segunda-feira, 10 de agosto de 2009

VIVENDO COMO FILHOS DE DEUS

Verso para Memorizar: "Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por esta razão o mundo não nos conhece, porquanto não O conheceu a Ele mesmo." I João 3:1.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Gênesis 3:5; Salmos 51:4; Isaías 1:2; João 1:12; Hebreus 9:26, 28; I João 3:1 a 10.

 

INTRODUÇÃO À LIÇÃO

 

Desde o começo de sua Carta (leia I João 2:1 a 6) João vem insistindo no tema de uma religião prática. João sabia que a tendência natural do coração humano, mesmo de pessoas convertidas pela fé em seguidores de Jesus Cristo, é viver uma religiosidade teórica, intelectual, vazia, sem estar acompanhada pela prática da religião. Ser cristão teórico, que sabe tudo sobre a Bíblia, sobre os Mandamentos de Deus, sobre Fé, Amor, Justiça, mas não põe em prática o que sabe sobre essas coisas, significa ser um cristão formal, hipócrita, presunçoso, que não leva a sério a prática religiosa. Não vive aquilo que sabe e prega para os outros. Como discípulos de Jesus, precisamos todos do poder do Espírito Santo para pormos em prática a teoria religiosa que defendemos e cremos.

 

A lição da Escola Sabatina desta semana focaliza exatamente isto: VIVER COMO FILHO DE DEUS. Uma experiência de vida, não somente uma teoria sobre religião.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 09 de agosto.

 

FILHOS DE DEUS

 

Leitura Bíblica: João 1:12; I João 2:29; 3:1 a 6 e 9.

 

Ser chamado de FILHO DE DEUS é um privilégio extraordinário. Nem todos os humanos são "filhos de Deus", no sentido estrito da expressão. Todos os humanos são "criaturas de Deus", pois a raça humana teve sua origem na obra de Deus, realizada na Semana da Criação, conforme Gênesis 1:26-27 e 2:1 a 7. No princípio, antes que o homem pecasse, era ele "filho de Deus". Quando o homem pecou (Gênesis 3:1 a 6), ele se tornou "filho espiritual de Satanás, o adversário". O homem se bandeou para Satanás. Desde então, somente são outra vez feitos "filhos de Deus" aqueles dentre os humanos que retornam para Deus, como servos, mediante a fé, o arrependimento e o batismo. Esta foi a Obra dedicada ao Messias-Cristo: Converter os humanos e pecadores descendentes de Adão, de "filhos espirituais do Diabo" para "filhos espirituais de Deus", conforme lemos em Gálatas 4:4-5. Os que se arrependem de seus pecados e, pela fé, se juntam a Jesus, o Filho de Deus, tornam-se, por "ADOÇÃO", filhos de Deus. São adotados na Família de Deus. Aceitam a Deus como seu Pai Eterno, e a Jesus como seu Irmão mais velho. O PRIMOGÊNITO da Família de Deus, no Céu e na Terra. Logo, para que alguém seja, pelo Céu, reconhecido como FILHO DE DEUS, precisa NASCER DE NOVO (João 3), ou ser NOVA CRIATURA (II Coríntios 5:17). Do jeito que está, vivendo para o Pecado e para Satanás, os humanos não são considerados "filhos de Deus", mas apenas "criaturas de Deus".

 

Em Seu grande AMOR por nós, humanos, o Deus Eterno esquematizou o PLANO DA REDENÇÃO. Neste Plano, ficou decidido que JESUS, o Messias-Cristo, seria dado, ou entregue, aos humanos (João 3:16), para ser o SALVADOR dos humanos. Jesus seria o Segundo Adão. Viveria Ele e morreria em favor de toda a raça humana. E todos os humanos que confiassem em Jesus, e O recebessem como SALVADOR e SENHOR, teriam seus pecados perdoados e seriam considerados pelo Céu, por ADOÇÃO, novamente FILHOS DE DEUS. Este foi um gesto e um ato de AMOR. Deus decidiu, antes de punir eternamente o homem pecador, transferir para Seu Filho, Jesus Cristo, a penalidade que deveria aplicar sobre os pecadores. Em assim agindo, Deus estaria permanecendo como O JUSTO, e também estaria legalmente capacitado para ser O JUSTIFICADOR (Salvador, Libertador) de todos os que têm fé em Jesus (Romanos 3:21 a 26). Somente pela fé em Jesus Cristo pode um pecador outra vez ser aceito e declarado como FILHO DE DEUS. Quem rejeita a Jesus como Salvador, continua sendo "filho do Maligno, ou seja, Satanás".

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 10 de agosto.

 

RESULTADOS E RESPONSABILIDADES

 

Leitura Bíblica: Gênesis 2:16-17; 3:1 a 6; 3:7 a 24; Ezequiel 18:4; Rom 3:23 e 6:23; I João 3:2-3.

 

"Amados, agora somos [os crentes em Jesus] filhos de Deus [pela fé]; e ainda não se manifestou o que haveremos de ser [em realidade visível, concreta]. Sabemos que quando Ele [Jesus] Se manifestar [aparecer em Glória], seremos semelhantes a Ele [teremos um corpo transformado, conforme I Coríntios 15:51 a 54], porque haveremos de vê-lo como Ele é. E a si mesmo se purifica [se santifica] todo o que tem esta esperança [a esperança da Segunda Vinda de Jesus], assim como Ele é puro." I João 3:2-3, interpolações e comentários nossos.

 

Nota-se no texto acima que João uniu TEORIA e PRÁTICA religiosa, ou seja: a FÉ em Jesus e a SANTIFICAÇÃO DE VIDA, para aguardar a Parousia, a Segunda Vinda de Jesus. É durante a Parousia que os crentes fiéis, discípulos dedicados, serão completamente transformados, mental e corporalmente (leia I Tessalonicenses 4:16 e 17 e I Coríntios 15:21 a 26 e 51 a 54). A nossa FÉ EM JESUS deve nos motivar e inspirar a termos uma vida SANTIFICADA por Deus (leia Tito 2:11 a 13). Justificação pela fé que não é sequenciada pela SANTIFICAÇÃO torna-se apenas uma teoria acadêmica, uma discussão teológica sem as benéficas consequências de uma vida santificada. Embora JUSTIFICAÇÃO não seja a mesma coisa de SANTIFICAÇÃO, a primeira deve sempre conduzir à segunda.

 

Todos nós humanos somos pecadores por natureza. O Pecado não é algo externo, mas uma realidade interna. Faz parte intrínseca da natureza carnal humana. O Pecado precisa e deve ser combatido diariamente na vida de um cristão. Mesmo tendo Jesus nos libertado do PODER DO PECADO, ainda não fomos libertados da PRESENÇA DO PECADO. Somos pecadores cristãos, mas não devemos ser cristãos pecadores. Agora, convertidos em discípulos de Jesus, pela fé, o PECADO em nós deve ser um acidente e não mais um hábito, como outrora. Cada pecado que cometemos estamos voltando a ter parceria com Satanás, como ocorreu com Adão e Eva, no Éden (Gênesis 3:1 a 6). Pela fé em Jesus, somos Justificados e Salvos. Mas precisamos permanecer salvos. E isto somente é possível se permanecermos firmes na fé em Jesus, permitindo que o Espírito Santo nos purifique de todo pecado, num processo contínuo chamado santificação. Justificação pela fé é um ato divino; Santificação (também pela fé em Jesus) é um processo divino, diário e contínuo, até que Jesus venha e nos recolha para Seu Lar de Glória, onde não mais teremos em nós a presença do Pecado. Estaremos para sempre livres do Pecado.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 11 de agosto

 

DEFINIÇÃO DE PECADO

 

Leitura Bíblica: Gênesis 3:1 a 6; Salmos 5:14; Isaías 1:2; Mateus 7:23; Rom 6:17 e 20; I João 3:4.

 

Na língua grega, na qual foi escrita o Novo Testamento, a palavra PECADO tem três palavras especiais que a definem: RAMARTIA – ADIKIA – ANOMIA.

 

RAMARTIA (hamartia) é a palavra grega para PECADO no sentido de que "pecado é ERRAR O ALVO". Nesse caso, Pecado seria não atender a um objetivo, a um propósito anteriormente estabelecido por alguém que tem autoridade para isto.

 

ADIKIA (adikia)  – Este termo define PECADO como sendo um ato de injustiça, um não reconhecimento da Justiça estabelecida. No caso em foco, uma negação ou rejeição da JUSTIÇA DE DEUS.

 

ANOMIA (anomia) – Esta palavra define PECADO como sendo uma rejeição ou negação da LEI MORAL. Uma recusa em obedecer aos Mandamentos de Deus. João usa, no texto grego de I João 3:4, o termo anomia, ou seja, uma transgressão, ou rejeição, da Lei e da Ordem estabelecidas.

 

Em todos os sentidos, o PECADO é um ato, uma postura, uma disposição mental negativa do homem em relação a Deus, Sua Lei e Sua Justiça. É uma determinação mental de não reconhecer a Deus como Senhor, Legislador e Juiz dos atos morais e éticos do homem. Uma determinada rejeição a Deus como SENHOR de todos e de tudo. PECADO é um ato de insubordinação, de não submissão, de rebelião contra Deus, como SENHOR da Lei e da Ordem estabelecidas no Universo por Ele criado. Por isso, a penalidade definida para quem peca é a MORTE ETERNA (Gênesis 2:16-17; Ezequiel 18:4 e Romanos 6:23). Não se deve confundir PECADO (a dinâmica, o processo interno) com PECADOS (os atos exteriores que revelam a atuação interna do Pecado). PECADO como "transgressão da Lei", é um ato externo. PECADO como "iniqüidade", "perversão" do caráter, é um processo interno. Ambos formam um conjunto de posturas contrárias ao propósito divino para a raça humana.

 

O PECADO tem sua origem em Lúcifer/Satanás, no Céu, entre os anjos, mas encontrou aceitação total na Terra, entre os humanos (Isaías 14:12 a 14; Ezequiel 28:20-26; Apocalipse 12:7 a 9; Gênesis 3:1 a 6; João 8:44).

 

           

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 12 de agosto.

 

A MANIFESTAÇÃO DE JESUS

 

Leitura Bíblica: Hebreus 9:26-28; I João 2:2; 2:3 a 8; 4:10; Apocalipse 1:5-6.

 

Para que Deus enviou Seu Filho a este planeta Terra? Com que propósito?

 

Pelo menos dois propósitos bem definidos são revelados na Bíblia Sagrada:

 

  1. Salvar a raça humana da morte eterna (João 3:16).
  2. Desmascarar Satanás e sua obra maléfica de ruína e destruição da humanidade (I João 3:8).

 

Jesus não veio aqui para passear. Não veio aqui para apenas ver como as coisas estavam na Terra.

 

Jesus veio à Terra em missão. Ele assumiu, diante do Pai, do Espírito Santo e dos Anjos celestes o compromisso de vir à Terra para solucionar o problema do Pecado. Para Ele realizar esta difícil obra, cumprindo com êxito Sua missão, teria de passar por dois testes exclusivos:

 

  1. Viver todo o tempo sem pecar contra Deus e contra o próximo;
  2. Morrer morte vicária, substituinte, voluntariamente, sem ser forçado a isto.

 

E Jesus cumpriu com toda fidelidade esses dois passos decisivos.

 

Jesus viveu na Terra por 33 anos e meio. Em todos esses anos, Satanás perseguiu a Jesus de maneira implacável, tentando O levar a pecar, a desobedecer a Deus (Mateus 4:1 a 11). Porém o testemunho sobre Jesus, em relação ao pecado, é: "...foi Ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, MAS SEM PECADO." Hebreus 4:15, grifo nosso. Jesus venceu a primeira grande prova, que era viver sem jamais pecar. Jesus viveu vida santa, imaculada, pura, sem se contaminar pelos pecados humanos (Hebreus 7:26). A segunda grande prova era morrer voluntariamente, não forçado, nem devido a ser obrigado a morrer por causa de um deslize de caráter Seu. Se Jesus tivesse pecado, teria obrigatoriamente de morrer eternamente, como qualquer pecador. No entanto, Ele declarou soberanamente: "Eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, Eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai." João 10:17 e 18. Uma entrega voluntária e soberana de Si mesmo, como OFERTA PELO PECADO de toda a raça humana. Uma MORTE VICÁRIA, Substituinte, por mim e por você.

 

Jesus veio visivelmente, publicamente, para realizar uma obra pública, visível, de redenção do homem. As coisas não aconteceram em um lugar escondido da Terra. Tudo aconteceu ali, em Jerusalém, à vista de uma multidão de milhares de pessoas, sobre um monte chamado CALVÁRIO, sentenciado à morte por uma autoridade religiosa (o Sinédrio judaico) e pela autoridade civil vigente, o Império Romano, na pessoa do seu legítimo procurador, Pôncio Pilatos, na primavera do ano 31AD. Foi morto por crucifixão, à vista de todos (leia Mateus, Marcos, Lucas e João, os capítulos finais de cada texto). Jesus veio para:

 

  1. Revelar publicamente o AMOR de Deus pela raça humana;
  2. Viver de maneira perfeita, sem jamais pecar contra uma ordem divina;
  3. Ensinar aos humanos o que significa ser Filho de Deus;
  4. Desmascarar toda a obra de Satanás, uma obra fundamentada na mentira;
  5. Morrer voluntariamente pela raça humana, como uma Oferta Pública pelo pecado da raça humana, oferta esta que pagava uma dívida contraída no Éden, pelo pai da raça humana, Adão;
  6. Trazer aos humanos, pecadores e sem esperança, a certeza de que, pela fé em Jesus, Deus nos aceita de volta, nos justifica, nos perdoa, e nos salva, santifica e glorifica.
  7. Trazer para nós a certeza de que Deus nos ama e quer nos dar VIDA ETERNA e não Morte Eterna. Quem ouvir o que Jesus falou e crer, aceitando-O como Salvador e Senhor, tem a VIDA ETERNA.
  8. Tudo nos é oferecido gratuitamente, pois Jesus já pagou o preço, com Sua morte-ressurreição.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 13 e 14 de agosto

 

NENHUM PECADO!

 

Leitura Bíblica: I João 2:1-2; 3:6 a 8.

 

O grande objetivo de Deus para nossa vida é que cheguemos a não mais pecar. Que nos tornemos como Jesus, o Homem-modelo, o qual jamais pecou contra a Lei Divina. Que vivamos vida santa, perfeita, pura e impecável, vivendo em um ambiente onde o Pecado e a Morte não mais existem (Apocalipse 21 e 22).

 

Deus nos salvou, em Cristo Jesus, do PODER DO PECADO, mas ainda não estamos salvos da PRESENÇA DO PECADO. Paulo declara: "Porque sabemos que toda a criação a um só tempo geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos [já fomos adotados, em Cristo, pela fé, na família de Deus, mas seremos ainda adotados em realidade visível], a redenção do nosso corpo [nosso velho corpo mortal ainda não foi redimido, restaurado à perfeição original]. Porque na esperança fomos salvos...[somos salvos pela fé, aguardando que ela se concretize em realidade visível, quando da Parousia, quando Jesus virá e nos levará, em glória, para o Céu, a Casa do Pai]". Romanos 8:22 a 24, comentários e interpolações nossos.

 

Jesus orientou a Seus discípulos: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. O espírito [o eu interior], na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." Mateus 2641, interpolação e comentários nossos.

Leia também Romanos 7, e veja a luta diária que um cristão convertido tem com sua própria natureza pecaminosa, a qual opera no sentido de levá-lo outra vez a ser escravo do Pecado.

 

Jamais alcançaremos a PERFEIÇÃO neste mundo. Só Deus é perfeito. Chegaremos a ser IMPECÁVEIS, isto é, completa ausência de PECADO, somente na glorificação, o que se dará na Parousia, ou Segunda Vinda de Jesus à Terra. Até lá, nós, os crentes, estaremos em luta feroz contra o Pecado presente em nossa natureza pecaminosa. Estaremos gemendo, clamando ao Senhor que venha logo, e nos livre para sempre dessa fragilidade da carne. Até lá, clamaremos, choraremos, cairemos aos pés de Jesus em arrependimento e lágrimas, suplicando perdão pelos pecados cometidos, e solicitando poder e forças espirituais para não cairmos quando tentados formos. O Diabo, nosso adversário, anda ao derredor, querendo nos arrebatar das mãos de Jesus, afirma Pedro (I Pedro 5:8). Pelo poder do Espírito Santo que nos é facultado, digamos NÃO ao pecado, e nos firmemos cada vez mais no Senhor Jesus. Fidelidade total a Jesus, e comprometimento com Sua Missão Salvífica. "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará" Salmos 37:5.  Leia também João 15. A ordem divina, para ser santificado diariamente, é PERMANECER FIRME EM JESUS (leia João 15).

 

Que Deus nos conduza dia a dia em vitórias constantes contra o Pecado que está em nós. Amém!

 

 

Pr. Otoniel Tavares de Carvalho



Quer uma internet mais segura? Baixe agora o novo Internet Explorer 8. É grátis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário