segunda-feira, 3 de agosto de 2009

ANDANDO NA LUZ – Rejeitando os Anticristos


Verso para Memorizar: "Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai." I João 2:23.

 

LEITURA BÍBLICA SEMANAL: João 15:4 a 10; Atos 2:15 a 17; Hebreus 1:1 e 2; II Tessalonicenses 2:3 e 4; I João 2:18 a 29; 4:1 a 6.

 

INTRODUÇÃO

 

Os cristãos sempre tiveram de enfrentar opositores internos e externos. A IGREJA, ou Comunidade de Pessoas Salvas pela Fé em Jesus Cristo, vem sofrendo perseguições as mais variadas, desde o seu estabelecimento por volta do ano 31AD. Os primeiros grandes opositores da Igreja fundada por Jesus Cristo foram os judeus incrédulos, que recusaram aceitar a Jesus como sendo o Messias enviado por Deus para libertar e salvar Israel. Todo o povo de Israel foi convidado, por Jesus e pelos Apóstolos, a passarem, pela fé, da Antiga Aliança para a Nova Aliança. Passarem de Moisés para Jesus, o Messias-Cristo. Mas a maioria em Israel, liderada por suas autoridades religiosas – sacerdotes, escribas e fariseus – insistiu em se opor a Jesus Cristo e à Igreja por Ele fundada a partir de um Remanescente fiel a Jesus em Israel. Primeiro, eles mataram a Jesus. Depois, tentaram calar os Apóstolos, proibindo que eles pregassem em Jerusalém e redondezas, e por toda a Judeia e Galileia. Depois, os impenitentes líderes judeus ampliaram essa proibição, perseguindo a Paulo e seus auxiliares quando estes pregavam o Evangelho em terras dos gentios, tais como Antioquia (Atos 13), Icônio e Listra (Atos 14) e em Tessalônica (Atos 17). Esses judeus perseguidores foram os "anticristos" do primeiro século, pois foram os principais opositores de Jesus e de Seus Apóstolos e discípulos. Anos mais tarde, os imperadores romanos se tornaram grandes perseguidores da Igreja e do Cristianismo, torturando e matando milhares de cristãos. Depois que o Cristianismo foi declarado a religião oficial do Império Romano, por volta do Século IV, o Cristianismo gozou de liberdade religiosa da parte do Estado, mas surgiram líderes religiosos cristãos, especialmente em Roma, que perverteram os ensinos puros do Cristianismo, como ensinados por Jesus Cristo e pelos Apóstolos, pondo em seu lugar ensinos mentirosos, não bíblicos, tais como a santificação do Domingo em lugar do Sábado bíblico, e a adoção de imagens (ídolos) como motivadores da adoração, coisas que a Lei de Deus proibia (leia Êxodo 20:3 a 17). Muitos "anticristos" e "anticristãos" surgiram até dentro da Igreja, especialmente a partir do domínio da Igreja Católica Romana sobre o Cristianismo no Ocidente, a partir do sexto século da Era Cristã.

 

O que é um ANTICRISTO?

 

É toda pessoa que se opõe a Jesus Cristo e a tudo o que Ele ensinou. Toda pessoa que tem uma postura de rejeição e perseguição aos seguidores de Jesus Cristo. Toda pessoa que rejeita a doutrina ensinada por Jesus Cristo.

 

Esse ANTICRISTO pode ser uma pessoa, ou pode ser uma organização, ou sistema organizado, como um Estado soberano, uma entidade civil ou religiosa, uma organização filosófica, cultural, ou religiosa. O princípio básico que alguém ou algo um ANTICRISTO é sua rejeição a Jesus Cristo e a tudo o que Ele ensinou, e que se acha registrado na Bíblia Sagrada. Essa rejeição gera oposição, e a oposição gera perseguição.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 02 de agosto.

 

A ÚLTIMA HORA

 

Leitura Bíblica: Atos 2:15 a 17; Hebreus 1:1-2; I Pedro 1:18 a 20; I João 2:18.

 

"Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora. Eles saíram do nosso meio, entretanto não eram dos nossos, porque se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos." I João 2:18-19.

 

Em seu Sermão Profético, registrado em Mateus 24, Jesus já advertira aos Apóstolos e discípulos que iriam surgir muitos "falsos cristos e falsos profetas" (Mateus 24:24-26), operando no sentido de enganar e seduzir os cristãos, fazendo-os acreditar em seus falsos ensinos. Na verdade, essas pessoas, mesmo convivendo com os cristãos dentro da Igreja, não passavam de falsos cristãos, ou "anticristos". Esses eram os inimigos internos da Igreja. Pessoas que se dizem cristãs, mas não vivem como cristãos, pois não obedecem a todos os ensinos de Cristo (I João 2:4 a 6). Todos os Apóstolos de Jesus, incluindo João, foram vítimas dos anticristos externos. Com exceção de João, todos os demais Apóstolos de Jesus foram martirizados pelos anticristos. João foi martirizado, exilado em Patmos, mas sobreviveu, e morreu em idade avançada. Milhares de cristãos anônimos foram martirizados pelos anticristos dominantes em seu tempo. Em cada geração, de Jesus até nossos dias, há "anticristos" operando no sentido de calar os ensinos de Jesus Cristo e da Bíblia Sagrada. E muitos desses estão dentro da própria Igreja. Outros estão do lado de fora. Só um "remanescente" fiel conserva-se puro em sua fé e obediência a Jesus Cristo. A maioria dos chamados cristãos vive em processo de apostasia, em associação com os "anticristos" deste mundo.

 

Quando você, membro da Igreja, humilha, rejeita e persegue seu irmão em Cristo, você está sendo para ele um "anticristo". Quando um pastor dirigente de Associação humilha, ofende e persegue um pastor colega seu de ministério, está sendo um "anticristo" para ele, pois Jesus jamais agiria dessa maneira com um amigo de ministério e irmão na fé. Portanto, evite agir contra os ensinos de Cristo, para não se tornar também você um "anticristo". O mundo está cheio deles. Por que o queríamos na Igreja?

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 03 de agosto.

 

A VINDA DOS ANTICRISTOS

 

Leitura Bíblica: I João 2:18-9 e 22; 4:3; II João 7.

 

Em suas Cartas à Igreja, João adverte aos cristãos a respeito da presença entre eles de "anticristos", os quais já se fazem presentes, como foi comentado na lição de domingo.

 

No entanto, no Livro do Apocalipse, João recebeu revelações de Deus a respeito de grandes corporações mundiais que estariam atuando neste mundo, voltadas para perseguir a Igreja e os ensinos da Bíblia. O Apocalipse nomeia essas grandes corporações, ou sistemas mundiais de poder e comando, como sendo (1) O DRAGÃO, Satanás, e todas as corporações que rejeitam Jesus Cristo como Único Salvador (Ap 12); (1) A BESTA que emerge do Mar (Ap 13:1 a 10), ou seja, a Igreja Católica Romana Medieval, que proibiu a livre circulação da Bíblia e desvirtuou os ensinos das Escrituras, perseguindo e matando muitos cristãos através do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição; (3) a BESTA QUE SURGE DO ABISMO (Ap 11:3 a 14), ou seja, a ideologia iluminista, deísta e ateísta, que surgiu da Revolução Francesa de 1789, o qual rejeitou a Bíblia e perseguiu e matou muitos cristãos, rejeitou a fé cristã e a revelação de Deus ao homem, semeando no Ocidente o deísmo e o Ateísmo, levando as pessoas a recusarem Jesus e a Bíblia; e (4) o FALSO PROFETA, ou A BESTA que emerge da Terra (Ap 13:11 a 18), ou seja, os Estados Unidos da América, em sua fase de Dragão, com seu Protestantismo desvirtuado, apóstata, infiel ao princípio de "Sola Scriptura", e seguindo os erros teológicos da Igreja Católica Romana, tais como a santificação do Domingo e a crença na imortalidade ontológica da alma humana, crenças que vieram do paganismo politeísta e idolátrico. Essas grandes corporações estarão juntas no tempo do fim, em uma confederação satânica chamada "BABILÔNIA, A GRANDE" (Ap 17:5), a qual imporá aos moradores da Terra uma religião de pensamento único, juntando nessa cosmovisão diabólica todos os erros teológicos e toda oposição contra a Divindade, em especial contra o Filho de Deus, Jesus Cristo, e contra Sua Igreja Fiel no final dos tempos, uma Comunidade de Remanescentes fiéis a Jesus e à Bíblia, os quais recusam-se a seguir as mentiras de Satanás, o Dragão. Esta Confederação do mal, no fim dos tempos, chamada "BABILÔNIA, A GRANDE", é o ANTICRISTO ESCATOLÓGICO, final, que organizará todos os sistemas e organizações mundanas contra a Igreja fiel a Jesus Cristo, o Remanescente.

 

Logo, existem os anticristos atuais, dentro e fora da Igreja, que se opõem a Jesus e aos ensinos retos da Bíblia Sagrada. E existiram, existe e existirão os ANTICRISTOS CORPORATIVOS, organizados, que atuam em escala global, procurando desacreditar os ensinos da Bíblia Sagrada, dificultando assim a pregação mundial (global) do Evangelho, anunciado por Deus em Apocalipse 14:6 a 12.

 

A única saída para o cristão fiel é ficar firme na mensagem de Apocalipse 14:12. Estes formam o REMANESCENTE, ou seja, O RESTANTE, aquela minoria única que permanece fiel a Jesus e à Bíblia, em cada geração, em meio a uma sociedade que se corrompe cada dia mais, e foge da Verdade bíblica. Onde você se situa neste conflito de interesses?

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 04 de agosto.

 

PROVANDO OS ESPÍRITOS

 

Leitura Bíblica: I João 2:18 a 27; I João 4:1 a 6.

 

"Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo a fora. Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne, é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus, não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem, e, presentemente, já está no mundo." I João 4:1 a 3.

 

Todo cristão precisa estar atento para não ser enganado. E nada melhor do que estudar profunda e sistematicamente a Bíblia Sagrada, para conhecer a Verdade aí presente.

 

Satanás é astuto, e mistura a verdade com o erro, formando um produto sincrético, no sentido de enganar os cristãos menos atentos, e que não se firmam na Palavra de Deus, a Bíblia. Há cristãos que acreditam em tudo o que ouvem seus pregadores dizerem, sem terem a preocupação de verificarem na Bíblia se as coisas são realmente assim. Tem igrejas que não seguem a Bíblia como livro-texto de seus ensinos. Tem igrejas que são formadas a partir das ideias de seus pastores, ou bispos fundadores. Em grande parte dessas igrejas, católicas ou protestantes, não há uma preocupação saudável em se buscar a doutrina a partir do ensino da Bíblia. Muitas crendices populares, muito coisa folclórica, muita mistura de satanismo com cristianismo é oferecida ao povo em um mesmo cálice, e o povo, ignorante e imprudente, aceita esses ensinos como se fossem verdades absolutas que devem ser seguidas. Leia Mateus 24, e veja as advertências feitas por Jesus sobre essa questão.

 

Para uma pessoa ser considerada realmente um CRISTÃO, precisa aceitar, pela fé, a Jesus como sendo totalmente Deus e totalmente homem. Precisa aceitar a JESUS como sendo o Messias-Cristo, o Ungido, que Deus-Pai enviou do Céu para a Terra, visando libertar e salvar a raça humana da escravidão ao Diabo e suas mentiras (I João 3:7 a 10). Precisa crer que Jesus de Nazaré, o Cristo, vivia antes no Céu, como "o Verbo", e que "o Verbo se fez carne [humanidade] e habitou entre nós..." João 1:1 a 3 e 14, interpolação nossa. Quem recusa aceitar a ENCARNAÇÃO DO VERBO na pessoa humana de JESUS, o Cristo, diz João, é um ANTICRISTO, e não um cristão.

 

É muito comum em algumas igrejas, especialmente nas igrejas pentecostais, pessoas se dizendo profetas, pessoas que afirmam ser possuídas pelo Espírito de Deus, e falam línguas estranhas, e exorcizam, e fazem curas e milagres, sempre afirmando estarem possuídas pelo Espírito Santo. Porém, é preciso que você observe em que essa pessoa crê, sua teologia, sua doutrina, e sua maneira de viver em sociedade. Se essa pessoa nega a Divindade de Jesus, e Sua Encarnação; se essa pessoa ensina qualquer doutrina em oposição ao ensino da Bíblia, então o "espírito" que está falando através dessa pessoa não é o Espírito Santo, mas um espírito vindo da parte de Satanás, a Serpente enganadora de Gênesis 3:1 a 6. O Espírito Santo, que inspirou os profetas bíblicos a escreverem o texto das Escrituras Sagradas, jamais iria se contradizer, ou recusar uma doutrina revelada pela Bíblia, tais como a santificação do Domingo, primeiro dia da semana, o qual, no ambiente politeísta dos romanos, era o Dia do Sol, como expresso na língua ingresa: "Sunday", dia do Sol. Também essa pessoa cheia do "espírito" não iria acreditar na mentira que Satanás falou a Adão e Eva, dizendo que eles eram imortais, mesmo pecando contra Deus (leia Gênesis 2:16 e 17; 3:1 a 6). O Espírito Santo não iria falar contra o Pai e contra o Filho. Logo, esses "espíritos" anunciadores de falsas doutrinas e ensinos nada mais são do que "espíritos de demônios, operadores de sinais" (Ap 16:14), que trabalham no sentido de enganar pessoas que não estudam a Bíblia com atenção, e não se firmam na Verdade bíblica.

 

É preciso ter muito cuidado com esses falsos espíritos, ou falsos profetas! Não acredite neles, nem sigam seus mentirosos e falsos ensinos. A Bíblia está aí, à sua disposição, para ser estudada, analisada e crida. Estude, pois, a Bíblia por você mesmo e procure entender o seu todo. CUIDADO!!!!

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 05 de agosto.

 

A UNÇÃO

 

Leitura Bíblica: I Samuel 16:13; I João 2:20-21, 27.

 

O verdadeiro sentido da UNÇÃO é separar alguém para uma obra sagrada, especial, separada da obra comum que alguém realiza na Terra.

 

Você nunca ouviu falar que alguém foi ungido para ser carpinteiro, pedreiro, alfaiate, médico, advogado, cozinheiro, engenheiro, etc. Mas a Bíblia afirma que Deus disse a Moisés que havia chamado e ungido a um homem chamado Bezalel, filho de Uri, da tribo de Judá, para realizar toda a obra de arte do santuário hebreu no deserto (leia Êxodo 31:1 a 11). Este homem, Bezalel, era um competente artífice, e Deus o ungiu para realizar a arte-sacra do santuário hebreu. Ele iria, a partir da unção, dedicar-se somente ao trabalho na obra de Deus.

 

Todos os reis de Israel deveriam ser ungido, isto é, separados para servirem a Deus, pois Israel era uma nação teocrática (I Samuel 16:13). Saul, Davi, Salomão... todos foram ungidos para o ofício real.

 

Jesus, o Messias, foi ungido pelo Espírito Santo para realizar na Terra Sua missão de libertação e salvação de Israel e da humanidade (Lucas 4:16 a 21).

 

Todos os Apóstolos de Jesus foram ungidos (Atos 2) pelo Espírito Santo para a obra da Evangelização global.

 

Quando ocorre a unção do cristão?

 

Jesus ensinou a Nicodemos: "Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus" João 3:5. Jesus chamou a esse nascer "da água e do Espírito" de um novo nascimento, ou "nascer de novo" (João 3:3). Jesus também ensinou aos discípulos que quando o Consolador, o Espírito Santo, Ele iria "convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo" (João 16:8).

 

A conversão de uma pessoa é obra do Espírito Santo. Tirar uma pessoa das trevas e escravidão ao pecado, trazendo-a à harmonia e paz com Deus, tornando-a discípulo de Jesus, é obra do Espírito Santo. E essa obra do Espírito Santo é confirmada pelo batismo em águas. O Espírito Santo conduz uma pessoa à fé em Jesus. E essa pessoa, já crente em Jesus, pede para ser batizada em águas, publicamente, como testemunho de sua fé nEle.  Pela fé em Jesus e pelo batismo em águas, o cristão é separado para ser de Jesus Cristo e testemunhar publicamente de sua fé em Jesus. O testemunho de sua conversão e de como Jesus mudou sua vida para melhor. Também a obra pública da evangelização faz parte desse testemunho de pregar o Evangelho a toda criatura (Mateus 28:19-20; Marcos 16:15-16). Todo cristão deve estar unido ao Espírito Santo (Romanos 8:9).

 

Existe uma unção especial do Espírito Santo, na qual o Espírito Santo toma posse direta dessa pessoa, isto é, invade sua privacidade, e faz dessa pessoa um mensageiro, um obreiro de Deus para uma tarefa especial, tal como curar enfermos, ressuscitar mortos, falar línguas estrangeiras sem as haver estudado em universidade, expulsar demônios, profetizar, etc. São obras que os cristãos não fazem no dia-a-dia de seu testemunho, mas podem ser levados a fazer, quando Deus achar necessário, e para isto os unge com uma porção especial do Espírito Santo, capacitando-o para missões especiais, acima da capacidade humana. No caso de Bezalel, citado em Êxodo 31, ele já era um profissional de arte em madeira e tecido e metal, mas o Espírito Santo, ao ungi-lo, ampliou essa capacidade e o separou para aquela obra específica, diferente, sagrada, no santuário hebreu. E uma pessoa ungida pelo Espírito Santo é sempre levada a amar e seguir a Verdade, como revelada nas Escrituras, rejeitando todo ensino falso.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 06 e 07 de agosto.

 

PERMANECENDO NELE

 

Leitura Bíblica: João 5:38; 6:56; 8:31; 15:4 a 10; I João 2:14 e 18; II João 9.

 

Uma das coisas mais importantes na experiência religiosa de um cristão é sua PERMANÊNCIA na fé em Jesus. Essa questão já foi destacada pelo próprio Cristo, como citado em 15:1 a 5. Tão importante quanto aceitar a Jesus como Salvador pessoal é permanecer firme na fé em Jesus, ao longo dos anos, até que a morte nos chame ao sepulcro. Aceitar a Jesus, permanecer em Jesus e morrer fiel a Jesus: eis o grande desafio de cada cristão.

 

Nem sempre isto acontece. Milhares de pessoas se aproximam de Jesus e até chegam a ser batizados em Seu nome. Mas desistem de permanecer fieis a Cristo. Milhares se afastam de Jesus, apostatando da fé e do discipulado. O mundo atrai essas pessoas, e consegue fazer com que elas voltem à velha vida de pecados e separação de Deus. Mas agora não são mais as mesmas pessoas de antes do batismo. Agora são apóstatas conscientes, pois sabem o que é a Verdade, mas a recusam conscientemente. São muito mais culpados perante Deus do que os incrédulos que nunca aceitaram a Jesus, pela fé.

 

O segredo da vitória do cristão é PERMANECER FIRME NA FÉ EM JESUS. Não se deixar enganar e seduzir pelo MUNDO e sua cultura e costumes. Quem já viveu no Mundo e segundo o Mundo sabe como as coisas acontecem no Mundo. Já sabem que o Mundo cativa, engana, seduz, mas, no final, dá morte eterna aos que o amam. Sabem que salvação e vida eterna somente é possível pela fé em Jesus Cristo. Portanto, deve o cristão alimentar diariamente sua fé em Jesus, seu discipulado. E como faz isso? Com leitura diária e atenciosa da Bíblia; oração por si e pelo próximo; evitando conscientemente pecar contra Deus e contra o próximo – e contra si mesmo; engajar-se na obra santa de testemunhar publicamente do Evangelho da salvação somente em e por Jesus; frequentar os cultos públicos no templo semanalmente; ocupar alguma função no programa da Igreja; evitar escândalos que tragam desonra e opróbrio a Jesus Cristo e à Sua Igreja; promover boa saúde e estilo de vida para si mesmo, para sua família e em sua comunidade; desenvolver algum projeto de ajuda ao próximo; educar e orientar sua família nos caminhos de Deus, cuidando para que seus filhos não se afastem dos caminhos do Senhor; em todas as coisas que realiza, buscar sempre a direção de Deus, estudando o que a Bíblia afirma sobre o assunto; ser fiel e consciente dizimista e ofertante; e muitas outros exercícios espirituais que o mantenham bem firmado na fé em Jesus e no discipulado fiel. Quem busca esse modo de viver, dificilmente apostatará da fé. Permanecerá, ele e sua casa, firme em Jesus e na Verdade revelada na Bíblia Sagrada. Isto não é nada fácil, mas é possível mediante o poder do Espírito Santo.

 

Que Deus o faça um cristão fiel em tudo, permanecendo até o fim de seus dias na fé em Jesus!

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 




Instale o novo Internet Explorer 8 versão especial para o MSN. Download aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário