domingo, 13 de novembro de 2011

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 8


 

LIÇÃO  8

 

DE ESCRAVOS A HERDEIROS

 

Verso para memorizar: "Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e por ser filho, Deus também o tornou herdeiro." Gálatas 4:7 NVI.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Gálatas 3:26 a 4:20; Romanos 6:1 a 11; Hebreus 2:14 a 18; 4:14 e 15; Romanos 9:4 e 5.

 

INTRODUÇÃO

 

Todo cristão, salvo pela Graça de Deus, justificado pela fé em Jesus, deve-se imaginar como "herdeiro" de Deus, e co-herdeiro com Cristo, como o afirma Paulo em Romanos 8:17. Quando isto não ocorre, e o cristão ainda conserva sua velha mente de "escravo", e não tem a certeza de que já é, pela fé em Jesus, um "herdeiro" de Deus, sua postura de "escravo" o atrapalha muito, à semelhança do que aconteceu com o irmão do filho pródigo, na parábola do mesmo nome, citada em Lucas 15:11 a 32. O irmão do filho pródigo era filho, mas sua postura diante do pai se mostrou ser  uma postura de escravo, não de filho, pois ele tinha mente de escravo, não mente de filho. O mesmo ocorre a milhares de cristãos, tentam fazer um montão de coisas para tentar agradar a Deus, ou tentar provocar o amor e o interesse de Deus por eles, pois não têm ainda a certeza de que Deus os ama e já os tem como filhos, e não mais como escravos. O problema está na mente deles, e não na mente de Deus. Esses filhos com mente de escravo fazem obras religiosas querendo ser recompensados por Deus por tais obras. É a tal de justificação pelas obras. O crente que tem consciência de ser filho também realiza obras, mas estas, na verdade, são um festival de louvor a Jesus, pela grande Obra de Redenção que Ele já realizou, libertando-os da escravidão a Satanás, ao Pecado e à Morte. Daí a alegria destes em ter a Deus como Pai e a Jesus Cristo como irmão mais velho.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 13 de novembro.

 

NOSSA CONDIÇÃO EM CRISTO

 

Leitura  bíblica do dia:  Gálatas 3:25 a 29. Romanos 6:1 a 11. I Pedro 3:21.

 

"Mas tendo vindo a fé [em Jesus], não permanecemos subordinados ao aio. Pois todos vós [os que creem em Jesus] sois  filhos de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes. Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher. Porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa." Gálatas 3:25 a 29, interpolação nossa.

 

Do Éden ao Calvário, toda a humanidade se achava "debaixo da Lei", conforme Romanos 6:14. Deus encerrou todos os humanos em uma categoria única: PECADORES. "Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" Romanos 3:23. Estar "debaixo da Lei" significa estar "debaixo do Pecado" e também "debaixo da Morte". Quando Deus-Pai enviou do Céu a Jesus, o Messias-Cristo, Jesus veio para COMPRAR toda a raça humana escravizada. A palavra REDENÇÃO vem do mercado de escravos, e transmite a ideia de alguém que foi ao mercado de escravo e ali comprou um ou mais escravos para si. No Apocalipse, Jesus é louvado e exaltado pelos seres celestiais com um cântico especial: "Digno és de tomar o livro, e de abrir-lhe os selos, PORQUE FOSTE MORTO E COM O TEU SANGUE COMPRASTE PARA DEUS OS QUE PROCEDEM DE TODA TRIBO, POVO E NAÇÃO" Apocalipse 5:9, grifos nossos. Em Adão, todos os humanos foram postos "sob a Lei", e declarados culpados. Em Jesus, o Messias-Cristo, todos os humanos foram COMPRADOS por Jesus Cristo, pela Graça de Deus, e declarados inocentados e justificados, postos "debaixo da Graça" de Deus.  Deus zerou o débito de todos os humanos em e por Jesus Cristo, morto e ressuscitado. Deus muda, num ato legal de substituição, substituindo o primeiro Adão pecador pelo Segundo Adão justo e perfeito, a posição de todos os humanos, do "status quo" de "debaixo da Lei" para o "status quo" de "debaixo da Graça".  Muda nossa posição de ESCRAVOS, condenados pela Lei, para LIVRES, sob a Graça salvadora de Deus. Essa é a BOA NOVA chamada EVANGELHO.

 

Portanto, nossa CONDIÇÃO "em Cristo", é a de filhos de Deus, pela fé em Jesus.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 14 de novembro.

 

ESCRAVIZADOS AOS PRINCÍPIOS ELEMENTARES

 

Leitura bíblica do dia: Gálatas 4:1 a 3.

 

"Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor [de idade], em nada difere de escravo, posto que [embora seja]  é ele senhor de tudo; mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai. Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo."  Gálatas 4:1 a 3, interpolações nossas.

 

O herdeiro "menor de idade", governado por tutores e procuradores, não possui autonomia nem liberdade plena. Ele fica sempre à mercê das decisões dos tutores e procuradores legais. Somente quando o  herdeiro "menor de idade" atinge a maioridade, e se liberta da tutoria ou da regência dos procuradores, é que está livre para tomar suas próprias decisões, fazer suas escolhas livres e independentes.

 

Antes que JESUS viesse, e assumisse Seu papel de LIBERTADOR da raça humana, vivendo, morrendo e ressuscitando por eles, toda a humanidade pecadora estava tutorada pela Lei (Torá). A LEI governava a vida dos homens, sujeitando  todos à condenação. A "ira de Deus se revela do Céu  contra toda impiedade e perversão dos homens que detém a verdade pela injustiça" Romanos 1:18. E o que é INJUSTIÇA? Injustiça é "transgressão da Lei". Essa "transgressão da Lei", também chamada de PECADO.  E até que viesse Cristo, toda a humanidade estava sujeita "aos rudimentos do mundo" Gálatas 4:3. A Lei reinava absoluta, condenando todos os pecadores à morte. A "Ira de Deus" vinha sobre todos os humanos que bloqueavam, por seus pecados, a vitória da Verdade e da Justiça, conforme Rm 1:18. Toda a humanidade, prisioneira do Pecado e da Morte, era prisioneira também de um "status quo" de escravidão e aprisionamento.

 

Todos estavam necessitando de um LIBERTADOR: do Pecado, da Ira de Deus, da Condenação da Lei, e da Morte. Jesus veio para ser este LIBERTADOR necessário e desejado.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia  15 de novembro.

 

"DEUS ENVIOU SEU FILHO"

 

Leitura Bíblica do dia: Gálatas 4:4 e 5. João 1:1 a 3 e 14. Romanos 8:3 e 4. Hebreus 4:14 a 16.

 

"Vindo, porém, a plenitude do tempo [o pleroma, o tempo cheio, pleno], Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher [cumprindo a promessa de Gênesis 3:15], nascido sob a Lei [todos os que nasceram no planeta Terra, depois do pecado de Adão, nasceram sob a Lei, pois todo o planeta Terra se achava sob a maldição da Lei de Deus], para resgatar [comprar com sangue, pagar um preço para a libertação de] os que estavam sob a Lei [toda a raça humana pecadora, conforme Romanos 3:23], a fim de que recebêssemos [nós, os que cremos em Jesus e O recebemos como Salvador] a adoção de filhos [ou seja, a aceitação na família cósmica de Deus, como filhos adotados]."  Gálatas 4:4 e 5, com interpolações e comentários nossos.

 

Deus cumpriu, com total fidelidade, a promessa feita a Adão e Eva, registrada em Gênesis 3:15. Toda a Bíblia Sagrada gira em torno dessa promessa de Gênesis 3:15. Essa promessa se repetiu, em outras palavras, a Abel, a Noé, a Abraão, Isaque e Jacó/Israel. A promessa de Deus é única, inviolável e eterna. Gálatas 4:4e 5 é a narrativa paulina de como Deus cumpriu a promessa feita aos pais da raça humana. Em JESUS de Nazaré, o Messias-Cristo, Deus, o Pai, cumpriu tudo o que prometera aos humanos. O AMOR e a GRAÇA de Deus providenciaram tudo o que era necessário para a justificação/salvação dos humanos pecadores. Nada ficou Deus a dever ao homem, de tudo quanto lhe prometera. "Deus enviou Seu filho" à Terra, no tempo exato, dentro da cronologia divina. Deus não precisa condicionar Sua cronologia à boa vontade humana, pois esta nunca existiu. Deus usa Sua soberania sempre.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 16 de novembro.

 

OS PRIVILÉGIOS DA ADOÇÃO

 

Leitura bíblica do dia: Gálatas 4:4 e 5. Efésios 1:5. Romanos 8:15 a 17.

A ideia de SALVAÇÃO é uma ideia múltipla. Se você analisar SALVAÇÃO dentro de uma VISÃO MULTIFOCAL, vai ver que a SALVAÇÃO é muito mais do que aquilo que estamos acostumados a declarar. Leia a lista abaixo sobre SALVAÇÃO:

 

SALVAÇÃO como REDENÇÃO (I Coríntios 6:19 e 20; Ap 5:9);

SALVAÇÃO como JUSTIFICAÇÃO ( Romanos 3:21 a 31);

SALVAÇÃO como SANTIFICAÇÃO (Romanos 6:15 a 19; I Coríntios 1:30; Hebreus 12:14);

SALVAÇÃO como RECONCILIAÇÃO (Romanos 5:10 e 11);

SALVAÇÃO como ADOÇÃO (Romanos 8:12 a 17; Gálatas 4:4 e 5);

SALVAÇÃO como ENXERTO (João 15:1 a 5; Romanos 11:11 a 24);

SALVAÇÃO como SACRIFÍCIO DE EXPIAÇÃO DE CULPA (Romanos 3:24-26; I João 2:1 e 2);

SALVAÇÃO como VITÓRIA EM LUTA OU COMPETIÇÃO (I Coríntios 9:24 a 27; I João 5:1 a 5).

 

Pela CRIAÇÃO, Adão e Eva foram feitos filhos de Deus. No entanto, quando pecaram e se bandearam para o lado de Satanás, eles se tornaram pecadores e "filhos" adotivos de Satanás. Jesus veio, pagou o preço do RESGATE, libertou a raça humana, e convidou a todos os "filhos adotivos" de Satanás a se arrependerem de seu erro, e voltarem para a Família cósmica de Deus, agora por ADOÇÃO (leia Mateus 11:28 a 30).

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 17 e 18 de novembro.

 

POR QUE VOLTAR À ESCRAVIDÃO

 

Leitura bíblica do dia: Gálatas 4:8 a 20.

 

Paulo trabalha aqui com o ANTES e o AGORA na vida dos crentes em Jesus. O que eu e você éramos (ou fomos) antes de aceitarmos a JESUS como Salvador e Senhor? Cada um sabe sua história de vida, e sabe como era e o que era, quando vivia como escravo de Satanás, do Pecado e da Morte. Gálatas 5:19 a 21 cita alguns dos vícios a que estávamos sujeitos, como prisioneiros do Pecado que éramos: prostituição, impureza (geral), lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades (contra Deus e contra o próximo, e até contra nós mesmos), porfias, ciúmes, iras, glutonaria, discórdias, e coisas semelhantes a estas...". Em Romanos 1:18 a 32, Paulo mostra um RAIO X de corpo inteiro de uma humanidade toda ela escravizada a Satanás ao Pecado e à Morte. O quadro mostrado é feio, tétrico, horripilante como um terrível filme de terror.

 

Por outro lado, Jesus chamou a CONVERSÃO a um NASCER DE NOVO. Ou seja, um NOVO COMEÇO, dentro de uma nova cosmovisão de vida e ação.

 

Paulo afirma que "se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas antigas passaram, eis que tudo se fez novo." II Coríntios 5:17.

 

Em Gálatas, Paulo declara: "MAS AGORA  que conheceis a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, COMO ESTAIS VOLTANDO OUTRA VEZ AOS RUDIMENTOS FRACOS E POBRES, aos quais, de novo, quereis ainda escravizar-vos?" Gálatas 4:9, grifos nossos.

 

Pedro foi muito enfático sobre aqueles que, depois de se converterem em crentes em Jesus, e nascerem de novo, voltam mais uma vez à velha vida de pecado e vícios: "O cão voltou ao seu próprio vômito; e a porca lavada voltou a revolver-se na lama." II Pedro 2:22. Pôs tudo a perder, e voltou para o mundo e para o pecado. E Deus afirma, em Hebreus que "se ele [o crente] retroceder, nele não se compraz [não sente prazer] a minha alma." Hebreus 10:38, interpolações nossas. Portanto, aí está o que Deus pensa da apostasia do cristão.

 

Que eu e você nos conservemos firmes na fé em Jesus. Amém!

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário