segunda-feira, 29 de março de 2010

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 1 - II TRIMESTRE



TEMA GERAL DAS LIÇÕES DO II TRIMESTRE DE 2010

 

SAÚDE E CURA

 

 

 

LIÇÃO 1

 

GRAÇAS A DEUS, DE QUEM

PROVÊM TODAS AS BÊNÇÃOS!

 

 

Verso para Memorizar: "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao Seu santo nome!" (Salmo 103:1).

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Mt 22:37, 38; Rm 12:1; Ef 2:8, 9; 5:2; Cl 3:13; 2Tm 1:9; 1Jo 4:10.

 

INTRODUÇÃO

 

Perguntas importantes:

 

Quem é o criador do Universo e da Terra?

 

Quem criou todo o ecossistema que nos abriga?

 

Quem criou o homem e a mulher como seres vivos animados?

 

Tudo veio à existência por obra do acaso, do tempo e de um jogo cego de coincidências, através de milhões de anos de processo evolutivo?

 

Ou todas essas coisas foram criadas por um Ser Infinito, Eterno, Todo-poderoso, a quem chamamos de DEUS, no período de tempo de UMA SEMANA DE SETE DIAS LITERAIS, como a Bíblia o declara em Gênesis 1?

 

Se surgimos no Universo e na Terra por obra do simples acaso, por uma série infinita de coincidências, num processo de milhões de anos, por que nós não somos uma árvore, uma pedra, um animal irracional, mas um ser inteligente, com consciência interior que nos torna cônscios do nosso próprio existir, e podemos dialogar somente com seres-pessoas inteligentes semelhantes a nós, e temos sensibilidade, emoções, razão, percepção, amor, ódio, tristeza, alegria, medo, destemor, e coisas semelhantes a estas?

 

Por que sentimos necessidade de adorar a Deus e os animais nada sentem?

 

Por que damos graças a Deus pelo que somos e temos, e os

animais nada disso expressam?

 

Por que sabemos que seremos julgados por nossas ações éticas e morais, e os animais não o sabem?

 

Seguindo a cosmovisão criacionista, como cristãos que somos, sentimos que nada conseguimos por acaso. Temos certeza de que o Deus Criador é o mesmo Deus Provedor de toda boa dádiva para nós.

 

A Lição da Escola Sabatina desta semana vai enfocar o cuidado de Deus com nossa vida neste mundo. Como o Senhor Deus provê para todas as suas criaturas, racionais ou irracionais, tudo aquilo de que necessitamos para viver bem.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 28 de março.

 

NOSSO DEUS DE AMOR

 

Leitura Bíblica: João 3:16; Efésios 4:32 e 5:2; Filipenses 2:5 a 8; Colossenses 3:13; II Timóteo 1:9.

 

Paulo aconselha: "Andai em amor, como também Cristo nos amou e Se entregou a Si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave." Efésios 5:2.

 

Recebemos de Deus, diariamente, as Graças do amor, da misericórdia, da vida, da provisão do pão de cada dia. Deus nos ama, e porque nos ama, provê tudo aquilo de que necessitamos.

 

Pense nisto: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16.

 

LIÇÃO PARA NÓS HOJE:  Faça com seus semelhantes o que Deus fez com você. Seja amoroso com eles. Dê-lhes o melhor de você mesmo!

 

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 29 de março.

 

DEUS DA GRAÇA

 

Leitura Bíblica: Gálatas 3:21; Efésios 2:8 e 9;

Nunca se esqueça deste fato:

 

"Pela Graça sois salvos, mediante a fé; e isto [esta salvação] não vem de vós, é dom [gratuito] de Deus. Não vem de obras [tuas e minhas], para que ninguém se glorie [inutilmente]" Efésios 2:8 e 9, interpolações e comentários nossos.

 

Ao longo do tempo e da história da existência da humanidade sobre a Terra, todos têm-se esquecido deste fato, e, por isso, têm tomado para si a honra e o mérito da Salvação. Muitas religiões, a maioria delas, se fundamentam na meritocracia humana para definir uma doutrina de Salvação para seus adeptos. Isto é um erro crasso e grosseiro. Segundo este texto, não é o MÉRITO HUMANO que atrai e provoca a Salvação de Deus. O texto é claro em afirmar que DEUS DÁ A SALVAÇÃO. Qual é a base legal, jurídica (o mérito legal), para Deus conceder perdão, justificação e salvação a um pecador, transgressor da Lei divina? (1) A VIDA PERFEITA vivida por Jesus de Nazaré, o Messias-Cristo, totalmente em harmonia coma Lei Moral, os Dez Mandamentos (Êxodo 20:3 a 17); e (2) A MORTE VICÁRIA, EXPIATÓRIA de Jesus, na Cruz do Calvário, como pagamento legal com sangue da dívida contraída pelo primeiro Adão, lá no Éden (Isaías 42:21; João 3:16; 10:17-18; Romanos 3:21 a 31; 5:6 a 8; 8:3; I Coríntios 15:3 e 4; Tito 3:5 a 7). Logo, é a OBRA DE DEUS que me salva, e não a minha própria obra.

 

O Deus da Graça salva o pecador gratuitamente. Deus pagou um elevadíssimo preço, segundo I Coríntios 6:19 e 20. Porém Deus não cobrou do pecador a fatura. Ele assumiu a fatura de nosso resgate e pagou o preço legal estipulado. Se "o salário do pecado é a morte..." Romanos 6:23; o Deus da Graça pagou a fatura, dando como pagamento Seu Filho, Jesus, o Messias-Cristo, para morrer em lugar e em favor dos pecadores. Vida dada por vidas, como a Lei exigia. Isto é GRAÇA. Ilimitada Graça. Incompreensível Graça.

 

O profeta Jeremias escreveu sobre Deus: "As misericórdias [as provisões da Graça] do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a Tua fidelidade!" Lamentações de Jeremias 3:22 e 23, interpolação nossa.

 

Lição para nós hoje: Não desonre a Graça de Deus. Não recuse a Graça de Deus. Aceite a Jesus Cristo como a mais excelente provisão de Graça que o Céu derramou sobre você. E seja salvo por esta Graça maravilhosa, abundante, transbordante, libertadora e redentora. Isto é CURA DIVINA para sua vida enferma pelo pecado.

 

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 30 de março.

 

UMA RELAÇÃO DE AMOR

 

Leitura Bíblica: Deuteronômio 6:4 a 9. Mateus 22:36 a 38.

 

Um esclarecido fariseu, que era "mestre da Lei", perguntou a Jesus:

 

"Mestre, qual é o grande mandamento da Lei [Moral]?" Mateus 22:36.

 

"Jesus lhe respondeu:

 

"Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento." Mateus 22:37 e 38.

 

Jesus lhe citou Deuteronômio 6:5. É como se Jesus lhe dissesse: "Você já sabe, pois você é um mestre da Lei. E a resposta a esta pergunta está na Lei (Torá)."

O fundamento da relação do homem com Deus é o AMOR. "Deus é amor" (I João 4:8). Todo ser-pessoa – quer seja anjo, quer seja homem – deve se relacionar com Deus fundamentado no amor. Deus mandou Jeremias dizer aos israelitas: "Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." Jeremias 29:13. Isto revela a grandeza e intensidade da busca por Deus.

 

Você quer Deus como seu Amigo, Senhor, Salvador, Provedor? Então busque a Deus em amor. O que significa buscar Deus em amor? Significa "amar a Deus de todo o coração, de toda a tua alma, de toda a tua força." Dt 6:5. Mt 22:37. Significa entrega total do teu ser a Deus. Significa estar disponível para Deus as 24 horas do teu dia. Significa deixar que Deus seja SENHOR e aceitar a posição de SERVO. Você sabia que é assim?

 

Lição para nós hoje: Deixar DEUS ser Deus em nossa vida. Submeter-se, por amor, à direção e governo desse Deus que tudo dá. Amar mais a Deus do que a qualquer coisa ou pessoa deste mundo. Saber que um amor dividido não cumpre este objetivo de vida.

 

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 31 de março.

 

LOUVANDO AO SENHOR

 

Leitura Bíblica: Salmo 103. Colossenses 3:12 a 16. Apocalipse 21:4.

 

O salmista pergunta a si mesmo, diante da abundante GRAÇA recebida de Deus:

 

"Que darei ao Senhor por todos os Seus benefícios para comigo?" Salmos 116:12.

 

Então ele chega à seguinte decisão, com o coração cheio de alegria:

 

"Tomarei o cálice [aceitarei a taça, o banquete] da Salvação e invocarei [louvarei, proclamarei, exaltarei] o nome do Senhor. Cumprirei os meus votos [serei obediente em tudo] ao Senhor, na presença de todo o seu povo [Sua Igreja]" Salmos 116:13 e 14, com interpolação e comentários nossos.

 

Para um cristão, salvo pela GRAÇA de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo, sua vida deve ser um contínuo e diário festival de louvor ao Deus Eterno. Tudo recebeu de Deus. Tudo deve a Deus. Recebeu de graça e pela Graça.

 

O profeta Miquéias fez a seguinte pergunta a si mesmo, imaginando que todos em Israel fizessem a mesma pergunta existencial?

 

"Com que me apresentarei ao Senhor e me diante do Deus Excelso?" Miqueias 6:6.

 

E a revelação divina lhe veio, dizendo:

 

"Ele te declarou, ó homem, o que é bom, e que é que o Senhor pede de ti [que resposta o Senhor espera de ti]: Que pratiques a justiça, ames a misericórdia e andes humildemente com o teu Deus." Miqueias 6:8, interpolação nossa.

 

Seria melhor invertemos a ordem dos elementos: (1) "Que andes humildemente com o teu Deus", a fim de (2) "ames a misericórdia" e venhas a (3) praticar "a justiça". Pois é impossível ao pecador, por si mesmo e de si mesmo, "praticar a justiça" e "amar a misericórdia" se sua vida diária não é um permanente andar "humildemente com o teu Deus". Primeiro, o "andar com Deus", e isto nos levará, sem dúvidas, amar a misericórdia e praticar a justiça, o que significa o perfeito cumprimento da Lei.

 

Lição para nós hoje: Que nosso viver neste mundo seja um contínuo caminhar com Deus, pela fé (Hebreus 11:1 e 6). Que nossa vida, cheia de gratidão ao Senhor, seja um diário festival de louvor ao Senhor, que nos Salvou em e mediante Jesus Cristo.

 

 

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 01 e 02 de abril.

 

UM CULTO RACIONAL (Inteligente, Consciente)

 

Leitura Bíblica: Romanos 12:1 e 2. I João 4:10.

 

Por que você adora a Deus? Por que e para que você vai ao templo semanalmente? Por que você se acha salvo mediante a fé em Jesus Cristo? Por que você estuda a Bíblia todo dia? Por que você ora a Deus, agradecendo e pedindo coisas? Por que você é adventista do sétimo dia, e não de outra denominação religiosa? Por que você não come e nem bebe tudo o que as pessoas estão comendo e bebendo? Por que você se veste seguindo a ética e a moral da Bíblia? Por que você se preocupa em educar seus filhos com base em valores éticos, morais e espirituais diferentes do que o mundo faz e segue? Por que você evita cometer pecados, mesmo os mais gostosos? Por que você evita roubar? Por que evita mentir? Por que evita adulterar? Por que você escolheu ser uma pessoa pacífica e pacificadora? Por que você deseja ser santo? Por que você aceita o desafio bíblico de obedecer a todos os mandamentos de Deus?

 

Esses "porquês" poderiam ser estendidos e continuados. Eles requerem respostas honestas, verdadeiras, corretas. Você sabe dar todas as respostas certas a essas perguntas feitas acima?

 

Milhões de pessoas, em toda a Terra, seguem religiões, filosofias, crenças e ideias. Milhões se ligam a denominações religiosas, grupos políticos, seitas, comunidades, organizações diversas. Por que essas pessoas escolhem uma denominação religiosa e não a outra? Por que algumas pessoas seguem o budismo e não o Cristianismo? Seguem a macumba e não a Igreja? Seguem o comunismo e não o capitalismo? Seguem o protestantismo e não o catolicismo? Seguem o hinduísmo e não o judaísmo? Seguem o islamismo e não o cristianismo? E assim por diante.

 

Você acha que todas as pessoas, ao seguirem esses cultos, rituais, estudos, religiões, filosofias, estão conscientes do que estão fazendo? Ou você acha que a maioria ignora em que está se metendo e com que está lidando? Você acha que todos os cristãos – católicos, protestantes históricos, protestantes pentecostais, neopentecostais – estão conscientes e seguros sobre o que estão seguindo, eles e seus filhos?

 

Você, membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, para quem estas lições foram preparadas, sabe porque é membro desta igreja e não de outra? Sabe exatamente porque guarda e santifica o Sétimo Dia, o Sábado, e não o primeiro dia, o Domingo? Você tem consciência do que vai fazer no templo cada dia de culto? Você está consciente da razão por que louva e adora a Deus, e aceita a Jesus como Salvador e Senhor? Que tipo de culto você presta a Deus? É um louvor? É um ritual? É alguma coisa mecânica, que não mexe com sua inteligência? Você vai ao templo à procura de emoções fortes, êxtase, ver exorcismo? Namorar? fazer negócios? Observar as roupas dos crentes? O que você vai fazer no templo? Já perguntou isto a você mesmo?

 

Agora, depois de tanta pergunta, leia este texto escrito por Paulo, o Apóstolo, sobre ADORAÇÃO A DEUS:

 

"Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus [pela Graça de Deus], que apresenteis o vosso corpo [vossa vida] por sacrifício [oferta, doação, entrega] vivo, santo e agradável a Deus, que é [o Qual é, no caso, Deus. Ou, esse ato de entrega consciente e adoração consciente] vosso culto racional [inteligente, consciente, você sabe o que está fazendo e por que está fazendo]" Romanos 12:1, interpolações e comentários nossos.

 

Por que Paulo escreveu este texto em sua Carta aos Romanos? Porque Paulo sabia que milhares de pessoas se batizam na Igreja, e se dizem cristãs, mas não sabem o que estão fazendo, nem sabem como realizar um culto ao Senhor. Milhares de pessoas vão aos templos cristãos, cada semana, participam de uma adoração, mas não sabem as razões de estarem ali, e por que escolheram esta denominação religiosa e não aquela outra. Outros usam o momento de adoração, no templo sagrado, para brincadeiras profanas, risos profanos, piadas, anedotas, namoros imorais, roupas imorais, pensamentos profanos. Não há reverência, não há respeito à Casa de Deus. Vestem-se de qualquer jeito. Comem dentro da Igreja. Compram e vendem dentro do templo. Pastores usam o culto para mentir e roubar os crentes, enganando-os com falsas promessas, com venda de produtos milagreiros, com correntes e programas cuja finalidade é somente explorar a boa fé de pessoas ignorantes, tolas até, e que não sabem que estão sendo enganadas e roubadas. A maioria dos cristãos não presta a Deus um "CULTO RACIONAL", como Paulo ensinou e pediu que o fizessem ("Rogo-vos, pois, irmãos...". Nem sabem o que significa adorar a Deus.

 

Lição para nós hoje. Se afirmamos que adoramos a Deus, e escolhemos seguir a Igreja Adventista do Sétimo Dia, nos tornando membros regulares dela, mediante o batismo nas águas por um pastor adventista, então prestemos a Deus um "CULTO RACIONAL" –inteligente, consciente, fruto de uma convicção pessoal, e não por outros interesses menos nobres – em casa ou no templo, estando sempre certo e consciente do que somos e do que queremos para nossa vida, até que Jesus venha e nos recolha para o Seu Reino de Glória. Não nos enganemos a nós mesmos, fingindo ser cristãos verdadeiros, mas recusando-se adorar honestamente a Deus.

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Acesse todas as suas contas de e-mail num único login dentro do Hotmail. Veja como.

Nenhum comentário:

Postar um comentário