segunda-feira, 22 de março de 2010

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO 13



LIÇÃO  13

 

A ESSÊNCIA DO CARÁTER CRISTÃO

 

Verso para Memorizar: "Aos quais [aos Seus servos] Deus quis dar a conhecer, entre os gentios, qual seja a riqueza da glória deste mistério, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória." Colossenses 1:27, interpolação nossa.

 

LEITURA BÍBLICA SEMANAL: Mateus 6:25 a 33; João 15:8; João 17; Romanos 3:20 a 26; Romanos 14:17; I Timóteo 6:11; I Pedro 1:10 a 12 e 18 a 20; I João 2:15.

 

INTRODUÇÃO

 

O grande "MISTÉRIO" que Deus iria revelar à raça humana, ao longo do tempo e da história dos humanos na Terra, não era uma "gnose", ou conhecimento só revelados a alguns "iniciados", ou privilegiados com certo conhecimento de coisas ocultas, mas era Seu Plano de Redenção, ou Plano B, visando perdoar, justificar por fé, e mediante fé salvar os pecadores que se unissem a JESUS, o Messias-Cristo, o Homem-Substituto, o Segundo Adão. Nesse processo, parte do "mistério" de Deus a ser revelado aos homens seria como Deus iria transformar seres humanos pecadores, inimigos de Deus, em santos, amigos de Deus. Isto seria possível? Aos olhos humanos, e pela capacidade humana, não, jamais, de maneira nenhuma. Mas Deus é Deus. Ele sabe o que faz. E a História do homem na Terra tem provado que Deus tem tido êxito em Sua empreitada. Conversões têm acontecido. Viciados têm deixado seus vícios. Ladrões têm deixado de roubar. Promíscuos sexuais têm-se tornado moralmente puros. Prostitutas têm deixado sua prostituição e se têm tornado santas em Jesus Cristo, por Obra do Espírito Santo. Drogados têm abandonado as drogas e hoje são santos de Deus, pregadores do Evangelho. Mentirosos têm deixado de mentir. Cegos foram curados. Aleijados passaram a andar. Mortos ressuscitaram fisicamente. A Paz de Deus tem sido oferecida e anunciada aos pecadores do mundo. Vidas são transformadas diariamente. Todos os sinais da presença e da obra do Messias-Cristo, na Terra, se fizeram presentes. O Filho de Deus se apresentou aos pecadores, e estes O julgaram CULPADO e mandaram matá-lo. A Ressurreição do Filho de Deus já aconteceu. Também ocorreu Sua ascensão de volta ao Céu, a Casa do Pai (João 14:1 a 3). Os crentes fieis a Deus viajam pelo mundo inteiro pregando o EVANGELHO da Salvação somente pela fé em Jesus (Marcos 16:15 e 16; Atos 1:8; Apocalipse 14:6 e 7). O "mistério" de Deus está quase todo revelado ao homem. Falta a "Parousia", a Segunda Presença de Jesus, vindo em glória e majestade, com todos os Seus anjos (Mateus 25:31), para levar da Terra para o Céu todos os servos que Lhe foram fieis enquanto estiveram vivos (Mateus 24:30-31; I Tessalonicenses 4:16-17). Pouca coisa falta para a revelação plena e total desse "mistério" de Deus. Mas o livro das revelações, Apocalipse, diz que isto vai acontecer "nos dias da voz do sétimo anjo, quando ele estiver para tocar a trombeta, ...segundo ele [Deus] anunciou [ou revelou] aos Seus servos, os profetas." Apocalipse 10:7, interpolações nossas. Leia Amós 3:7.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 21 de março.

 

BUSCAR PRIMEIRO O REINO DE DEUS

 

Leitura Bíblica: Mateus 6:25 a 34. Mateus 16:26.  Romanos 14:17.

 

Você vive neste mundo buscando o quê? Quando será que você irá se sentir feliz e realizado, achando que já possui tudo o que deseja? As pessoas buscam aquilo que lhes interessa: dinheiro, fama, cultura, casamento, sexo, diversões, realização profissional, ter filhos, ser dono de empresa, ter muitos amigos – e por aí vai a incessante busca humana. A maioria dessas coisas que as pessoas em geral buscam estão centralizadas aqui na Terra e nos interesses que temos neste mundo. São coisas que Jesus chamou de "o mundo". Em si mesmas, sem que sejam estabelecidos vinculações espirituais, essas coisas que nós desejamos são humanamente boas, agradáveis e satisfazem aos sentimentos e desejos da carnalidade humana. Logo, nossas buscas, em geral, são buscas humanistas.

 

O perigo nessa busca desenfreada por coisas do "mundo", ou deste "mundo", está no fato de perdermos o controle e domínio sobre essas coisas, e elas passarem a nos dominar, fazendo com que amemos mais essas coisas materiais do que o chamado "Reino de Deus", as coisas espirituais, ética e moralmente corretas. Jesus nos advertiu quanto a isso, dizendo: "Tende cuidado por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração [vossa mente] fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia [o dia do Juízo Final, a Parousia] não venha sobre vós repentinamente, como um laço. ...Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas essas coisas que têm de suceder, e estar em pé na presença [Parousia] do Filho do Homem." Lucas 21:34 e 36, interpolações e comentários nossos. Dessa advertência, vem o conselho de Jesus: "BUSCAI, POIS, EM PRIMEIRO LUGAR, O SEU REINO [o Reino de Deus] E A SUA JUSTIÇA [sua ética, sua moral, seus valores espirituais], E TODAS ESTAS COISAS [as coisas materiais que todo ser humano busca] VOS SERÃO ACRESCENTADAS." Mateus 6:33, interpolações e comentários nossos. Logo, segundo Jesus, a prioridade em nossa vida não devem ser as coisas deste mundo, mas as coisas espirituais, as quais nos ligam com Deus e Seu Reino Eterno. Tudo o mais é transitório e passageiro. O difícil e nós, cristãos, nos lembrarmos disso quando nos encontramos na posse das coisas materiais.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 22 de março.

 

OUTRO FRUTO DO ESPÍRITO

 

Leitura Bíblica: Gálatas 5:22 e 23. Efésios 5:9. I Timóteo 6:11. II Timóteo 3:10. II Pedro 1:5-7.

 

CARÁTER, eis nossa grande necessidade. O maior bem que uma pessoa pode ter neste mundo é um CARÁTER nobre, honesto, verdadeiro, desenvolvido pelo diário estudo da Bíblia, pela oração sincera, pela vivência fiel da Verdade Revelada por Deus, pela convivência ética e moral correta entre os humanos e em relação a Deus. Na cosmovisão de Deus, a coisa mais importante na vida de uma pessoa é SER. Deus apresentou-se a Moisés, dizendo: EU SOU O QUE SOU" Êxodo 3:14. Ou, em outras palavras, Deus estava dizendo a Moisés: "Eu Sou tudo aquilo que você necessita para ser feliz e viver eternamente. Se você Me tem em sua vida, você tem o melhor."  O que define IAVÉ, o Deus Eterno? Ele mesmo responde: "EU SOU". Nesse caso, o SER é mais valioso, na cosmovisão de Deus, do que o TER. Por quê?  Porque o SER é permanente, e resiste ao tempo e às circunstâncias. E o TER é momentâneo e circunstancial: Ora tenho, ora não tenho. Ellen White costumava dizer que a única coisa que levaremos deste mundo para o Céu é nosso Caráter. Isto é, o SER continuará prevalecendo sobre o TER.

 

Qual é sua maior busca hoje? Você está correndo tanto à procura de quê? Você tem fome e sede de quê? O que é que lhe fará feliz? Os frutos do Espírito, conforme Gálatas 5:22 e 23? Ou as obras da carne, conforme Gálatas 5:19 a 21? O que você tanto busca hoje, que lhe está tomando todo o tempo, todas as forças, todos os sentidos? Vale a pena essa busca que você está empreendendo? Ela vai lhe deixar mais perto ou mais distante da redenção final e da "Casa do Pai", o Céu?  Já pensou nisso?

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 23 de março.

 

PERSEVERANÇA NA FÉ

 

Leitura Bíblica: Mateus 24:13. Romanos 3:20 a 26.  Apocalipse 14:12.

 

A Salvação é uma dádiva de Deus aos homens, e estes devem recebê-la mediante firme fé em Jesus Cristo, aceitando para sua vida a Vida Perfeita de Jesus e Sua Obra expiatória, Seu Sacrifício expiatório, substituto, na Cruz do Calvário, e Sua Ressurreição ao terceiro dia, conforme as Escrituras (I Coríntios 15:3 e 4). Muitos entram numa igreja, pedem batismo, ficam algum tempo, e depois se mudam para outra igreja, se batizam, passam algum tempo...e mudam para outra igreja, se batizam, ficam algum tempo... Há milhares de pessoas cristãs que não conseguem permanecer na fé em Jesus. São inquietas, volúveis, inseguras, não sabem exatamente o que querem em matéria de fé. Jesus afirmou:  "Aquele que perseverar até o fim, este será salvo [eternamente salvo]" Mateus 24:13, comentário nosso. O Livro do Apocalipse ensina como devem viver os chamados "santos", ou crentes, que aceitaram, pela fé, a Jesus como Salvador e Senhor: "Aqui está a perseverança dos santos [ou: Aqui está aquilo em que os santos (os crentes fieis a Jesus) perseveram], os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus" Apocalipse 14:12, comentários nossos. Em que os "santos" perseveram (persistem, permanecem, insistem)? Em "guardar" (manter-se fiel, conservar-se íntegro, ser leal a, propagar a) "os mandamentos de Deus" (uma referência à Lei Moral, os Dez Mandamentos, e a todas as coisas que Deus ordenou, na Bíblia, que Seu povo fizesse), e "a fé em Jesus" (a confiança diária, plena e total na provisão de Deus, pois a Salvação nos é dada como uma dádiva de Deus, e deve ser recebida sempre pela fé). Este deve ser o alimento diário de um cristão que persevera na fé. Ser crente na Igreja e diabo quando está fora, isto não honra nenhum crente.

 

Milhares de pessoas, em toda a Terra, aceitam, em algum momento de suas vidas, a Jesus Cristo como Salvador pessoal. Querem e gostam de Jesus como SALVADOR. Suplicam que Jesus os salve de doenças, da fome, da violência que campeia ao redor, dos maus olhados, etc. Querem que Jesus lhe dê carro, casa, comida, um bom casamento, dinheiro, fama, sucesso, propriedades materiais, e os tire do sufoco em todos os sentidos. No entanto, essas mesmas pessoas que buscam a Jesus Cristo como Salvador, não O aceitam como SENHOR de suas vidas. Não querem ouvir Jesus lhes dizendo como devem gerenciar suas vidas neste mundo. Não querem um SENHOR que reina, que governa, que diz o que deve ser feito. Querem somente o Jesus que liberta, dá dinheiro, arranja coisas, enfim, um Jesus "quebra-galhos", um Jesus "resolve-problemas". Quando esses favores de Jesus não acontecem com freqüência, e tais pessoas enfrentam lutas, provações e escassez de bens materiais – móveis, imóveis e automóveis – logo abandonam Jesus, e seguem quem quer que seja que lhes dê essas coisas materiais.

 

Você, meu irmão adventista, também age assim? Gosta de receber coisas de Deus, mas não quer receber ordens de Deus? Quer um Jesus somente salvador, e solucionador de problemas, mas não quer um Jesus que seja Senhor, e interfira em sua vida? Qual o Jesus ideal para você? Por que você resiste a deixar que Jesus seja SENHOR em sua vida? Você se sente incomodado com Jesus dizendo o que você deve fazer e como deve proceder na vida? Isto o incomoda? Não é por isso que muitos adventistas do sétimo dia apostatam da fé e voltam para o mundo? Por que essa relutância em deixar Jesus ser Senhor de sua vida? Tem medo de fazer a coisa certa? Não gosta que alguém lhe dê ordens? Acha que não precisa da direção de Deus? Que está acontecendo a você e com você? Quer ficar livre e solto sem dar satisfação a Deus nenhum? Acha que Satanás fica alegre ou triste com rejeição ao Senhorio de Jesus sobre você? 

 

Pense nessas coisas e responda para Deus o que vai fazer a respeito disso!

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 24 de março.

 

O DESAFIO DO MUNDO

 

Leitura Bíblica: João 17. Tiago 4:4. I João 2:4 a 6.

 

O grande desafio para os crentes em Jesus é sempre não deixar que "o mundo" os atraia para fora do "Reino de Deus". As tentações são muitas. Os atrativos que o mundo oferece são variados. Nossa proximidade com o mundo, nossa natureza carnal pecaminosa, nosso fracasso em cumprir com perfeição a Lei Moral, tudo isso e muito mais exerce uma forte pressão sobre nossa mente, nos fazendo muitas vezes inclinar mais para as coisas que o mundo oferece do que para as coisas que Deus oferece em Seu Reino, aqui na Terra representado fracamente pela Igreja.

 

Jesus suplicou ao Pai em favor dos crentes, cidadãos, pela Graça e pela Fé, do Reino de Deus: "É por eles que Eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que Me deste, porque são Teus. ...Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que Eu vou para junto de Ti. Pai Santo, guarda-os em Teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como Nós. ...Não peço que os tires do mundo [por enquanto], e, sim, que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também Eu não sou. Santifica-os na verdade; a Tua Palavra é a verdade. Assim como Tu me enviaste ao mundo, também Eu os enviei ao mundo. ...Não rogo somente por estes [os crentes contemporâneos de Jesus], mas também por aqueles que vierem a crer em Mim, por intermédio da Tua Palavra."  João 17:11, 15 a 18, e 20, interpolações e comentários nossos.

 

No texto acima, Jesus declara "o Mundo" como sendo opositor e adversário da Igreja. Trata-se de DOIS REINOS:  (1) O Reino de Deus (a Igreja), e (2) o Reino de Satanás, este mundo. Cada pessoa que habita a Terra tem de decidir de qual dos dois reinos quer fazer parte. Acontece que os cristãos são cidadãos de dois reinos: (1) Em Adão pecador, cidadãos do mundo; (2) Em Cristo Jesus, cidadãos do Reino de Deus. Quando o Reino de Deus nos é muito mais atraente que o mundo, então nossa vida de santificação avança, e nossa fé em Jesus é diariamente estimulada. Quando o reino de Satanás, este mundo, nos é mais atraente, entramos em mornidão espiritual e em apostasia, até que deixamos de sentir alegria, interesse e vontade de continuarmos "buscando as coisas lá do alto" (Colossenses 3:1), deixamos de frequentar os cultos no templo, deixamos de ler a Bíblia, deixamos de orar, de testemunhar de Jesus aos amigos e parentes e amigos. Perdemos o interesse pelas coisas espirituais, pois as coisas deste mundo e desta presente vida estão sufocando em nós a plantinha chamada "salvação" (leia Mateus 13).

 

LEMBRETE: O maior culpado pela sua apostasia é sempre você mesmo. Se você não quiser, jamais apostata da fé em Jesus, mesmo que muitas coisas ruins aconteçam em sua vida neste mundo (leia Romanos 8:31 a 39).

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 25 e 26 de março.

 

COMO CULTIVAR O FRUTO DO ESPÍRITO

 

Leitura Bíblica: Salmos 119:9 a 11; João 15; Romanos 12:9 a 21; Gálatas 5:22 e 23.

 

Toda árvore frutífera precisa ser cultivada, para que produza mais fruto ainda. Paulo motivou os crentes de Filipos com estas palavras: "...desenvolvei a vossa salvação com tremor e temor." Filipenses 2:12, última parte. Nada é automático na vida cristã. Não existe em nós um piloto automático que, ligado, nos conduz automaticamente à santificação. Santificação, ou seja, por em prática os "frutos do Espírito", pelo poder do próprio Espírito Santo, é um processo diário e contínuo. Tem de haver interesse do crente envolvido nesse processo. Pedro orientou: "Antes crescei na Graça e no conhecimento de Jesus Cristo." II Pedro 3:18.  Os verbos "desenvolver", "crescer", "permanecer", "entregar-se", "crer", "confiar" e outros, indicam ação da parte do crente. Este não deve ficar parado, esperando que as coisas aconteçam. O cristão fiel faz as coisas acontecerem, e parte para uma ação dinâmica de buscar a santificação.

 

Alguns exercícios espirituais nos ajudam nesse crescimento na fé e na vida de santificação:

 

  • Estudar diariamente a Bíblia;
  • Orar com fé, esperando no Senhor;
  • Submeter-se sempre ao senhorio de Jesus Cristo;
  • Confessar e deixar todo pecado conhecido;
  • Ao ter de decidir entre o bem e o mal, escolha sempre o bem;
  • Testemunhar de sua fé em Jesus a amigos e parentes;
  • Acertar sua contabilidade com Deus, devolvendo com honestidade dízimos e ofertas planejadas;
  • Cumprir com honestidade seus compromissos financeiros, pagando suas dívidas;
  • Não somente evitar o mal, mas promover conscientemente o bem;
  • Tratar a todos com gentileza, respeito, cortesia, amor e bondade;
  • Envolver-se com a programação de sua congregação local;
  • Desenvolver alguma obra social, ajudando seu próximo necessitado;
  • Cuidar de sua saúde física, mental, emocional e espiritual;
  • Exercitar-se fisicamente todos os dias, pensando sempre que Corpo (soma) e Mente (psique) formam um todo psicossomático que precisam ser trabalhados em conjunto;
  • Fugir dos vícios da mocidade: beber bebidas alcoólicas, fumar, usar drogas alucinógenas, participar de danças e festivais de música mundana, sexo promíscuo fora do casamento, violência de gangues urbanas, etc.
  • Aprender sempre, quer seja através da educação formal (nas escolas e universidades), quer seja por meio da educação informal: leituras, observação da vida e das pessoas, crescimento profissional;
  • Ter um trabalho regular, para ganhar um salário ou rendimento, com o qual pagará as despesas pessoais;
  • Outros, que deixo para você acrescentar a esta lista.

 

Paulo oferece algumas boas sugestões sobres como fazer para produzir os frutos do Espírito. Leia Romanos 6 e Efésios 4 e 5.

 

Final:  Viver como cristão. O que se espera de um crente é que pense como um crente, fale como um crente, vista-se como um crente, trabalhe como um crente, adore como um crente, recreie-se como um crente e morra como um crente em Jesus.

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 

 

 

 

 



Fale com seus amigos do Messenger direto da Caixa de Entrada do Hotmail. Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário