sábado, 1 de agosto de 2009

ANDANDO NA LUZ – Renunciando ao Mundanismo


ANDANDO NA LUZ – Renunciando ao Mundanismo

Verso para Memorizar: “Não amem o mundo, nem o que nele há; se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” I João 2:15, NIV.

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Daniel 5:13; João 15:19; João 17; Colossenses 1:14 e 2:8 e 13; II Pedro 3:10-12; I João 2:12 a 17.

INTRODUÇÃO

A Bíblia Sagrada põe em lados opostos duas cosmovisões, dois estilos e modo de pensar e viver a vida: (1) O MUNDO e (2) A IGREJA. Nunca a Igreja e o Mundo são postos lado a lado, como sinônimo de amizade.

Jesus Cristo foi muito enfático em suas palavras, em Sua oração intercessória em favor da Igreja:

“Eu [Jesus Cristo] lhes tenho dado a tua Palavra [a palavra, ou promessa, do Pai Eterno], e o MUNDO os odiou [odiou os discípulos de Jesus, os crentes]; porque eles [os discípulos] não são do MUNDO, como também Eu [Jesus Cristo] não sou. Não peço que os tires do mundo [da Terra], e sim que os guardes do mal. Eles [os discípulos e servos de Cristo] não são do mundo, como também Eu [Jesus Cristo] não sou. ...Assim como Tu [Deus-Pai] me enviaste ao mundo [Terra], também Eu [Jesus Cristo] os enviei ao mundo [moradores da Terra]” João 17:14-16 e 18, com interpolações, grifos e comentários nossos.

A mesma idéia de confronto entre o MUNDO e a IGREJA, como duas filosofias de vida em confronto, é apresentada em I João 2: “Não ameis o MUNDO, nem as coisas que há no mundo...” I João 2:15.

Embora seja o cristão um cidadão de dois mundos – da Terra e do Céu – ainda assim ele precisa sempre estar alerta no sentido de não se deixar aculturar pelo Mundo e suas idéias opostas a Deus e à Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. Em Adão, cada cristão é cidadão deste mundo; em Cristo, cada cristão é já cidadão do Céu.

A Lição da Escola Sabatina desta semana trata deste conflito entre o MUNDO e a IGREJA. A Terra e o Céu. Fique atento e aprenda a melhor maneira de viver, enquanto ainda vive neste mundo.

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 26 de julho.

“POR CAUSA DO SEU NOME”

Leitura Bíblica: João 17:14 a 18; Atos 5:31; Romanos 4:7 e 12:9 a 21; Efésios 4:32; Colossenses 1:14 e 2:13; I João 2:12 a 17.

“Filhinhos, eu vos escrevo porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome.” I João 2:12.

Em nome de Jesus, todos os nossos pecados são perdoados. Essa idéia de ter os pecados perdoados têm dois aspectos distintos:

O primeiro, é que somos pecadores por natureza, pois descendemos de um Adão pecador. Este é o Pecado em sentido universal.

O segundo, é que somos pecadores porque cometemos atos pecaminosos. Nós tomamos a decisão de praticar nossos próprios pecados, independentemente de Adão. São pecados de responsabilidade individual, pessoal.

Quando Jesus morreu na Cruz, no ano 31AD, em Jerusalém, aquele ato histórico-teológico significou que Deus interferiu em nossa história, isto é, na história de toda a raça humana, e, em Jesus, ou mediante a morte-ressurreição de Jesus, o Messias-Cristo, Deus perdoou o Pecado universal da raça humana, aquele pecado causado por Adão, o qual representava a raça humana toda.

Quanto aos pecados pessoais, individuais, Deus convida todos os pecadores a se arrependerem, como um ato individual, pessoal, de tristeza pelo pecado, e desejo de mudança de vida e comportamento. Lemos: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele [Deus] é fiel e justo para nos perdoar os pecados [os atos pecaminosos nossos] e nos purificar de toda injustiça [o Pecado da natureza]” I João 1:9, com interpolações e comentários nossos.

Sempre que lemos PECADO, no singular, estamos tratando da fonte, do elemento causador de nossa tragédia espiritual. Quando lemos PECADOS, no plural, estamos falando do efeito, da coisa causada, dos atos pecaminosos, das consequências do PECADO. Logo, o PECADO, no singular, é geral e universal, faz parte da natureza de todos os seres humanos, de todos os descendentes de Adão e Eva. E Pecados, no plural, são pensamentos e atitudes pessoais, escolhas erradas feitas pelos humanos, decisões contrárias à Lei e à Justiça de Deus.

Lá no SANTUÁRIO hebreu, havia a OFERTA DIÁRIA PELO PECADO, chamado de CONTÍNUO. Um cordeiro era oferecido pela manhã e outro cordeiro era oferecido à tarde, como oferta substitutiva, vicária, em lugar e em favor do pecador, indistintamente. Estes animais eram fornecidos pelo Santuário. Mas havia também a OFERTA PELO PECADO DO INDIVÍDUO. Quando alguém pecava, dirigia-se ao Santuário, e ali apresentava, diante do sacerdote hebreu, sua oferta pessoal pelo seu pecado específico. Era uma oferta pelo seu ato pecaminoso. A OFERTA CONTÍNUA PELO PECADO, em sentido universal, era providenciada pelo Santuário. A OFERTA PELO ATO PECAMINOSO PESSOAL era levada pelo próprio pecador, em reconhecimento por sua culpa pessoal. Leia Levítico 4 em diante.

Em JESUS, morto e ressuscitado, encontra o PECADOR provisão para remir sua culpa. O Sacrifício de Jesus de Nazaré, na Cruz, foi a morte sacrifical do “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29). Jesus morreu em lugar e em favor da raça humana como um todo, fazendo cobertura legal pelo PECADO de Adão, ou seja, o PECADO (assim mesmo, no singular, pois a culpa universal redundou de um só pecado). Mas também em Cristo Jesus, em Sua morte e ressurreição, há provisão de perdão e Graça salvadora para os pecados individuais, pessoais, ou seja, os atos pecaminosos. Nesse caso, é preciso que cada pecador, individualmente, reconheça que pecou, arrependa-se de seu ato pecaminoso, e busque, pela fé em Jesus, o perdão de seus pecados (atos pecaminosos). Assim funciona na economia divina.

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 27 de julho.

VENCENDO O MALIGNO

Leitura Bíblica: I João 2:13 e 14.

Assim como a Bíblia põe em lados opostos, em situação de conflito e antítese, a IGREJA e o MUNDO, o mesmo acontece entre JESUS CRISTO e o MALIGNO.

“Para isto se manifestou [revelou-se publicamente] o Filho de Deus [Jesus Cristo]: Para destruir as obras do Diabo [Satanás, o Maligno]” I João 3:8, segunda parte, interpolações nossas.

Satanás, a Serpente de Gênesis 3:1 a 6, venceu a Adão e Eva, no Éden, e se tornou o “rei” deste mundo. Deus havia criado Adão para que este fosse “rei” sobre a Terra, um rei-servo do Deus Criador. Mas Adão falhou, traindo a confiança que Deus pusera sobre si. Adão entregou o domínio e a gerência da Terra para a Serpente, Satanás. Adão foi derrotado por Satanás. Então Deus prometeu à Serpente (Satanás) que iria vingar a pessoa de Adão e toda a descendência deste (leia Gênesis 3:15). Deus prometeu que enviaria um “descendente” da mulher, o qual, no tempo certo, esmagaria a cabeça da Serpente, Satanás. E para Deus promessa é dívida.

Paulo escreve: “Vindo, pois, a plenitude do tempo, Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar [redimir, salvar da morte eterna] os que estavam sob a lei [sob a condenação da lei, isto é, toda a raça humana], a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.” Gálatas 4:4-5, interpolações e comentários nossos.

Em JESUS, o Messias-Cristo, Deus cumpriu a promessa registrada em Gênesis 3:15. Este é o EVANGELHO, a boa notícia que Deus envia aos moradores da Terra. Em Jesus, morto e ressuscitado, têm os pecadores a Graça da Redenção e da Vida, gratuitamente dada pelo Céu. Jesus venceu o MALIGNO, Satanás, este perseguidor implacável, na vida e na morte-ressurreição. Jesus viveu vida perfeita, pois jamais aceitou as provocações de Satanás para pecar contra Deus e contra o próximo. Jesus morreu morte vicária, substituinte, em lugar e em favor de Adão e de toda a sua descendência humana, provendo LIBERTAÇÃO LEGAL de toda a culpa. Ao ressuscitar, ao terceiro dia, Ele surgiu do túmulo vitorioso sobre Satanás, sobre o Pecado e sobre a Morte. Ele se tornou O SENHOR. Jesus Cristo, nosso Senhor. O VITORIOSO em sentido pleno e total.

A VITÓRIA de Jesus sobre Satanás, o Pecado e a Morte nos é oferecida de graça. É um presente de Deus para todos os humanos. Somente em JESUS e por JESUS temos esta Salvação. Esta é nossa vitória sobre o Maligno, Satanás. É a vitória da humanidade sobre o príncipe das trevas. E essa Vitória é recebida pela fé em Jesus. Ela é nossa já, mas precisamos nos unir a Jesus pela fé, tomando posse de nossa vitória. “E esta é a vitória que vence o mundo [o Maligno], a nossa fé [em Jesus Cristo]” I João 5:4, interpolações nossas.

Em Jesus, morto e ressuscitado, somos mais do que vencedores!

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 28 de julho.

RENUNCIANDO AO AMOR DO MUNDO

Leitura Bíblica: João 12:19; 15:19; Atos 17:24; Romanos 1:20; I Timóteo 6:7; Tiago 4:4; I João 2:15; Ap 11:15.

Satanás é o “príncipe deste mundo”. Satanás governa este mundo. Isto não significa somente a Terra, como planeta, mas toda a filosofia e estilo de vida dos moradores da Terra. Tudo está na Terra sob o comendo de Satanás, menos a Igreja fiel a Jesus Cristo. Os meios de comunicação, os centros de estudos, os governos deste mundo, os centros filosóficos, muitos centros religiosos, a política, a economia, as ciências, a filosofia, os esportes, as artes, os centros de estética, a moda em geral, os fabricantes de alimentos industrializados, tudo é comandado por Satanás. Ele exerce sua ação satânica sobre tudo e sobre quase todos. Ele manda e desmanda no mundo dos humanos. Ele tem em cada ramo de pensamento e ação seus agentes escolhidos para lhe fazer a vontade e inclinar o pensamento e as ações dos moradores da Terra para o seu propósito.

Os cristãos têm a Cristo, a Bíblia e a Igreja. Os cristãos têm a fé em Jesus. Os cristãos têm as instruções de Deus, reveladas nas Escrituras Sagradas. Os cristãos têm o Espírito Santo de Deus como Consolador, Professor e Instrutor em todos os assuntos (João 14 e 16). Cada cristão sabe que tem o Mundo como seu inimigo, pois o Mundo está ao lado de Satanás. A arte, a moda, a ciência, a cultura, a literatura, a economia, a política, a religião, a filosofia, o lazer, os esportes, tudo está contaminado pelo veneno da Serpente, Satanás. Por esse motivo, todo cristão precisa ser muito seletivo. Em cada coisa que faça neste mundo, deve o cristão se perguntar: Em meu lugar, como agiria Jesus Cristo. O que diz a Bíblia sobre esta escolha que eu estou fazendo. Paulo aconselha a todos os cristãos: “Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” I Coríntios 10:31.

O MUNDO sempre vai exercer atração e fascínio sobre os cristãos. Isto é normal. Todos nós somos muito atraído pelo que vemos e ouvimos. E Satanás sabe como ninguém exercer sedução e encanto, visando atrair para si e para seus propósitos os moradores da Terra, incluindo os crentes. Jesus advertiu: “Vede que ninguém vos engane!” Mateus 24:4. E disse mais: “Porque surgirão falsos cristos [falsos salvadores da humanidade, na política, na economia, na religião, nas ciências, etc.] e falsos profetas [falsos professores e mestres do ensino, religioso ou não] operando grandes sinais e prodígios [evidências externas, visíveis, para cativar nossos olhos e ouvidos] para, se possível [se você, cristão, permitir e se deixar seduzir], enganar os próprios eleitos [os fiéis de Deus, separados, pela fé e pelo batismo, para serem discípulos de Jesus]” Mateus 24:24, interpolações e comentários nossos.

Se você, cristão, não tomar a convicta decisão de ficar ao lado de Jesus, pela fé, e da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, se deixando enganar e seduzir pelo brilho falso deste mundo, você não será um vitorioso em Cristo Jesus. Se você ama o Mundo e tudo o que o Mundo lhe apresenta, e não acha nada demais em partilhar com o Mundo sua ética relativista e posmodernista, e se deixa seduzir por sua moda, pelo lazer, pelos esportes e pela filosofia de vida que o mundo oferece, tornando-se assim um cristão liberal ou liberado, então não reclame a promessa de Deus para você. Ela não lhe pertence. Você escolheu amar o mundo e as coisas que no mundo há.

Somente os que vivem na Verdade e se dedicam a amar e servir a Jesus Cristo, sendo fiéis à Sua Palavra Revelada, a Bíblia Sagrada, ficando firmes no princípio cristão de “Sola Scriptura” (ou “está escrito”), vivendo pela fé em simplicidade e humildade de coração, praticando o discipulado, é que podem reclamar de Deus o cumprimento da promessa. Isto não é um convite ao fanatismo religioso. É um convite à fidelidade total a Jesus Cristo e à Sua vontade revelada na Bíblia. Precisamos ser cristãos bíblicos, não nos deixando seduzir pelo Mundo. Estamos no Mundo, mas não somos Mundo. Somos cidadãos do Reino de Jesus Cristo. Nossa Pátria está no Céu. De lá é que vêm os ensinos que nos guiam a vida enquanto estamos aqui. Mas não devemos esquecer de que, enquanto no Mundo, devemos ser bons cidadãos, cumprindo todas as leis humanas que não ferem a Lei divina. Pagando nossos impostos e tributos, amando nossos semelhantes e os ajudando em suas necessidades; sendo bons vizinhos, cidadãos de primeira categoria. Temos o dever de sermos educados com todos, bons pais de família e pessoas respeitáveis e que gostam de respeitar a todos. Evitarmos escândalos que tragam má fama para nós, para Deus e para a Igreja. Criar nossos filhos para o Senhor, governando bem a nossa casa. Pagar fielmente nossos débitos, e nada ficar devendo a ninguém, exceto o amor.

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 29 de julho.

PROBLEMAS COM O MUNDO

Leitura Bíblica: João 14:27; 17:14 a 18; Atos 17:28; I João 2:16.

“Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência[cobiça] da carne, a concupiscência [cobiça] dos olhos e a soberba da vida não procedem do Pai, mas procedem do Mundo.” I João 2:16, interpolações nossas.

Tudo o que nossa natureza carnal cobiça; tudo o que nossos olhos veem e cobiçam; tudo o que a “soberba” ou orgulho (vaidade) humano deseja para si tem origem no Maligno e no Mundo. Essa palavra “Mundo” é uma espécie de guarda-chuva que abriga milhares de coisas diversificadas, atraentes à natureza humana carnal e aos desejosos cobiçosos do homem natural, sem operar nele o Espírito Santo de Deus. O homem (ser humano em geral) natural cogita dessas coisas, ama essas coisas e deseja essas coisas. Este é seu habitat natural. O mundano ama o mundo e se sente feliz em cobiçar e buscar tudo o que o mundo lhe oferece.

Quanto ao cristão, o Apóstolo João o orienta e ensina, dizendo-lhe: “Não ameis o mundo nem as coisas que no mundo...” I João 2:15.

Jesus ensinou que uma pessoa não pode servir a dois senhores. Nesse caso, também não pode o cristão amar a Deus e ao Mundo simultaneamente. Quem ama e serve ao Mundo não ama e não serve a Deus. São filosofias de vida completamente diferentes. Os que amam o Mundo vivem para si mesmos, para satisfazer a suas cobiças e desejos pessoais, segundo o Mundo lhes ensina. Tudo no mundo está voltado para satisfazer ao desejo pessoal: dinheiro, fama, posição social, luxo, um nome de destaque em sociedade, posições de liderança e comando, governos, gerência, satisfação sexual dentro de uma ética relativista, domínio sobre os outros humanos, etc. Em si mesmas, essas coisas não são pecaminosas. Mas o homem mundano vive para si mesmo, e usa essas coisas boas para fazer o mal a Deus e ao próximo, e para evidenciar seu egoísmo e glória pessoal. As pessoas do mundo amam as coisas e as usam para dominar pessoas e fazê-las servas. Isto é Pecado, pois Deus quer que o homem ame as pessoas e use as coisas para honra e glória do Senhor Deus.

Apesar de todos esses ensinos bíblicos, o que se vê entre os cristãos, inclusive entre os cristãos adventistas do sétimo dia, tais como eu e você, é um viver atraído pelo Mundo e pelas coisas que nele existem. Nossas roupas, nossa estética, nossos valores éticos, nossa postura diante da vida, nosso luxo pessoal, nosso egoísmo, nosso investimento maior em coisas e menor em pessoas, tudo junto revela que amamos mais este mundo do que a Deus e ao Céu. Nossas palavras dizem uma coisa, mas nossas ações dizem coisas diferentes. Como vivemos não segue o que lemos na Bíblia. Essa dicotomia entre o saber e o proceder nos deixa um terrível senso de culpa. Temos sérios problemas de amor ao mundo. E esses problemas somente serão resolvidos mediante uma entrega total da vida a Jesus Cristo. Estamos dispostos a tomar esta decisão hoje?

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 30 e 31 de julho.

UM MUNDO PASSAGEIRO

Leitura Bíblica: Daniel 2:35; I Coríntios 7:31; II Pedro 3:10-12; I João 2:17.

“Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência. Aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” I João 2:17.

Tudo o que o mundo oferece a nós não tem duração eterna. Logo virá o tempo quando tudo o que o mundo nos oferece desaparecerá em meio às cinzas.

Pedro escreveu:

“Virá, entretanto, como ladrão [de surpresa, quando não se espera] o dia do Senhor [a Parousia, ou Segunda Vinda de Jesus], no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos [pessoas e coisas na Terra] se desfarão abrasados [em forma de brasa, pela ação do fogo]. Também a Terra e as obras que nela existem [e que tanto fascínio exerceram sobre os humanos] serão atingidas. Visto que todas essas coisas [pessoas e suas obras na Terra] hão de ser assim desfeitas [pela ação do fogo], deveis [vós, os crentes fiéis] ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade [deveis viver em fidelidade total a Deus].” II Pedro 3:10 e 11, interpolações e comentários nossos.

Paulo escreveu a Tito:

“Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas [amor pelas coisas do mundo] vivamos no presente século [no tempo presente, hoje] sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo [a Parousia], o qual a Si mesmo Se deu por nós, a fim de remir-nos [pagar nossa culpa] de toda iniqüidade e purificar para si mesmo um povo exclusivamente seu, zeloso, de boas obras.” Tito 2:11 a 14, interpolação e comentário nosso.

Paulo ensina:

“Se alguém está em Cristo [converteu-se em discípulo de Cristo, pela fé] nova criatura é. As coisas antigas [sua vida de amor ao Mundo] já passaram; eis que se fizeram novas [houve um novo nascimento em tal pessoa convertida]” II Coríntios 5:17, comentários nossos.

Faça um minucioso exame de sua vida presente. Verifique como está sua relação com Deus. Verifique como está sua relação com o mundo. Sincera, honesta e verdadeiramente, a quem você ama mais: a Deus ou ao Mundo? Você passa mais tempo ligado às coisas que honram a Deus? Ou às coisas que o Mundo oferece? Quem chama mais sua atenção: as coisas espirituais? Ou as coisas mundanas? Quantas horas você gasta diante da televisão mundana? Quantas horas você gasta em leituras, orações, reflexões espirituais, obra missionária, adoração pessoal e familiar? Seus filhos estão sendo educados para “renegar”, ou rejeitar, as paixões mundanas e o amor pelas coisas do mundo? Você compra roupas e calçados para seus filhos pensando em que eles brilhem no mundo? Ou pensando em lhes dar coisas boas, duráveis, que louvem ao Senhor? Que refeições você faz para sua família? As que satisfazem ao mundo e à cobiça pelos alimentos do mundo? Ou alimentos que ofereçam saúde e bem-estar? Que esportes você pratica? Você costuma ir a estádios de futebol, para gritar apaixonadamente por seu time, gritando palavrões contra o juiz e contra os adversários? Você costuma ir ao cinema para namorar, para zoar com os amigos, para passar horas de lazer, para alimentar seu intelecto de ilusões? Você usa seu carro, sua casa, sua piscina, sua sauna, sua fazenda, sua chácara para a glória de Deus? Ou para pecar mais nos finais de semana?

Lembre-se: Tudo neste mundo vai passar. A única coisa permanente é o CARÁTER.

Deus dará aos Seus discípulos e servos UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA (Ap 21 e 22).

Todo o dinheiro e patrimônio que você está juntando na Terra será queimado. Por que não acumular somente um pouco, suficiente para manter a família em uma confortável situação, e empregar todo o excedente para promover o Reino de Deus no Mundo, enquanto ainda é possível? Pense nisto!



Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário