segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

LIÇÃO 4 - O FRUTO DO ESPÍRITO É...PAZ



LIÇÃO   4

 

O FRUTO DO ESPÍRITO É .....PAZ

 

Verso para Memorizar: "Deixo-lhes a paz; a Minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." João 14:27.

 

LEITURAS BÍBLICAS DA SEMANA: Mateus 8:23 a 27; Mateus 11:28 e 29; Romanos 5:1 a 11; Romanos 12:9 a 21; Hebreus 12:14; Colossenses 3:13 a 15.

 

INTRODUÇÃO

 

PAZ!  Eis a grande busca da humanidade. Que tipo de PAZ o mundo está buscando? Muitas passeatas são realizadas, nas ruas das grandes cidades brasileiras e mundiais, nas quais milhares de pessoas clamam por PAZ, especialmente a paz social. As pessoas estão incomodadas e preocupadas com os altos níveis de violência urbana – no trânsito, nas famílias, entre os jovens, entre os senhores que dominam a cena política – e por isso tentam melhorar esse estado de coisas, clamando por PAZ. Quem os ouvirá? Que pessoa será forte e capaz o suficiente para proporcionar a paz urbana que essas pessoas buscam? Para solucionar o problema, é preciso que todos busquem conhecer a origem do problema. Qual a origem de tanta violência urbana, social e familiar? Por que as pessoas se agridem e se ferem? Por que jovens bem educados e que possuem todos os instrumentos sociais de uma boa vida social se entregam ao sofrimento e autodestruição causados pelas drogas alucinógenas? Não adianta tratar as consequências da violência sem se buscar suas causas.

Tudo começou há muito tempo atrás, quando o pai da raça humana, Adão, decidiu unir-se ao diabo, agindo contra o propósito de Deus. Adão e Eva decidiram ficar do lado de Satanás, e agiram em desobediência à Lei de Deus. Escolheram o caminho do confronto com Deus, o caminho do conflito. O Pecado gera violência, alienação, conflito e morte. Com o pecado, a raça humana ficou em conflito (a) com Deus; (b) consigo mesma; (3) com o semelhante; (4) com o ecossistema. O ser humano pecador, portanto, é um ser em guerra nessas quatro dimensões. Somente uma mudança radical na vida humana será capaz de torná-lo um ser em paz (1) com Deus; (2) consigo mesmo; (3) com seu semelhante; (4) com o ecossistema que o abriga. E essa mudança radical, proposta por Jesus, chama-se "nascer de novo", ou "nascer da água e do Espírito" (João 3:3 e 5). Somente uma intervenção divina na vida humana, operada pelo Espírito Santo de Deus, causará no homem essa mudança radical e salvadora, além de transformadora. A partir daí, somente a partir daí, a raça humana saberá o que significa VIVER EM PAZ (1) com Deus; (2) consigo mesmo; (3) com seu semelhante; (4) com o ecossistema que o abriga.

Esta é a "PAZ DO SENHOR", ou seja, a paz completa que o Senhor Jesus oferece, citada em João 14:27. É a PAZ daqueles que são "justificados pela fé em Jesus" (Romanos 5:1). Esta PAZ DO SENHOR é um fruto do Espírito Santo, e o mundo não a tem para oferecer. Só Jesus o pode.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 17 de janeiro.

 

PAZ COM DEUS

 

Leitura Bíblica: Romanos 5:1 a 11.

 

"Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo." Romanos 5:1.

 

O mundo não pode oferecer essa "paz com Deus". Somente Jesus a possui, pois, "quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte de Seu Filho" (Romanos 5:10). Jesus, crucificado em uma cruz, foi a PONTE que nos ligou com o Pai Eterno. O Pecado alienou e separou o homem de Deus, tornando-o inimigo do Senhor. Precisava que alguém fizesse essa "reconciliação" entre as partes em conflito –Deus e a humanidade –para que a PAZ fosse estabelecida. Jesus, morto e ressuscitado, é essa PONTE para a reconciliação. Por isso, Jesus proclamou: "Eu sou o CAMINHO...", isto é, a passagem para o reencontro do homem com Deus, na reconciliação. Com Sua Divindade, Jesus estava ligado ao Pai por laços eternos; com sua Humanidade, Jesus estava eternamente ligado à humanidade. Jesus se ofereceu para ser o Mediador deste conflito entre Deus e o homem, reconciliando o homem com Deus e Deus com os homens. Essa PAZ COM DEUS somente Jesus pode oferecer, pois somente Jesus operou a RECONCILIAÇÃO entre Deus e os homens, mediante Sua morte vicária e substituta, e também reconciliou homens com homens, permitindo que pessoas antes em conflito pudessem viver agora em paz, mesmo sendo diferentes em vários aspectos (Efésios 2:11 a 22). E, finalmente, a obra reconciliadora de Jesus Cristo agirá no sentido de que todo o ecossistema terrestre passe por mudanças radicais: "um novo céu e uma nova terra" (II Pedro 3:13 e Apocalipse 21 e 22), voltando à perfeição original. Uma reconciliação completa que produz uma PAZ TOTAL. Tudo por e em Jesus Cristo: morto, ressurreto e assunto ao Céu.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 18 de janeiro.

 

ENCONTRANDO PAZ – I

 

Leitura Bíblica: Mateus 11:28 a 30.

 

Jesus convida todos os humanos, dizendo-lhes:  "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração. E achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."  Mateus 11:28 a 30.

 

Você vive uma vida de violência, conflitos interpessoais, brigas, confusões, doenças, conflitos conjugais e familiares, sofrendo com filhos drogados, sem esperança e sem ajuda? Jesus está convidando TODOS os que desejam uma vida melhor. Todos, sem exceção. Jesus pode e quer aliviar suas dores e angústias e trazer PAZ e descanso para sua vida. Você vive algum conflito pessoal, cheio de sentimentos de culpa devido a algo errado que fez ou continua fazendo? Somente Jesus pode curar sua dor, sua angústia, sua tristeza interior. Somente Jesus pode lhe dar a PAZ DO SENHOR. Como Ele faz isso? Ele já fez isso! Jesus já veio à Terra, viveu e morreu pelo humanos, e subiu de volta ao Céu, para continuar a operar em favor dos humanos, trazendo-lhes paz e salvação. Somente que se une a Jesus, mediante a fé, consegue experimentar essa paz interior e a alegria de ser libertado de uma vida sem sentido e cheia de conflitos e violência. Quer encontrar a verdadeira paz? Então não saia gritando em passeatas públicas, clamando aos homens por paz. Jesus já declarou que lhe dará a paz, "não como o mundo a dá" (João 14:27). Ele dá a paz a você do jeito que somente Ele pode dar. Ninguém mais pode lhe dar "paz com Deus", somente Jesus o pode.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 19 de janeiro.

 

ENCONTRANDO A PAZ – II

 

Leitura Bíblica: João 14:27.

 

"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize."

 

Que tipos de PAZ o mundo ainda oferece?

 

a)      PAZ ECOLÓGICA. Qualquer pessoa, crente em Jesus ou não, pode conseguir a PAZ ECOLÓGICA, ou ambiental. Você vai até um parque arborizado, com flores, pássaros e riachos, onde crianças brincam despreocupados e casais de namorados passeiam de mãos dadas tranquilamente; você se senta em um banco desse parque, ou no tronco de uma árvore; você tem nas mãos um livro que trouxe para ler, e veio a este parque para meditar sobre a vida. Você olha tudo ao seu redor, sente a calma do lugar, e diz consigo mesmo: "Que paz!"  No entanto, você não crê em Jesus, nem O aceita como Salvador e Senhor. Você não está em "paz com Deus". Mas aquele ambiente calma lhe passa a sensação de que a paz existe e que você a está vivendo. Foi o ambiente que lhe passou esta sensação agradável. Qualquer pessoa, cristã ou não, pode vivenciar isto, se o ambiente o permitir. Mas lhe falta o principal da vida, a PAZ VERTICAL, "paz com Deus", que somente Jesus pode lhe dar. Mas você insiste em viver alienado de, ou indiferente a Jesus e Sua Paz.

b)      PAZ PSICOLÓGICA. Vamos pensar em um homem chamado Rogério. Ele tem 35 anos de idade e goza de excelente saúde física e mental. Rogério é casado com Ana, e tem dois filhos: uma menina, Ângela, com 12 anos de idade; e um menino, Carlos, com 9 anos de idade. Rogério, sua esposa e seus filhos levam vida confortável, embora não sejam ricos. Possui casa própria, um carro para a família e boa renda familiar. Rogério tem um bom emprego, e ali é amado pelos colegas de trabalho. Seus filhos estudam em boas escolas particulares, e, nos finais de semana, Rogério e a família costumam sair para alguma chácara de amigos, onde passa o dia jogando futebol, conversando, tomando alguma bebida, comendo churrasco e se divertindo. Rogério tem plano de saúde para toda a família, seguro de vida, e uma boa poupança familiar para atender às emergências, e para garantia a renda familiar no futuro. Então Rogério analisa horizontalmente, de forma humanista, todas essas conquistas materiais, seu bem-estar físico, social e financeiro, e diz para si mesmo: "Estou numa boa, estou em paz!"  No entanto, Rogério não se preocupa em estar "em paz com Deus". Rogério não lê a Bíblia, é indiferente a Jesus Cristo, e não frequenta a igreja com sua família. Rogério não se preocupa com sua vida espiritual, nem com a salvação eterna. Essas coisas espirituais não fazem parte de suas cogitações, pois ele está ocupado demais com seu bem-estar físico e material. Ele não faz considerações verticais, espirituais, sobre sua relação com Deus e com as questões da vida eterna. Ele vive uma Paz somente psicológica, imaginária, mas não real. Ele vive um tremendo conflito com Deus. Ele não aceitou, pela fé, a RECONCILIAÇÃO que Jesus operou em seu favor, na Cruz do Calvário. Ele pensa que está em paz, mas sua paz é horizontal e humanista. Falta-lhe a Paz que somente Jesus pode dar: Paz com Deus.

c)      PAZ CONVENCIONAL. Este é um tipo de Paz que o mundo oferece todo dia. Pessoas se conflitam com outras pessoas e, mediante conversas e acordos, chegam à reconciliação e à paz. Políticos se xingam mutuamente, mas logo se reúnem em jantares e, entre conversas e risos, tapinhas nas costas, fazem a paz entre eles. Inimigos políticos se reconciliam, especialmente em períodos eleitorais, e caminham juntos rumo às conquistas eleitorais. Assim agem políticos, comerciantes, industriais, prestadores de serviço, homens do esporte, enfim, todos os que vivem em sociedade. É uma paz alcançada humanamente, em convenções, acordos e jantares, mediante boas conversas e entre sorrisos. Não é uma paz duradoura, pois logo estarão brigando outra vez. É um tipo de paz muito comum neste mundo. É a paz que o mundo dá a quem a procura. Mas essas pessoas, em sua maioria, rejeitam a Paz com Deus. Confiam em si mesmos e se sentem bem com a paz horizontal que alcançam mediante boas conversações. Rejeitam Jesus como Salvador e Senhor, pois não sentem ser Jesus necessário em suas vidas ocupadas e frenéticas.

 

PAZ RELACIONAL. Este tipo de Paz é VERTICAL, e somente Jesus pode oferecer. Paulo escreveu aos crentes em Roma: "Justificados, pois, mediante a fé, temos PAZ COM DEUS por meio de nosso Senhor Jesus Cristo." Romanos 5:1. Somente as pessoas que, pela fé, aceitam a Jesus Cristo como seu MEDIADOR, SALVADOR e SENHOR a recebem de Deus. É a PAZ dos que são "justificados pela fé em Jesus". É uma Paz Relacional. Ela nasce do relacionamento de fé entre o homem e Deus. Somente "por meio de nosso Senhor Jesus Cristo" se alcança esta PAZ RELACIONAL, ou Paz com Deus. Não importa o drama ou a situação que você esteja vivendo exteriormente. Pode ser que, por causa de sua fé e fidelidade a Jesus, você esteja sofrendo perseguições, humilhações e até prisões. Pode ser que sua fidelidade a Jesus o prive do emprego, dos estudos, e até da convivência de esposa ou esposo, ou de pai e mãe. No entanto, no íntimo de sua alma, no seu interior, existe a Paz. Você e Deus estão em paz, pois você confessou a Deus seus pecados e aceitou, pela fé, a Jesus como Salvador e Senhor. Sua relação espiritual com Deus está fluindo livremente, e você se sente em paz com Deus, consigo mesmo, com seus semelhantes e com o ecossistema que o abriga. Você agradece a Deus por isso, e O louva pelo fato de o Senhor lhe haver proporcionado essa paz interior, espiritual. Esta é a PAZ DO SENHOR, que somente Jesus pode oferecer. "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou...". Está PAZ RELACIONAL, vertical, vinda de Deus, é a que Jesus deixou para nós, e que a recebemos mediante a fé nEle. Somente os que estão "em Cristo" a podem receber, mediante a fé.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 20 de janeiro.

 

PAZ NO LAR

 

Leitura Bíblica: Hebreus 12:14. Romanos 12:9 a 21.

 

Existe hoje muita violência familiar. Mesmo em lares adventistas nem sempre existe a PAZ DO SENHOR. Muitas famílias adventistas vivem em conflito, disputas patrimoniais, brigas de casais, guerra entre pais e filhos e entre filhos e filhos. Muitos lares entre nós são verdadeiros campos de batalha. Por que isto acontece? Porque essas pessoas, mesmo se dizendo adventistas e cristãs, não vivem um relacionamento de paz com Deus. Muitos cristãos adventistas são membros regulares da igreja, alguns deles são pastores, anciãos e diáconos, mas levam vida de conflito com Deus, consigo mesmo e com seus semelhantes, em casa e fora de casa. Falta-lhes a real presença de Jesus na vida e na família. Sem a real presença de Jesus no coração do pai, da mãe e dos filhos torna-se impossível haver paz familiar. Ciúmes, brigas, contenda, violência doméstica, violência praticada contra os filhos, palavras ásperas, gestos violentos, atitudes grosseiras, tudo isto se torna comum no lar, mesmo em lares de famílias adventistas, cristãs. É preciso que esposo e esposa, pais e mães, busquem a paz familiar de forma decisiva. Que todos no lar se empenhem por alcançar a paz familiar. Que os filhos amem, obedeçam e respeitem seus pais, tratando-os com amor, dignidade e respeito. Que os pais amem seus filhos e cuidem deles com amor, bondade, disciplina e justiça. Que Jesus seja uma presença permanente na família, mediante o estudo diário da Bíblia, a realização diária do culto familiar, o estudo das lições da Escola Sabatina, a frequência regular de toda a família aos cultos no templo e participação ativa nos programas da Igreja e na obra missionária. Uma família que decide ter um programa espiritual familiar. Todos da família cooperam para o bem-estar de toda a família, na base de "um por todos e todos por um". Que todo tipo de competição entre os membros da família seja afastado do lar. Que nenhum membro da família se sinta bem com o mal que ocorre a um dos membros da família. Que toda a família ore junta, adore junta, cumpra a missão junta. Que toda a família tenha momentos de recreação junta, alegrando-se e partilhando alegria. Tudo isto, junto, coopera para que o ambiente familiar seja um ambiente de paz, amor, carinho, compreensão e bem-estar. E o lar se torna um lugar para onde todos os membros da família, ao fim do dia, sentem prazer em voltar. A PAZ NO LAR é construída por todos os membros da família, não por um só. Brigas, divergências de opinião, conflitos de interesses, tudo precisa ser superado na família, com oração e bons diálogos, onde todos têm direito a expressar suas opiniões. Evitem respostas duras, palavras agressivas, atitudes conflituosas. Deixem a paz fluir como um rio em sua família!

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 21 e 22 de janeiro.

 

PAZ NA IGREJA

 

Leitura Bíblica: Mateus 5:9 e 23 e 24.  Colossenses 3:13 a 17.

 

A IGREJA é uma comunidade formada por famílias. É verdade que fazem parte da Igreja muitas pessoas sozinhas, sem laços familiares, carnais, pois sozinhas aceitaram a Jesus como Salvador e Senhor e foram batizadas na Igreja. Essas pessoas, sem laços de sangue na Igreja, devem ser amadas, apoiadas e recebidas como parte de uma grande família espiritual e social. Essas pessoas não devem se sentir sozinhas na Igreja. Cada membro da Igreja é seu irmão e irmã, e deve aproximar-se dele ou dela com coração aberto e amor fraterno.

Sendo uma grande família, a comunidade chamada IGREJA também sofre suas crises de relacionamento. Muitas vezes vemos na Igreja coisas que não gostaríamos de ver. Assim como muitas famílias adventistas vivem em crise e sofrem violência em casa, assim também em algumas igrejas nossas os irmãos não se entendem. Há na família da Igreja ciúmes, discussões, palavras duras, alienação, separação, agressões verbais, rejeição e coisas semelhantes a estas. Algumas de nossas igrejas vivem séria crise de relacionamento. Muitas vezes, é triste que se diga, mas é a pura verdade, pastores que são nomeados para promover a paz e o bem-estar na Igreja se tornam eles mesmos agentes de brigas, alienação e separação. Homens despreparados para a função pastoral. Outras vezes são os anciãos da igreja local que não se entendem, e brigam entre si. Às vezes, pastores e anciãos vivem brigando por liderança, cada um deles querendo superar o outro em comando da igreja local. Acontece muito em igrejas formadas por famílias grandes a ocorrência de brigas entre essas famílias, e essas brigas repercutem na Igreja e nos programas da igreja local. Como resolver tais problemas?

É preciso que cada membro da igreja, e a comunidade adventista em geral, operem juntos para que a paz aconteça. Se cada um vê somente seu lado, e quer se manter por cima, agredindo e humilhando os demais, essa paz na Igreja jamais será alcançada. Cada um deve ter o espírito de Jesus Cristo (leia Filipenses 2:5 a 11). Se todos querem ser chefes na Igreja, como pode a Igreja prosperar? Paulo enfrentou isto em Corinto e em outros lugares. Hoje, o problema se repete na Igreja Adventista, na Batista, e em toda igreja, seja católica, seja protestante. Há necessidade de PAZ COM DEUS na Igreja. Há necessidade de AMOR verdadeiro, e que cada membro da Igreja aceite ser servo de Jesus Cristo e servo de seus irmãos em Cristo. Uma Igreja onde as pessoas se amam, se apoiam, se ajudam, é uma Igreja espiritualmente próspera, que ganha almas para Jesus e cumpre a Missão. O mesmo não ocorre em uma Igreja onde todos brigam com todos. Algumas Comissões de Igreja não passam de campo de guerra, onde todos os membros da Comissão brigam uns com os outros e querem se impor uns aos outros. Muitas de nossas Mesas Administrativas são campos de guerra de interesses, onde predomina a lei de Darwin, do predomínio do mais forte sobre o mais fraco e do mais apto sobre o menos apto. Se os líderes maiores não se entendem e vivem brigando e se xingando mutuamente, como querer que as igrejas locais sejam pacíficas? É necessário que primeiro os pastores se amem, se respeitem e se tratem com gentileza, cortesia e respeito, sendo pacificadores, para poder requererem isto dos anciãos e líderes locais. Se os anciãos que freqüentam nossas Mesas Administrativas veem que ali a guerra é grande, como não agir da mesma maneira na igreja local, se veem o mau exemplo vindo de pastores que deveriam ser pacificadores e são os principais brigões? É preciso que haja coerência, e os que lideram nossas instituições sejam homens consagrados, corteses e pacificadores. Se não o são, que sejam afastados e outros ocupem seus lugares. Somente assim a paz voltará a reinar entre nós.

Como é sua igreja local, da qual você é membro? Que contribuição real você tem dado para que a PAZ DO SENHOR reine entre vocês? Existe na igreja da qual você é membro líderes conciliadores, que sabem dialogar e fazer que a paz aconteça entre os irmãos? Você é um pacificador? Ou você é daqueles que gostam de uma boa briga na igreja e no lar? Seja um cristão cooperador e não um cristão competidor!

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 

 

 

 

 





Quer ver seus e-mails de todas as contas num lugar só? Junte todas elas no Hotmail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário