segunda-feira, 9 de agosto de 2010

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO



 

LIÇÃO 7

 

VITÓRIA SOBRE O PECADO

 

Verso para Memorizar: "O pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei [sob a condenação da Lei], mas debaixo da Graça [sob o favor de Deus]" Romanos 6:14, NIV, interpolações nossas.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Romanos 6. I João 1:8 a 2:1.

 

INTRODUÇÃO

 

Quando nós estudamos com atenção todo o texto da Carta aos Romanos, verificamos que a humanidade se tornou presa de QUATRO PODERES DE PERDIÇÃO, dos quais precisava de libertação. A Vida sem pecado e a Morte substituinte de Jesus, o Messias-Cristo, traz aos humanos pecadores Libertação do domínio desses poderes de perdição. Estes poderes são: (1) O Pecado; (2) a Ira de Deus; (3) a Condenação da Lei; (4) a Morte. SALVAÇÃO significa total e plena libertação do domínio que esses poderes exercem sobre o humano pecador.

 

Na Lição da semana passada, vimos como Jesus agiu para libertar dos pecadores da Ira de Deus, ira esta que o Pecado atraiu sobre os humanos, a partir do pecado de Adão e Eva. O AMOR de Deus motivou o envio de Jesus, o Libertador, à Terra, para viver e morrer pelos pecadores. Assim, por meio de Jesus, o Messias-Cristo, Deus-Pai trouxe JUSTIFICAÇÃO aos pecadores. Paulo afirma em Romanos 5:6-8 que isto foi um ato do amor de Deus pelos humanos. A morte de Jesus trouxe RECONCILIAÇÃO (Rm 5:10-11), restaurando as relações entre Humanidade e Divindade. Essa Reconciliação trouxe a PAZ para essas relações (Rm 5:1).

 

Na Lição desta semana, vamos considerar Romanos 6, que afirma que quem está JUSTIFICADO pela fé em Jesus está livre do DOMÍNIO do pecado, embora não esteja ainda livre da PRESENÇA do pecado. Isto quer dizer que, todo cristão salvo pela Graça de Deus e justificado pela fé em Jesus é simultaneamente justo e pecador. É um santo de carne e osso, lutando contra o Pecado, para não permitir que o Pecado reine outra vez em sua vida, como o fazia antes da conversão. Vamos estudar o assunto e verificar como essas coisas funcionam.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 08 de agosto.

 

GRAÇA ABUNDANTE

 

Leitura Bíblica: Romanos 6:1 a 11.

 

Não se esqueça que Romanos 6 é uma sequência de Romanos 5, e deve ser estudado à luz deste capítulo 5. Como Paulo termina o capítulo 5 de Romanos?  Ele declara: "Sobreveio a Lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a Graça, a fim de que, como o pecado reinou [governou, dominou] pela Morte, assim também reinasse a Graça [o amor e a misericórdia de Deus] pela justiça, para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor." Romanos 5:20-21, interpolações nossas.

 

Essa declaração paulina de que onde "abundou o Pecado superabundou a Graça" causou estranheza na sinagoga. Imaginariamente, Paulo viu os mestres judeus lhe dizerem: "Então, se é assim, pecar é um bom negócio, pois provoca a Deus fazer abundar Sua Graça sobre nós". Paulo, então, replica com uma pergunta e sua respectiva resposta: "Que diremos, pois?  Permaneceremos no Pecado, para que a Graça seja mais abundante? De modo nenhum!" Romanos 6:1-2. E continua com outra pergunta: "Como viveremos ainda no Pecado, nós os que para ele morremos?"

 

Paulo queria mostrar aos seus leitores que a Graça de Deus não é uma porta aberta para se cometer pecado sem culpa. Deus considera o Pecado (assim mesmo, no singular) uma coisa muito séria, um poder de perdição que se adonou do ser todo dos humanos, e passou a reinar absoluto, junto com sua companheira, a Morte. Paulo personifica Pecado e Morte, e os declara "reis" ou dominadores, na vida dos humanos pecadores. Para Paulo, o Pecado e a Morte são escravizantes, e a Graça de Deus é libertadora. Estar "sob o Pecado e a Morte" significa estar sob a Ira de Deus e sob a condenação da Lei de Deus. Estar sob a Graça de Deus, significa estar livre do domínio do Pecado e livre das garras da Morte.

 

Paulo afirma que o velho homem, carnal e pecador, está sob o domínio (governo, reinado) do Pecado e da Morte. Vive para pecar e para morrer. O Novo Homem, aquele que nasceu "da água e do Espírito", e uma "nova criatura", vive agora sob a Graça de Deus, livre da condenação da Lei, livre da Ira de Deus, e, no tempo próprio, estará para sempre livre da Morte (AP 21:4). Logo, quem está "em Cristo", "nova criatura é" (II Coríntios 5:17). Está livre do DOMÍNIO DO PECADO, mas não está, ainda, livre da PRESENÇA DO PECADO. Isto quer dizer que o Pecado não domina o crente em Jesus, mas ainda está presente em sua vida, e é preciso ter cuidado com ele, não o deixando reinar outra vez.

 

No entender de Paulo, o grande divisor de águas na vida do crente justificado pela fé em Jesus é o BATISMO. Para ele, o Batismo possui três significados: (1) Morte, para o Pecado; (2) Sepultamento, de uma vida velha, que caminhava para a morte; (3) Ressurreição, para uma vida nova, governada pelo Espírito Santo de Deus (Romanos 6:3 a 8).

                                                                                                                                 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 09 de agosto.

 

O PECADO PERSONIFICADO

 

Leitura Bíblica: Romanos 6:11 e 13.

 

Paulo fala do PECADO não como sendo um ato isolado, uma transgressão entre outras transgressões da Lei de Deus. Assim pensam os moralistas. Paulo tem uma visão teológica do Pecado, e o vê como sendo um PODER DE PERDIÇÃO, uma "dínamis" maligna que se apossou do ser humano, dominando-o por completo e reinando sobre o ser humano como se fora um rei tirano. O Pecado aprisionou o ser humano sob seu governo. E todos os seres humanos, a partir de Adão e Eva, foram assim aprisionados pelo Pecado e pela Morte. Onde o Pecado domina, aí também reina a Morte. É bom prestarmos muita atenção ao conselho que Paulo nos dá sobre o reinado do Pecado em nossa vida:

 

"Assim também vós [os justificados pela fé em Jesus] considerai-vos mortos para o Pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Não reine, portanto, o Pecado em vosso corpo mortal [herdado de Adão e Eva], de maneira que obedeçais às suas paixões; nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao Pecado, como instrumentos [como ferramentas] de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos [como ferramentas] de justiça." Romanos 6:11 a 13, com interpolações nossas.

 

Tudo muda para e no crente em Jesus, salvo pela Graça, justificado pela fé. Antes, ele usava "os membros do seu corpo", isto é, cabeça, corpo e braços, a serviço do Pecado e da Morte. Entrega-se de corpo e alma ao Pecado. Agora, porém, tendo sido libertado do domínio do Pecado, mediante Jesus Cristo, deve o cristão usar "os membros do seu corpo" para promover a Justiça de Deus e o Reino de Deus, em processo diário de santificação. Deve o crente viver como crente, e não mais como incrédulo e infiel.

 

Gosto muito de uma declara de Morris Williams sobre este assunto:

 

"Aqui, porém, está algo para o crente saber e lembrar. Romanos 6:11 diz: 'Considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus'. 'Considerar' é fazer algo com a nossa mente. Devemos pensar em nós mesmos como mortos para o pecado. E também pensar em nós mesmos como vivos para Deus. Por quê? Porque há em nós duas naturezas: O 'Velho Homem' (chamado 'o corpo do pecado', 'a carne', 'lei do pecado que está nos meus membros') e o 'Novo Homem'. Mesmo depois que cremos e nos tornamos novas criaturas; mesmo depois que nos convertemos e somos 'contados' justos. Mesmo depois de voltarmos a face para Deus e nos encontramos na estrada ascendente, a antiga natureza com os seus antigos desejos ainda está dentro de nós. Se, porém, cremos e obedecemos, ela está morta! Ela está ali, porém sua vida passou. Ela não tem poder sobre nós, pois está morta! Mas temos de lembrar-nos de que só está morta se a considerarmos morta. Se ela tentar falar, não devemos dar-lhe ouvidos. Devemos 'contá-la' como morta. Se ela tentar ativar-se em nossa vida, devemos 'mortificá-la', isto é, causar-lhe a morte mediante a recusa em permitir-lhe qualquer 'exercício'. Toda vez que o crente cede à tentação, ele está exercitando o 'velho homem'; e você sabe o que o exercício faz: fortifica o homem! Você só conserva o 'velho homem' impotente considerando-o morto." Morris Williams, "A Justiça de Deus", página 76; Citado por Otoniel de Carvalho, em "O Mistério de Deus Revelado (Um Comentário de Romanos)", páginas 157-158.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 10 de agosto.

 

DEBAIXO DA LEI

 

Leitura Bíblica: Romanos 6:14.

 

"Porque o Pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da Lei, e, sim, debaixo da Graça" Romanos 6:14.

 

O que significa estar "debaixo da Lei"?  Significa estar "debaixo da condenação da Lei", por causa do Pecado.

 

João declara que "Pecado é a transgressão da Lei" I João 3:4. E a função da Lei é sempre CONDENAR O PECADO, em todas as suas formas. Estar sob a Lei significa, pois, estar sob condenação, sob maldição. Não há liberdade; não há justificação; não há salvação; não há vida eterna para quem está "sob a Lei", ou seja, "sob a condenação da Lei". Assim estava toda a raça humana, a partir do Pecado de Adão e Eva (Romanos 5:12). Foi assim que Jesus encontrou a humanidade, quando deixou o Céu, e veio para a Terra, para executar o Plano da Redenção (leia João 1:1 a 3 e 14; Efésios 2:1 a 5; Filipenses 2:5 a 11). Jesus aceitou vir para um planeta todo ele "sob a condenação da Lei". Jesus aceitou Se colocar "sob a Lei" (Gálatas 4:4 e 5), ao vir à Terra para operar a libertação da humanidade e do planeta, das garras de Satanás, o adversário.

 

Estar "debaixo da Graça", ou "sob a Graça", significa estar "debaixo do favor divino", ou "sob a misericórdia de Deus". Jesus, ao chegar à Terra, encontrou toda uma humanidade sob condenação e maldição da Lei. Que fez Jesus, então?  Ele deu Sua vida santa e perfeita como oferta de pagamento, visando redimir e resgatar a raça humana. Em outras palavras, Jesus COMPROU toda a raça humana com o sacrifício de Sua vida. Paulo ensina: "Porque fostes COMPRADOS POR PREÇO. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo" I Coríntios 6:20, grifo nosso. Um eco de Romanos 6:11 a 13. A palavra REDENÇÃO vem do mercado de escravos, e significava a COMPRA de um ou mais escravos, por alguém com riqueza suficiente para o fazer. O que esse senhor, que comprou os escravos no mercado, iria fazer com eles posteriormente, ficava na livre decisão dele. Que fez Jesus, o Senhor que comprou a raça humana com Seu sangue? Ele nos declarou LIVRES para decidirmos o novo SENHOR  a quem iríamos servir a partir dessa compra. Paulo aconselha: "Agora, libertados do Pecado [do domínio do Pecado], transformados em servos de Deus [por decisão livre de cada ex-escravo], tendes o vosso fruto [vossas obras] para a santificação e, por fim, a vida eterna." Romanos 6:22, com interpolações e comentários nossos. Assim deve agir uma pessoa que, antes escravo de Satanás, do Pecado e da Morte, agora, libertado por Cristo de todos esses poderes de perdição, produz um bom fruto, vive para servir voluntariamente a Deus, louvando Seu nome para sempre. Vive, agora, para a glória de Deus (I Coríntios 10:31).

 

Esta expressão "debaixo da Graça" serve somente para os crentes em Jesus?

 

É bom que compreendamos que a Morte-Ressurreição de Jesus foi operada em favor de toda a raça humana, sem exceção, e não somente para pessoas "justas", pois estes não existiam sobre a Terra (Lucas 19:10). A Justificação e Salvação operadas por Jesus tem duas dimensões: (1) Uma UNIVERSAL, para toda a raça humana; e (2) outra PARTICULAR, somente para os que creem em Jesus e O aceitam como Salvador e Senhor. Na dimensão universal, Jesus comprou toda a raça humana pecadora com Sua Morte-Ressurreição, justificando-a do Pecado como elemento universal. Este ato de Jesus estava simbolizado no ritual do santuário hebreu pelo SACRIFÍCIO DIÁRIO, contínuo e universal, alcançando todo o Israel indistintamente. Agindo assim, Jesus provê Justiça e Salvação a todos os humanos, indistintamente. Mas o Plano da Redenção deixou estabelecido, "antes da fundação do mundo", que somente seriam Justificados para a Salvação as pessoas pecadoras que RECEBESSEM esta Justiça Divina mediante a FÉ EM JESUS. Todos têm Justificação e Salvação disponíveis; todos os humanos estão sob a Graça de Deus, em e por Jesus Cristo; porém nem todos serão pessoalmente justificados e salvos, pois se negam a crer em Jesus. Não é a ausência de Graça, Justiça e Salvação para eles. É a negativa deles em CRER EM JESUS que os deixa fora dessas bênçãos celestes. Daí o fato de somente OS QUE CREEM é que são justificados e salvos em e por Jesus Cristo. Milhões têm a justificação e a salvação ao seu dispor, mas se recusam a CRER EM JESUS para a salvação. Essa escolha pessoal de CRER EM JESUS é que define quem será particularmente justificado e salvo (leia Marcos 16:15 e 16; Hebreus 3 e 4; Efésios 2:8-9).

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 11 de agosto.

 

DOIS SENHORES EM GUERRA

 

Leitura Bíblica: Romanos 6:15 a 23.

 

Todo cristão possui DUAS NATUREZAS.  (1) A Natureza Carnal, herdada do Adão pecador, o pai de uma humanidade pecadora, vivendo sob a condenação da Lei; e (2) a Natureza Espiritual, dada por Deus no momento da Justificação e Redenção, natureza esta que dialoga com Deus e com o Céu. Alimentar a Natureza Espiritual significa viver conforme a vontade de Deus, uma vida em processo de santificação e separação do modo de viver do "mundo". Alimentar a Natureza Carnal significa viver para a "carne", escravizado ao Pecado e à Morte.

 

Deus e Satanás vivem uma guerra cósmica milenar. Toda a raça humana vive para tomar uma única decisão importante: escolher de que lado vai ficar no grande conflito cósmico. Sua eleição, ou seja, sua escolha, vai determinar se você estará SALVO ou PERDIDO. Se você escolhe crer em Jesus, aceitando-O como Salvador e Senhor, você está salvo "em Jesus", vive em processo de santificação e se dirige à vida eterna. Se você escolhe Satanás como seu líder, então vai permanecer escravizado ao Pecado, fugindo de Deus, agindo contra a Justiça, contra a Verdade, contra o próprio Deus, e seu fim é a morte eterna.

 

Nenhum ser humano possui liberdade absoluta. Nenhum ser humano pode ficar neutro neste conflito cósmico. Todos têm de fazer sua escolha. Você é totalmente livre somente para escolher a quem vai servir. Deus e Satanás estão brigando entre eles para ver quem vai ficar com você. Deus quer você. Satanás quer você. E você, escolhe servir a qual dos dois? A decisão é somente sua!

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 12 e 13 de agosto.

 

FRUTO PARA A SANTIFICAÇÃO

 

Leitura Bíblica: Romanos 6:19 a 23.

 

Chamamos de FRUTO tudo o que uma árvore produz. Se você fosse uma árvore, que tipo de fruto produziria? 

 

O termo FRUTO também pode ser usado figurativamente, simbolizando as OBRAS que você realiza. Essas OBRAS podem ser classificadas como BOAS OBRAS ou MÁS OBRAS. Quem aceita Jesus como Salvador e Senhor, e a Ele se entrega para amar e servir, produz BOAS OBRAS, como resultado de uma vida guiada pelo Espírito Santo de Deus. Uma vida em franco processo de santificação produz BOAS OBRAS (Gálatas 5:22 a 25. O cristão não força a produção de Boas Obras. Estas surgem de forma natural, pois a presença do Espírito Santo atuando na vida humana é fator determinante para que as Boas Obras aconteçam. O crente em processo de santificação não é uma pessoa perfeita e impecável (leia Eclesiastes 7:20; I João 1:8). Mas é uma pessoa que, de forma consciente, evita pecar, foge do pecado, e se refugia em Jesus.

 

Por outro lado, a pessoa que se recusa a aceitar Jesus como Salvador e Senhor, fica à mercê de si mesma, agindo contra a Lei e a Justiça de Deus. É uma pessoa entregue ao Pecado, procedendo de maneira má, pois é governado pelo espírito do diabo. Essa pessoa produz Más Obras, as quais são relatadas em Romanos 1:18 a 32 e Gálatas 5:19 a 21. Mentira, ciúme, inveja, violência, promiscuidade sexual, roubo, injustiça, desobediência aos pais, bebedices, glutonaria, falta de domínio próprio, discórdia, inimizade, agressões, etc. É uma pessoa atribulada, insegura, doente do espírito. Satanás encontra numa pessoa assim um canal de comunicação, uma ferramenta para produzir o mal. Satanás é o "senhor" dessa pessoa, e nela o Pecado e a Morte sobressaem. Não há esperança de vida eterna para quem vive no Pecado e para o Pecado.

 

Paulo escreveu: "Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão [ao Pecado] da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora [agora que sois justificados pela fé e salvos pela Graça], os vossos membros [todo o vosso corpo e mente] para servirem à justiça para a santificação." Romanos 6:19, com interpolações e comentários nossos. Se o AGORA, da vida do cristão, não é diferente do ANTES, então não aconteceu a justificação e a salvação. Tal pessoa continua a mesma velha pessoa, dominada pelo Pecado, escravizada ao Pecado.

 

Que tipo de crente justificado pela fé e salvo pela Graça você é? Você está vivendo um ativo e dinâmico processo de santificação?  Ou tudo em sua vida continua sem mudança para melhor?

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho  

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário