quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

LIÇÃO 2 - O FRUTO DO ESPÍRITO É... AMOR

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA:  Deuteronômio 6:5; Mateus 5:43 a 48; Mateus 7:12; 22:39; Lucas 10:25 a 37; I Coríntios 13.

 

INTRODUÇÃO

 

"Deus é amor." I João 4:8.  Esta é uma verdade irrefutável. Através do tempo e da História, o Senhor Deus tem revelado o seu amor através da (1) Criação, (2) Manutenção e (3) Redenção da raça humana. A existência da raça humana sobre a Terra somente se tornou possível devido ao Amor e Graça divinos. Sem esses atributos essenciais do caráter de Deus, não mais existiria raça humana sobre a Terra. Portanto, a única resposta correta que os seres humanos devem dar a Deus é "amar a Deus sobre todas as coisas" e demais pessoas.

A lição desta semana focaliza o AMOR como supremo dom de Deus aos homens, e o elemento motivador por excelência para nos fazer mais semelhantes a Jesus.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 03 de janeiro.

 

O AMOR É MULTIDIMENSIONAL

 

Leitura Bíblica: Deuteronômio 6:5; Mateus 7:12; Mateus 22:39.

 

"Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força."  Deuteronômio 6:5.

 

Amar a Deus de forma única, plena, total. Eis o desafio para todos os humanos. Nós, humanos, vivemos cercados de coisas e pessoas. Por causa dessas relações multidimensionais e multifacetadas, dedicamos amor a coisas e pessoas. Às vezes amamos mais as coisas do que as pessoas. E quando amamos as pessoas de nosso relacionamento pessoal, nem sempre conseguimos imprimir a esse "amor" uma dimensão significativa. Por este motivo, "amar a Deus sobre todas as coisas" é um desafio gigante para todos nós, humanos e terrestres. Conseguiremos alcançar esse objetivo?  De nós mesmos, por nossa própria força e interesse, não. Somente se nos deixarmos dominar pelo Espírito Santo de Deus é que conseguiremos alcançar o alvo proposto. Quem se habilita?

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 04 de janeiro.

 

O QUE O AMOR FAZ

 

Leitura Bíblica: I Coríntios 13.

 

O que Paulo escreveu em I Coríntios 13, a respeito do AMOR, é o ideal de Deus para o homem. Ele o escreveu sob inspiração divina. Todos nós, cristãos, devemos tomar I Coríntios 13 como referência maior para o ato de amar. Devemos crescer em amor, de tal maneira que cheguemos a amar conforme sugerido no texto citado.

Nossa maneira própria de amar é um tanto estranha. Nós amamos a quem nos ama. E nem sempre conseguimos amar nem a quem nos ama. Por isso que existe tanta briga entre casais que, entre lençois, afirmam amar-se mutuamente. Nós ferimos, agredimos com palavras e gestos, desprezamos pessoas de nosso relacionamento, mas dizemos que os amamos;  uma incoerência. Mas o pecador é sempre um incoerente. Está sempre precisando voltar a I Coríntios 13 para se informar da maneira correta de expressar amor.  Portanto, amigo leitor, volte sempre a I Coríntios 13. Decore o texto todo. Grave-o em sua mente, em seu coração. Faça desse texto um referencial de vida e um motivador de suas ações.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 05 de janeiro.

 

O QUE O AMOR NÃO FAZ

 

Leitura Bíblica: I Corintios 13.

 

Esse texto de I Coríntios 13é formidável, pois ele trabalha como o lado positivo e com o lado negativo do amor. Trabalha com as ideias a respeito do que o amor faz; e com as ideias daquilo que o amor não faz. O "sim" e o "não" do problema. O que o AMOR NÃO FAZ, segundo escreveu Paulo?

*Não sente inveja;

*Não se vangloria;

*Não se orgulha;

*Não maltrata;

*Não procura seus próprios interesses;

*Não guarda rancor;

*Não se alegra com a injustiça.

Esta lista de "nãos" poderia continuar de forma bem acentuada. Em síntese, o AMOR não faz o que não deve ser moral e eticamente feito. Pensem sempre nisto, jovens e adultos!

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 06 de janeiro.

 

O TESTE DO AMOR

 

Leitura Bíblica:  Provérbios 15:1; 25:21; Mateus 5:43 a 48; I Pedro 3:9.

 

Você ama seus amigos? Faz bem. Mas isto é algo comum até entre os incrédulos.

Você ama seus parentes? Faz bem. Mas isto ocorre entre quem não é cristão.

Você ama seu esposo ou sua esposa? Faz bem. Esse tipo de amor também se acha no mundo.

Quer você ser perfeito no ato de amar? Então consiga amar seus inimigos; amar pessoas que não amam nem a si mesmas. Consiga tratá-los bem, apesar do mau humor de tais pessoas intratáveis. Dê o melhor de si mesmo a pessoas que odeiam você e que gostariam de ver você morto. Consiga amar essas pessoas não amáveis, e você terá alcançado o amor perfeito. Então você me pergunta: "Pastor, você conhece alguém que alcançou esse nível  excelente na arte de amar os inimigos?" Sim, só O conheci, pela fé e pela leitura da Bíblia: Jesus de Nazaré. Este amou a todos os humanos de maneira perfeita. Ele viveu amando Seus inimigos, e morreu para salvar inclusive seus inimigos. Ele amou os humanos como ninguém jamais os amara antes, em todo o tempo.  Leia João 3:16; Romanos 5:6 a 8. Nesse caso, temos um modelo de homem que soube amar de modo perfeito. Ele soube conjugar o verbo AMAR como ninguém o fizera antes, e, possivelmente, ninguém o fará depois dEle. Siga Seus passos neste assunto.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 07 e 08 de janeiro.

 

AMOR EM AÇÃO

 

Leitura Bíblica: Lucas 10:25 a 37.

 

A Parábola do "BOM SAMARITANO" foi contada por Jesus aos judeus que O rejeitavam como Messias e Filho de Deus. Os judeus aprenderam que se deve amar os parentes e os amigos, mas os inimigos devem ser odiados e mortos. E os judeus tinham inimigos bem definidos; entre estes estavam os romanos e os samaritanos. Os judeus simplesmente odiavam essas pessoas, considerando-as inimigos de Israel. Quando Jesus contou a Parábola registrada em Lucas 10:25 a 37, Ele fez questão de colocar um SAMARITANO como heroi principal da história; exatamente a casta de gente que os judeus mais odiavam. É como se Jesus, um judeu, colocasse, hoje, um palestino como heroi de sua história. Os judeus simplesmente odiaram a simples menção de um samaritano na história. É tanto que, quando Jesus perguntou a seus ouvintes judeus: "Qual desses três – [o sacerdote, o levita e o samaritano] – te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?" O judeu, intérprete da LEI, lhe respondeu: "O que usou de misericórdia para com ele."  Mas o judeu não proferiu a palavra "samaritano". Ele continuava a odiar os samaritanos, mesmo se estes, algumas vezes, agissem como herois da vida real. Era um ódio histórico e secular.

O AMOR não deve ser tratado como se fosse apenas um SENTIMENTO. Apesar de ser algo que alguém sente, e ser tratado como substantivo comum abstrato, não deve ser considerado comum nem abstrato. O Amor deve ser tratado como algo especial, e sua manifestação precisa ser visível e concreta. O amor é comprovado em ações boas, desinteressadas, sem esperar recompensa. Nunca se deve amar se a outra pessoa devolver este amor recebido, ou se a pessoa "merece" ser amada. Amar por amar, incondicionalmente. Esta é a perfeição do amor.

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho



 


Quer ver seus e-mails de todas as contas num lugar só? Junte todas elas no Hotmail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário