segunda-feira, 6 de setembro de 2010

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA



 

LIÇÃO 11

 

A ELEIÇÃO DA GRAÇA

 

Verso para Memorizar: "Pergunto, pois: Terá Deus, porventura, rejeitado o Seu povo? De maneira nenhuma!  Porque eu também sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim."  Romanos 11:1.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA:  Romanos 10 e 11.

 

INTRODUÇÃO

 

A Lição da Escola Sabatina desta semana focaliza as declarações de Paulo em Romanos 10 e 11. Desde o capítulo 9, Paulo vem discutindo a maneira como Israel segundo a carne, o Israel étnico, reagiu à presença do Messias-Jesus entre eles. João já havia dito sobre isto: "Ele [Jesus] veio para o que era seu [para os seus], e os seus não O receberam." João 1:11, interpolações nossas. Toda a reação posterior dos judeus (israelitas) à pessoa e obra de Jesus foi consequência natural de sua visão particular sobre Jesus. O Israel segundo a carne simplesmente rejeitou a Jesus como sendo o Messias que Deus enviara do Céu para a Terra. E por causa dessa rejeição, tudo o que Jesus fez e iria fazer seria por eles rejeitado.

 

Em relação à JUSTIÇA DE DEUS, Israel já tinha um conceito formado. Para o Israel segundo a carne, essa JUSTIÇA DE DEUS se revelava e se encontrava na LEI (Tora). E o israelita que se consagrasse a ser servo da Lei, observando-a em seus mínimos detalhes, como estava escrito na Lei, alcançaria a Justiça Perfeita expressa e exigida pela Lei. Paulo, falando de sua vida anterior, de fariseu dedicado à Lei, afirma: "Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de benjamim, hebreu de hebreus; quanto à Lei, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na Lei, IRREPREENSÍVEL." Filipenses 3:5 e 6, grifo nosso. De que um homem assim, justo e perfeito segundo a Lei, necessitava mais? Ele não sentia falta alguma de Jesus como seu Substituto. E assim se sentia cada israelita, em relação à Lei (Tora): justo segundo a Lei. É verdade que Deus não o via desse jeito. Era o próprio indivíduo que se julgava e se considerava perfeito segundo a justiça da Lei.

 

Essa cosmovisão legalista de si mesmo; essa vanglória; esse orgulho religioso levou o Israel segundo a carne, o Israel étnico, a recusar Jesus de Nazaré como o Messias vindo de Deus, e a recusar a Justiça Perfeita conquistada por Jesus, através de uma vida de perfeita obediência à Lei, e de uma morte vicária, em perfeita obediência à Lei. Mas Israel não sentia falta da Justiça de Deus, pois já possuía sua própria justiça legalista.

 

Estude a Lição desta semana com muita atenção.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 05 de setembro.

 

O FIM DA LEI

 

Leitura Bíblica do Dia: Romanos 10:1 a 4.

 

"Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram [os israelitas segundo a carne] à [justiça] que vem de Deus. Porque o FIM DA LEI É CRISTO, para justiça de todo aquele que crê [quer seja judeu, quer seja gentio]" Romanos 10:3 e 4, com grifos, interpolações e comentários nossos.

 

Eis aí, pois, a tragédia espiritual do Israel étnico, o Israel segundo a carne, mas incrédulo em relação à promessa de Deus. O Israel que, "desconhecendo", ou não levando em conta, a "justiça de Deus", Jesus Cristo, "Senhor, Justiça Nossa" (Jeremias 23:5-6), tentou impor a Deus, ou "estabelecer" perante Deus, "a sua própria" justiça pela Lei, ou legalismo. O grande erro do Israel étnico, e que se repete até hoje, em cada vida israelita, é achar que a Lei é um fim em si mesma. Isto é um erro crasso, uma demonstração de falta de fé em IAVÉ, o Deus de Israel. E este é também o erro de todo cristão, adventista ou não, que tenta apresentar a Deus suas obras e exercícios religiosos, tais como dar dízimos e ofertas, frequentar o templo, dar esmolas, fazer filantropia, dar estudos bíblicos, orar, fazer vigílias, sofrer as exigências de sua religião, cumprir normas religiosas impostas por uma igreja, como sendo JUSTIÇA      diante de Deus, justiça por obras feitas por pecadores. A única JUSTIÇA que Deus, o Pai, reconhece como PERFEITA JUSTIÇA, ou justiça salvadora, é a JUSTIÇA DE DEUS, revelada na vida e obra de Jesus de Nazaré, o Messias-Cristo, e que deve ser crida e recebida

pela fé no Jesus Salvador e Senhor (leia Atos 4:11 e 12; Efésios 2:8-9; Romanos 3:21 a 31). Somente Jesus fez SACRIFÍCIO VICÁRIO, SUBSTITUINTE, pelos pecadores. Todo tipo de sacrifício e esforço religioso que fazemos, como crentes em Jesus, salvos pela Graça, justificados pela fé, são sacrifícios de louvor a Deus. Somente o SACRIFÍCIO DE JESUS é sacrifício expiatória de culpa, ou sacrifício para a redenção.

 

Paulo escreveu aos gálatas: "De maneira que A LEI NOS SERVIU DE AIO PARA NOS CONDUZIR A CRISTO, a fim de que fossemos justificados por fé" Gálatas 3:24, grifos nossos.

 

O que era um AIO?  Era um escravo letrado, nas famílias ricas da Grécia, que pegava em casa o filho de seu senhor, seu patrão, e o conduzia à academia, ou à casa do professor, onde o menino rico estudava. Enquanto ambos caminhavam em direção à academia, ou à casa do mestre, o AIO, ou servo letrado, tomava as lições do garoto, verificando se ele havia estudado aquilo que o mestre mandara estudar em casa, para que o menino não passasse vergonha junto ao mestre, e não fosse tido como garoto relapso e imprudente, evitando assim as punições decorrentes da falta cometida. Daí surge a ideia do PEDAGOGO.

 

De que LEI Paulo está falando? Da Lei Moral, dos Dez Mandamentos? Ou da Lei Cerimonial, ou litúrgica? Paulo está, aqui, falando da LEI como sendo a Torá, ou conjunto de todas as leis que regiam a vida de Israel como povo em Aliança com IAVÉ, o Deus Eterno. Todas as leis em Israel, dadas por Deus, visavam preparar Israel para o grande dia de sua existência: a presença do Messias entre eles. Nesse caso, a LEI (Tora), não era um fim em si mesma. Ela era um MEIO, uma estratégia pedagógica criada por Deus para educar Israel, e prepará-lo para o glorioso dia da presença do Messias que haveria de vir a Israel. Daí Paulo, depois de convertido ao Cristianismo, haver entendido com plenitude o verdadeiro papel que Deus confiou à LEI (Tora): Conduzir os servos de Deus, o Israel segundo a carne, povo em Aliança com Deus, à presença do Messias vindouro. A Lei, diz Paulo, era um AIO, um pedagogo, um meio para se alcançar um fim, ou objetivo, ou, ainda, uma meta. Logo, "o FIM DA LEI É CRISTO", ou seja, a finalidade da Lei (Torá) era conduzir Israel à presença e fé no Messias, Jesus de Nazaré. Mas os mestres em Israel não entenderam assim, e fizeram da Lei (Torá) um fim em si mesma, fazendo tudo começar e terminar na Lei, como se esta fosse o fim último de todo o projeto de Deus para Israel. Era apenas um MEIO para se alcançar um FIM. Eles preferiram insistir no erro, e nesse erro se conservam até hoje, por incredulidade.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 06 de setembro.

 

A ELEIÇÃO DA GRAÇA

 

Leitura Bíblica do Dia: Romanos 11:1 a 10.

 

Como ELEGE Deus as pessoas que serão salvas?  Jesus recomendou aos Apóstolos:

 

"Ide por TODO O MUNDO e PREGAI O EVANGELHO a toda criatura. QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO. Quem, porém, NÃO CRER, SERÁ CONDENADO."  Marcos 16:15-16, grifos nossos.

 

Crer em quem, para ser salvo?

 

Paulo declarou ao gentio carcereiro de Filipos:

 

"CRÊ NO SENHOR JESUS E SERÁS SALVO, tu e a tua casa" Atos 16:31, grifos nossos.

 

Paulo ensina a todos nós:

 

"PELA GRAÇA SOIS SALVOS, MEDIANTE A FÉ; e isto [a salvação] não vem de vós [os humanos, pecadores], é DOM [presente, dádiva gratuita] de DEUS. Não vem de obras, para que ninguém se glorie [ou se vanglorie, fique orgulhoso e cheio de si]" Efésios 2:8 e 9, com grifos e interpolações nossos.

 

Esta é a ELEIÇÃO que Deus faz, para escolher quem será salvo e levado para o Céu. Deus escolhe pessoas pelo caráter. Deus, em Seu Plano de Redenção, preparado "antes da fundação do mundo" (I Pedro 1:18 a 20), definiu, ou PREDESTINOU (destinou com antecedência), que salvaria OS QUE CRESSEM EM JESUS, o Homem-Substituto de Adão e dos pecadores. JESUS seria o HOMEM REFERÊNCIA. Sua Vida e Sua Obra seriam determinantes para solucionar o problema do PECADO em Adão e em sua caída descendência. Todos, tanto os que viveram antes da Cruz, como os que viveram, vivem ou viverão depois da Cruz, têm de OLHAR PARA JESUS, "Autor e Consumador" –princípio e fim –"da fé" de cada um deles. Isto resultaria em SALVAÇÃO PARA TODO AQUELE QUE CRÊ EM JESUS, e, por fé, se define como discípulo dEle, batizando-se "em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo" (Mateus 28:19 e 20), nascendo "da água e do Espírito" (João 3:1 a 7), tornando-se, assim, uma "nova criatura" (II Coríntios 5:17), para viver uma nova vida, "em novidade de espírito e não na caducidade da letra" (Romanos 7:6).

 

Deus não elege, ou escolhe, pessoas pelo nome, observando categorias externas, tais como riqueza, nível cultural, raça, cor, sexo ou qualquer fator externo favorável, diante dos homens, ao escolhido. Deus escolhe pessoas por princípios. E Deus definiu que vai levar para o Céu, para viver com Ele, em glória, TODO AQUELE QUE CRÊ EM JESUS, o Messias-Cristo, que viveu sem pecar e morreu em lugar e em favor dos pecadores. Assim Deus definiu as coisas. E assim será. O resto é conversa fiada.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 7 de setembro.

 

O RAMO ENXERTADO

 

Leitura Bíblica do Dia: Romanos 11:11 a 15.

 

Em certo tempo, Deus plantou na Terra uma oliveira, para formar uma vinha (Isaías 5). Essa VINHA era a Casa de Israel. Aí estão incluídos Abraão, Isaque e Jacó, os pais da nação chamada Israel. Mas, o que aconteceu a esta "Vinha", chamada Israel étnico? Diz o profeta Isaías: "Ele [Deus] esperava que [Israel, a Vinha do Senhor] desse uvas boas, mas deu uvas bravas" Isaías 5:2, última parte, com interpolações nossas. Deus, então, pergunta ao próprio Israel étnico: "Que mais se podia fazer ainda à minha vinha, que Eu não lhe tenha feito? E como, esperando Eu que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas?" (5:4). Então vem sobre a Vinha, o Israel étnico, a sentença divina: "Agora, pois, farei saber o que pretendo fazer à Minha vinha: Tirarei a sua sebe [cerca, proteção], para que sirva de pasto [de comida, de alimento aos animais]; derribarei o seu muro, para que seja pisada [invadida, dominada e escravizada por estranhos]. Torná-la-ei em deserto [a deixarei abandonada à sua própria sorte]. Não será podada [cuidada], nem sachada, mas crescerão nela espinheiros [os pecados, uma planta má plantada por Satanás, conforme Mateus 13, na Parábola do Joio e do Trigo] e abrolhos; às nuvens darei ordem para que não derramem chuva [faltar-lhe-á o Espírito Santo, o Consolador e Conselheiro divino] sobre ela. Porque a VINHA DO SENHOR dos Exércitos É A CASA DE ISRAEL [o Israel étnico]" Isaías 5:5 a 7, com grifos, interpolações e comentários nossos.

 

Surge, agora, a pergunta feita por Paulo em Romanos: "Terá Deus, porventura, rejeitado o Seu povo" (Romanos 11:1). E sua resposta inconfundível é: "DE MODO NENHUM!"

 

E Paulo se apresenta a Israel e aos gentios como um israelita étnico salvo pela Graça de Deus, mediante a fé em Jesus, o Messias Cristo.

 

Não, Deus não rejeitou Seu povo. A questão em foco é: QUEM É O POVO DE DEUS? O Israel étnico, racial, geração carnal de Abraão? Ou o REMANESCENTE fiel que existe no Israel étnico? Para Deus, SEU POVO era o REMANESCENTE fiel dentro do Israel segundo a carne. O Israel que creu em Jesus de Nazaré, O amou e O aceitou como Messias, Salvador e Senhor. O Israel étnico, geração carnal de Abraão, mas incrédulo, infiel, apóstata, que recusou o Messias e providenciou Sua morte, pois não queriam entrar em Aliança com Ele, continuou na incredulidade; permaneceu infiel a Deus; recusou entrar em Aliança com Jesus; perseguiu a Igreja; matou servos de Deus. Não, este Israel segundo a carne, infiel e apóstata, não era o POVO DE DEUS, pois recusara a promessa de Deus, Jesus, o Messias. O POVO DE DEUS era Maria, Simeão, Ana, os Apóstolos de Jesus, as mulheres que seguiam e serviam a Jesus e à Igreja, e toda uma comunidade de israelitas que abraçaram, pela fé, a Jesus como o Messias, o Salvador de todos eles. Este era o REMANESCENTE fiel a Deus, dentro do Israel carnal, mas sem fé nas promessas divinas.

 

Mas Deus não rejeitou ISRAEL segundo a promessa, segundo a fé, o Israel que creu em Jesus, o Filho, assim como Abraão havia crido em Deus, o Pai (Gênesis 15:6). Este Israel segundo a promessa seguia as pegadas de Abraão, o Pai da Fé.

 

Quanto aos GENTIOS, isto é, os povos e nações fora de Israel, estes teriam de ser ENXERTADOS na videira chamada Israel. Note que Deus continua amando Sua Vinha, apesar de tudo o que Israel fez. Deus não recusa a Vinha toda. Ele corta os galhos imprestáveis, secos, improdutivos, descrentes, e em seu lugar ENXERTA novos galhos, mesmo que esses novos galhos, os gentios crentes em Jesus, tenham sido arrancados de uma videira brava, isto é, tenham uma origem fora do Israel carnal, venha de uma nação qualquer, e de uma religião qualquer, fora de Israel. E quanto ao Israel infiel, incrédulo, que recusa crer e Jesus, para ser justificado pela fé? Também este Israel carnal, incrédulo, apóstata, tem lugar na Oliveira verdadeira, o Israel segundo a Graça. Eles foram cortados da Oliveira Verdadeira por incredulidade. Mas há lugar para todo israelita no Plano de Deus. Mas eles só serão ENXERTADOS na Oliveira Verdadeira, o Israel segundo a Graça, o Povo de Deus, se tiverem fé em Jesus, e O aceitarem como Messias, Salvador e Senhor. Caso contrário, ficarão fora do Reino de Deus, cortados da Oliveira Verdadeira. A SALVAÇÃO se dá sempre pela fé em Jesus, quer seja para os israelitas carnais, quer seja para os gentios. Há um só plano de Salvação que Deus preparou para todos os humanos.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 8 de setembro.

 

UM MISTÉRIO REVELADO

 

Leitura Bíblica do Dia: Romanos 11:25 a 27.

 

O que é o "MISTÉRIO DE DEUS"?  Este "mistério de Deus" está oculto aos humanos, ou já foi revelado?

 

Jesus, o Encarnado Filho de Deus, por obra do Altíssimo; Jesus vivendo sem pecado; Jesus morrendo e ressuscitando pelos pecadores; Jesus subindo de volta ao Céu, para preparar moradas para Seu povo; Jesus intercedendo por Seu povo no Santuário Celeste, como Sumo Sacerdote junto a Deus-Pai; Jesus vindo a Segunda Vez, para buscar Seu Povo fiel; Jesus reinando eternamente na Terra, purificada do Pecado e da Morte, e completamente renovada para ser a eterna morada dos santos. JESUS, o Messias-Cristo, este é o "Mistério de Deus", que foi revelado a nós, pecadores, em forma de Justificação e Salvação.

 

Este "mistério de Deus" é o Plano da Redenção, feito no Céu, "antes da fundação do mundo", mas que começou a ser revelado a partir da Queda de Adão e Eva, em Gênesis 3:15. Do Éden até à Cruz, esse "mistério de Deus" foi sendo revelado aos poucos. Todo o sistema de sacrifícios no santuário de Israel era uma revelação, em forma de parábola, símbolos e figuras, do Plano da Redenção. A presença física e visível de JESUS, o "Verbo" de Deus, o qual "Se fez carne e habitou entre nós" (João 1:1 a 3 e 14), foi a maior e mais ampla revelação do Plano da Redenção (leia Romanos 3:21 a 31; Gálatas 4:4 e 5). O livro do Apocalipse, no entanto, afirma que "o mistério de Deus", Seu Plano de Redenção, somente encontrará sua conclusão e cumprimento total "quando estiver para tocar a [sétima] trombeta", pelo "sétimo anjo" (leia Apocalipse 10:7). Ele está falando do encerramento do "Tempo da Graça". O encerramento do "mistério de Deus" é a "PAROUSIA", a Segunda Vinda de Jesus, consumando Suas promessas, e levando o Povo de Deus para o Céu, a Casa do Pai (João 14:1 a 3), e pondo fim ao Pecado e à Morte. Será uma conclusão apoteótica.

 

Nesse tempo, "todo o Israel será salvo" (Romanos 11:26). Quem é "todo o Israel"? Seria isto uma referência à salvação futura de todo o Israel segundo a carne, como afirmam os dispensacionalistas? Ou "todo o Israel" é uma referência a judeus e gentios crentes, salvos pela Graça de Deus, mediante a fé em Jesus, o REMANESCENTE fiel de cada geração de humanos que já viveram sobre a Terra?

 

Em relação aos israelitas segundo a carne, que não creram em Jesus e, por isso, foram cortados da oliveira verdadeira, o Povo de Deus segundo a fé e a promessa, Paulo declara: "Eles também [serão enxertados na oliveira verdadeira], SE NÃO PERMANECEREM NA INCREDULIDADE, serão enxertados, pois Deus é poderoso para os enxertar de novo." Romanos 11:23, com interpolações e comentários nossos. A Salvação é sempre mediante a fé em Jesus Cristo. Se qualquer pessoa em Israel segundo a carne crer em Jesus, será salvo. Também qualquer gentio que crê em Jesus será salvo. JESUS é a referência. A Fé é um meio espiritual de união com Jesus. Todos precisam crer e se tornar discípulos de Jesus, para serem salvos. Israel jamais será salvo mediante um outro processo, pois este não existe no Plano de Deus.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 9 e 10 de setembro.

 

A SALVAÇÃO DOS PECADORES

 

Leitura Bíblica do Dia: Romanos 11:28 a 36.

 

"Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Qão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!" Romanos 11:33.

 

Esta é uma ação de graças feita por Paulo, ao considerar toda a obra de Deus, Seus mistérios, Sua verdade revelada, Sua Graça misericordiosa, Seu amor infinito pelos pecadores, embora deteste Ele o Pecado. Quem poderia, em todo o Universo criado, idealizar um Plano de Salvação de tamanha magnitude, respeitando em todos os seus detalhes as exigências da santa Lei de Deus? Como conseguiu Deus a proeza de salvar pecadores injustos, e não transgredir a Justiça que a Lei requer? Somente Deus conseguiria feito tão grandioso e glorioso.

 

Na salvação dos pecadores, há muito mais em jogo do que a sabedoria humana pode conceber. Todo o Universo estava de olho, atento a tudo o que IAVÉ faria para salvar pecadores, sem, contudo, agredir a Lei e lhe negar a Justiça. Os anjos e seres não caídos se perguntavam: "Como fará Ele essa obra? Isto é realmente possível? Permanecerá o Senhor JUSTO, depois de justificar pecadores?" E todo o Universo ficou aguardando a revelação do "mistério de Deus". E quando o "Verbo" de Deus desceu até à Terra, e Se fez Homem na pessoa de Jesus de Nazaré, nascendo a partir do ventre de uma mulher virgem, e crescendo e morando entre pecadores, Ele que não tinha pecado nenhum, os anjos do Céu ficaram seguindo Seus passos, acompanhando Suas decisões, torcendo por Sua vitória sobre Satanás, o Pecado e a Morte. Possivelmente, os anjos choraram quando viram Jesus pendurado na Cruz do Calvário, morrendo pelos pecadores. Mas os anjos riram e cantaram louvores a Deus, quando, ao terceiro dia depois da morte de Jesus, anjos O chamaram da sepultura, e o Mestre levantou-se da Morte, plenamente vivo, alegre, feliz, pois levara à conclusão vitoriosa, até ali, o Plano da Redenção, e Ele e Seu Pai tinham sido vitoriosos sobre Satanás, o Pecado e a Morte. Aquele dia da Ressurreição de Jesus foi um dia de festa no Céu. E quando Jesus subiu ao encontro do Pai e dos anjos fieis, todo o Céu cantou, ao recebê-lO ali: "Levantai, ó portas, as vossas cabeças! Levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória! Quem é o Rei da Glória [perguntaram anjos e seres não caídos]? O Senhor, forte e poderoso; o Senhor, poderoso nas batalhas [e que grande batalha Ele travara na Terra, e delas saíra vencedor!]. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória! Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos; Ele é o Rei da Glória" Salmos 24:7 a 10, com interpolações e comentários nossos. Assim foi recebido em Glória, no Céu, Aquele que, na Terra, honrara Seu Pai, ao obedecer Sua Lei em plenitude, e ao morrer vicariamente em lugar e em favor dos necessitados humanos pecadores. Paulo afirma que "Deus O exaltou sobremaneira e Lhe deu o nome que está acima de todo nome; para que, ao nome de Jesus, se dobre todo joelho, nos Céus e na Terra, e debaixo da Terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é SENHOR, para a glória de Deus, o Pai" Filipenses 2:9 a 11.

 

Louvado seja Jesus Cristo, por tudo o que fez, faz e fará por nós, pobres pecadores!

 

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário