domingo, 20 de junho de 2010

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 13 DA ES



LIÇÃO 13

 

APOIO SOCIAL: Laços de Amor

 

Verso para Memorizar: "Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros." João 13:34-35.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Gênesis 1:27; João 1:1 a 3; Romanos 14:7; I Coríntios 12:14 a 26; I Coríntios 13; Gálatas 6:2; Efésios 4:1 a 16.

 

Chegamos ao final do segundo trimestre do ano. O atual caderno de lições da Escola Sabatina chega ao final, nesta décima-terceira semana de estudos do tema geral: SAÚDE E CURA.

 

Nesta semana, estamos estudando a questão do amor dentro de nossos múltiplos relacionamentos. Amor em família; amor entre os irmãos na igreja ; amor entre amigos e colegas: de estudo, de trabalho, de lazer. Assim como os 12 elementos anteriormente estudados são elementos curativos e restauradores, o amor o é mais do que todos eles. Uma pessoa que ama seus semelhantes está sendo para essas pessoas uma fonte de bem-estar, de amizade, de apoio, de compreensão, de perdão, de aceitação. As pessoas que se relacionam com alguém que sabe amar sabem o quanto é valioso se amigo dessa pessoa. Muitos estão morrendo por falta de amor. Muitos se sentem isolados, alienados, sozinhos, perdidos, desorientados: por falta de amor. Vamos, nesta semana, através do estudo, aprender a como melhor podemos apoiar tais pessoas; vamos aprender a amar nossos semelhantes, sempre como um reflexo do nosso amor a Deus.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 20 de junho.

 

A IMAGEM ORIGINAL

 

Leitura Bíblica do Dia: Gênesis 1:27. I João 4:8.

 

"Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." Gênesis 1:27.

 

"Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor." I João 4:8.

 

Se fomos criados  "à imagem de Deus"; e se "Deus é amor", então nós fomos criados para amar e ser amados. Fomos criados para vivermos em um ambiente onde o amor seja predominante nas relações especiais. Assim deveria ser sempre entre os humanos. E por que não é? Porque o PECADO entrou na alma humana e a contaminou com o egoísmo, com o ciúme, com a dúvida, com a violência, com a falta de humildade. Os humanos se distanciaram de Deus. Isto significa dizer que os humanos se distanciaram do amor. E quem se distancia do amor se aproxima do desamor, da agressividade e da falta de companheirismo. Com o passar do tempo, a raça humana desaprendeu a arte de amar: a Deus e ao próximo. Somente uma conversão total do homem a Deus, retornando às suas origens divinas, é que possibilitará aos humanos voltar a aprender a amar. Mesmo os membros da igreja, que a si mesmo se nomeiam cristãos, revelam que ainda não sabem amar como convém. É preciso que o cristão se submeta à ação transformadora do Espírito Santo (ceia Romanos 5:5) para poder voltar a amar como Deus quer que ele ame. Precisamos, portanto, ser restaurados à imagem e semelhança de Deus, para que possamos cumprir o mandamento de "amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo." Sem esta restauração da imagem de Deus em nós, seremos membros de uma igreja cristã, mas não saberemos amar da maneira como Deus quer que amemos, imitando-O.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 21 de junho.

 

PESSOAS – Seres Sociais

 

Leitura Bíblica do Dia: Romanos 14:7; I Coríntios 12:14 a 26; I Coríntios 13.

 

Pessoas devem ser tratadas como gente. Pessoas devem ser amadas. Pessoas devem ser cuidadas. Pessoas devem ser apoiadas. Pessoas devem ser compreendidas. Pessoas devem ser perdoadas. Pessoas devem ser bem recebidas em nossa casa, em nossa igreja, em nossa comunidade. Pessoas devem ser motivadas a serem melhores pessoas. E somente o AMOR capacita uma pessoa a agir corretamente em relação a outra pessoa. Um cristão que não aprende a amar não aprende a conviver com pessoas. Uma pessoa que não sabe amar nunca deveria ser um pastor cristão, um cuidador de pessoas. Pessoas que não gostam de pessoas não têm condição de se relacionar bem com outras pessoas. E a tendência é viver alienado, isolado, em guetos de raiva, de ressentimentos, de distanciamento do próximo. Deus nos criou para que vivêssemos rodeados de pessoas. Somos criados seres pessoais, espirituais e sociais. É gente amando gente e cuidando de gente. Se as pessoas forem devidamente tratadas, amadas, respeitadas, aceitas, compreendidas, animadas, motivadas, perdoadas, ensinadas, fortalecidas e apoiadas, essas pessoas aprenderão a melhor maneira de conviver socialmente.

 

Vivemos em uma época de muito individualismo e alienação, apesar de estarmos vivendo na era da comunicação. Parece um contrasenso. Você compra um computador e o liga à Internet. Você se isola em seu quarto, distancia-se da família, dos problemas reais da casa, das necessidades reais suas e da família, tentando se comunicar em uma dimensão virtual, com pessoas que você não ama, não respeita, não compreende, não perdoa, não apóia, e das quais quer distância. Seu quarto se torna um gueto, uma prisão, para aonde você voluntariamente se recolhe todo dia, para viver uma vida de alienação e anti-social. Você não conhece bem sua esposa, seus filhos, sua casa, suas reais necessidades, seus vizinhos, seus irmão na fé, porque está ocupado em conhecer pessoas que vivem bem longe de você, em se relacionar com pessoas somente à distância, porque você prefere viver afastado de pessoas reais. Assim acontece hoje com os pais, com os filhos, com os "amigos". Vivem uma alienação social em um mundo de redes sociais de comunicação virtual, mas não real. Saia desse mundinho virtual onde você se escondeu, e volte a ser gente que convive com gente real, que têm vidas reais, problemas reais, emoções e sentimentos reais, e não virtuais. Venha ser gente com a gente, e como a gente. Saia do túmulo do seu quarto, onde você se enterrou, e venha outra vez para fora. Peça a Jesus: "Senhor, desata-me e me deixa livre, para que eu possa me sentir vivo outra vez, convivendo com pessoas reais, e as amando, apoiando, incentivando, perdoando, em suas necessidades reais. Senhor, salva-me de mim mesmo, e me faz ressuscitar para o mundo real, onde eu possa aprender a ser outra vez tua 'imagem e semelhança', como Tu queres que eu seja. Amém"

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 22 de junho.

 

UNIDADE NA REDENÇÃO

 

Leitura Bíblica do Dia: Gn 1:26 a 28; João 1:1 a 3; Atos 17:26; Efésios 4:1 a 16.

 

John Done escreveu: "Nenhum homem é uma ilha". Isto quer dizer que nenhum ser humano tem vida isolada dos outros seres viventes que lhe são semelhantes. Paulo concorda com John Done, ao declarar que Deus "de um só [Adão] fez toda a raça humana para habitar sobre a face de toda a Terra..." Atos 17:26, interpolação nossa.

 

Quando a Bíblia afirma que Deus criou o homem, usa a seguinte linguagem: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança..." Gênesis 1:26. Revela-se aí a pluralidade da Divindade. Não são "três deuses", mas uma só DIVINDADE, formada por três pessoas distintas. Toda a DIVINDADE TRIÚNA esta unida na ideia e no ato de criar a raça humana.

 

Quando veio à Terra a Segunda Pessoa da Divindade, chamada no Evangelho de "o Verbo", com a finalidade de executar a redenção da raça humana que havia pecado, João, o apóstolo evangelista, escreveu: "No princípio era o VERBO, e o VERBO estava com Deus, e o VERBO era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez. ...E o VERBO se fez carne, e habitou entre nós." João 1:1 a 3 e 14, com grifos nossos.

 

Jesus, o VERBO que "era Deus", e que "Se fez carne, e habitou entre nós", orou certa vez a Deus-Pai, e Lhe pediu em favor dos Seus discípulos terrestres: "Pai santo, guarda-os em Teu nome, que Me deste, para que eles sejam um, assim como nós." João 17:11. E o mesmo Jesus disse-lhes: ""Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros." João 13:34-35, grifos nossos.

 

O mundo precisa ver e provar que o Povo de Deus na Terra é uma UNIDADE. Que o Povo de Deus pensa de forma unida, trabalha de forma unida, vive de forma unida e cumpre a missão de forma unida. O mundo vive uma guerra constante. São pessoas usando pessoas; pessoas pisando em pessoas; pessoas humilhando pessoas; pessoas matando pessoas; pessoas rejeitando pessoas; pessoas traindo pessoas. A Igreja, a Comunidade dos Salvos pela Fé em Jesus, o Povo de Deus, deve ser diferente do mundo em sua maneira de ser e conviver. Precisamos estar unidos em Cristo. Pobres e ricos; cultos e incultos; brancos, atos, pretos e amarelos; jovens e idosos; homens e mulheres; Somos uma unidade em Jesus Cristo. Amor, perdão, aceitação, comunhão, apoio, amizade, companheirismo, estímulo mútuo, fé, esperança, dedicação total, são palavras e expressões que devem predominar em nosso vocabulário de servos de Deus. Somos diferentes em muitas coisas; temos diferenças de pensamento e maneiras diferentes de ver muitas coisas. Mas, por amor uns aos outros, precisamos aprender a viver em união, mesmo sendo diferentes. Unidos em Cristo, seguindo os propósitos de Cristo. Toda a Igreja. Se queremos viver com Cristo e com os anjos para todo o sempre.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 23 de junho.

 

APOIO MÚTUO

 

Leitura Bíblica do Dia: João 13:35; Romanos 15:7; Efésios 4:32; Colossenses 3:13; I Tessalonicenses 4:18; Tiago 5:16; I Pedro 3:8; 4:9; I João 1:7.

 

Todas as pessoas precisam de ajuda, mais cedo ou mais tarde. Não existe nenhuma pessoa que, em determinado momento da vida, não precise da ajuda de alguém. É possível que alguém, de forma arrogante e cheia de orgulho tolo, diga que não precisa da ajuda de ninguém. Está mentindo. Já precisou do apoio de alguém; continua precisando; e vai precisar sempre. Quem acha que não precisa da ajuda de ninguém é uma pessoa infeliz, alienada, egoísta, orgulhosa e cega. Está falando do que não sabe, e dizendo mentira. Mas até entre os cristãos se ouve alguém dizer isto. Ora, se essa pessoa não precisa de ninguém, então não pode ser salva, pois a salvação só acontece pela Obra realizada por outra pessoa em meu favor, e me é dada gratuitamente, como um presente, pois "todos pecaram e carecem da Graça de Deus" (Romanos 3:23). Ninguém é tão auto-suficiente que se salve a si mesmo. No Plano da Salvação, esta é concedida por Deus aos pecadores, mediante um favor feito por um Homem-Substituto que morre em nosso lugar. Se alguém não quer a ajuda de ninguém, jamais será salvo, e não pode ser um cristão salvo pela Graça de Deus, mediante a fé em Jesus (Efésios 2:8-9).

 

Em toda e qualquer igreja adventista local, da qual fazemos parte, há pessoas à espera de nosso apoio. Temos muito o que fazer nesta área. Nós mesmos precisamos de apoio. E, cumprindo a ordem do Mestre, precisamos apoiar nossos irmãos sempre que isto se fizer necessário (leia Mateus 25:31 a 42). Nunca nos devemos esquivar de prestar auxílio e apoio a alguém que dele necessita. Muitas vezes, as pessoas querem apenas que nós sejamos o ouvido que ouve. Muitos querem ser ouvidas. Querem um ombro amigo. Um ouvido amigo. Uma voz amiga. Querem ser aceitas, perdoadas, apoiadas, motivadas, compreendidas, amadas. E se os cristãos falharem nisto, quem vai os ajudar?

Pense nisto hoje!

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 24 e 25 de junho

 

SERVINDO UNS AOS OUTROS

 

Leitura Bíblica do Dia: Romanos 12:9 a 21; I Coríntios 12:1 a 5; Efésios 4:8 a 11.

 

A Tríplice Missão da Igreja: Koinonia (comunhão); Diaconia (serviços pelos necessitados); Kerigma (proclamação pública do Evangelho). Essas três coisas devem ser consideradas importantes na Igreja, e devem ser postas em ação simultaneamente.

 

A Koinonia é a comunhão que deve haver entre os irmãos; a convivência amiga, fraterna, abençoada e santa, na qual os irmãos se estimulam na fé mútua, se apóiam em suas carências espirituais, e oram uns pelos outros. É a convivência pacífica, em unidade, que deve haver entre o Povo de Deus. Um irmão mais forte ajudando seu irmão a ser forte na fé. Um irmão de coração aberto para receber em paz o outro irmão, indiferente a questões externas, tais como sexo, raça, posição econômica, nível cultural. Todos amando a todos. Todos aceitando a todos. Todos apoiando a todos. Um irmão olhando seu irmão sempre com bons olhos, sem ciúmes, sem malícia, sem ódio, sem agressividades, sem repulsa. Um irmão se sentando junto ao outro no templo, e se sentindo feliz por tê-lo como companheiro na mesma jornada de fé.

 

A Diaconia é o ministério em favor dos desfavorecidos: órfãos, viúvas, enfermos, idosos, pobres de bens materiais, alienados, rejeitados, drogados, párias sociais. É a Igreja mostrando como Jesus faria, se essas pessoas estivessem diante dele. O Diaconato, masculino e/ou feminino, foi estabelecido na Igreja (Atos 6) como um ministério especial em favor dos menos favorecidos dos bens materiais. Dar de comer a quem tem fome. Dar de beber a quem tem sede. Dar uma cama a quem não tem onde dormir. Conseguir algum trabalho para o desempregado. Visitar os prisioneiros. Visitar asilos e abrigos, de crianças e de idosos. Visitar enfermos, em casa ou nos hospitais. Vestir o que não tem roupa ou calçado. Amar aqueles pessoas que não conseguem amar a si mesmas.

 

O Kerigma é a evangelização, pessoal ou publicar. É a proclamação pública do EVANGELHO, anunciando aos humanos pecadores que há SALVAÇÃO em Deus, e de Deus, para eles, gratuitamente, mediante a fé em Jesus Cristo. É dizer aos que não têm esperança que Jesus é a esperança que eles querem ter. É lhes ensinar as doutrinas bíblicas com amor, doutrinas estas centralizadas na vida e obra de Jesus. É trabalhar para tirar das trevas do pecado e da morte milhares de pessoas que não conhecem que Deus deseja lhes perdoar os pecados, e os aceitar na família universal e cósmica dos filhos de Deus. É testemunhar da Salvação que Jesus dá a todos que a querem receber.

 

Que Deus nos motive, ensine, inspire e nos mova à ação, como indivíduos e como Igreja!

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 




TRANSFORME-SE EM PERSONAGENS ENGRAÇADOS COM O SITE DE I LOVE MESSENGER. VEJA COMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário