segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

LIÇÃO 5 - O FRUTO DO ESPÍRITO É...PACIÊNCIA



LIÇÃO 5

 

O FRUTO DO ESPÍRITO É...PACIÊNCIA

 

Verso para Memorizar: "Vocês precisam ter paciência para poder fazer a vontade de Deus e receber o que Ele promete." Hebreus10:36, NTLH.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Gênesis 6:3; Êxodo 34:6; Marcos 4:26 a 29; Romanos 15:5; Efésios 4:1 e 2; Tiago 1:2 a 4.

 

INTRODUÇÃO

 

PACIÊNCIA é uma das virtudes mais destacadas na vida de um cristão fiel a Deus. Desde os tempos mais antigos, a Bíblia destaca a paciência como sendo elemento essencial na vida do crente. Todo servo e toda serva de Deus, vivendo em um mundo que é hostil a Deus e  a tudo aquilo que a Deus se refere – a Lei, a Bíblia, a Igreja, o Governo, a Justiça, a Verdade, o Amor – precisa de muita paciência para continuar firme no Caminho que o Senhor lhe revelou através das Escrituras Sagradas. Jó é o personagem bíblico por excelência no qual a virtude chamada PACIÊNCIA encontrou sua expressão mais destacada. E isto não foi por acaso. Ele se submeteu a Deus em todos os aspectos de sua vida, permitindo que o Deus fosse seu "Senhor", e ele aceitou com prazer a posição de "servo" de Deus. Deus perguntou a Satanás:  "Observaste o meu servo Jó?" (Jó 1:8). A PACIÊNCIA é uma virtude que se destaca em maior grau quando uma pessoa vive uma situação de forte provação, ficando sob ataque do inimigo. Pressões se abatem sobre alguém, gerando uma situação de estresse e desespero: doenças, perdas materiais ou familiares, separações, crises financeiras, pecado e culpa, injustiças, falsas acusações, período de crise emocional e coisas semelhantes a estas.  A PACIÊNCIA tem uma ligação bem íntima com a Fé. Quanto mais uma pessoa tem fé em Deus, maior sua paciência e sua capacidade de ficar fiel e firme quando sob forte pressão ou provação.

 

O estuda da lição desta semana destacará a PACIÊNCIA como um fruto do Espírito Santo em nossa vida.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 24 de janeiro.

 

PACIÊNCIA É ATRIBUTO DE DEUS

 

Leitura Bíblica: Êxodo 34:6. II Pedro 3:8 e 9.

 

Moisés chama Deus de "compassivo" (Êxodo 34:6); e Pedro declara que Deus "é longânimo" para com os pecadores (II Pedro 3:8-9), sendo Paciente conosco, dando tempo razoável e suficiente para que os pecadores se arrependam de seus pecados, vícios e erros. Não fosse o Senhor Paciente conosco, e nenhum de nós, pecadores, existiria para contar essa história. Jeremias afirma que "as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; pois as suas misericórdias não têm fim, renovam-se a cada manhã" Lamentações de Jeremias 3:22 e 23. Deus, como Supremo Juiz moral do Universo, não tem pressa em punir os pecados dos humanos com a morte. O Senhor, em Sua Paciência e Misericórdia, dá-nos tempo para repensarmos a vida que levamos, e para fazermos considerações inteligentes e conscientes sobre nosso estilo de vida moral, ética e espiritual. Deus perdoa nossos pecados não porque Ele considera o Pecado coisa de menor sentido. Deus odeia o pecado, mas ama os humanos pecadores. Em Sua Graça e Misericórdia, o Senhor é paciente, e espera um longo tempo por uma tomada de posição nossa. Enquanto espera, Deus faz uso de muitas estratégias para nos atrair a Ele. Felizes são aqueles que já decidiram caminhar pela vida a fora como servos e discípulos do Senhor, aceitando Sua Graça e Misericórdia.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 25 de janeiro.

 

PACIÊNCIA EXIGIDA

 

Leitura Bíblica: Efésios 4:1 e 2; Romanos 14:1 e 15:1. Tiago 5:7 a 11.

 

"Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor...Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima."  Tiago 5:7 e 8.

 

Os cristãos sofrem muitas perseguições no mundo, pois o mundo os odeia. No passado, especialmente quando os judeus e depois os romanos perseguiram sistematicamente os cristãos, milhares deles foram presos, torturados e mortos. Durante os mais de mil anos que durou a chamada Idade Média, quando a Igreja Católica Romana Medieval reinou como senhora absoluta por toda a Europa Ocidental, reinando sobre o Cristianismo e sobre reis e reinos europeus, os cristãos fieis que tiveram coragem de testemunhar publicamente de sua fidelidade a Jesus e à Bíblia Sagrada foram caçados, perseguidos, torturados e mortos aos milhares. Foi preciso muita PACIÊNCIA para continuarem firmes na fé, mesmo em meio a tantas provações. A fé que eles tinham em Jesus foi o elemento que motivou sua paciência para continuarem firmes nos princípios e valores aprendidos na Bíblia, sem se deixarem apostatar para agradar à Igreja dominante. Eles olhavam para cima e para a frente. Eles tinham consigo uma promessa feita por Jesus: "Eu voltarei, e vos receberei para mim mesmo, para que onde Eu estou estejais vós também" (João 14:1 a 3). Eles criam, esperavam, viviam e morriam firmes nessa promessa feita por Jesus. Pacientemente, embora vivendo sob fortes pressões e perseguições, eles esperaram o cumprimento dessa promessa. Isto lhes dava força espiritual e moral para continuarem na fé em Jesus, aguardando o cumprimento da promessa que o Mestre lhes fizera. E nessa fé; e nessa paciência; e nessa espera...salvaram suas almas, pois viveram pela fé em Jesus (Romanos 1:17). Eles tinham uma razão maior para crer, para esperar, para ter paciência. E Jesus jamais os decepcionará, pois a Promessa logo se cumprirá, e eles ressuscitarão para receber sua herança (Daniel 12:13; I Coríntios 15:51 a 53; II Timóteo 4:7 e 8; Apocalipse 20:6).

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 26 de janeiro.

 

PACIÊNCIA NO EVANGELHO

 

Leitura Bíblica: Marcos 4:26 a 29.

 

Jesus Cristo foi o Mestre da Paciência. Sua vida de sofrimentos, perseguições e morte por crucifixão em favor e em lugar de pecadores rebelados contra Deus é um testemunho para todas as gerações da maneira correta e fiel como Ele viveu e morreu. Mesmo vivendo sob os mais fortes ataques do Diabo, mais do que qualquer ser humano já sofreu, ainda assim Ele Se manteve sereno, calmo, senhor de Si mesmo. Não blasfemou contra Deus, não reclamou, não praguejou. Sabia que aquele era o "cálice" que teria de beber, pois Se oferecera ao Pai para ser o Mediador da Nova Aliança, Aliança esta que seria ratificada e confirmada com Seu próprio sangue, derramado de forma violenta e cruel, numa cruz vil e perversa. Satanás operou no sentido de submeter o Filho de Deus às piores torturas e provações. Ele estava ali, no Getsêmani e na Cruz, não porque merecesse morrer. Ele não tinha pecado nenhum. Ele jamais Se desviara do Caminho que o Pai definira como o único a ser seguido e que se conformava à Lei e à Justiça divinas. Ele foi fiel ao Pai em todos os passos que dera neste mundo. Mas Ele voluntariamente se entregou à Morte cruel e violenta numa cruz que não era para Ele, mas para o ladrão e assassino Barrabás e seus comparsas criminosos. Pacientemente Ele sofreu a injustiça, a perseguição, a prisão e a morte. Pacientemente se submeteu a todo um processo injusto e perverso, que culminou com sua morte na cruz. Submeteu-se a tudo isso com muita paciência, como nosso Substituto na vida e na morte. Ele viveu por nós. Ele morreu por nós. Ele ressuscitou por nós. Ele está no Céu intercedendo por nós. Ele virá a Segunda Vez por nós. Ele pede que tenhamos paciência neste mundo. Assim como o mundo O odiou, perseguiu e matou, possivelmente faria o mesmo com Seus discípulos e servos. E fez. E faz. E fará. Até que Ele venha e julgue o mundo, castigando o mundo e salvando do mundo Seus discípulos e servos que, pacientemente, ficaram firmes na fé, enquanto esperaram a Parousia, Sua segunda vinda. Muitos apostataram da fé e voltaram para o mundo. Mas uns poucos ainda continuam pacientemente esperando. E enquanto esperam, vivem pela fé em Jesus, firmes em obedecer a todos os mandamentos de Deus (Apocalipse 14:12).

 

No Evangelho, PACIÊNCIA não é apenas uma virtude para ser contemplada e admirada; PACIÊNCIA é um estilo de vida que revela vidas comprometidas com a fé em Deus e com a obediência diária a Deus.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 27 de janeiro.

 

A PACIÊNCIA TEM SEUS LIMITES

 

Leitura Bíblica: Gênesis 6:3; Deuteronômio 31:27; Salmos 95:8; Jeremias 17:23.

 

"Então disse o Senhor: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos." Gênesis 6:3.

 

Deus, em Sua sabedoria, não permite que o Pecado e os pecadores existam para sempre. O Pecado é elemento ofensivo a Deus, pois ele vai contra a Verdade, a Justiça e a Santidade de Deus. O Pecado é elemento que causa desequilíbrio e desajuste moral e espiritual. O Pecado tem de ser erradicado para sempre do Universo, e Deus certamente já definiu o dia em que fará isto. Deus tem planos lindos para este planeta Terra, e nesses planos o Pecado não está incluído. Portanto, logo chegará o dia em que o Senhor Deus dirá "Basta!" para o Pecado.

No passado, Deus definiu que não suportaria mais o estilo de vida pecaminoso dos antediluvianos. Preparou um Barco de Salvação para as pessoas que, pela fé, quisessem escapar da morte. Somente oito pessoas escaparam. Toda a geração dos dias de Noé (salvo aqueles que morreram antes que o Dilúvio caísse sobre a Terra) morreu, pois preferiu continuar seguindo o Pecado. O mesmo ocorreu com a geração posterior ao Dilúvio, até os nossos dias. A geração atual segue caminhos semelhantes aos seguidos pela geração do Dilúvio e pela geração de Sodoma e Gomorra. Pior ainda, acumula todos os erros, desvios e pecados de todas as gerações que a antecederam, e proclama esses erros, vícios, crimes e desvios como sendo o melhor modo de viver. A geração atual defende, segue e promove todos esses erros, vícios e pecados como sendo um estilo de vida padrão. Não há um movimento amplo de resistência, negação e rejeição ao Pecado como estilo de vida padrão. Somente uns poucos, que são chamados crentes fieis, um remanescente fiel a Deus, insiste em condenar os pecados desta geração; insiste em recusar esse estilo de vida mundano como sendo um padrão a ser seguido; insiste em viver pela fé em Jesus, procurando se manter obediente a todos os mandamentos de Deus, embora nem sempre o consigam, pois sofrem de fraquezas próprias, inerentes a todos os humanos, pois possuem ainda uma natureza carnal pecaminosa que os fragiliza e os deixa como presa do Pecado e da Morte.

O certo é que a Paciência de Deus com esta geração tem seus limites. Deus dará um basta a tudo isso, destruindo para sempre o Pecado, e os pecadores que não quiseram se arrepender e abandonar o Pecado como estilo de vida. Os arrependidos, convertidos e nascidos de novo serão levados para a "Casa de meu Pai" (João 14:1 a 3), como o prometeu Jesus. Os demais, bilhões de pessoas que insistem em seguir o Pecado como estilo de vida, serão mortos para sempre. Serão aniquilados, junto com Satanás e seus anjos, os motivadores da rebelião humana contra Deus.

Hoje, em Sua Paciência e Graça, Deus ainda espera que você decida de que lado quer ficar nessa história. Você já fez sua escolha? Já escolheu Jesus, a Bíblia, a Verdade, a Justiça, a Santidade e o Amor como estilo de vida? Pense nisso, enquanto é tempo!

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 28 e 29 de janeiro.

 

COMO DESENVOLVER PACIÊNCIA

 

Leitura Bíblica: Romanos 12:9 a 21; Tiago 1:2 a 4; II Pedro 1:3 a 11.

 

Nenhum cristão é paciente de forma automática, somente pelo fato de haver tomado a decisão de seguir a Jesus. A Paciência precisa ser cultivada, exercida. É um tipo de Graça divina que nos é dada gratuitamente, mas o crente precisa exercer seus critérios, submetido ao poder e à ação do Espírito Santo. Pessoas temperamentais, explosivas, o famoso pavio-curto, terão maior dificuldade de ser pacientes, mesmo sendo cristãos sinceros e fieis. Seu temperamento forte, prestes a explodir quando sob pressão, exige maior domínio próprio em situações de prova, sob tensão. Existem na Igreja pessoas REATIVAS e pessoas PROATIVAS. Os REATIVOS são aquelas pessoas mais sensíveis, que aceitam provocação e reagem no mesmo tom exaltado e agressivo quando são provocados; são pessoas que "não levam desaforo para casa"; decidem reagir no mesmo tom e no mesmo nível quando são provocados. Para essas pessoas, ser paciente sob provação e sob provocação é tarefa mais difícil; levarão um tempo maior e maior nível de disciplina pessoal, além de submissão total ao Espírito Santo, para alcançarem o nível de paciência desejado e almejado por um cristão. Os PROATIVOS são pessoas que têm maior facilidade de lidar com as crises, as provocações e adversidades. Os proativos sabem sublimar as dificuldades, sabem contornar os problemas e buscam o caminho da conciliação, do diálogo, do entendimento para a solução dos conflitos, das crises e das provocações. As pessoas proativas têm maior facilidade para exercer a Paciência. São mais perdoadoras, agüentam maior pressão, evitam reagir na hora às provocações recebidas. São mais equilibradas e sensatas. Encontram com maior facilidade uma via para o diálogo, para a solução das crises de relacionamento, quer seja no lar, na Igreja ou no trabalho. Cristãos reativos causam maiores problemas de relacionamento na Igreja, no lar, no trabalho e na sociedade. Os cristãos proativos são mais pacificadores, mais pacientes, mais equilibrados. Estes estão sempre buscando uma solução inteligente e sensata para as crises que surgem.

 

Quer desenvolver a PACIÊNCIA em sua vida? Submeta-se total e completamente à ação transformadora do Espírito Santo de Deus. Somente assim você conseguirá alcançar altos níveis de paciência, equilíbrio e bom senso. Se você se recusar a se submeter à ação do Espírito Santo, será sempre um cristão irritadiço, crítico, impaciente, não perdoador, teimoso, agressivo, pavio curto e pronto para explodir sob pequenas provocações. Não sei se você continuará na Igreja por muito tempo (nem no trabalho; nem ligado à família; nem com amigos em sociedade), pois você não se controla, não agüenta provocações, irrita-se com pequenos incidentes da vida. Pense nisso!

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 




Quer ver seus e-mails de todas as contas num lugar só? Junte todas elas no Hotmail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário