domingo, 2 de setembro de 2012

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO

 

LIÇÃO 10

 

VIDA DA IGREJA

 

Verso para memorizar: "Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas; retende o que é bom." I Tessalonicenses 5:20 e 21.

 

LEITURAS BÍBLICAS DA SEMANA: I Tessalonicenses 5:12 a 28; Mateus 5:43 a 48; Gálatas 5:22; Filipenses 4:4; João 15:4 a 6.

 

INTRODUÇÃO

 

Como pastor da Igreja do Senhor Jesus Cristo, Paulo era um excelente conselheiro. E todos os cristãos, de todos os tempos e lugares, de todas as denominações cristãs, fazem muito bem a si mesmos se prestarem muita atenção nas coisas que Paulo aconselha, a fim de que alcance uma vida cristã vitoriosa em todos os sentidos.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 02 de setembro.

 

RESPOSTA AO MINISTÉRIO

 

Leitura bíblica do dia: I Tessalonicenses 5:12 e 13.

 

Conselhos de Paulo aos crentes em Cristo:

 

·         Acatar com apreço [com respeito, dignidade, consideração, amor] os que trabalham entre nós (para o bem-estar da igreja: pastores, anciãos, obreiros bíblicos, professores de ES, diáconos e diaconisas diretores de departamentos, e todos os que a igreja nomeia a cada ano para serem oficiais da igreja);

·         Acatar com apreço "os que presidem", isto é os que dirigem a obra e administram a Igreja, em todos os seus níveis.

·         "Vivei em paz uns com os outros".  Jesus Cristo é o "Príncipe da Paz" (Isaías 9:6). Ele disse: "Deixo-vos a paz; a minha paz vos dou..." João 14:27. Um dos elementos importantes nas relações interpessoais na igreja é a PAZ: (1) Pas com Deus; (2) Paz entre os irmãos. A congregação local jamais deveria ser um campo de batalha entre os que a dirigem, ou entre os irmãos.

·         Ter amor aos que lideram a igreja.

·         Ter "a máxima consideração" por eles. Tratá-los com honra, com respeito, com muita dignidade.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 03 de setembro.

 

MINISTÉRIO DE APOIO

 

Leitura bíblica do dia: I Tessalonicenses 5:14 e 15. Mateus 5:43 a 48.

 

Paulo aconselha a todos os membros da igreja que sejam responsáveis, e auxiliem seus pastores e anciãos em algumas tarefas, tais como:

·         "Admoesteis os insubmissos". Em todas as congregações locais do povo de Deus existem os crentes fiéis, submissos a Deus e às normas da Igreja; e existem também os "do contra", que se rebelam e agem contra o que a Igreja lhes ensina, na Bíblia e no Manual da Igreja. Paulo aconselha que os irmãos mais experientes na fé "admoestem" (aconselhem, e, se necessário, até repreendam) aqueles que são revoltados, críticos, rebeldes a tudo o que lhes é ensinado.

·         "Consoleis os desanimados". Existem muitos cristãos que estão perdendo a fé e a esperança em Jesus. Já não vivem seu primeiro amor com Cristo e com a Igreja. Alguns estão pensando em desistir da fé, e em abandonar a igreja. Que algum crente mais experiente e firme na fé visite esse irmão desalentado, e o anime a prosseguir na fé e na esperança, até que Jesus venha.

·         "Ampareis os fracos".  "amparar os fracos" vai além do ato de consolar os desanimados. É possível que alguns estejam sem emprego, sem alimento, enfermos, sem roupa adequada, etc. Que os membros da igreja local, que estão em melhor condição financeira, ajudem esses irmãos necessitados. Se sua fraqueza é apenas de cunho espiritual, como no item anterior, então que algum irmão firme na fé chegue junto a ele e se ocupe em o fortalecer na fé. É possível que esse irmão "desanimado" e "fraco" na fé esteja precisando de se integrar à missão da igreja, trabalhando em favor dos que precisam ouvir o evangelho. Que essa pessoa seja integrada ao programa missionário da igreja local, e lhe seja confiado algum trabalho em favor de outras pessoas.

·         "Sejais longânimos para com todos". O termo "longânimo", não muito usado na linguagem comum entre nós, é muito usada por Paulo. Isto pode significar "bondoso", "gentil", "cortês", "paciente", "educado", "amoroso", "ajudador". Paulo aconselha que todos os irmãos sejam isto com todos. Cada crente procure ser um ajudador de seu irmão, tratando-o com carinho, amor, respeito, honra, cortesia, gentileza e amor.

·         "Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal". Recomendo a todos os que leem este comentário que leiam, agora, Romanos 12:9 a 21. Não trate as pessoas, de dentro ou de fora da sua igreja, na base da Lei de Talião: "Olho por olho e dente por dente". Deixe que Deus seja o juiz entre você e a outra pessoa, que você acha que lhe ofendeu. E que não seja você o ofensor.

·         "Segui sempre o bem entre vós e para com todos". Que cada crente busque sempre o bem-estar e a felicidade de seu irmão em Cristo.

 

Você já pensou, irmão, se todos os crentes em Cristo seguissem fielmente estes ensinos de Paulo?  Haveria mais amor, paz, bondade, cortesia, espírito de ajuda e apoio, sentimento positivo, e coisas como estas entre nós. O que nos deixa muito tristes é que em muitas de nossas congregações locais essas coisas boas, espirituais, estão ausentes da vida da maioria dos irmãos. Que Deus tenha misericórdia de nós!

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 04 de setembro.

 

ATITUDES CRISTÃS POSITIVAS

 

Leitura bíblica do dia: I Tessalonicenses 5:16 a 18. Gálatas 5:22 e 23. Filipenses 4:4.

 

Cada pessoa é exatamente aquilo que decide ser em sua mente. Quem ganhar sua mente ganha você: ou Deus, ou o diabo. Tudo em sua vida depende da atitude mental com que você enfrenta a vida diária: uma mente positiva, usada por Deus, motivará você a fazer o bem, conforme os FRUTOS DO ESPÍRITO, citados em Gálatas 5:22 e 23. Uma mente negativa se deixa usar pelo diabo, e o que essa mente negativa motiva você a fazer é seguir AS OBRAS DA CARNE, como citadas em Gálatas 5:19 a 21.

 

Cada manhã, ao você acordar, terá diante de si cerca de 16 horas para viver sua vida consciente (pois você estará dormindo durante 8 horas). Nesse período, você vai ter de decidir se quer ser usado/a pelo Espírito de Deus, e produzir os Frutos do Espírito; ou se que ser oficina do diabo, e produzir as Obras da Carne. A decisão é somente sua. Não dê desculpas tolas para justificar suas decisões e escolhas erradas, se algo der errado com você nessas 16 horas diárias de ação. Quem vai dominar sua mente nessas 16 horas? Você tem de decidir isto cada dia, ao despertar, antes de sair da cama. Note que eu estou usando o pronome "QUEM", pois o dominador será sempre uma Pessoa, ou seja, um ser pessoal: Deus, ou Satanás. Quem você vai escolher para dominar sua mente durante as 16 horas do dia nas quais você está acordado, consciente?  A resposta é individual. Só você pode decidir isto, pois a mente é sua!

 

Conselhos paulinos:

 

·         Regozijai-vos sempre. Procure estar sempre alegre, de bom ânimo, feliz!

·         "Orai sem cessar". Não precisa estar de joelhos ou em pé. Em cada atividade, ore ao Senhor, para que você seja uma bênção em tudo quanto realiza. E tudo o que fizer, faça-o bem feito, da melhor maneira possível.

·         "Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus". Seja agradecido a Deus por todas as coisas. Lembre-se que "o salário do pecado é a morte". Portanto, tudo o que Deus faz por nós, e em nós, e através de nós, que não seja a morte, é sempre lucro, pois não temos mérito no bem que nos acontece: é fruto da Graça divina, sempre!

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 05 de setembro.

 

CONHECENDO A "NOVA LUZ"

 

Leitura bíblica do dia: I Tessalonicenses 5:19 a 22.

 

Outros conselhos paulinos:

 

·         "Não apagueis o Espírito."  Não permita, por sua insistência em fazer o mal, rejeitando o Bem, que a voz do Espírito Santo já não seja mais ouvida por sua consciência (leia João 16:8 a 11). É o Espírito Santo que, trabalhando em seu espírito (sua mente, consciência, seu EU interior) tenta convencer você "do pecado, da justiça e do juízo" de Deus sobre suas ações. Se você ouve a voz do Espírito dizendo-lhe: "Este é o caminho; ande por ele", mas você não aceita o conselho do Espírito Santo e, por insubmissão e rebeldia, segue o caminho que o Espírito Santo não lhe aconselhou, então você está em sério perigo de perdição eterna. Você está, em seus constantes atos de rebeldia e desobediência a Deus, que lhe fala à consciência através do Deus Espírito Santo, então você está conscientemente "apagando" o Espírito, ou os sons conselheiros da voz do Espírito, de sua mente, de sua vida. Resultados?  Apostasia, desobediência, pecaminosidade desenfreada e... morte eterna! É isso o que você deseja para sua vida? Seja inteligente, prudente, sábio. Não seja estúpido, ignorante e louco!

·         "Não desprezeis profecias".  Você notou que nessas série de conselhos Paulo está sempre começando com um "não"? Cada "não" que ele usa aqui é uma tentativa de barrar seus passos rumo ao inferno, direcionando-os para a vida eterna. Com quem Paulo aprendeu isso? Com IAVÉ. Quando IAVÉ pronunciou a Lei Mora no Sinai, na forma de Dez Mandamentos (leia Êxodo 20:3 a 17), quase todos os mandamentos começam com o imperativo "NÃO".  Deus está, com esse "não" imperativo, lhe proibindo alguma coisa boa, construtiva, moralmente elevada e que o/a levará à felicidade? A resposta outra vez é: "Não". Deus está usando  o "Não" para você e para mim, como uma espécie de Pedagogia Divina para a Felicidade Humana (leia meu livro mais recente: "OS DEZ MANDAMENTOS – Pedagogia Divina para a Felicidade Humana"). Leia II Crônicas 20:20: "Crede no Senhor vosso Deus e estareis seguros; crede em Seus profetas e prosperareis".  Faça isto, e seja verdadeiramente feliz! Não despreze, nem rejeite, nem faça pouco caso da revelação de Deus aos profetas, quer esses profetas sejam os da Bíblia, quer sejam os escritos de nossa profetiza e mensageira, Ellen White.

·         "Julgai todas as coisas e retende o que é bom". Existe uma palavra no mundo da computação chamada "CONFIGURAÇÃO". Configurar um arquivo significa dar-lhe a melhor condição para ser usado. Você é pessoa inteligente. Quanto dinheiro você tem ganho com sua inteligência. Quanta coisa o ser humano tem inventado com sua inteligência. Então, use sua inteligência para o bem, sempre. Na vida, vemos, lemos, ouvimos e aprendemos muita coisa: umas são boas e úteis, outras são más e descartáveis. Salomão escreveu para todos nós: "A suma [a síntese, a conclusão final a que se chega] de tudo o que temos ouvido é: Teme a Deus e guarda os Seus Mandamentos, pois este é o dever de todo homem." Eclesiastes 12:13, comentário nosso interposto. Saiba exercer juízo crítico, avaliativo, sobre tudo o que você lê, vê, ouve ou entra em contato. Não vá aceitando tudo emocionalmente, porque lhe parece interessante. Faça a crítica necessária sobre tudo: é bom, é construtivo, promove o bem, está conforme "alei e os profetas" (leia Isaías 8:20), vai me fazer uma pessoa melhor, vai me trazer felicidade, etc. Julgue criticamente todas as coisas e retenha para si o que é "bom", segundo o propósito de Deus para sua vida.

·         "Abstende-vos de toda forma de mal".  Se você tem consciência e certeza de que alguma coisa (ou pessoa) é má, e vai promover o mal em você ou através de você, diga "não" a essa coisa ou pessoa má. Tenha coragem de dizer "não" a algo que vai lhe fazer infeliz, e que vai aproximar você do inferno e da perdição eterna. Não é fácil, mas é o melhor para você: fumo, álcool, drogas, sexo fora do casamento, amizades perigosas, afastamento dos princípios e valores bíblicos, más companhias, maus ambientes, más conversações, diga NÃO a essas coisas, antes que elas destruam você por completo.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 6 e 7 de setembro.

 

SANTIDADE NO TEMPO DO FIM

 

Leitura bíblica do dia: I Tessalonicenses 5:23 a 28.

 

"O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo..."  I Ts 5:23.

 

Toda a vida do crente deve passar pelo processo de santificação: sua mente, seu corpo, seu trabalho, seus estudos, seu lazer, suas músicas, sua roupa, suas escolhas para a vida, sua família, tudo, tudo. Não se pode querer ser santo somente no espírito, e deixar de fora as coisas do dia-a-dia. O processo de santificação precisa alcançar a vida como um todo. E esse processo muitas vezes se torna doloroso, pois tem de cortar fundo na carne, para salvar a pessoa. O Pecado é um mal insidioso, que penetra o mais interior da alma humana. Se permitirmos, o Espírito Santo vai fundo em nossa alma, e limpa as sujeiras éticas, morais e espirituais mais interiores em nós. Se queremos ser santos superficiais, ou santos de encomenda, então nos conformamos com uma santidade aparente, superficial, uma espécie de verniz na superfície. Aí, vamos parecer santos, mas não somos verdadeiramente santos. O que queremos realmente para nossa vida? Queremos uma obra completa do Espírito Santo em nós, limpando e purificando todo o nosso ser? Ou queremos apenas uma santificação de aparência para consume externo?  Você é quem decide!

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

Diretor do site missionário www.averdaderevelada.com.br

E-mail para contatos: otoniel.carvalho@hotmail.com

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário