domingo, 26 de agosto de 2012

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO

 

LIÇÃO 9

 

EVENTOS FINAIS

 

Verso para memorizar: "Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tomando como capacete a esperança da salvação" I Tessalonicenses 5:8.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: I Tessalonicenses 5:1 a 11; Gênesis 3:15 a 24; Isaías 13:6 a 9; Lucas 21:34 a 36; Romanos 1:18.

 

INTRODUÇÃO

 

As expressões "LUZ" e "TREVAS" aparecem na Bíblia sempre em oposição uma à outra. O termo "LUZ" conceitua Deus e Suas revelações à humanidade; o termo "TREVAS" está associado a pecado, morte, queda, perdição, mundanismo, apostasia, e coisas semelhantes. Os crentes devem sempre andar "na luz", pois vivem "na luz". O mundo vive em "trevas", pois rejeita a luz da revelação divina. O cristão recebe a luz que vem de Jesus, e se torna um propagador de luz. O descrente vive nas trevas, pois segue a Satanás e ao mundo, e está em parceria com o Pecado e a Morte.

 

A lição desta semana trata dos EVENTOS FINAIS, isto é, fatos que estarão acontecendo nesses dias finais da história da humanidade sobre a Terra.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 26 de agosto.

 

OS DOIS LADOS DO JUÍZO

 

Leitura bíblica do dia:  Gênesis 3:15 a 24.

 

O JUÍZO de Deus apresenta dois aspectos bem distintos: (1) Ele é VINDICATIVO para os que estão "na luz", ou viveram "na luz"; (2) ele é PUNITIVO para os que viveram ou vivem "nas trevas".

 

Paulo afirma que todos nós teremos de comparecer diante de Deus para sermos julgados. Leia Romanos 14:12; II Coríntios 5:10.

 

O texto de Gênesis 3:15 a 24 mostra que Deus julgou as ações de Adão e Eva, e lhes deu a sentença punitiva por aquela escolha errada que fizeram. Isto ainda não foi o JUÍZO FINAL, mas um julgamento pontual, focado no assunto acontecido no Éden.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 27 de agosto.

 

REPENTINA E INESPERADA

 

Leitura bíblica do dia: I Tessalonicenses 5:1 a 3. Atos 1:6 e 7.

 

"O dia do Senhor vem como ladrão de noite..." I Ts 5:2. Esta é uma figura usada muitas vezes na Bíblia. Toda vez que tal expressão é usada para se referir à Segunda Vinda de Cristo, o destaque está no ELEMENTO SURPRESA. Jesus virá quando a maioria das pessoas na Terra estiver sem O esperar. Até grande parte dos cristãos estará tão envolvida em suas atividades diárias, na luta para ganhar dinheiro e sustentar a família, que abandona a vigilância espiritual, e pode ser tomado de surpresa, apesar das inúmeras advertências bíblicas. É preciso ter cuidado com a AUTOCONFIANÇA, pois a mesma é enganosa. "Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição..."  I Ts 5:3. Cuidado, irmão, com sua autoconfiança, e com sua ideia de que "meu Senhor tarde virá...". 

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 28 de agosto.

 

A VANTAGEM DO CRENTE FIEL

 

Leitura bíblica do dia: I Tessalonicenses 5:4 e 5.

 

"Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia, como ladrão, vos apanhe de surpresa. Porquanto vós sois todos filhos da luz e filhos do dia..." I Ts 5:4.

 

Ninguém mais possui tanta informação sobre a Segunda Vinda de Cristo, como os cristãos a possuem. E dentre os cristãos, os adventistas do sétimo dia se destacam ainda mais pela quantidade de informação de que dispõem sobre esse evento final e marcante. Já o nome de nossa Igreja: Igreja ADVENTISTA do Sétimo Dia, já é uma lembrança permanente de que somos uma Comunidade de Crentes que esperam a Segunda Vinda de Jesus. Portanto, nenhum adventista deveria ser apanhado de surpresa por este evento escatológico, final. Se o for, é porque não viveu nem procedeu ao longo da vida como ADVENTISTA, pois não se preparou para o Advento do Mestre Jesus. Esta é a nossa VANTAGEM, a qual pode nos atrapalhar, se, devido à nossa autoconfiança, não vigiarmos como convém.

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 29 de agosto.

 

VIGILÂNCIA CONSTANTE

 

Leitura bíblica do dia: I Tessalonicenses 5:6 a 8. Mateus 26:41.

 

"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." Mt 26:41.

 

"Assim, pois, não durmamos [espiritualmente] como os demais [como os não crentes]; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios [equilibrados, sensatos, prudentes]. Ora, os que dormem [espiritualmente] dormem de noite [nas trevas do pecado e da alienação espiritual]; e os que se embriagam [com os prazeres deste mundo cheio de atrações, as quais cativam nosso interesse], é de noite que se embriagam [é por viverem nas trevas espirituais que se embriagam]. Nós, porém, que somos do dia [nós, os crentes, que somos iluminados pelo Céu, com as revelações que nos foram dadas pela Lei, pelos Profetas, pelo Cristo e pelos Apóstolos –e nós, os adventistas, também pelo ministério profético de Ellen White (leia o livro O Grande Conflito sobre os Eventos Finais)]; sejamos sóbrios [prudentes, sensatos, inteligentes, espertos em sentido positivo e espiritual], revestindo-nos da couraça [da vestimenta que nos protege a vida espiritual] da fé [a fé em Jesus, conforme Apocalipse 14:12] e do amor [o melhor dos dons do Espírito, sem o qual ninguém será salvo, nem irá com Jesus para o Céu], e tomando como capacete [como proteção da nossa mente] a esperança da salvação [a qual é fruto da fé em Jesus. A fé em Jesus produz esperança em relação à Segunda Vinda de Jesus]" I Tessalonicenses 5:6 a 8, com comentários interpostos nossos.  Amém!

 

Se todos nós agirmos segundo este conselho de Paulo, não seremos tomados de surpresa quando Jesus vier. Leia Romanos 13:11 a 14.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 30 e 31 de agosto.

 

ENCORAJAR UNS AOS OUTROS

 

Leitura bíblica do dia: I Tessalonicenses 5:9 a 11.

 

"Porque Deus não nos destinou para a ira [isto é, para sermos destruídos no "Dia da Ira", conforme Apocalipse 6:15 a 17], mas para alcançar a salvação [leia Romanos 3:21 a 31; Efésios 2:8 e 9. Deus predestinou SALVAÇÃO para "todo aquele que nEle crer", conforme Marcos 16:15 e 16. E predestinou PERDIÇÃO para "quem não crer" em Jesus, não aceitando por fé o Plano da Redenção], mediante nosso Senhor Jesus Cristo [Aquele Único que executou nossa Salvação histórica, morrendo de maneira vicária, substituinte, na Cruz, pelos nossos pecados. Leia II Coríntios 5:18 a 21]" I Tessalonicenses 5:9, comentários interpostos nossos.

 

UMA OBRA PARA OS CRENTES DESPERTOS FAZEREM:

 

"Consolai-vos, pois, uns aos outros, e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo" I Ts 5:11. 

 

Quem está acordado espiritualmente, vigiando, firme na fé, deve ajudar aqueles irmãos que não demonstram tanta firmeza, nem vigilância, procurando fortalecê-los na fé e na esperança, para que não desistam de esperar por Jesus. Muitos irmãos nossos abandonaram Jesus e a Sua Igreja, voltando para o mundo. Em cada uma de nossas igrejas adventistas, há dezenas de "irmãos desaparecidos", cujo paradeiro ninguém na igreja local sabe informar. Onde estão esses "irmãos"? Estão sendo vigilantes e fiéis a Jesus? Ou voltaram para as trevas do mundo e do pecado? É preciso que a Igreja vá atrás deles, onde estiverem, e tente animá-los a prosseguir na fé e na esperança.

 

Que o Espírito Santo de Deus, o CONSOLADOR, nos conforte diariamente na fé, renovando-nos a esperança em Jesus, o Salvador.

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

Diretor do Site Missionário www.averdaderevelada.com.br

E-mail para contato: otoniel.carvalho@hotmail.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário