulos fazerem a obra de evangelização também capacita esses discípulos para a realização desta obra. Que cada crente em Jesus saia para evangelizar e testemunhar de Cristo, mais saia habilitado e capacitado pelo Espírito Santo, para que os resultados do trabalho feito seja uma abundante colheita de almas.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 15 de abril.

 

CRISTÃOS HABILITADOS

 

Leitura bíblica do dia: I Pedro 4:10.

 

"Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebem, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus." I Pedro 4:10.

 

Deus, em Sua graça e bondade, concedeu dons aos homens. Esses dons habilitam seu portador para a realização de uma boa obra. Pregar, cantar, receber bem as pessoas, orar intercessoriamente, administrar a igreja, escrever artigos e livros, evangelizar publicamente a grandes multidões, exorcizar demônios, pastorear uma igreja ou um distrito, treinar e capacitar os crentes, orar pela cura de pessoas enfermas, evangelizar a uma pessoa ou a um pequeno grupo de pessoas, relacionar-se bem com as pessoas, cuidar de aparelhagem de som e imagem, dominar as técnicas da computação, fazer uma bela ornamentação de igreja, ter compaixão dos que sofrem e cuidar deles, enfim, os dons (ou graças) que Deus distribui aos humanos são muitos. Com que finalidade Deus concedeu esses dons? Há um propósito específico nessas dádivas da Graça divina? Paulo explica: "A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando um fim proveitoso" I Coríntios 12:7, grifos nossos. É preciso que cada crente se disponibilize para Deus, a fim de que o dom (ou dons) que recebeu seja usado (1) "com vistas ao aperfeiçoamento dos santos [dos crentes]; (2) para o desempenho do seu serviço; (3) para a edificação do corpo de Cristo [a Igreja]" Efésios 4:12, interpolações nossas.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 16 de abril.

 

O ESPÍRITO SANTO E SEUS DONS

 

Leitura bíblica do dia: João 16:8 e 13; Atos 1:8; Atos 2; 13:1 a 4; Romanos 8:11.

 

Jesus declarou sobre a obra que o Espírito Santo, o Consolador, realizaria pela Igreja e na Igreja:

 

"Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em Meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito." João 14:26.

 

"Quando, porém, vier o Consolador, que Eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que dEle procede, esse dará testemunho de Mim" João 15:26.

 

"Quando Ele [o Espírito Santo] vier, convencerá o mundo do pecado,da justiça e do juízo. Do pecado, porque não creem em Mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não Me vereis mais [nesta vida]; do juízo, porque o príncipe deste mundo [Satanás] já está julgado." João 16:8 a 11, interpolações nossas.

 

"Quando vier, porém, o Espírito da Verdade, Ele vos guiará em toda a Verdade, porque não falará por Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele Me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar." João 16:13 e 14.

 

"Ao cumprir-se o Dia de Pentecoste [que ocorria 50 dias depois da Páscoa], estavam todos [os discípulos e apóstolos de Jesus] reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do Céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam eles assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo [possuídos pelo Espírito Santo] e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia [ou capacitava para] que falassem." Atos 2:1 a 4, interpolações nossas.

 

"Havia na igreja de Antioquia [da Síria] profetas e mestres [pessoas que possuíam estes dois dons dados pelo Espírito Santo]: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger [negro, possivelmente por ter pele escura], Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor e jejuando, DISSE O ESPÍRITO SANTO [note que o Espírito Santo fala, portanto, é um Ser pessoa, e não uma "energia", ou uma "força", como alguns falsamente ensinam]: Separai-me, agora, BARNABÉ e SAULO, para a obra [para a qual] que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e impondo sobre eles as mãos [da liderança da igreja local, dando seu aval ao chamado deles pelo Espírito Santo], os despediram [para o cumprimento da missão]" Atos 13:1 a 3, interpolações e comentários nossos.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 17 de abril.

 

DESCOBRINDO NOSSOS DONS

 

Leitura bíblica do dia: I Coríntios 12.

 

Você, irmão querido, já descobriu que dom, ou dons, Deus lhe concedeu? O que mais lhe dá prazer e senso de realização e bem-estar fazer na Igreja e pela igreja? Em que função ou atividade missionária você se sente melhor? O que você gostaria de fazer em sua comunidade, em cumprimento à missão da Igreja de Deus?

 

Olhe ao seu redor. Olhe mais uma vez, agora com olhar mais penetrante. O que está acontecendo em sua igreja local? Que projetos missionários estão sendo levados adiante por sua igreja local? Você sabe dar um estudo bíblico a pelo menos uma pessoa? Você gosta de orar por suas amigas, ou por seus amigos, nos lares deles? Você gosta de pessoas? Sente-se bem cuidando de pessoas? Você gosta de criar novos relacionamentos com novas pessoas? Você tem dinheiro? Gostaria de usar parte desse dinheiro em algum projeto de ajuda humanitária, que seja em favor de crianças, que seja em favor de adultos carentes de ajuda material? Por que você não reúne duas ou três amigas suas, e conversam juntas no sentido de começar um projeto em favor de alguém? Você costuma testemunhar de Jesus e da salvação em seu círculo de amizades? Ou você é completamente omisso, achando que isso não é com você e para você? Você também é omisso quando se trata de ganhar dinheiro e ficar mais rico ainda?

 

REAVIVAMENTO E REFORMA DE VIDA! Este é o desafio lançado a todos os membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, no mundo inteiro, preparando nossos irmãos para a Segunda Vinda de Jesus? Você está DENTRO ou prefere ficar DE FORA desse desafio espiritual?

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 18 de abril.

 

OUTROS DONS

 

Leitura bíblica do dia: Atos 6:1 a 4. I Coríntios 12 a 14. Efésios 4.

 

"Ora, OS DONS SÃO DIVERSOS, mas o Espírito é o mesmo. E também HÁ DIVERSIDADE NOS SERVIÇOS, mas o Senhor é o mesmo. E HÁ DIVERSIDADE DE REALIZAÇÕES, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos." I Coríntios 12:4 a 6, grifos nossos.

 

Existem beleza e organização na vida da IGREJA. Quando cada membro do CORPO DE CRISTO, a Igreja, opera eficazmente, sob a liderança da CABEÇA, Jesus Cristo, então o que se vê é uma Igreja dinâmica, organizada, bem treinada, repleta de crentes que sabem amar a Deus sobre todas as coisas, e sabem amar uns aos outros. Quando a Igreja funciona nos moldes de Deus, sob a liderança do Espírito Santo, então o mundo pára para observar a Igreja, e as pessoas do mundo sentem-se atraídas pela Igreja. Este é um excelente testemunho que os crentes devem dar ao mundo. O Espírito Santo distribui os dons, tanto aqueles citados em Romanos 12, I Coríntios 12 a 14 e Efésios 4, como também outros dons, não mencionados no texto bíblico.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 19 e 20 de abril.

 

DONS E RESPONSABILIDADE CRISTÃ

 

Leitura bíblica do dia: Mateus 10:19 e 20. Atos 13:4 e 5; 16:6. Romanos 12:4. I Coríntios 12:12. I Coríntios 13. Efésios 4:16.

 

"Agora, pois, PERMANECEM A FÉ, A ESPERANÇA E O AMOR. Estes três; porém, o maior deles é o amor." I Coríntios 13:13. (leia todo o capítulo 13).

 

Existem dons que são dados aos crentes para uma obra temporária, conforme a necessidade de um momento, de uma situação, como o dom de exorcizar demônios e o dom de falar língua estrangeira; e existem dons PERMANENTES, os quais jamais podem faltar na vida de um cristão, pois, se eles não existirem, então você não é um cristão. Paulo cita três dons permanentes, os quais nunca devem estar ausentes da vida de um crente vencedor e espiritualmente maduro: A FÉ, pois "sem fé é impossível agradar a Deus" (Hebreus 11:6); a ESPERANÇA, pois "em esperança somos salvos" (Romanos 8:24); e o AMOR, pois "o cumprimento da Lei é o amor" (Romanos 13:10).

 

Oremos, noite e dia, para que o Espírito Santo nos capacite para a missão que Jesus nos confiou, e para que estejamos disponíveis para esta missão!

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

Diretor do Site Missionário: www.averdaderevelada.com.br

E-mail para contatos: otoniel.carvalho@hotmail.com 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário