segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PREPARANDO UM POVO

Verso para Memorizar: "Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma." III João 2, versão NIV.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA:     Números 5 e 6;    Ezequiel 33:15;   Lucas 19:8 e 9;   Atos 17:28; I Coríntios 6:19 e 20.

 

INTRODUÇÃO

 

Preparar um povo para ser uma nação organizada não é obra nada fácil. Mas foi exatamente isto o que IAVÉ fez. Quando o povo de Israel saiu do Egito, uma multidão de aproximadamente dois milhões de pessoas, tratava-se de um ajuntamento de tribos. Eles saíram do Egito sem possuírem uma consciência do que seria ser uma nação organizada, morando em um território definido, com limites geográficos determinados, a que eles pudessem chamar de pátria, e possuindo leis que definissem cada coisa entre eles, em suas múltiplas relações interpessoais. Os israelitas tinham sido escravos no Egito por centenas de anos, submetidos que foram a trabalhos forçados, morando em guetos e regiões fechadas, sem poder usar suas liberdades individuais. Eles tinham de fazer o que seu "senhor", Faraó, mandava. Ouvia-se de longe o estalar do chicote do feitor, punindo com rigor as infrações de cada um deles. No entanto, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, os ancestrais mais destacados do povo de Israel, tinha excelentes propósitos para este povo, pois iria transformá-lo em nação organizada. E assim Deus o fez. Porém, antes que Israel se tornasse uma nação organizada, muita coisa, boa e má, aconteceu em sua caminhada da liberdade, do Egito para Canaã. O livro de NÚMEROS conta parte dessa saga, dessa epopéia.

 

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 04 de outubro.

 

CONTROLE DA DOENÇA

 

Leitura Bíblica: Números 5.

 

"Disse o Senhor a Moisés: Ordena aos filhos de Israel que lancem para fora do arraial todo leproso, todo o que padece fluxo [de sangue], e todo imundo por ter tocado algum morto; tanto homem como mulher os lançareis; para fora do arraial os lançareis, para que não contaminem o arraial, no meio do qual Eu habito." Números 5:1 a 3.

 

Num tempo em que não existia uma Medicina capacitada para tratar de doenças infecto-contagiosas, era extremamente perigoso conviver tanta gente junta, facilitando a contaminação por vírus e bactérias, de todos os que faziam parte do arraial. Deus foi rigoroso com o controle das doenças infecto-contagiosas. Pelo menos três grupos de pessoas consideradas "imundas" foram orientadas a sair do arraial de Israel, em sua caminhada pelo deserto: (1) Os leprosos; (2) os que tinham "fluxo" de sangue (sangramentos, hemorragia); e (3) pessoas que haviam tocado em algum corpo morto, em estado de decomposição, fosse de animais, fosse de pessoas. Isto não significava que Deus excluía essas pessoas de Sua salvação. Eram afastados do acampamento, e ficavam habitando em separado, por questões de prevenção. Estava em jogo a saúde de milhares de pessoas, e não convinha correr riscos desnecessários. Deus estava agindo como um eficiente médico sanitarista. É sempre melhor prevenir do que remediar.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 05 de outubro.

 

CONTROLE SOCIAL

 

Leitura Bíblica: Números 5. Ezequiel 33:15; Lucas 19:8-9.

 

Vivendo em uma grande comunidade, formada por quase dois milhões de pessoas, cada uma dessas pessoas com sua idéia própria a respeito de como poderia ser e agir, era preciso que seus dirigentes formulassem leis firmes, severas, de gerenciamento das atitudes sociais, morais, éticas e espirituais, para que aquele imenso acampamento não virasse um caos social, todos brigando contra todos; todos se apoderando da propriedade de todos; cada um deles pensando que era a única autoridade para si mesmo. A organização social se fazia urgentemente necessária. Também seria apresentado ao povo um conjunto de penalidades por suas transgressões às leis estabelecidas para aquela sociedade.

"Disse o Senhor a Moisés: Dize aos filhos de Israel: Quando homem ou mulher cometer algum dos pecados [transgressões da lei] em que caem os homens, ofendendo ao Senhor, tal pessoa é culpada. Confessará o pecado que cometer; e, pela culpa, fará plena restituição, e lhe acrescentará a sua quinta parte, e dará tudo àquele contra quem se fez culpado." Números 5:5 a 7, interpolação nossa.

Não pode existir em segurança e socialmente organizada uma nação que não tem leis contra crimes praticados, e severas punições por esses crimes. A lei deve ser clara, objetiva, direta e compreendida por todos, inclusive nas punições que ela anuncia aos que a transgridem. E as leis têm de ser cumpridas com rigor, para que as pessoas acreditem na lei e na ordem, e se sintam bem em fazer parte de uma sociedade humana onde a lei é respeitada e obedecida. Este é o melhor controle social que existe: Todos são iguais perante a Lei, e ninguém será deixado sem punição se a transgredir, não importando quem seja esta pessoa. Quando, em uma sociedade organizada, algumas pessoas valem mais do que outras, perante a lei que rege a todos eles, somente porque essas pessoas ocupam cargos e funções de destaque, e seus erros são tratados com menos rigor, ou sem nenhum  rigor, as demais pessoas passam a desacreditar da seriedade da lei, e da seriedade dos juízes que a executa. Volta a reinar o caos, com alguns achando que podem violar a lei sem receber dela a devida punição. Isto ocorre no Brasil de hoje. Isto ocorre na Igreja hoje. Isto ocorre no seio das famílias hoje. Daí a existência de tantos problemas éticos, morais e sociais em nossa casa, em nossa igreja, em nosso país.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 06 de outubro.

 

FIDELIDADE MATRIMONIAL

 

Leitura Bíblica: Números 5:11 a 31.

 

O lar é a célula-mãe da sociedade humana. Tudo começa a partir do lar, da família. Uma sociedade é tão forte – moral, ética e espiritualmente – o quanto são fortes as famílias que a compõem. Se a família for destroçada, desorientada, desfeita, então parte-se o elo mais forte dessa corrente chamada sociedade humana.

No princípio (Gênesis 2:21 a 24), quando Deus formou a primeira família, unindo em matrimônio dois humanos de sexos opostos, um macho – Adão – e uma fêmea – Eva, determinou que essa união seria vitalícia: enquanto ambos viverem. Morrendo um dos cônjuges, acaba-se entre eles o compromisso antes firmado, embora se deva respeitar toda a história de vida que esses dois cônjuges tiveram juntos enquanto os dois viviam. E Jesus sentenciou com autoridade essa união: "Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem [os humanos]." Mateus 19:3 a 6, interpolação nossa. A Bíblia apregoa os laços indissolúveis do casamento; e, por extensão, da família. Quando isto vem acontecer, a família se rompe, se separa, e todos saem perdendo.

Aqui, no livro de Números, IAVÉ, no momento em que está organizando um povo como nação, lembra a este povo que uma das coisas mais importantes para eles serem uma sociedade forte, bem organizada, é preciso preservar os laços matrimoniais, com cada cônjuge respeitando e honrando seus votos conjugais. Deus considera o ADULTÉRIO, ou seja, a violação dos votos matrimoniais, quer seja da parte do homem, quer seja da parte da mulher, como sendo uma violação da Lei. Um homem que está casado com uma mulher deve manter-se fiel a esta mulher, não se deitando ou praticando ato sexual com outra mulher. A mulher que está casa com um homem, deve ser fiel a este homem a vida inteira, não se deitando nem praticando ato sexual com outro homem. Essa norma deve ser obedecida por todos os casais. Deus estava pondo este assunto em Israel em forma de Lei (leia Êxodo 20:14 e 17. "NÃO ADULTERARÁS." Êxodo 20:14. "Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo..." Êxodo 20:17, grifo nosso. Deus não brinca com este assunto. Ele puniu e punirá com severidade aqueles que transgridem essa norma da Lei Moral.

As sociedades mais ricas e desenvolvidas na Terra, tanto na Europa, como nos Estados Unidos da América, e também no Brasil, estão vivendo um perigoso processo de desmoronamento moral, familiar, pois tem aumentado cada dia mais o número de divórcios. Isto é um sinal evidente a todos de que as famílias formadas nessas sociedades organizadas estão em processo de ruína e queda. Como consequência disto, aumenta a prática da criminalidade entre os infanto-juvenis, os adolescentes e os jovens, pois eles são frutos de pai e mãe que não conseguem se manter unidos como casal, e, por isso, destroçam suas famílias com separações irresponsáveis. Também a busca desenfreada pela prática sexual fora do casamento, a promiscuidade sexual, tem feito com que a traição e a infidelidade conjugal cresçam de forma assustadora. Homens e mulheres que não temem a Deus, nem seguem as normas e regras ensinadas pela Bíblia são os que mais se divorciam, pois são os que mais traem uns aos outros. Também entre os membros da Igreja, de qualquer igreja, inclusive da Igreja Adventista do Sétimo Dia, tem crescido o número de divórcios e destruição do lar, da família. E a Igreja tem visto os péssimos resultados disso a cada dia.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 7 de outubro.

 

CIDADÃOS CONSAGRADOS

 

Leitura Bíblica: Números 6.

 

Diferentemente de todas as demais nações da Terra, Israel deveria ser um povo consagrado, separado, para ser "o povo de Deus". Um povo consagrado para servir a Deus de forma bem especial. Não seria uma nação qualquer dentre as demais nações da Terra, mas A NAÇÃO de Deus. Por Seu amor a Abraão, Seu amigo, Deus escolheu os descendentes de Abraão para serem a Nação da Terra que iria representar a vontade e os propósitos do Senhor. Israel seria uma Teocracia. O dirigente maior da nação seria IAVÉ, o Deus Eterno, o Senhor. Todo dirigente humano e visível em Israel seria um servo de Deus, consagrado para seguir o plano de trabalho que Deus estabelecesse.

Deus falou a Moisés, junto ao Sinai, dizendo-lhe:

"Assim falarás à casa de Jacó [Israel] e anunciarás aos filhos de Israel: Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim. Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha. Vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa [separada para servir ao Senhor, o Deus Santo]. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel." Êxodo 19:3 a 6, interpolação nossa. E Moisés falou ao povo tudo o que Deus lhe falara. Deus escolheu ISRAEL para ser o Povo da Aliança. O povo do Concerto. Era um privilégio, mas, como sempre, cheio de responsabilidades éticas, morais e espirituais.

Deus não planejou para Israel que eles fossem um povo guerreiro, conquistador do mundo por meio das armas de guerra. Todo guerra na qual Israel se metesse, deveria ser guerra de defesa, isto é, para se defender de inimigos invasores. As únicas guerras essencialmente de conquistas seriam aquelas que eles teriam de lutar para tomar posse de Canaã. Israel seria "reino de sacerdotes" e uma "nação santa". O que isto queria dizer? Deus queria que Israel fosse uma nação que faria a ponte do diálogo entre IAVÉ e todos os povos da Terra. Israel deveria clamar ao Senhor em favor dos moradores de todas as demais nações, para que estes buscassem ao Senhor e O adorassem, em vez de ficar adorando ídolos mudos, inertes, incapazes de agir a favor do homem. Que todos os homens deixassem a idolatria e o politeísmo, e, como Israel, fosse um povo monoteísta, cultuando e servindo somente a IAVÉ. Israel deveria ser uma nação-mestra, pois deveria ensinar às demais nações da Terra as Leis e Normas que IAVÉ lhe desse. Israel seria uma "nação santa", isto é, uma nação separada das demais, não para viver um ilhamento, isolada das outras, mas para não se misturar no politeísmo e nas práticas imorais dos demais povos. Israel deveria obedecer à Lei de Deus, composta de Dez Mandamentos (Êxodo 20:3 a 17) e cumprir todas as demais leis sociais, de saúde, e de adoração no santuário hebreu. Israel tinha muita coisa a fazer por si mesmo e pelos demais povos da Terra.

A mesma responsabilidade recai hoje sobre a Igreja do Senhor Jesus. Pedro entendeu isto quando repetiu para os cristãos as mesmas palavras que Moisés havia falado a Israel centenas de anos antes: "Vós, porém, sois raça eleita [escolhida por Deus], sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele [Jesus Cristo] que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz." I Pedro 2:9, interpolação nossa. Os primeiros cristãos eram todos eles israelitas, os quais haviam, pela fé em Jesus, aceitado a Nova Aliança que Jesus fizera em Seu sangue, morrendo por eles na Cruz e ressuscitando ao terceiro dia. Essas mesmas palavras ideológicas sobre o que deveria ser a IGREJA, ou seja, a Comunidade da Nova Aliança, seriam dirigidas a todos os gentios (as gentes, os povos, as nações da Terra) que, pela fé em Jesus, se unissem, mediante batismo em águas, à Igreja. A Igreja seria o Novo Israel de Deus. Uma comunidade "santa" (separada), uma comunidade sacerdotal (o sacerdócio universal de todos os crentes), um "povo de propriedade exclusiva de Deus". Um povo pertencente somente a Deus. E o mundo inteiro precisava saber que este povo existe e qual é sua missão na Terra (Mateus 28:19-20; Marcos 16:15-16; Atos 1:8; Apocalipse 14:6 a 12; Apocalipse 22:17). A Igreja precisa, hoje, ter consciência plena de duas coisas: (1) O QUE A IGREJA É; (2) COMO A IGREJA DEVE AGIR (qual é a AGENDA da Igreja neste mundo). Se a Igreja não souber identificar-se a si mesma em relação a estes dois itens, não agirá conforme a vontade e planos de Deus para ela. Talvez se torne em um clube social, humanista, para receber amigos e conversarem entre si coisas deste mundo.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 08 e 09 de outubro.

 

A BÊNÇÃO ARAÔNICA

 

Leitura Bíblica: Números 6:23 a 27.  Mateus 28:19 e 20. João 15:5.  Hebreus 7:25.

 

"O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz." Números 6:24-26.

 

Esta é a "bênção sacerdotal" que deveria ser dada a todo o povo de Israel. Deus disse que abençoaria a Israel, toda vez que o sacerdote Arão invocasse sobre o povo esta bênção (Números 6:27).

 

Duas coisas se destacavam nesta bênção: (1) A disposição de IAVÉ para abençoar Seu povo especial, Israel; (2) O desejo de IAVÉ que Israel vivesse em paz, mesmo diante de tantas nações que não gostavam de Israel, e pretendiam erradicar Israel da face da Terra. Esta paz deveria ser interna, com os filhos de Israel vivendo em paz entre si mesmos; e deveria ser uma paz externa, com Israel vivendo em paz com as demais nações ao redor, na medida do possível. E, acima da paz interna e externa, estava a "paz com Deus", o Líder maior de Israel. E essa paz com Deus viria como resultado da fé em Deus, fé esta que resultaria em obediência diária de Israel aos mandamentos de Deus. Um povo santo, seguindo e adorando a um Deus Santo, e vivendo de maneira santa, exclusivamente para Deus. Este era o plano divino para Israel. Mas a história do Êxodo mostrou que as coisas não aconteceram de maneira tão certinha e bonita como Deus planejara. Erro de Deus?  Jamais!  O problema todo estava com Israel.

Deus quer, hoje, que Sua Igreja seja abençoada. Uma Igreja zelosa, consagrada ao Senhor, que vive pela fé em completa sintonia com a vontade do Deus Eterno. Uma Igreja que, pela fé em Jesus, obedece a tudo o que Deus lhe manda fazer. Porém a história da Igreja fundada por Jesus Cristo também não revela que as coisas funcionam assim, certinhas. A Igreja de Deus nem sempre tem agido como Jesus ensinou. Tem havido muita apostasia, muito agir de maneira contrária a tudo o que foi ensinado. Em vez de a Igreja seguir sempre um "assim diz o Senhor", prefere seguir as ideologias e sabedoria de seus dirigentes humanos, os quais nem sempre são consagrados a Deus o suficiente, para desejarem fazer toda a vontade de Deus. A maioria faz sua própria vontade, embora diga que está agindo pela vontade e em nome de Deus. Não vem sobre uma igreja assim a bênção divina. Pastores, anciãos, diáconos e diaconisas, diretores de departamentos, dirigentes de instituições, todos precisam retornam a Jesus e aprender dEle. Urgentemente! Se não o fizerem, a bênção de Deus não virá!

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho



Novo Internet Explorer 8: faça tudo com menos cliques. Baixe agora, é gratis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário