sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O FRUTO DO ESPÍRITO É... ALEGRIA



LIÇÃO 3

 

O FRUTO DO ESPÍRITO É... ALEGRIA

 

Verso para Memorizar: "Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa."  João 15:11, NVI.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Salmos 139; Lucas 15:4 a 24; João 15:10 e 11; Hebreus 11:16.

 

INTRODUÇÃO

 

No mundo em que vivemos, dominado pelo pecado e pelos vícios, onde esporte e lazer são muito apreciados, a ALEGRIA está sempre relacionada a conquistas; conquista de um novo amor, de um emprego, de uma vaga na universidade; conquistas do time do coração; conquista de um novo estatos social; e por aí vão as conquistas. Também a ALEGRIA no mundo está associada à bebida, à roda de amigos, à companhia alegre entre homens e mulheres numa roda de conversas e bebedeira, às vitórias no estádio do time pelo qual se torce de maneira fanática e apaixonada.

No que se refere ao cristão fiel a Deus, a ALEGRIA é fruto do Espírito Santo, e está associada à certeza que o cristão tem de que, em Jesus e por Jesus, morto, ressurreto e assunto ao Céu, a SALVAÇÃO lhe é garantida. O cristão fiel olha para a frente e para o alto, alegrando-se na certeza de que Deus o ama, e que há uma bem fundamentada esperança à qual se pode apegar. Isto é motivo maior de alegria e felicidade para o cristão fiel a Jesus.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 10 de janeiro.

 

O MANDAMENTO PARA NOS ALEGRARMOS

 

Leitura Bíblica: Filipenses 4:4. Salmos 139. Romanos 8:28. I Pedro 1:8 e 9.

 

"Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: Alegrai-vos!" Filipenses 4:4.

 

Muitos cristãos não são felizes e não sentem prazer no fato de serem cristãos. Estes entendem a vida cristã como sendo um pesado fardo que têm de carregar, e, por esse motivo, não sentem prazer nem alegria em serem cristãos. Levam a vida sofrendo o cristianismo, e não vivendo o cristianismo. Para tais pessoas, cristianismo é símbolo de cruz, dor, renúncia e tristeza, não havendo lugar para a alegria em Cristo. Esta é uma maneira sofrida e errada de se entender a experiência cristã neste mundo. Por outro lado, existem aqueles que entendem que a vida cristã deve ser uma festa permanente, com muito som, barulho, gritos, êxtase, entusiasmo sem limites. Esta é também uma visão errada da vida cristã. São extremos opostos no que se refere à compreensão do que significa ser cristão. Na vida cristã normal, diária, há espaço para a dor, para a renúncia pessoal, para a contrição e também para a alegria em Jesus Cristo. A alegria cristã é um regozijo interior, mesmo na vida do cristão que está passando por dores e aflições, pela certeza de que toda dor e pranto passarão um dia, pois Jesus prometeu a vitória final sobre o Pecado e a Morte. Jesus já conquistou essa vitória, e Ele no-la oferece gratuitamente, pela fé nEle. A vitória de Jesus é também nossa vitória e garante para nós a redenção final e o canto de vitória (I Coríntios 15:54-55).

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 11 de janeiro.

 

A ALEGRIA DE CRISTO

 

Leitura Bíblica: Lucas 15:4 a 24.

 

Jesus contou para Seus ouvintes três parábolas especiais, cada uma dela focalizando idéias contrastantes de tristeza pela perda e alegria pelo reencontro do que se perdeu. A primeira parábola (Lucas 15:3 a 7) focaliza UMA OVELHA QUE SE EXTRAVIA E SE (Lucas 15:8 a 10) focaliza UMA MOEDA QUE FOI PERDIDA; e a terceira parábola (Lucas 15:11 a 24) se refere a UMA PESSOA QUE SE PERDEU NA VIDA. Todas elas falam de perda, e da tristeza que essa perda causa nas pessoas envolvidas. Mas as parábolas acima não falam somente de perda e tristeza. Jesus era um PREGADOR DE ESPERANÇA, e Ele sempre concluía sua fala trazendo esperança a seus ouvintes. Então Jesus menciona (a) que a OVELHA foi achada e trazida de volta ao redil, provocando muita alegria ao seu dono; (b) a MOEDA foi encontrada por sua dona, o que a deixou feliz e regozijada, cheia de alegria; (c) o FILHO PERDIDO decidiu voltar à casa paterna, trazendo gozo e alegria ao velho pai que, esperançoso, por ele esperara anos seguidos; e grande foi a alegria desse pai quando viu o filho se aproximando de volta ao lar que deixara algum tempo antes. As três parábolas de Lucas 15, contadas por Jesus, expressam de maneira clara como DEUS, e todo o Céu, se alegram com a conversão dos pecadores, quando estes, arrependidos, decidem voltar ao lar paterno, e se reconciliam com Deus, mediante a fé em Jesus. Há alegria no Céu sempre que um pecador se arrepende e retorna aos braços de Deus, o Pai Eterno.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 12 de janeiro.

 

ALEGRIA NA OBEDIÊNCIA

 

Leitura Bíblica: João 15:11.

 

O texto acima expressa a ALEGRIA que Deus sente ao ver que Seus discípulos PERMANECEM NELE, e, por isso, são fieis, obedientes e produtivos (João 15:1 a 10). A OBEDIÊNCIA que um cristão produz é fruto de sua íntima união com Deus, pela fé. A fé que não conduz o crente a uma verdadeira e livre experiência de obediência a Deus não é a fé bíblica, mas uma presunção humana. É humanismo e autoconfiança. Primeiro, a fé, no crente, gera união com Deus e dependência de Deus. Em sequência, produz a obediência verdadeira e espontânea (não forçada). Uma  vida assim, motivada pela fé que produz obediência a Deus, faz do Cristão uma pessoa alegre, feliz, pela certeza de que está fazendo a coisa certa, pelo poder do Espírito. É o Espírito Santo de Deus que opera em nós a obediência a Deus, em todos os sentidos. Falando do homem que vive pela fé em Jesus, o salmista escreveu: "Antes o seu prazer [alegria, regozijo] está na Lei do Senhor [ou seja, na obediência à Lei do Senhor], e na Sua Lei medita de dia e de noite." Salmos 1:2, interpolação nossa.

Quando um cristão se sente infeliz por ter de obedecer à Lei de Deus, e se sente carregando um pesado fardo, murmurando contra a própria vida cristã, achando-a pesada demais e muito difícil (quase impossível) de ser vivida, preferindo o estilo de vida dos mundanos incrédulos, algo triste está ocorrendo com esse cristão. Ele vive um processo de apostasia interna, íntima, o que fatalmente o levará à apostasia completa e total, e à plena ruína espiritual. Fique atento a estes sinais perigosos em sua vida!

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 13 de janeiro.

 

ALEGRIA EM TEMPOS DIFÍCEIS

 

Leitura Bíblica:  João 16:33. Gálatas 6:9. Tiago 1:2 a 4. I Pedro 1:6.

 

Jesus nunca prometeu que Seus discípulos viveriam, neste mundo, em um mar de rosas. Jesus não lhes prometeu vida fácil neste mundo. Jesus não enganou a ninguém. Ele declarou: "...No mundo passais por aflições...". Ser cristão em um planeta onde Satanás, o maior inimigo de Cristo e dos cristãos governa e manda, não seria nada fácil nem tranqüilo. Satanás não deu sossego a Jesus; perseguiu-O com ferocidade sem limites; operou no sentido de levar Jesus a pecar contra Seu Pai Celeste. Mas Jesus não Se deixou levar pelas astúcias e tentações de Satanás e do mundo que ele governa e escraviza. Jesus disse: "...Tende bom ânimo [disposição, coragem, ousadia, firmeza, decisão], Eu venci o mundo ["e minha vitória é de vocês"]" João 16:33, interpolação e comentários nossos.

Muitos são crentes somente enquanto tudo é fácil e as coisas vão bem; quando a maré da vida lhes é favorável. Vindo, porém, as dores e aflições da vida, as quais provam a fé e a experiência cristã, muitos deixam sua fé, sua relação com Jesus e com a Igreja, e retornam ao mundo e ao pecado no qual viveram antes, apostatando da fé em Jesus. Pensavam que na vida cristã tudo seria festa e alegria, tapinha nas costas, abraços, afagos e sorrisos dos irmãos. No entanto, quando o sorriso no rosto dos irmãos já não aparece; quando os abraços e afagos somem, muitos "crentes" sensíveis se sentem desprezados, alienados, e deixarão a comunidade dos crentes, a igreja, voltando para a alegria que o mundo oferece, e para os braços dos amigos de bebedeira e de futebol. Há milhares de "cristãos" que agiram assim, e outros milhares ainda farão a mesma coisa, abandonando Jesus, a Igreja e a companhia dos crentes em Jesus. Queriam um cristianismo sem cruz, sem sacrifício, sem renúncia pessoal. Compreenderam mal o que significa ser cristão em um mundo que não ama Jesus, nem O segue (João 17).

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 14 e 15 de janeiro.

 

ALEGRIA DURADOURA

 

Leitura Bíblica: Hebreus 11:24 e 25; II Pedro 3:13; Apocalipse 21 e 22.

 

Deus não tem planos definitivos, finais, para o planeta Terra e seus moradores, no presente estágio moral, social e espiritual. Pedro escreveu sobre os planos de Deus para este planeta: "Nós [os crentes em Jesus], porém, segundo a Sua promessa, esperamos novos céus e nova terra [um nova ordem moral, ética, social e espiritual], nos quais habita a justiça." II Pedro 3:13, interpolação e comentários nossos. Nada de especial esperam os crentes para este mundo na presente ordem moral, ética e espiritual, pois "o mundo jaz no maligno", e Satanás é o "príncipe [regente, governante] deste mundo", até que chegue a "Parousia", ou seja, a segunda presença de Jesus na Terra, para buscar os Seus, levando-os para a "Casa de meu Pai" (João 14:1 a 3). Daí em diante, este planeta Terra passará por estupendas transformações estruturais, durante "mil anos" (Ap 20), e se tornará, depois disto, a morada definitiva e eterna de todos os crentes fieis a Jesus Cristo. Neste mundo, na presente ordem moral, social, política, econômica e espiritual, os crentes sofrerão perseguições, injustiças, humilhações, e a felicidade deles será pontual, momentânea, mas não algo contínuo. Haverá alegria e tristeza; dor e alívio. Mas todo crente fiel em Jesus já sabe que é assim, e não deve fazer planos definitivos para esta vida e este mundo. Seu objetivo é permanecer em Cristo, salvo pela fé em Jesus, vivendo em obediência, pela fé, a todos os mandamentos de Deus; levando vida honesta, fiel e pura, sem se deixar sujar pela sujeira do mundo. Este é o grande desafio da vida cristã enquanto permanece neste mundo dominado por Satanás. Este objetivo somente pode ser alcançado pelo poder do Espírito Santo em nossa vida diária. Portanto, deixe Deus ser o Senhor de sua vida neste mundo!

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho



Quer fazer um álbum íncrivel? Conheça o Windows Live Fotos clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário