segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A EPÍSTOLA DE JOÃO PARA A SENHORA ELEITA

Verso para Memorizar: "Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho."  II João 9.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Êxodo 20:1 a 17; Romanos 6:17; II Tessalonicenses 2:10; Hebreus 13:2; II João 2; Apocalipse 2:14 e 15; 14:12.

 

INTRODUÇÃO

 

A expressão joanina "senhora eleita" refere-se à IGREJA fundada por Jesus Cristo, a Comunidade dos Salvos pela Fé em Jesus, nos tempos da Nova Aliança. Os crentes fiéis a Jesus são "santos" e "eleitos", ou, também, "escolhidos". São eles os discípulos de Jesus neste mundo, Suas Testemunhas, os quais vão por todos os lugares da Terra proclamando o EVANGELHO, ou seja, as Boas Novas (boas notícias) de que o Messias-Cristo, o Salvador, já veio, morreu e ressuscitou por todos nós, e nos convida a nos associarmos a ele, mediante fé viva e operante, tornando-nos, pela fé, discípulos dEle.

A segunda Carta de João elogia a "senhora eleita", a Igreja fiel a Deus, por permanecer na verdade, e por viver o amor pregado por Jesus. Fé em Jesus e amor de uns para com os outros, eis dois elementos de fundamental importância para nossa Comunidade de Salvos em Jesus.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 13 de setembro.

 

EM AMOR E VERDADE

 

Leitura Bíblica: João 8:32 e 36; I Coríntios 13; II Tessalonicenses 2:10; II João 1 a 4.

 

"O Presbítero à senhora eleita [a Igreja] e aos seus filhos [os cristãos] a quem eu amo na verdade, e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade." II João 1, interpolação nossa.

 

João amava a Igreja de Jesus Cristo. Se possível, ele se sacrificaria por ela. João amava a VERDADE. Muitas vezes enfrentou prisões, torturas e exílio por ela. João queria que cada crente amasse a Verdade e a Igreja, pois, no dizer de Paulo (I Coríntios 3:15), a Igreja deve ser, neste mundo, "coluna e baluarte da verdade". Se a Igreja falhar em amar a verdade, falar a verdade e viver a verdade, então a mentira vai predominar, e o maligno vai reinar.

Os crentes devem viver em AMOR e na VERDADE. Isto não é uma entre muitas outras opções da Igreja. Esta é a diretriz celeste para a Igreja. Um cristão que não aprende a amar, também não compreende o que seja viver a Verdade, pois vive uma mentira, uma espiritualidade falsa, aparente, hipócrita e formal.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 14 de setembro.

 

ANDANDO CONFORME OS MANDAMENTOS

 

Leitura Bíblica: Mateus 5:17; João 14:15; Romanos 3:31; I João 2:4 a 6; II João 6; Apocalipse 14:12.

 

Existem muitos teólogos que entendem e pregam que a LEI, ou seja, os Dez Mandamentos, como expressos em Êxodo 20:3 a 17, passou, não sendo mais necessário que os cristãos se preocupem com suas exigências. Dizem eles que a Salvação pela Graça, mediante a fé em Jesus, anula para nós a obrigatoriedade de obedecermos os Mandamentos de Deus. São os ANTINOMISTAS. Seria isto verdadeiro ou falso?  Jesus e os apóstolos declaram coisas semelhantes a esta?

Jesus declarou: "Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar; vim para cumprir." Mateus 5:17. E ensinou a Seus discípulos: "Se vós me amais, guardareis os meus mandamentos." João 14:15.

Paulo ensinou aos cristãos: "Anulamos, pois, a Lei pela fé? Não, de maneira nenhuma. Antes, confirmamos a Lei." Romanos 3:31.

João, o Apóstolo, ensinou à "senhora eleita":  "Aquele que diz: 'Eu o conheço', mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade."  I João 2:4. E acrescentou: "E o amor é este [ou significa isto]: que andemos [procedamos, vivamos] segundo os Seus mandamentos." II João 6, interpolações nossas.

John Stott, famoso teólogo anglicano, ensina: "A obediência é um aspecto necessário e possível do discipulado cristão. ...A Lei Moral não foi abolida para nós; ela é para ser cumprida em nós. Embora a [nossa] obediência à Lei não seja a BASE da nossa justificação...ela é fruto da nossa justificação, e é exatamente isto que significa santificação. Santidade é ser semelhante a Cristo; e ser semelhante a Cristo é cumprir a justiça da Lei. ...Nossa libertação da Lei não nos deixa livres para desobedecer a ela. Pelo contrário, a obediência à Lei, por parte do povo de Deus, é tão importante para Deus enviou Seu Filho para morrer por nós, e Seu Espírito para viver em nós, a fim de assegurar esta obediência."  John Sttot, Romanos, páginas 266 e 268.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 15 de setembro.

 

ULTRAPASSANDO A DOUTRINA DE CRISTO

 

Leitura Bíblica: Mateus 16:12; 24:21 a 24; Atos 2:42; Romanos 6:17; II João 7 a 9; Apocalipse 2:14 e 15.

 

João adverte: "Porque muitos enganadores têm saído pelo mundo fora, os quais não confessam Jesus Cristo vindo em carne [a Encarnação do Verbo, João 1:1 a 3 e 14]; assim é o enganador e o anticristo [contrário a Cristo." II João 7, interpolações nossas. Leia também o verso 9.

João está preocupado com os ensinos mentirosos dos falsos mestres, com suas doutrinas diferentes da revelação bíblica e contrárias a elas. Ele sabia que muitos desses mestres de mentiras já estavam aparecendo nas comunidades cristãs espalhadas pela Ásia Menor e Europa, perturbando os cristãos novos com esses ensinos não bíblicos. Muita teologia errada estava surgindo, sobre Deus, sobre a Pessoa de Cristo, sobre o Espírito Santo, sobre a Justificação pela Fé, sobre a Santificação, sobre a Salvação em geral. Mestres judaizantes e mestres liberalizantes perturbavam os cristãos com esses ensinos que "ultrapassam", ou vão além, da "doutrina" revelada por Deus nas Escrituras Sagradas. Paulo também se preocupou em dar tais advertências aos cristãos (leia Atos 20:28 a 31).

Hoje também, existem muitos falsos mestres religiosos, ensinando doutrinas mentirosas, as quais vão além da doutrina [ensino] revelado nas Escrituras, e pregada pelos profetas, por Jesus e por Seus Apóstolos, as maiores autoridades em ensino sobre religião cristã. Milhares de cristãos são enganados por esses falsos mestres (leia Mateus 7:21 a 23). Existem mestres religiosos para todos os gostos e feitios, fazendo declarações absurdas sobre Deus, Jesus, o Espírito, a Salvação, as boas obras, o arrependimento, a fé, o perdão, a Justificação e a Santificação. Cuidado com eles!

Mesmo na Igreja Adventista do Sétimo Dia, muitas vezes surgem falsos mestres, pregadores de mentiras, os quais conseguem usar os púlpitos de nossas igrejas, conseguindo desviar da fé revelada alguns cristãos menos seguros das verdades bíblicas. Além disso, surgem mestres divisionistas, jogando a comunidade adventistas contra seus líderes, e também pregando falsamente sobre a Divindade, sobre a Pessoa de Cristo, sobre o Espírito Santo e sobre a Teologia da Salvação. Há ainda em nossa comunidade os famosos mestres do legalismo, que ensinam em nossos púlpitos uma teologia velha, judaizante, levando os irmãos a crerem que existem duas BASES LEGAIS para a Salvação: A Fé em Jesus e as Boas Obras humanas. Ensinam a teologia da FÉ + OBRAS, como duas BASES para a Justificação e Salvação, e não a teologia da Salvação somente pela Fé na OBRA REALIZADA POR JESUS, fé esta que resulta em uma vida de discipulado e obediência (santificação). Este ensino legalista ainda é forte em alguns ambientes adventistas do sétimo dia. Mas é um ensino que vai além da doutrina certa e bíblica.

Ultimamente, têm surgido no ambiente adventista do sétimo dia muitos pregadores que negam a TRINDADE, que negam que "o Verbo" seja co-eterno e co-igual com o Pai; negam também que o Espírito Santo seja uma "pessoa" da Divindade, ensinando que Ele é somente uma "energia", ou uma "emanação", ou "uma força" que provém do Deus Eterno. Há aqueles em nosso meio que, sem base bíblica, isto é, sem seguirem o princípio de "Sola Scriptura", afirmam ser o Espírito Santo o anjo Gabriel, confundindo totalmente a verdade sobre as Pessoas da Divindade. E por aí vão os erros teológicos e doutrinários de muitos pregadores nossos, que ocupam nossos púlpitos em cada dia de culto. É verdade que eles não são uma maioria, mas existem e perturbam e confundem a mente de nossos irmãos, indo "além da doutrina".

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 16 de setembro.

 

NEGLIGENCIANDO A HOSPITALIDADE

 

Leitura Bíblica: Mateus 10:14 e 15; 18:15 a 17; II João 10 e 11.

 

"Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina [a doutrina bíblica verdadeira, revelada], não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto, aquele que lhe dá as boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más." II João 10 e 11, Interpolação nossa.

 

Este é um conselho apostólico: Não receba em sua casa falsos mestres religiosos, os quais vêm trazer-lhe uma mensagem que vai "além da doutrina" revelada pelas Escrituras Sagradas, e ensinadas pelos profetas bíblicos, por Jesus Cristo e pelos Apóstolos de Jesus. Não se torne "cúmplice" (culpado junto com eles) de tais pessoas. Não deixe que Deus encontre você na companhia desses falsos mestres. Não freqüente suas reuniões de pregações e ensinos mentirosos. Não se deixe enganar e seduzir pela lábia desses falsos mestres, mesmo que eles sejam membros da igreja onde você é membro, ou de outra Igreja Adventista na cidade, ou em outra cidade.

João está preocupado em que a presença de tais mestres da mentira em nossa casa nos desvie da Verdade que está revelada na Bíblia. E isto acontece. Muitos adventistas do sétimo dia apostataram da fé, por darem ouvidos a mestres do engano, tanto de sua própria igreja, como também de outras denominações religiosas ditas cristãs.

No entanto, João não está aconselhando os cristãos a negarem hospitalidade aos seus irmãos em Cristo, os quais precisam de ajuda e apoio. Receba em sua casa e trate muito bem a todos os seus irmãos em Cristo, desde que eles venham para o ajudar a permanecer firme na fé bíblica. Trate bem seus vizinhos, seus amigos, e ajude a pessoas carentes.  Seja sempre cuidadoso e prudente neste assunto. Não seja ingênuo, abrindo sua casa para hospedar todo tipo de pessoas. A violência está aí, e muitos enganadores podem se fazer de crentes para terem acesso à sua casa. Aja com sabedoria e prudência.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 17 e 18 de setembro.

 

COMUNICAÇÃO PESSOAL

 

Leitura Bíblica: II João 12 e 13.

 

João afirma para seus leitores, os cristãos espalhados pela Diáspora, que ainda muitas coisas especiais tinha para lhes dizer e ensinar, mas esperava ocasião própria, quando estaria visitando as muitas comunidades cristãs da Ásia Menor, e algumas da Europa, para que, "de viva voz", pudesse conversar com eles, lhes ensinando tudo o que aprendera de e com Jesus Cristo, o Senhor da Igreja.

Em todo esse texto da Segunda Carta de João, o Apóstolo se revela um Pastor do Rebanho do Senhor Jesus. Um Pastor zeloso, fiel, cuidadoso, sempre comprometido com a missão que Jesus Cristo lhe confiara, que era cuidar da Igreja, ensinando aos que iam sendo batizados a viverem na doutrina e na ética que Jesus Cristo lhes ensinara, por palavra e exemplo.

Hoje também, Jesus Cristo necessita de líderes cristãos semelhantes a João: fiéis, zelosos e comprometidos com seu ministério. Pastores, anciãos, diáconos, diretores de departamentos, professores da Escola Sabatina, pessoas que sejam responsáveis, zelosas, fiéis, comprometidas com a Fé, com o Amor, com a Verdade e com a Missão. Líderes que não usem o rebanho para proveito próprio, para ficarem ricos às custas dos membros da Igreja. Líderes que estejam dispostos a dar tudo de si mesmos, a fim de verem a Igreja caminhar rumo ao êxito, tendo sempre a Jesus Cristo como Cabeça, e Líder Maior da Comunidade dos Salvos da Nova Aliança. Líderes que aceitem ser liderados por Jesus, e se submetam aos Seus ensinos. Líderes que amem a Verdade, e tudo sofram pela Verdade. Líderes que sejam como Jesus, que Se deu a Si mesmo pela Igreja. Líderes que amem a Igreja. Líderes que gostem de ensinar a Igreja a doutrina bíblica. Líderes que sejam exemplo de fidelidade, de humildade, de bondade e paciência. Líderes que saibam ouvir seus liderados, e estejam prontos para os aconselhar. Líderes que caminhem junto com seus liderados, revelando-se irmãos deles, e não seus "chefes".

 

Pense nisso, você que é líder, em algum nível, na Igreja Adventista do Sétimo Dia. Pense nas coisas aqui escritas, e nas coisas escritas por João, você que é crente em Jesus, e teve acesso a este comentário e à Lição da Escola Sabatina.

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho



Você sabia que pode utilizar o Messenger de qualquer tipo de celular? Saiba mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário