segunda-feira, 2 de agosto de 2010

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO



LIÇÃO  6

 

EXPONDO A FÉ

 

Verso para Memorizar: "Justificados, pois, pela fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus."  Romanos 5:1-2.

                                                                                                                     

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Romanos 5.

 

INTRODUÇÃO

 

A partir desta semana, iremos estudar sobre os RESULTADOS da justificação pela fé em Jesus.

Paulo divide a Carta aos Romanos em módulos (Veja isto no livro "O Mistério de Deus Revelado", um comentário de toda a Carta aos Romanos, escrito por este autor). No primeiro módulo, que vai de 1:18 a 3:20, Paulo, Paulo faz um levantamento da tragédia espiritual que se abateu sobre gentios e judeus. Os gentios se entregaram a uma vida cheia de injustiça e se alienaram de Deus (Romanos 1:18 a 32). Os judeus buscaram uma justiça própria, meritória, com base no argumento de que eram geração de Abraão, povo circuncidado e possuidor da Lei e dos Profetas, e nisto confiaram para obter de Deus a Justificação (Romanos 2:1 a 3:20). Deus, em Sua graça, rejeitou tanto a injustiça dos gentios como também a justiça legalista dos judeus. Então Deus oferece a gentios e judeus a Justiça de Deus, causada pelo viver e morrer de Jesus, o Messias-Cristo que o Céu enviou à Terra para Justificar e Salvar os pecadores em geral. Essa Justiça de Deus personificada em Jesus Cristo deve ser recebida por fé (confiança, aceitação). Quem aceita a Jesus Cristo, pela fé, como a Justiça de Deus para os humanos pecadores, é perdoado por Deus, justificado de seus pecados e salvo pela Graça divina. E após receber todas essas bênçãos de Deus, goza a PAZ COM DEUS, pois deixou de ser alvo da "ira de Deus" e se tornou objeto do "amor de Deus" (João 3:16 e Romanos 1:18).

A Lição 6 focaliza essas ideias reveladas no capítulo 5 de Romanos. Estude este capítulo com muita atenção, observando o que Paulo fala sobre os Dois Homens Coletivos, ou representativos, os dois Adões: Adão e Jesus, o Cristo.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 01 de agosto.

 

"JUSTIFICADOS, POIS, PELA FÉ, TEMOS PAZ COM DEUS..."

 

Leitura Bíblica do Dia: Romanos 5:1 a 5.

 

Cinco ideias principais afloram do texto de Romanos 5:1 e 2:

  • "Justificados pela fé..." – A justificação pela fé é sempre uma graça recebida de Deus, e nunca uma façanha ou conquista humana. Paulo afirma: "É Deus quem os justifica..." Rm 8:33. O verbo "justificar", no texto, está na voz passiva, indicando que o sujeito da oração "nós", oculto, não é o agente da ação de "justificar" (não justifica ninguém), mas é o paciente da ação verbal, isto é, sofre a ação praticada pelo agente da passiva (é justificado). O agente e causador da justificação é Deus, através de Jesus Cristo. Toda vez que o transgressor da Lei tenta justificar a si mesmo, peca ainda mais.
  • "temos PAZ COM DEUS..." – A transgressão de Adão a uma ordem –ou lei –divina trouxe inimizade e conflito com Deus. Adão causou inimizade entre a Humanidade, que ele representava como pai da raça, e Deus, o Criador da raça humana. E com a inimizade veio a alienação e o afastamento de Deus (leia Isaías 59:2 e Efésios 2). Jesus veio como totalmente Deus, para tratar das coisas de Deus; e como totalmente homem, para tratar dos interesses do homem, e, mediante Sua vida perfeita e morte vicária, substituinte, pagar a dívida de sangue contraída por Adão para si mesmo e para a raça humana, reconciliando, com Sua morte-ressurreição, a Humanidade com a Divindade, trazendo a PAZ nas relações entre Humanidade e Divindade, relações estas que se achavam partidas pelo pecado de Adão e Eva. Jesus é a nossa "paz com Deus".
  • "Acesso, pela fé, a esta graça..." – Jesus declarou de Si mesmo: "Eu sou o caminho..." João 14:6. "Acesso" é um caminho, uma estrada que liga dois pontos afastados entre si. O Pecado de Adão bloqueou o acesso a Deus, pois o Pecado "causa separação" entre Deus e o homem (Isaías 59:2). Jesus veio, pagou a dívida humana, e abriu o caminho para Deus. Temos livre acesso à Graça de Deus, sempre através de Jesus Cristo, e não por termos méritos próprios.
  • "...na qual estamos firmes...". Firmeza na Graça. Tão importante quanto ter "acesso à Graça" e permanecer FIRME NA GRAÇA. Leia João 15:1 a 10, e veja que o verbo mais usado por Jesus é "permanecer". Não deve o pecador apenas aceitar a Jesus, mas permanecer em Jesus. Acesso à Graça e permanência na Graça, eis o segredo da vitória do cristão. Muitos cristãos começam a caminhada com Jesus, mas desistem no meio do caminho e abandonam a fé. Não ficam "firmes na graça". Trocam a Graça de Deus pelas ofertas que Satanás lhe faz na Terra, assim como Adão e Eva, no Éden, trocaram a glória da presença de Deus pelas trevas da presença de Satanás (Gênesis 3:1 a 6).
  • "...gloriamo-nos na esperança da glória de Deus" – A Salvação que Deus nos dá agora, por e em Jesus Cristo, é salvação em esperança (leia Romanos 8:20 a 23). O melhor para o crente ainda está para acontecer. Os cristãos devem permanecer firmes na Graça, esperando a revelação da Glória de Deus, quando Jesus, na "Parousia", vier em glória e majestade para a Terra (leia Mateus 16:27 e 25:31), para buscar Seus discípulos fieis (Mateus 24:30-31: João 14:1 a 3 e I Tessalonicenses 4:16-17). Os cristãos devem viver seus dias neste mundo de maneira alegre e feliz, pois têm a certeza de que, em breve, toda a Terra será iluminada pela glória de Deus, com a presença de Jesus entre nós, cheio de brilho e glória sem par. Paulo declara que "os sofrimentos do tempo presente", que o crente tem de suportar neste mundo, "não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós" (Romanos 8:18), na Parousia. Este também é um resultado da justificação: a Glorificação do povo fiel a Deus.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 02 de agosto.

 

DEUS EM BUSCA DO HOMEM

 

Leitura Bíblica do Dia: Romanos 5:6 a 8.

 

Salvação é uma ação divina em favor dos humanos. Adão e Eva, os pais da raça humana, pecaram contra Deus, abandonando o Senhor, trocando-O por Satanás. Sempre que um ser humano peca, está trocando Deus por Satanás. Adão e Eva abandonaram a Deus, seguindo um caminho de oposição a Deus: o caminho da injustiça e da rebeldia.

 

Jesus contou aos judeus uma parábola (leia Mateus 21:33 a 46) que falava de uma vinha, lavradores infiéis, servos de Deus enviados a essa vinha, e o próprio Filho de Deus vindo a esta vinha. Numa interpretação geral, a "vinha" é a Terra; os "lavradores" são todos os humanos pecadores, inimigos de Deus; os "servos" são mensageiros que Deus envia para convencer os pecadores a se arrependerem de seus pecados, dando a Deus aquilo que a Deus pertence: a honra e a glória; o "Filho" é Jesus Cristo, o qual foi enviado por Deus com o propósito de fazer os pecadores da Terra acreditarem que Deus os ama e quer salvá-los da morte eterna. Que fizeram os "lavradores maus" aos "servos" e ao "Filho" de Deus?  Perseguiram, feriram e mataram a todos eles. Deus queria ajudar e salvar os "lavradores" (trabalhadores, habitantes), e estes entenderam mal os propósitos de Deus, tratando como inimigos aos "servos" de Deus e ao "Filho" de Deus, matando tanto uns como o outro. Então Jesus pergunta aos "lavradores maus" que O ouviam: "Quando, pois, vier o Senhor da vinha, que fará àqueles lavradores?" (Mateus 21:40). Então os "lavradores maus" ali presentes responderam a Jesus, dando nesta resposta sua própria sentença punitiva: "Responderam eles: Fará perecer horrivelmente a estes malvados, e arrendará a vinha a outros lavradores que lhe remetam os frutos nos seus devidos tempos." Mateus 21:41. Aqueles "lavradores maus" ali presentes, os judeus incrédulos, se achavam justos e corretos em sua relação com Deus, e não perceberam que Jesus estava falando deles mesmos, quando os nomeara na Parábola de "lavradores maus". Eles pronunciaram a sentença contra si mesmos, pensando que estavam julgando e condenando outras pessoas.

 

Paulo escreveu: "Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o Seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores." Romanos 5:6 a 8 (leia também João 3:16).

 

Deus enviou o Filho, Jesus, à Terra, para morrer por pessoas que eram "fracos", "ímpios" e "pecadores". Não havia pessoas justas e boas (Romanos 3:10) por quem Jesus deveria morrer, pois "todos pecaram" e se corromperam, tornando-se "fracos", "ímpios" e "pecadores". O que realça e ressalta o amor de Deus por nós, é o fato de Jesus ter vindo para morrer por inimigos, pessoas más, alienadas de Deus, que não temeram dar ao Filho de Deus uma vergonhosa morte de cruz. Amigos, mesmo pecadores, não dão a seus amigos terrestres uma cruz para morrer. A Cruz onde Cristo morreu é a maior prova de que os moradores da Terra eram inimigos de Deus, pois pediram a morte de Seu Filho, e morte de cruz, ou numa cruz. Isto é coisa que se faz ao pior dos inimigos, não a um amigo. Mas Deus não nos tratou com o mesmo ódio como nós tratamos Seu Filho amado. Jesus, na cruz, pediu ao Pai: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." Lucas 23:34. E o Pai atendeu à oração de Jesus. Foi então proclamado aos pecadores: "Arrependei-vos e convertei-vos, para serem cancelados [perdoados] os vossos pecados" Atos 3:19, interpolação nossa. A morte de Jesus por nós foi a maior prova de amor que Deus ofereceu aos pecadores.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 03 de agosto.

 

A MORTE TRAGADA

 

Leitura Bíblica do Dia:  Romanos 5:12. I Coríntios 15.

 

"Portanto, assim como por um só homens entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, pois todos pecaram." Rm 5:12.

 

"Porque, assim como em Adão todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo." I Coríntios 15:22.

 

"O último inimigo a ser vencido é a morte." I Coríntios 15:26.

 

"Quando este corpo corruptível se revestir da incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória." I Coríntios 15:54.

 

Uma morte matou todos os homens. Uma morte trouxe vida a todos os homens.

 

Adão, o pai da raça humana, pecou contra Deus e morreu. Jesus, o Segundo Adão, não pecou contra Deus, mas Se ofereceu a Deus para morrer pelos filhos de Adão e Eva, dando Sua vida pelo resgate da vida deles. A morte de Jesus trouxe vida aos perdidos filhos de Adão e Eva. Em Adão, todos pecam e morrem. Em Jesus Cristo, todos recebem Justiça e Vida eterna.

 

A vitória de Jesus sobre a Morte representa nossa vitória sobre a Morte, pois Deus imputa (credita) a vitória de Jesus aos pecadores que creem em Jesus, e O aceitam como Salvador e Senhor. Jesus venceu Satanás, o Pecado e a Morte. "O último inimigo a ser vencido é a morte". Jesus já a venceu. No futuro, Jesus destruirá para sempre a Morte, pois "a morte já não existirá" Apocalipse 21:4. Esta é a certeza que Deus dá aos que estão unidos, pela fé, a Jesus Cristo, o vitorioso Senhor, vencedor de Satanás, do Pecado e da Morte. Sua vitória é nossa vitória, pela fé.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 04 de agosto.

 

A LEI DESPERTA A NECESSIDADE

 

Leitura Bíblica do Dia: Romanos 5:13 a 21.

 

Tudo o que a humanidade perdeu em Adão, recuperou em Jesus Cristo.

 

O Pecado gera a morte. Mesmo aqueles que não tinham uma Lei divina para nela se orientar, o Pecado que os dominava gerava-lhes a Morte, pois o "salário do pecado é a morte", quer o homem peque contra uma Lei conhecida, quer o homem peque contra sua consciência (leia Romanos 2:11 a 16). E já vimos em Romanos que "todos pecaram"; logo, todos são pecadores por natureza. Filho de gato é gatinho. Filho de cachorro é cachorrinho. Filho de pecador é pecadorzinho. o

Muitos eram (ou são) pecadores, mas não tinham consciência de que o eram, e de quais eram as penalidades pelo pecado. A proclamação da Lei Moral, os Dez Mandamentos, trouxe à humanidade pecadora uma revelação divina sobre o que Deus pensava sobre o Pecado, em todas as suas formas. Deus rejeita o Pecado, porque este é inimigo da Justiça de Deus, expressa na Lei Moral. Logo, a Lei veio para condenar com clareza o Pecado. Agora, com a presença da Lei Moral escrita na forma de Dez Mandamentos, os humanos pecadores sabem o que é pecado, e que condenação terá o pecado: a morte.

Então veio Jesus, o Cristo, o Segundo Adão, para resolver a dívida do primeiro Adão com a Lei de Deus. Resolvendo e pagando a dívida do primeiro Adão, estava Deus pagando a dívida de toda a raça humana, pois Adão era um homem ao mesmo tempo individual e universal. Jesus veio como um Segundo Adão, sendo também um indivíduo e uma coletividade. Só existiram dois homens universais na Terra: Adão, iniciando a velha humanidade, a qual pecou e se corrompeu através do seu cabeça e representante; e Jesus, o Cristo, Cabeça de uma nova humanidade, justificada pela fé e salva da morte eterna, pelo sacrifício redentivo que Jesus fez.

 

Paulo escreveu de forma magistral:

 

"Pois assim como, por uma só ofensa [o pecado de Adão], veio o juízo [julgamento divino] sobre todos os homens para condenação; assim também, por um só ato de justiça [a morte vicária do inocente Jesus], veio a Graça [o favor, a misericórdia e o perdão de Deus] sobre todos os homens, para a justificação que dá vida. Porque, como pela desobediência de um só homem [Adão] muitos [toda a raça humana que ele representava diante de Deus] se tornaram pecadores, assim também [de forma coletiva], por meio da obediência de um só [a vida de perfeita obediência do homem Jesus, o Cristo], muitos [universalmente, toda a raça humana; individualmente, somente os que creem em Jesus] se tornarão justos [justificados pela fé em Jesus]" Romanos 5:18 e 19, com interpolações e comentários nossos.

 

Para que foi dada a Lei de Deus? 

 

Paulo responde: "Para que avultasse a ofensa" Romanos 5:20, primeira parte. Paulo estava dizendo que a "ofensa", isto é, o Pecado, o qual ofende a Deus e perverte a Justiça divina, já existia na humanidade "desde Adão", e também "a morte", conseqüência natural do Pecado. Porém, com a vinda da Lei Moral, os pecadores tomaram consciência sobre quão mau o pecado é, e quão terríveis são as penalidades que ele merece e vai receber, tendo como culminância a morte eterna. Aos olhos dos pecadores, os quais pecavam sem ter conhecimento de uma lei, pecavam contra a própria consciência, a Lei não criou o Pecado, mas o tornou claro. Uma coisa é você pecar sem ter consciência de que está agindo contra a vontade de Deus. Outra coisa é você pecar mesmo sabendo que está desobedecendo a uma Lei divina. Essa consciência do mal que eu estou cometendo avulta e torna grandioso perante minha consciência meu próprio ato pecaminoso, e me revela o quão mau eu sou, merecedor das penalidades divinas e da condenação no Juízo divino. A Lei é como um espelho ou um Raio X: revela o mal dentro de mim. Torna-me consciente de minha tragédia espiritual e me leva ao desespero, ao desassossego. Alarmada pela Lei, minha consciência me adverte de que eu preciso de ajuda espiritual, para não ser vitimado com a morte eterna. E a única saída humana para a doença chamada Pecado é dada pelo Médico Jesus Cristo, o Filho de Deus. Em Jesus, o Segundo Adão, eu encontro a OBEDIÊNCIA PERFEITA que a Lei exige de mim, e encontro a JUSTIÇA PERFEITA de que preciso para ser, no Juízo divino, declarado Perdoado e Justificado. Jesus, meu Substituto na vida e na morte, torna-se tudo para mim: "O qual se tornou, da parte de Deus [para mim] sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção" I Coríntios 1:30. Só Jesus, morto e ressuscitado, me Justifica e me Salva, me livrando da condenação da Lei Moral. Só Jesus.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 05 e 06 de agosto.

 

O SEGUNDO ADÃO

 

Leitura Bíblica do Dia: Romanos 5:12 a 21.

 

Tendo a Jesus, o Filho de Deus, como meu Substituto e Salvador, posso me alegrar e me regozijar no Senhor. Estou salvo em Jesus, pois "onde abundou o pecado" (em minha vida pessoal) "superabundou a Graça [de Deus]" Romanos 5:20, segunda parte,

trazendo-me perdão, aceitação, justificação e redenção. Agora, em Cristo Jesus, posso me alegrar e ter a certeza de que fui perdoado, justificado e salvo. Agora, vivo, pela fé em Jesus, vida de santificação, sabendo sempre que é Jesus quem me representa junto ao Pai Eterno, e quem comparece por mim diante do Julgamento divino, no Céu. Ele é o meu Eterno Substituto.

Jesus é o Segundo Adão. Tudo aquilo que a humanidade perdeu no primeiro Adão: justiça, glória e vida eterna, ganhou no Segundo Adão. Jesus é o Homem Justo por excelência. Sua vida de perfeita obediência à Lei de Deus, e Sua Morte Vicária, substituinte, sempre em cumprimento às exigências da Lei Moral que rege o Universo, tornaram-se a Base Legal que possibilitou a Deus-Pai perdoar os pecadores, justificando-os diante da Lei, sem com isto transgredir a Lei, como diz Paulo em Romanos 3:22 a 26. Deus continua sendo "o Justo", e ganha o direito legal de ser "o Justificador" dos pecadores que creem em Jesus, o Salvador. O primeiro Adão trouxe morte para mim. O Segundo Adão me devolveu à Vida, vida eterna. O primeiro Adão trouxe pecado e injustiça para mim; o Segundo Adão me deu Justiça e Retidão para minha vida. Jesus Cristo, o Segundo Adão, tornou-se para mim "o Homem Indispensável". Nada posso de mim mesmo. Jamais serei um justo em mim mesmo. Mas por e em Jesus, meus pecados são perdoados; Sua justiça me justifica; e Deus-Pai me aceita em Sua família, me adotando como irmão de Jesus, filho de Deus.

 

Louvado seja Deus por tão grandiosa salvação!

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho  

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário