quarta-feira, 2 de setembro de 2009

CONFIANÇA

 

 Verso para Memorizar: "E esta é a confiança que temos para com Ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve."  I João 5:14.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: João 3:36; Atos 4:29; I Coríntios 9:27; Hebreus 4:16; I João 5:13 a 21; Apocalipse 12:9.

 

INTRODUÇÃO

 

Em quem você deposita sua maior confiança? Em coisas?  Em pessoas? Em Deus.

 

Todos nós nos sentimos bem quando confiamos. Confiar no carro que dirigimos; confiar na casa onde moramos; confiar no emprego onde estamos; confiar nos amigos ao nosso redor; confiar no cônjuge; confiar no pastor que dirige nossa igreja; confiar nos planos e propósitos de Deus para nós; confiar na revelação profética revelada nas Escrituras Sagradas; confiar plena e totalmente na Pessoa e Obra de Jesus Cristo, o Salvador; confiar na presença e obra do Espírito Santo, o Consolador; confiar em sua própria capacidade de realizar algo bom, durável e positivo, para você mesmo, para sua família e para a comunidade onde você vive. Confiar...confiar...confiar!  Confiança é amiga gêmea da esperança. Se você espera algo de alguém, é porque você confia nesse alguém.

Pessoas que vivem em constante desconfiança são pessoas instáveis, inseguras, pessoas que vivem em dúvida permanente. Esse constante desconfiar gera insegurança, pânico, desespero, doença e...morte. Os hospitais e as clínicas psiquiátricas, além dos consultórios psicológicos estão repletos de pessoas que vivem em constante estado de incerteza, dúvida e desconfiança. Nada nem ninguém consegue dar a essas pessoas algum nível de certeza, o que faria deles pessoas mais estáveis. Falta de confiança significa falta de fé. Quem não confia também não crê. É impossível a uma pessoa crer em Deus, se não confia em Deus. Ter fé significa ter confiança.

Nesta lição, João trabalha a idéia de fé como sendo CONFIANÇA. Ter fé em Deus significa confiar em Deus. Significa a certeza de que Deus é para nós tudo aquilo que Ele afirma ser. Significa que tudo o que Deus anuncia que nos dará, em e mediante Jesus Cristo, certamente Ele o fez e o fará, pois Sua palavra empenhada vale muito mais do que ouro puro. Vamos, pois, aos fatos anunciados por João.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 30 de agosto.

 

TENDO CONFIANÇA

 

Leitura Bíblica: Salmos 37:5; I João 5:13 a 21.

 

Neste texto de I João 5:13 a 21, a palavra-chave é "SABEMOS...", a qual, no desenrolar do texto, significa: "Temos certeza de...". O que o crente SABE, ou de que o crente em Jesus tem certeza?

  • Que... se orar em nome de Jesus, e segundo a vontade de Deus, sua oração será atendida;
  • Que... se você que é crente interceder por seu irmão, Deus o atende;
  • Que... todo aquele que passou pelo novo nascimento não vive para pecar;
  • Que... todo o que nasce de Deus é guardado por Deus, e o Maligno não o fere;
  • Que... como crentes em Jesus, somos de Deus;
  • Que... o mundo inteiro jaz no Maligno e vive para servir ao Maligno;
  • Que... o Filho de Deus está voltando para buscar Seus redimidos;
  • Que...quem é de Jesus não serve aos ídolos.

Se quisesse, João poderia ampliar esta lista. O que é crente em Jesus vive com muita certeza e segurança. Não uma falsa segurança, mas real segurança. Essa segurança nasce da fé, que é confiança: confiança em Deus, e em Sua palavra a nós revelada, as Escrituras Sagradas (II Crônicas 20:20).  Segurança em relação ao presente e em relação ao futuro.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 31 de agosto.

 

A POSSE DA VIDA ETERNA

 

Leitura Bíblica: João 3:16; I João 5:11 a 13.

 

João escreveu: "E o testemunho é este: Que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho, tem a vida [eterna]..." I João 5:11-12. E disse mais ainda: "Estas coisas vos escrevi a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus." I João 5:13.

 

João emprega o verbo no passado, quando fala da ação de Deus em DAR A VIDA ETERNA àqueles que crêem em Jesus: "Deus nos deu a vida eterna". E emprega o verbo no presente, quando fala daqueles que, em Jesus e por Jesus, já receberam a vida eterna: "Aquele que tem o Filho tem a vida." E: "...a fim de saberdes que tendes a vida" (eterna). Quem vive pela fé em Jesus deve tomar como certo de que a VIDA ETERNA já é sua, em e por Jesus Cristo. Hoje, sabemos isto pela fé. Esta fé em Jesus nos dá a certeza de que a VIDA ETERNA já é nossa. Jesus, o Messias-Cristo, já viveu sem pecado, morreu pelos pecadores e ressuscitou ao terceiro dia, saindo da MORTE para a VIDA ETERNA. A vitória de Jesus, o Messias-Cristo, sobre a Morte significa para nós, os pecadores mortais, que cremos em Jesus, VIDA após a morte, no dia da Ressurreição (Mateus 24:30-31 e I Tessalonicenses 4:16-17).

O chamado de Deus a todos os pecadores é para que tomem posse da VIDA ETERNA que lhes é oferecida na e pela vida e obra de Jesus, o Messias-Cristo. Aceitar, pela fé, a Jesus como Salvador e Senhor, significa tomar posse, em nome de Jesus, da Vida Eterna; hoje, pela fé; na Segunda Vinda de Jesus, em realidade visível e concreta. Portanto, pregar o EVANGELHO ETERNO, ou do Reino, a toda criatura, não significa lhes oferecer ilusões, mentiras e engano. Também Deus não nos pede para vendermos o Evangelho, nem o trocarmos por qualquer coisa que as pessoas possuem. Pregar o EVANGELHO ETERNO significa anunciar a todos os pecadores da Terra, sem exceção de cor, raça, sexo ou categoria social ou econômica, que na Vida e Morte-ressurreição de Jesus de Nazaré, o Messias-Cristo, Deus-Pai oferece gratuitamente a todos os pecadores VIDA ETERNA. "E esta VIDA [eterna] está no Seu Filho." I João 5:11, interpolação nossa. Somente em e por Jesus Cristo pode o pecador, arrependido e crente, encontrar Salvação e VIDA ETERNA (João 10:10).

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 01 de setembro.

 

DE ACORDO COM A SUA VONTADE

 

Leitura Bíblica: Salmos 66:18; Isaías 59:2; I João 5:14-17.

 

"E esta é a confiança que temos para com Ele: Se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve." I João 5:14, grifo nosso.

 

O que significa A VONTADE DE DEUS? Nós, pecadores, conhecemos na totalidade a "vontade de Deus"?  Você costuma fazer sua própria vontade? Ou você se submete à vontade de Deus?

O texto é bem específico, e estabelece uma condição para que nossas preces sejam atendidas: "Se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve."

Tiago escreveu sobre nossas preces a Deus: "Pedis e não recebeis porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres." Tiago 4:3, grifo nosso. Eu mesmo já pedi a Deus coisas muito boas, segundo minha avaliação, e não recebi ainda. Outros também têm feito preces a Deus por boas coisas, e também ainda não foram atendidos. Seria porque pedimos a Deus algo que não era segundo a Sua vontade para nós naquele momento? Como podemos saber qual é, em todo tempo, a "vontade de Deus"?

O certo é que nós, pecadores, não sabemos qual é a vontade de Deus em todas as coisas, fatos e momentos. Somente Deus conhece Sua própria vontade a cada momento e em cada assunto da vida. Nem tudo aquilo que nos parece bom e próprio, em determinado momento de nossa vida, é segundo a vontade de Deus para mim, naquele momento. Deus somente sabe o TEMPO e o MODO de me conceder Suas bênçãos específicas.

O que fazer, então, quando pedimos algo a Deus, anos a fio, e não o recebemos? Devemos deixar de Lhe pedir isso? Ou devemos reavaliar nossas prioridades para aquele momento? Ou devemos avaliar nossas prioridades à luz da vontade de Deus revelada nas Escrituras? Ainda assim, existe a VONTADE DE DEUS para nós, e que não foi revelada nas Escrituras em suas minúcias. Devemos, então, nos submeter ao Juízo de Deus, deixando que Ele conduza nossa vida diariamente, mesmo que não recebamos todas as coisas que Lhe pedimos em oração. Submissão total à vontade de Deus, mesmo não sabendo o QUE, o COMO e o QUANDO Deus vai atender nossas preces. Ter segurança (fé) de que Deus sempre quer o melhor para nós, pois Deus nos ama e nada faria que fosse para nossa ruína (Romanos 8:28). Isto é um exercício de fé, de confiança total em Deus.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 02 de setembro.

 

CONFIANÇA DE PROTEÇÃO

 

Leitura Bíblica: Salmos 91; Salmos 121; I João 5:18 e 19.

 

O MALIGNO vive em nosso encalço, querendo nos levar à ruína e destruição. E o curioso é que essa ruína e destruição de nossa alma pode até vir através de coisas boas, tais como dinheiro, fama, cultura, propriedades, etc. Quando Satanás que arruinar e destruir a alma de alguém, ele faz uso de coisas boas e agradáveis à vista. A isca de Satanás é atraente: dinheiro, fama, sexo, propriedades, cultura, um bom nome social. Quando Deus faz uso dessas mesmas coisas, em nossa vida, Ele as usa para o bem, nosso e de nossos semelhantes, para Sua honra e glória. Mas essas mesmas coisas boas, quando usadas por Satanás, levam uma pessoa à ruína e destruição.

Quem está comandando você, suas posses e bens e seus valores? Quem dá ordens em você? Você se colocou sob o comando de que senhor? De DEUS? Ou do Maligno?  Quem comanda sua alma?

Davi colocou sua confiança em Deus. E por ter agido assim, Davi venceu Golias, e venceu a milhares de inimigos em batalha. Davi gostava muito de sexo. Davi sabia que sua atividade sexual poderia ser uma coisa boa, quando usada segundo o propósito de Deus; e sabia que sua atividade sexual seria má e destrutiva, se usada segundo o plano de Satanás. Davi cobiçou para si a mulher de um soldado seu.Mandou buscar a mulher, na ausência do esposo dela, e fez sexo proibido com ela. Davi manchou sua honra, seu caráter e sua alma, usando uma coisa boa de maneira má. Deus rejeitou a atitude de Davi, pois ele fez tudo aquilo pela inspiração do Maligno, Satanás. Deus puniu Davi e o fez sofrer as consequências de sua loucura e irresponsabilidade. Davi reconheceu seu erro; Davi arrependeu-se de seu pecado; Davi clamou a Deus por perdão. Deus perdoou a Davi e o aceitou de volta. Davi louvou a Deus pelo perdão recebido e pela restauração ao favor de Deus (leia II Samuel 11 e 12; Salmos 32 e 51).

Em QUEM ou em QUE você põe sua confiança?  Pense nisto com sinceridade. Coisas aparentemente boas podem significar sua ruína e destruição, se usadas sob a inspiração do Maligno. O MUNDO confia em si mesmo e confia em pessoas e coisas do próprio mundo. O Mundo não confia em Deus, nem em Sua Palavra revelada aos homens, a Bíblia Sagrada. O Mundo rejeita Deus, Sua Palavra, Seu Governo, Sua Lei e Sua Justiça. Por que você, cristão salvo do Mundo pela Graça de Deus, ainda quer confiar no Mundo e seguir seu modelo de vida? Por que as coisas do Mundo ainda exercem tanta atração sobre 3; você? Por que você se deixa aculturar pelo Mundo, depois de ser salvo dele por Jesus?

"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará." Salmos 37:5.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 03 e 04 de setembro

 

TENDO VERDADEIRO CONHECIMENTO DA DIVINDADE

 

Leitura Bíblica: Deuteronômio 29:29; Oséias 6:3, primeira parte; João 17:3; Romanos 1:19 e 20; I João 5:20-21.

 

CONHECER A DEUS!     Isto é possível?

Somos motivados pela Bíblia Sagrada a conhecer a Deus: "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor..." Oséias 6:3, primeira parte. Jesus, o Filho de Deus, o "Verbo" que "Se fez carne e habitou entre nós" (João 1:1-3 e 14) nos afirma: "E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." João 17:3.

Paulo ensina como podemos conhecer a Deus: "Porquanto, o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles [os humanos pecadores] porque Deus lhes manifestou [revelou, tornou conhecido]. Porque os atributos invisíveis de Deus [aquelas coisas que existem em Deus e que não podem ser vistos pelos homens, pois estes não têm acesso à presença de Deus], assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem [embora não sejam vistas pelo olho humano], desde o princípio do mundo, sendo percebidos [reconhecidos] por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são por isso indesculpáveis [diante de Deus, quando O negam como Deus e Senhor]" Romanos 1:19 e 20, comentários e interpolações nossos. Leia Salmos 19.

A CRIAÇÃO de todas as coisas revela que há um CRIADOR. Isto se descobre pela análise inteligente. Uma pessoa dotada de Inteligência observa todas as coisas criadas: céu, terra, árvores, animais, rios, ar, estrelas, o ser humano, etc. Ao observar tais coisas extraordinárias, chega à inteligente conclusão de que o tempo e o acaso jamais criariam coisas assim, coisas que funcionam segundo leis próprias e determinadas. Essa observação inteligente das coisas criadas leva o homem à conclusão de que há um CRIADOR delas. Elas não surgiram por si mesmas. Não foi geração espontânea e automática. Pessoas inteligentes chegam a conclusões inteligentes, ao pensarem da causa para o efeito; da coisa surgida para quem a fez surgir. Apesar de não verem com seus olhos naturais o CRIADOR de todas as coisas que existem, os "olhos" da inteligência, da sabedoria e do entendimento os faz chegar à conclusão de que ALGUÉM os criou, em algum TEMPO e de algum MODO. Essas pessoas não vêem a Deus, com seus olhos físicos, mas passam a ter certeza de que há um CRIADOR para cada coisa existente na Terra, e para a existência da própria Terra, e para a existência de si mesmo.

 

João escreve: "Também sabemos [temos certeza de, confiamos em] que o Filho de Deus é vindo [veio] e nos tem dado [deu e dá] entendimento para reconhecermos o verdadeiro [o que é de fato e de verdade]; e estamos no verdadeiro [na verdade], em Seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna." I João 5:20, interpolações e comentários nossos.

 

Pilatos perguntou a Jesus: "QUE É A VERDADE?" (João 18:38). A resposta de Jesus é esta: "Eu sou...a verdade..." João 14:6. Quem está "em" e "com" JESUS, o Messias-Cristo, está "em" e "com" a verdade. Quem não está "em" nem "com" Jesus Cristo, não está na verdade, nem com a verdade. Vive uma mentira, na falsa ilusão de que vive bem. Pode até viver bem por algum tempo, tomando posse de dinheiro, carro, casas, negócios, mulheres, esportes, lazer, sucesso e fama. Pode parecer, a olhos menos sábios, apressados em tirar conclusões sem reflexão, que tais pessoas vivem uma boa vida. E, humanamente falando, vivem. Mas, até quando durará essa vida? O que esse estilo de vida presente fará por essa pessoa no futuro? E quando a morte lhe vier, como reagirá? E na eternidade, quando Deus reunir da Terra os homens bons, crentes fiéis, dedicados discípulos e servos, tais pessoas serão chamadas por Deus desde a sepultura (leia Apocalipse 20:12 e 15). O nome de tais pessoas foi escrito nos livros de registros contábeis da Terra, e foi também contado nas listas dos mais ricos, dos mais belos, dos mais famosos, dos mais entendidos. Mas, quando Deus fizer Sua chamada final, no Dia da Segunda Vinda de Jesus, para dar VIDA ETERNA aos humanos, chamará essas pessoas pelo nome? Seus nomes estarão escritos no "Livro da Vida do Cordeiro"? Não, não estarão, pois tais pessoas rejeitaram identificar-se com "o Cordeiro", Jesus Cristo, e O recusaram como Salvador e Senhor. Seus nomes estão nos livros do Mundo, elogiados pelo Maligno, mas não se encontram registrados no Livro da Vida do Cordeiro. Que significa isto? Significa que essas pessoas não serão salvas da morte eterna. Serão mortas para sempre, queimadas pelo fogo que Deus faz descer do Céu (Apocalipse 20).

Em QUEM e em QUE põe você sua confiança, presente e futura?  Pense nisso hoje!

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

Novo Internet Explorer 8: traduza com apenas um clique. Baixe agora, é grátis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário