segunda-feira, 11 de outubro de 2010

COMENTÁRIO DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA



 

LIÇÃO 3

 

ANA -  APRENDENDO A SER ALGUÉM

 

Verso para Memorizar: "Então orou Ana e disse: O meu coração se regozija no Senhor; a minha força está exaltada no Senhor; a minha boca se ri dos meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação. Não há santo como o Senhor, porque não há outro além de Ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus." I Samuel 2:1 e 2.

 

TEXTOS BÍBLICOS PARA LEITURA SEMANAL: I Samuel 1; 2:1 a 11 e 21; Jó 2:12 e 13; Mateus 6:19 e 20; Lucas 12:16 a 21.

 

INTRODUÇÃO

 

A história de Ana está registrada na Bíblia para testemunhar a todos os leitores das Escrituras a maneira como o Senhor cuida de Seus servos leais e dedicados.

 

Ana sofria de complexo de inferioridade, pois se imaginava como uma pessoa não amada por Deus. Ela era estéril, não conseguia dar à luz filhos. E segundo a cultura daquele tempo, uma mulher que não dava à luz filhos era considerada como "árvore seca", uma planta que não dava fruto, pessoa amaldiçoada por Deus. E essa visão do problema trazia para a mulher um terrível sentimento de inferioridade diante das mulheres que traziam filhos em seus braços. Por mais que Elcana, seu esposo bígamo, lhe fizesse juras de amor, ainda assim Ana não se sentia "normal", nem completa. E seu sofrimento era multiplicado ao saber que a outra esposa de seu marido, Penina, dera à luz filhos exatamente do mesmo homem a quem ela não conseguia dar filhos.

 

A lição desta semana conta esta história bíblica, e conta também como Deus fez fértil o outrora ventre seco e estéril de Ana, fazendo-a dar à luz filhos a Elcana.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 10 de outubro.

 

QUAL É O MEU VALOR

 

Leitura Bíblica do Dia: Gênesis 16:1 e 2; 30:1; I Samuel 1:1 a 16.

 

Como você avalia seu valor pessoal? A que ou a quem você se compara? Qual ou quem é sua referência para você estabelecer que valor tem? Saber qual é o seu valor é importante para você? Ou não? Você valoriza as pessoas por aquilo que as pessoas têm, tais como bens móveis, imóveis e automóveis? Ou você valoriza as pessoas por aquilo que elas são de verdade? Você mede as pessoas pela régua de Deus ou pela régua dos homens? E como você se mede? Como você se avalia? Que base de referência você usou ao se avaliar assim?

 

Ana sofria muito ao se medir pelas mulheres que tinham filhos. Ela não conseguia engravidar, e isto, aos seus olhos, era uma humilhação. Por causa desse problema, Ana se avaliava inferior às mulheres que eram férteis. Trazia ela na alma um sério complexo de inferioridade, de menor valor humano e social. Nem o declarado amor de seu marido a fazia sentir-se melhor. Sua autoestima era muito baixa. Dá a impressão que Ana vivia em depressão e ansiedade. E foi com estes sentimentos na alma que ela, naquele ano, foi à festa anual de sua nação, em Silo, na região de Efraim. Enquanto seu marido e sua outra esposa, Penina, comiam, bebiam e se alegravam naqueles dias festivos, Ana correu para a Tenda da Congregação, em Silo, onde estava a Arca da Aliança, e ali se refugiou para orar a Deus, clamando por cura de sua esterilidade. A intensidade de sua dor de alma se expressou em um constante mexer de lábios ao orar, falando a Deus em oração. O sacerdote Eli a observou assim, e imaginou que ela estivesse embriagada, mesmo sendo ainda cedo. Eli quase a expulsou do lugar sagrado. Mas Ana lhe replicou: "Não, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o Senhor. Não tenhas, pois, a tua serva, como filha de Belial [filha do demônio]; porque pelo excesso da minha ansiedade  e da minha aflição é que tenho falado até agora." I Samuel 1:16. Então o sacerdote Eli lhe respondeu: "Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste." (I Sm 1:17).

 

Ana voltou para casa consolada no Senhor, com as palavras do sacerdote Eli. E o Senhor usou de misericórdia para com Ana, concedendo-lhe o que ela pedira em oração: um filho homem.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 11 de outubro.

 

COM AMIGOS COMO ESSES...

 

Leitura Bíblica do Dia: Deuteronômio 9:18; 31:29; I Samuel 1:6 e 7; Jó 2:12 e 13.

 

A poligamia se tornara comum entre os servos de Deus nos tempos do Antigo Testamento. Cada reino e comunidade tribal tinha suas leis próprias que permitiam a poligamia. Jacó teve quatro esposas. Abraão teve duas. E assim por diante. Não eram amantes, mas esposas legalmente reconhecidas, geralmente vivendo sob um mesmo teto, ou dentro da mesma tribo, cada uma delas em sua barraca própria. Este não era o ideal de Deus para os homens, mas era a realidade que ocorria. Era um daqueles problemas semelhantes ao divórcio: não era o ideal, mas, por causa do coração humano pecador, acontecia com regularidade, e foi regulamentado por leis humanas por todo o Oriente. Israel passou a adotar um costume oriental, comum às demais nações, e o assunto foi regulamentado entre eles. Davi, Salomão e outros reis em Israel tiveram muitas esposas em seus haréns. Somente a partir da afirmação do Cristianismo, através da Igreja, é que essa prática foi sendo abandonada e, finalmente, rejeitada. Paulo aconselha quanto à escolha de Bispos e Diáconos: "É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar, não dado ao vinho..." I Timóteo 3:2 e 3, grifos nossos. A Igreja de Jesus Cristo rejeita tanto o celibato quanto a poligamia. O celibato pode até ser adotado, mas como escolha pessoal, por alguma razão mais elevada, tal como dedicação exclusiva ao serviço de Deus. Mas não deve jamais ser imposto aos cristãos, como uma norma eclesiástica.

 

Elcana, esposo de Ana, escolhera ser polígamo. Embora fosse prática permitida em Israel, nem todos os homens a adotavam, pois sabiam que era elemento gerador de conflitos familiares. Muitos a evitavam, preferindo a poligamia. Alguns a adotavam até por questão de estatos social, para passar para o público a imagem de que era pessoa socialmente importante, capaz de sustentar mais de uma esposa com seus respectivos filhos. Elcana casou-se com Ana e com Penina. O texto não diz com quem ele se casou primeiro. Mas se seguirmos a ordem em que os nomes das esposas são colocados, Ana foi a primeira. O fato de Ana ser estéril pode ter sido o elemento que motivou Elcana a buscar uma outra esposa que lhe desse filhos, especialmente filho homem. Elcana parecia demonstrar que tinha muito amor por Ana, mais do que por Penina. O ciúme de Penina, e sua atitude imatura de humilhar Ana, pelo fato de ela ser estéril, revela ter sido ela uma pessoa de caráter fraco, pessoa sem amor e sem misericórdia, insegura em relação ao amor do esposo por ela, mesmo sendo ela a esposa que lhe dera filhos. Ela decidiu tornar a vida de Ana um inferno. Ela via que Elcana tinha mais amor por Ana, e isto a fazia morder-se de ciúmes. Todo esse conflito familiar teria sido evitado se Elcana tivesse optado pela monogamia.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 12 de outubro.

 

DERRAMANDO O CORAÇÃO

 

Leitura Bíblica do Dia: I Samuel 1:9 a 16. Salmos 69:24. 79:6. Isaías 42:25.

 

Deus mandou a Israel, por meio do profeta Jeremias, a seguinte mensagem:

 

"Buscar-Me-eis e Me achareis quando Me buscardes de todo o vosso coração." Jeremias 29:13.

 

Ana se pôs diante do Senhor, na Tenda Sagrada, com inteireza de alma. Ela "derramava" a sua alma perante o Senhor. Era um clamor que vinha de dentro. Sua dor, sua angústia, sua ansiedade, seu sofrimento, tudo isto foi posto diante do Senhor com coração puro e sincero. Era uma dor aguda e intensa aquela sofrida por Ana, e somente ela sabia o quanto lhe doía a alma. Não apenas lágrimas Ana derramou perante seu Deus. Ela se lançou toda nos braços do Altíssimo. Ela cria no Senhor como cria o salmista: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações." Salmos 46:1.  Ana sabia que a coisa que a angustiava e a fazia sofrer estava fora da capacidade humana de resolver. Somente Deus, o Deus Criador, poderia solucionar seu problema de esterilidade. E ela se pôs ali, na Casa do Senhor, em prantos, clamor e oração a Deus, em busca de uma resposta positiva para sua súplica. Ela não somente orava; ela se derramava diante do Senhor. Entregou-se toda nas mãos de Deus, e esperou tudo do Senhor. E a bênção lhe aconteceu. Deus usou a boca do sacerdote e profeta Eli, para lhe transmitir a segura mensagem de que sua oração seria respondida, e ela daria à luz um filho. Deus ouviu o seu clamor de alma.

 

Hoje também, o povo de Deus pode confiar na provisão divina. Mas a oração dos crentes não deve ser formal, vazia e sem real interesse pela bênção. Também devem os crentes de hoje se "derramar" diante do Senhor em oração, comprometendo-se em aceitar todo o propósito do Senhor para suas vidas. Submissão plena e total a Deus. Fé sincera, que leva o crente a viver na dependência de Deus. Entrega sem reservas nas mãos do Altíssimo. Comprometimento com Deus e com Sua Palavra revelada, a Bíblia Sagrada. Estar disposto a aceitar com humildade e pureza de coração qualquer que seja a resposta do Senhor às suas orações. "Orai sem cessar!", ensinou Paulo (I Tessalonicenses 5:17).

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 13 de outubro.

 

CANTANDO LOUVORES

 

Leitura Bíblica do Dia: Êxodo 15:20 e 21. I Samuel 2:1 a 11. Salmos 126:5 e 6.

 

"Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes." Salmos 126:5-6.

 

Nasceu o filho de Ana. O filho de suas lágrimas, dos seus anseios, dos seus desejos. Ela lhe deu o nome de SAMUEL, que significa "ouvido por Deus".  Ana decidiu entregar Samuel a Deus. Ela achava o nascimento de seu filho a fez contrair uma dívida para com o Senhor Deus. Ana estava certa que seu filho nascera como resposta direta de Deus a seu clamor, naquele dia especial, lá na Tenda do Senhor. Então ela entendeu que não podia ficar com aquele filho somente para ela. Ele lhe fora dado como um presente de Deus, e Ana decidiu devolvê-lo ao Senhor. Esperou somente o menino desmamar, e o levou a Siló, ao sacerdote Eli. Ana entregou Samuel aos cuidados de Eli. Era para Eli cuidar dele como deveria cuidar das coisas santas de Deus. Samuel seria preparado para ser sacerdote diante do Senhor, um pastor em Israel e para Israel.

 

Ana, agora, se "derramou" em alegria e cântico de louvor ao Senhor.

 

"O meu coração se regozija no Senhor; a minha força está exaltada no Senhor; a minha boca se ri dos meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação. Não há santo como o Senhor, porque não há outro além de Ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus. Não multipliqueis palavras de orgulho, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o Senhor é o Deus da sabedoria e pesa todos os feitos [humanos] na balança [isto é: Deus julga todas as ações humanas – Eclesiastes 12:13-14]. ...O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz subir. O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó e, desde o monturo, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono da glória; porque do Senhor são as colunas da terra, e assentou sobre elas o mundo. Ele guarda os pés dos seus santos, porém os perversos emudecem nas trevas da morte; porque o homem não prevalece pela força." I Samuel 2:1 a 9, com interpolações e comentários nossos.

 

Muitos são os cristãos que clamam ao Senhor por bênçãos; e quando as recebem, não se voltam ao Senhor para Lhe agradecer tais bênçãos. Ana agiu corretamente: recebeu a bênção, e agradeceu ao Senhor a bênção recebida.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 14 e 15 de outubro.

 

O PLANO DE INVESTIMENTO DE DEUS

 

Leitura Bíblica do Dia: I Samuel 2:18 a 21. Mateus 6:19 e 20. Lucas 12:16 a 21.

 

Com quem você está deixando seus filhos? A quem você está confiando seus filhos? Que tipo de investimento você está fazendo em seu filho ou filha? O que está sendo ensinado a seus filhos? Como você os cria? Que ideias e ideais você transmite a seus filhos? Que exemplo de vida você dá a seus filhos? Que legado você vai deixar para seus filhos?

 

Ana amava muito a Samuel. No entanto, seu amor por Samuel não era egoísta. Ela amava tanto a Deus, que lhe dera o filho, que abriu mão da companhia do filho, entregando-o ao Senhor. Ainda pequeno, Samuel foi morar na Tenda Sagrada. O profeta e sacerdote Eli, a partir daquele momento, seria seu professor e pai adotivo. Nada mais é falado de Elcana e de Penina. Pouco se fala deles por aí. Mas de Ana e de Samuel, a história deles é contada em prosa e verso, quer entre os judeus, quer entre os cristãos. Ana deixou para todos nós, pais e filhos, este sagrado legado. Ana nos deixou uma bonita e grandiosa lição de confiança e amor a Deus. Ana sabia que o melhor lugar do mundo para seu filho era a Casa do Senhor. Ali, ele estaria seguro e seria bem educado e preparado para a vida.

 

Onde seus filhos são colocados para estudar? Que legado espiritual você e eu estamos deixando para nossos filhos? Fica para todos nós o exemplo de Ana.

 

Muitas vezes, por amor ao dinheiro e aos bens materiais – móveis, imóveis e automóveis – damos a nossos filhos as riquezas e bens deste mundo: roupas caras, de marcas famosas; carros luxuosos, casas confortáveis, sapatos caros e de grife, e os levamos a caros restaurantes, onde eles se tornam glutões e intemperantes. Escolhemos por nossos filhos em colégios caros, onde estudam os ricos da sociedade, por causa do estatos dessas escolas. Queremos mostrar aos nossos amigos e vizinhos, e à sociedade onde vivemos que somos tão ricos quanto eles, e tão sofisticados quanto eles. Queremos mostrar que podemos competir com eles. Mas todas essas coisas são compradas com dinheiro. E quando chegar aquele momento em que o dinheiro não resolve? Como reagirão nossos filhos ricos e mimados, despreparados para a vida? E que tipo de religião e experiência de fé em Deus estamos lhes ensinando? E quando chegar a hora de nossos filhos partirem deste mundo para o túmulo? De que adianta toda a riqueza financeira nossa? Que tipo de caráter estamos construindo em nossos filhos? Você já pensou nessas coisas? Ou acha que o dinheiro resolve tudo?

 

Ana nos ensinou a grande lição da grandeza moral. Ela sabia onde e com quem seu filho deveria estar. E Samuel se tornou o mais eficiente e consagrado de todos os juízes que julgaram em Israel. E seu filho? E Sua filha? O que será deles neste mundo?

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário