segunda-feira, 24 de agosto de 2009

CRENDO NO FILHO DE DEUS




Verso para Memorizar: "Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?" I João 5:5.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Mateus 16:24 e 25; João 1:1 a 3 e 14; João 3:36; 5:24; Romanos 6:1 a 6; Gálatas 4:4-5; Hebreus 1:1 a 3; Hebreus 12:4; I João 5:1 a 12.

 

INTRODUÇÃO:

 

Dois textos bíblicos nos ajudam a entender a importância que existe em cada pessoa crer e aceitar a Jesus, o Messias-Cristo, como único Salvador para e da vida humana.

 

"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14:6, grifos nossos.

 

"Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque, abaixo do céu, não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos." Atos 4:11 e 12.

 

A SALVAÇÃO eterna é DADA por Deus. Salvação pela Graça de Deus. Mas, da parte do pecador, esta SALVAÇÃO precisa ser aceita e recebida pela fé em Jesus, o Salvador. É uma dádiva de Deus, a qual precisa ser aceita pela fé em Jesus, isto é, fé na Pessoa e na Obra de Jesus. Não fé-crendice, mas fé-aceitação, fé-entrega, fé-dependência de Deus.

 

Ao redor da Terra toda, milhões de pessoas se acham enganadas em relação à sua salvação e a como podem chegar à Vida Eterna. Um fato é indiscutível: TODOS OS HUMANOS SÃO PECADORES, CONDENADOS À PERDIÇÃO E MORTE ETERNAS. Ninguém pode salvar a si mesmo. Nenhuma obra boa que alguém faça, mesmo cheio de boas intenções, pode salvar você. Há SOMENTE UMA OBRA BOA QUE PODE SALVAR OS PECADORES:  A Vida Perfeita de Jesus e Sua MORTE VICÁRIA, na Cruz, como SACRIFÍCIO DE EXPIAÇÃO DA CULPA pelos pecados de todos os seres humanos, desde Adão até agora. SALVAÇÃO SOMENTE EM E POR JESUS CRISTO.

 

Muitos acreditam em Buda, Maomé, Santos católicos, santos do candomblé; muitos acreditam em ídolos; muitos acreditam no poder da natureza, e por isso dirigem suas orações às árvores, aos rios, aos astros celestes, às forças naturais, praticando assim o "animismo", ou culto aos espíritos da natureza; muitos acreditam em fadas, bruxas, duendes; muitos acreditam no poder salvador do Papa, dos padres e de pastores evangélicos; muitos acreditam que são salvos pela igreja que freqüentam; outros acreditam que serão salvos por crerem em determinados livros sagrados. E por aí vai a falta de conhecimento e de compreensão a respeito da salvação eterna. Muitos são os que acreditam que dando o dízimo a uma igreja, dando ofertas, ou construindo templos serão salvos; outros acreditam que serão salvos ao fazerem penitências, tais como seguirem longas procissões, excursões a lugares sagrados, e subirem escadarias de joelhos. Isto quer dizer, que a maioria dos bilhões de pessoas que habitam a Terra, todos eles pecadores contra Deus, imaginam que serão salvos por meio de coisas, pessoas e ações capazes de os salvar. E assim vão pela via a fora penando, sofrendo, dando coisas, acreditando em certas pessoas, no intuito de se salvarem da condenação trazida pelo pecado, desde o tempo de Adão.

 

Quando um carcereiro da cidade de Filipos perguntou ao Apóstolo Paulo como poderia ser salvo da condenação e da morte, Paulo lhe respondeu com muita certeza: "CRÊ NO SENHOR JESUS E SERÁS SALVO, TU E A TUA CASA."  Atos 16:31. Paulo não mandou que ele fizesse penitências, procissões, atos de sacrifício pessoal, ou que desse uma grande soma de dinheiro a uma determinada igreja ou seita, para ter seus pecados perdoados e receber de Deus o perdão e a Salvação. Paulo o ensinou a CRER EM JESUS; isto é, aceitar, pela fé, que somente Jesus poderia salvá-lo da condenação e morte eternas. Só Jesus o pode. O mesmo se ensina a toda pessoa neste planeta: SOMENTE JESUS CRISTO PODE SALVAR VOCÊ. E esta SALVAÇÃO tem de ser aceita e recebida por fé em Jesus.

 

Não deixe que ninguém engane você sobre isto!

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 23 de agosto.

 

FÉ EM JESUS E VITÓRIA

 

Leitura Bíblica: João 14:6; Atos 4:11-12; 16:31; I João 5:1 a 12; Apocalipse 2:7 e 11; 3:5 e 21; 5:12;  12:11.

 

Fé em Jesus significa vitória sobre Satanás e suas mentiras. Fé em Jesus significa aceitar Jesus e Sua Obra de Redenção como Verdade, e tudo o que Satanás fala como sendo mentira.

 

O Pecado de Adão consistiu em crer e aceitar a mentira de Satanás: "É certo que não morrereis" (Gênesis 3:4), se desobedecerdes a Deus, quando Deus lhe havia dito: "Certamente morrerás" (Gênesis 2:17). Adão e Eva deixaram de crer em DEUS e na Verdade que Ele lhes falou, e ambos creram em Satanás e na mentira que este lhes falou. Nisto consistiu o Pecado de Adão e Eva. Os descendentes de Adão e Eva também seguiram o mau exemplo de seus pais, e continuaram crendo em Satanás e aceitando sua mentira, recusando-se assim a crer em Deus. Toda a humanidade se tornou vítima dessa mentira, e se deixou enganar e seduzir por esta mentira: "É certo que não morrereis." Por isso, cada pecador pensa que é imortal em si mesmo, e que, por isso, não precisa de Deus para lhe dar Salvação e Vida Eterna, pois já se imaginam imortais por natureza.

 

Somente JESUS de Nazaré, o Messias-Cristo que Deus-Pai enviou do Céu para a Terra (leia João 1:1 a 3 e 14; Gálatas 4:4-5), com Sua Vida sem pecado e Morte Vicária, com a Sua subseqüente Ressurreição vitoriosa sobre a Morte, é que está legalmente habilitado, perante o tribunal do Céu, para Salvar da Morte eterna todos os seres humanos. A VITÓRIA de Jesus sobre Satanás, o Pecado e a Morte nos são oferecidas gratuitamente por Deus. O que Deus nos pede é que todos creiam em JESUS e O aceitem como SALVADOR e SENHOR, tornando-se discípulos dEle. JESUS É A NOSSA VITÓRIA!

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 24 de agosto.

 

O JESUS EM QUEM CREMOS

 

Leitura Bíblica: I João 5:1 a 12.

 

Jesus de Nazaré, "Emanuel, Deus conosco" (leia Mateus 1:23), ou "e o Verbo Se fez carne e habitou entre nós" (João 1:14), é Ele mesmo o "UNGIDO" (Daniel 9:25), isto é, o Messias-Cristo, é nosso único Salvador. É nEle que a fé pessoal deve estar firmada. Foi Jesus, o Messias-Cristo, o único que Se ofereceu voluntariamente para morrer na Cruz, em nosso lugar e em nosso favor. Diante de Deus-Pai, somente Jesus, o Messias-Cristo, está legalmente habilitado para ser nosso Substituto Legal, na Vida e na Morte. Deus-Pai aceita a Morte-Ressurreição de Jesus como sendo o suficiente pagamento legal pelo Pecado de Adão e de todos os seus descendentes. Deus mesmo ofereceu a toda a humanidade a solução legal para o problema do pecado humano, como prometera a Adão (Gênesis 3:15).

 

Esta SALVAÇÃO LEGAL, de acordo com a Lei e a Justiça eternas, nos é DADA por Deus, em e por Jesus, o Messias-Cristo. Todos os seres humanos, sem exceção alguma, do passado e do presente, somente poderão ser salvos da morte eterna se aceitarem pela fé a pessoa e obra de Jesus, o Messias-Cristo, deixando de seguir a Satanás e sua mentira, tornando-se seguidor e discípulo de Cristo, seguindo as Verdades que Jesus ensinou (leia Mateus 5 a 7; 28:19 e 20; Marcos 16:15-16; Atos 4:11-12). Jesus foi na Terra uma pessoa real, verdadeira, em tudo semelhante a nós, mas sem pecar contra Deus e contra o próximo (Hebreus 4:14 a 16). Não é um salvador imaginário, utópico, fruto da mente de algum filósofo ou escritor. Quem recusa crer e se tornar discípulo de Jesus está eternamente perdido e morrerá eternamente, não importa que religião ou filosofia siga. Por isso, Jesus ordenou a Seus discípulos que pregassem o EVANGELHO, ou seja, a Boa Notícia da Salvação pela fé em Jesus, em todos os lugares da Terra, a todas as pessoas que aqui moram. Todos os humanos precisam ouvir essa história e saber que Deus já Se ofereceu para salvar a todos os humanos que creem em Jesus (Mateus 24:14).

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 25 de agosto.

 

JESUS E O TESTEMUNHO DE DEUS-PAI

 

Leitura Bíblica: Mateus 3:16-17; João 12:28; I João 5:7 e 8.

 

"Batizado Jesus, saiu logo da água; e eis que se Lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre Ele. E eis uma voz dos céus que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo [sinto prazer]" Mateus 3:16-17, interpolação nossa.

 

"Pois há três que dão testemunho no Céu: O Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na Terra: O Espírito, a Água e o Sangue, e os três são unânimes em um só propósito." I João 5:7-8.

 

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crê tenha a vida eterna." João 3:16.

 

"Vindo, pois, a plenitude do tempo, Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a Lei, para resgatar os que estavam sob a Lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos." Gál. 4:4-5.

 

Jesus de Nazaré não foi um alienígena que apareceu por aqui assustando os humanos. Jesus foi um homem real, de carne e ossos. Sua Encarnação foi real. Jesus nasceu como qualquer criança, de uma mulher. Ele foi concebido a partir da obra do Espírito Santo, fazendo com que o Espírito Eterno, o Verbo de Deus, Se tornasse homem. Uma obra do Deus Altíssimo (Lucas 1:26 a 38). Jesus foi o único ser, nesta Terra, que foi gerado em um ventre humano, sem contar com a ação de um elemento masculino, um homem, para gerar o óvulo materno. Deus fez esta obra incompreensível para nós, humanos.

 

No Batismo, Deus-Pai Se revelou, chamando Jesus de "Meu Filho Amado". Este foi o testemunho que o Pai deu de Seu Filho, Jesus. Jesus anunciou que "Deus amou ao mundo [a humanidade] de tal maneira, que deu Seu Filho Unigênito..." para salvar a humanidade. Jesus nunca esteve sozinho nessa empreitada de salvar a raça humana da morte e extinção eternas. Sempre o Pai e o Espírito Santo estiveram presentes no cumprimento dessa missão redentiva. Mas somente a Segunda Pessoa, o Verbo, é que "Se fez carne...", isto é, Se fez humano, visando operar a salvação legal dos humanos pecadores.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 26 de agosto.

 

A QUESTÃO DA TRINDADE

 

Leitura Bíblica: Gênesis 1:26-27; Gênesis 11:7; Mateus 3:16-17; 28:19-20; João 1:1 a 3 e 14; João 10:30-31; 14:16-17; II Coríntios 13:13; I João 5:7.

 

Muito se tem discutido o tema da TRINDADE celeste. Muitos estudiosos recusam crer e aceitar que há uma Trindade de Pessoas (mas não de deuses) no governo do Universo. Outros aceitam o tema da Trindade, mas provocam confusão ao explicar, e passam a idéia da existência de somente UMA PESSOA divina, o qual ocupa três funções diversas; é como se Deus fosse uma só pessoa, com três cabeças diferentes. E por aí vão as explicações.

 

O tema da TRINDADE é bíblico, mas a palavra em si mesma não existe no texto bíblico. Mas a idéia da TRINDADE que governa o universo está presente em muitas citações bíblicas, tanto do Antigo como também do Novo Testamentos. Pelo pequeno espaço que temos nesta lição, vamos ao textos principais e mais conhecidos sobre o assunto.

 

NA CRIAÇÃO DA RAÇA HUMANA:

 

"Também disse Deus: FAÇAMOS o homem à NOSSA imagem, conforme a NOSSA semelhança..." Gênesis 1:26. Há a nítida noção de pluralidade de pessoas na fala de Deus (nós, nossa).

 

NO EPISÓDIO DA TORRE DE BABEL:

 

Deus fala, e diz: "Vinde DESÇAMOS e CONFUNDAMOS ali a sua linguagem..." Gênesis 11:7. Novamente a idéia de pluralidade de pessoas divinas conversando entre si se faz presente.

 

NO BATISMO DE JESUS:

 

Jesus foi batizado em águas, por João, o Batista, no rio Jordão. "Batizado Jesus, saiu logo da água [se saiu é porque entrou na água]. E eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus [o Espírito Santo] descendo como pomba vindo sobre Ele [Jesus]. E eis uma voz dos céus [vinda dos céus], que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo [a pessoa que fala ainda continua no Céu, não desce junto com o Espírito]" Mateus 3:16 e 17, interpolações e comentários nossos.

 

OBSERVE O TEXTO:  (1) Jesus está sendo batizado; (2) o Espírito de Deus vem, em forma de pomba, sobre Jesus; (3) Uma voz vinda do Céu faz uma declaração: "Este é o meu Filho amado...". A pessoa que fala continua no Céu. Jesus já estava na Terra, sendo batizado; o Espírito desce do Céu sob a forma de uma pomba. São três pessoas distintas: Uma está sendo batizada; Outra desce do Céu, e a outra fala desde o Céu, sem descer de lá.

 

NO ATO DO BATISMO DOS QUE SE CONVERTEM:

 

"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os (1) em nome do Pai, (2) e do Filho, (3) e do Espírito Santo." Mateus 28:19.

 

NA PROMESSA DO CONSOLADOR:

 

"E Eu [Jesus] rogarei ao Pai [Deus-Pai], e Ele [Deus-Pai] vos dará outro Consolador [o Espírito Santo], a fim de que esteja para sempre convosco; o Espírito da verdade [o Espírito Santo], que o mundo não pode receber, porque não no vê [não vê o Espírito Santo], nem O conhece [não conhece o Espírito Santo]; vós [os discípulos de Jesus] O conheceis [conheceis o Espírito Santo], porque Ele habita convosco e estará em vós." João 14:16 e 17, interpolações nossas.

 

OBSERVE: (1) JESUS fala; Jesus afirma que vai pedir ao Pai (2); para que Ele envie para a Terra o Consolador (3).  Três pessoas distintas aparecem no discurso de Jesus: (1) a pessoa que fala (Jesus); (2) a pessoa com quem Jesus vai falar (Deus-Pai); (3) A pessoa de quem, ou sobre quem, Jesus vai falar ao Pai  (o Consolador, ou seja, o Espírito Santo).

 

NA BÊNÇÃO APOSTÓLICA:

 

"A graça do Senhor Jesus Cristo (1); e o amor de Deus (2); e a comunhão do Espírito Santo (3) sejam com todos vós." II Coríntios 13:13.

TRÊS TESTEMUNHAM NO CÉU:

 

"Pois há três que dão testemunho: (1) o Pai [ou Deus-Pai], (2) a Palavra [ou "o Verbo"], e o (3) Espírito Santo; e estes três são um."  I João 5:7, interpolações nossas.

 

A PALAVRA "DEUS" NÃO É UM NOME PRÓPRIO:

 

Ao estudarmos a Bíblia Sagrada, encontra a palavra DEUS sendo aplicada em relação ao Deus Eterno, o Criador (Gênesis 1:1), e também a encontramos aplicada aos "deuses" imaginários, também chamados de ídolos (Êxodo 20:3); também a palavra é aplicada a pessoas que agem como se fossem Deus. Leia I Reis 18, e veja como Elias, o profeta de Deus, discutiu com os profetas do deus Baal, o qual era somente uma imagem, um ídolo, que o povo adorava como se fosse Deus. Logo, chega-se à conclusão de que o termo "DEUS" não significa um nome próprio, mas um nome que é dado a uma FUNÇÃO que alguém ou algo desempenha diante de uma pessoa ou comunidade. Há "deuses" que se chamam Baal, Astarté, Moloque, Rá, Bel, Osíris, Mamom, etc. E o DEUS ETERNO recebe nomes como ELOIM, EL, IAVÉ, etc. Logo, dizemos que a DIVINDADE é uma TRINDADE. Não são TRÊS DEUSES, mas uma DIVINDADE (sempre no singular) formada por TRÊS PESSOAS DISTINTAS. Na Criação, no Dilúvio, na Redenção, a TRINDADE sempre esteve junta, unida em propósito e ação. Não existem brigas, desunião nem conflito entre os Membros da Divindade Celeste. Toda a DIVINDADE sempre agiu unida, por toda a eternidade. E assim o será por todo o sempre.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 27 e 28 de agosto.

 

O RESULTADO DE CRER EM JESUS

 

Leitura Bíblica: João 3:16; Atos 16:31; I João 5:11 e 12.

 

"Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e a tua casa." Atos 16:31.

 

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crê tenha a vida eterna." João 3:16.

 

"E o testemunho é este: Que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está no Seu Filho. AQUELE QUE TEM O FILHO TEM A VIDA; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida." I João 5:11 e 12, grifos nossos.

 

Você deseja ter Salvação e Vida Eterna?  Só existe um caminho para isto: Crer em Jesus, o Filho de Deus, e O aceitar como SALVADOR e SENHOR de sua vida (Atos 4:11 e 12). Não existe outro caminho para a salvação (João 14:6).

 

Logo, não fique se enganando a si mesmo, e enganando a outras pessoas, dizendo-lhes que existe uma saída para eles fora de Jesus Cristo. Não leve essas pessoas a confiarem em mentiras por tanto tempo repetidas ao longo de milhares de anos. Nenhum dinheiro pode salvar você para sempre. Nenhuma igreja pode salvar você. Nenhum pastor, padre, bispo, filósofo, guia ou coisas semelhantes a estas podem salvar você. Só JESUS, o Messias-Cristo pode salvar você. Ninguém mais. Nem você pode salvar a si mesmo. Só Jesus Cristo. E como Ele faz isto? Ele não faz! Ele já fez!. Jesus já viveu, morreu e ressuscitou em nosso favor e em nosso lugar. Nossa SALVAÇÃO já está pronta. O que você precisa fazer é TOMAR POSSE, pela fé, desta salvação que Jesus lhe oferece gratuitamente. Confie em Jesus e se entregue a Ele como discípulo, e sua salvação já está garantida (Atos 16:1). Tudo depende de você querer!

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

Novo Internet Explorer 8: mais rápido e muito mais seguro. Baixe agora, é grátis!

Conheça os novos produtos Windows Live. Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário