segunda-feira, 25 de outubro de 2010

COMENTÁRIO DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA



 

LIÇÃO 5

 

ABIGAIL:  SENHORA DAS CIRCUNSTÂNCIAS

 

Verso para Memorizar: "No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos insensatos vem a lume." Provérbios 14:33.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: I Samuel 25. Isaías 28:23 e 53:12.  Daniel 9:15 a 19. Mateus 15:10.  Romanos 8:34.

 

INTRODUÇÃO

 

A lição da Escola Sabatina desta semana focaliza a experiência de uma família em Israel, nos tempos em que Saul reinava, e que demonstra toda a estupidez de um esposo imprudente e insensato e o equilíbrio e a sensatez de uma esposa que age de maneira justa e honesta. Esta história está registrada na Bíblia não devido à insensatez e loucura de Nabal, mas exclusivamente devido à correção de procedimento de sua esposa, Abigail. É a atitude equilibrada, sensata e diplomática dessa mulher especial que levou o narrador bíblico a incluir sua história no cânon da Bíblia. Vamos, pois, à história!

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 24 de outubro.

 

ALGUÉM QUE OUÇA

 

Leitura Bíblica do Dia:  I Samuel 25:1 a 11. Isaías 28:23. Mateus 15:10. Tiago 1:19.

 

Alguém já disse que Deus criou os humanos com duas orelhas – ou dois ouvidos – e somente uma boca, para que as pessoas ouvissem mais seus semelhantes e falassem muito menos. Saber ouvir alguém, e ouvir com bons ouvidos, sem preconceitos, sem barreiras que impeçam a comunicação e o diálogo, é meio caminho andado para o entendimento entre duas ou mais pessoas.

 

Nabal, um rico fazendeiro e criador de ovelhas e cabras nas vizinhanças do monte Carmelo, em Israel, era uma pessoa mau humorada, de temperamento violento, agressivo, pessoa de difícil diálogo com outras pessoas. Era um homem muito rico e muito sovina. Amava mais sua riqueza do que qualquer outra coisa neste mundo. Sua ordem de prioridades na vida era: seu patrimônio, sua família e Deus. Nabal era casado com uma mulher de temperamento dócil, pessoa que fazia amizade de forma fácil, e que se relacionava bem com qualquer pessoa, quer fosse rico, quer fosse pobre. Abigail tratava seus servos e suas servas com muito respeito e atenção, sendo amada por eles todos. Ela era o extremo oposto do que era Nabal, seu esposo.

 

Davi e seus soldados estavam fugindo das injustas perseguições de Saul. Fugindo para longe do rei, e se refugiando bem no interior da nação, Davi se escondeu nas terras pertencentes a Nabal. Enquanto esteve ali, Davi e seus homens protegeram os rebanhos de Nabal, não permitindo que salteadores roubassem aquelas ovelhas e cabras. Tendo chegado um dia de festa em Israel, Davi desejou celebrar tal festa com seus soldados. Sendo homem honesto, não se apossou de nenhuma ovelha ou cabra de Nabal. Davi decidiu pedir a Nabal alguns animais para fazer com eles uma festa junto a seus soldados. Ele enviou a Nabal alguns de seus soldados, para solicitar deste rico proprietário algumas ovelhas. Nabal tratou os mensageiros de Davi com violência, estupidez e agressividade. Nabal chamou Davi de servo fugitivo, uma espécie de rebelado contra o rei. Nabal humilhou e desprezou a Davi. Agiu com soberba, orgulho e prepotência, achando-se o dono do mundo. Os soldados de Davi retornaram a ele e lhe contaram todas as coisas grosseiras que Nabal lhes dissera contra Davi. Este ficou transtornado de espírito e, furioso, reuniu grande parte de seus soldados para invadir a casa de Nabal, matá-lo e puni-lo por sua grosseria. Nabal era um homem que não sabia ouvir  as pessoas. Ele as interrompia antes, e lhes dirigia todo o azedume de sua ira. Nabal era homem de Belial, mau e perverso. O clima azedou entre Nabal e Davi, e a vingança deste seria fulminante.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 25 de outubro.

 

AÇÕES FALAM MAIS QUE PALAVRAS

 

Leitura Bíblica: I Samuel 25.  Mateus 17:21. 25:31 a 46. Tiago 2:14 a 17.

 

Um servo de Nabal viu a cena que ocorreu na casa e observou a maneira agressiva como Nabal tratara os mensageiros de Davi. Aquele servo era inteligente o suficiente para saber que Davi não deixaria sem resposta as agressões de Nabal. Então este servo foi à procura de sua senhora, Abigail, e lhe relatou tudo o que vira e ouvira. Abigail ouviu com atenção tudo o que o servo lhe contou. Que fez ela? Ficou lamentando o ocorrido? Caiu em choro convulsivo, de reclamação? Foi até seu esposo e o agrediu com duras palavras? Não, ela simplesmente fez o que achou que deveria fazer em situação como aquela. Ela agiu efetivamente, e fez as coisas acontecerem de forma positiva. Abigail era mulher pragmática, preferia agir de forma correta, e não ficar lamentando o mal que já acontecera.

 

Há um provérbio popular que afirma:

 

"AS PALAVRAS MOVEM, MAS OS EXEMPLOS ARRASTAM." 

 

Abigail preferiu fazer, antes que falar. Ela foi até seu depósito de comida, juntou tudo o que conseguiu ter pronto em casa, calculou quanto seria preciso para alimentar cerca de quatrocentos homens, mandou os servos colocarem tudo sobre alguns jumentos, pediu a algum ou alguns dos servos de maior confiança para a acompanharem, montou em um jumento e pegou a estrada, à procura de Davi. Ela sabia que Davi seria o futuro rei de Israel. Todos em Israel já sabiam isto, pois esta notícia correu de boca em boca, de que Samuel já ungira Davi para ser rei em Israel, e que Jônatas já havia aceitado esse fato. Abigail iria tratar Davi como se trata a um rei. Ela desceu a montanha e, no meio do caminho, encontrou Davi e seus soldados, os quais subiam a montanha, indo em direção à casa de Nabal, para executar vingança contra aquele malvado. Abigail, ao ver Davi, desceu do jumento e se curvou diante dele, em total respeito. Ela lhe falou palavras bondosas, sensatas, brandas, o que aplacou a ira de Davi e de seus soldados. Davi recebeu os alimentos que Abigail lhe trouxe, e a elogiou por sua sensatez, equilíbrio e honra. Naquela hora, Davi amou Abigail, e a viu como um exemplo de mulher que lhe seria uma excelente esposa. Mas, sendo ela casada, ele nada lhe falou; ele a respeitou e a tratou com muita deferência. Davi voltou para seu acampamento, agora abastecido de víveres para alguns dias; e Abigail voltou para sua casa, certa de que fizera a coisa que tinha sido necessário fazer para aquela ocasião. Nabal, sua família e sua propriedade estavam a salvo, tudo como resultado da ação dinâmica e positiva de uma esposa fiel, sábia e diplomática, que, em vez de ficar histérica, gritando o tempo todo, ou chorando sem mais parar, toma decisões sábias, oportunas, e reverte uma situação de perda, transformando-a numa oportunidade para a vitória.

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 26 de outubro.

 

TEMPO DE FALAR

 

Leitura Bíblica do Dia: Êxodo 32:32. I Samuel 25:23 a 31. Isaías 53:12. Daniel 9:15 a 19. Romanos 8:34.

 

Que coisas falou Abigail a Davi?

 

"Ah! Senhor meu, caia a culpa sobre mim; permite que a tua serva fale contigo, e ouve as palavras da tua serva. Não se importe o meu senhor com este homem de Belial, a saber, com Nabal; porque o que significa o seu nome ele é. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele; eu, porém, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste. Agora, pois, meu senhor, tão certo como vive o Senhor e a tua alma, foste pelo Senhor impedido de derramar sangue e de vingar-te pelas tuas próprias mãos. Como Nabal sejam os teus inimigos e os que procuram fazer mal ao meu senhor. Este é o presente que a tua serva trouxe a meu senhor; seja ele dado aos moços que seguem ao meu senhor. Perdoa a transgressão da tua serva; pois, de fato, o Senhor te fará casa firme, porque pelejas as batalhas do Senhor; e não se ache mal em ti por todos os teus dias." I Samuel 25:24 a 28. 

 

Foi um lindo discurso de improviso, cheio de palavras sábias, sensatas e bondosas. Abigail sabia que a perseguição que Saul movia contra Davi era injusta e inadequada. Ela estava segura de que o que estava fazendo era um ato de justiça, além de ser uma ação intercessória por toda a sua família. Ela falou na hora certa e do modo certo. E sua fala encontrou acolhida junto a Davi. E a vingança deste foi aplacada. Davi desistiu de se vingar de Nabal, devido à nobre e correta intercessão de Abigail.

 

A resposta de Davi a Abigail foi: "Bendita seja a tua prudência; e bendita sejas tu mesma, que hoje me impediste de derramar sangue e de que por minha própria mão me vingasse. Porque tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, que me impediu de que te fizesse mal, se tu não te apressaras e me vieras ao encontro, não teria ficado a Nabal, até ao amanhecer, nem um sequer do sexo masculino." I Samuel 25:33 e 34.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 27 de outubro.

 

O QUE ABIGAIL SE RECUSOU A FAZER

 

Leitura Bíblica do Dia: I Samuel 25:25 a 38.

 

Abigail jamais agiu com falsidade. Diante de Davi, ela foi sincera e verdadeira. Não tentou justificar a grosseria de seu esposo. Não desculpou seus erros. Não aliviou a situação. Reconheceu publicamente que era casado com um homem louco, avarento, um verdadeiro filho de Belial. Abigail clamou a Davi por misericórdia. Abigail assumiu o erro de Nabal, como se fora ela a culpada. Ela fez o papel de um mediador, assim como, no passado de Israel, Moisés agira em favor de todo o povo que pecara contra o Senhor, no caso do bezerro de ouro (Êxodo 32). Ela agiu também como Daniel agiria mais tarde (leia Daniel 9), orando em favor do rebelde reino de Judá, o qual fora levado ao cativeiro em Babilônia, por causa de seus pecados contra Deus (II Crônicas 36:14 a 16). Abigail foi uma mediadora. Ela se colocou entre o vingador (Davi e seus soldados) e a pessoa que sofreria a vingança (Nabal e sua família). Ela assumiu a culpa, como se o erro de seu esposo fora o erro de toda uma família. Ela intercede em nome de toda a família, inclusive em favor de seu injusto esposo. Ela faz tudo isto sem esconder o fato de que seu marido havia cometido um grande erro. Aí fica o exemplo para esposos e esposas; para pais e filhos. Não deixe que uma espécie de amor-cego tome conta de você, não o deixando ver os erros que há em seus amigos e queridos familiares. Se eles erraram, confesse o erro deles, mesmo que tenha de interceder por eles. Não jogue o lixo para debaixo do tapete. Não finja que está tudo bem, quando as coisas não vão bem. Não seja hipócrita e mentiroso. O que é certo, é certo. O que é errado, é errado. E ponto final. Aceite isto como verdade, e trate o assunto à luz da verdade e da justiça. Deus o honrará e resolverá o problema, se o tratarmos com sabedoria e justiça. Abigail se recusou a considerar o erro como sendo algo sem importância. Ela se recusou a fechar os olhos para uma situação extrema que requeria ação e uma solução justa.

 

Quando Abigail chegou em casa, encontrou seu esposo completamente embriagado. Ele comera e bebera sem limites, comemorando os excelentes lucros que tivera. Abigail foi dormir, deixou o dia amanhecer, para contar a seu esposo tudo o que estivera para acontecer. Logo de manhã, vendo que seu esposo se refizera da bebedeira e estava sóbrio, ela lhe contou tudo, sem esconder nada. Falou-lhe do perigo que toda a família correra, pois Davi estava já se dirigindo para a casa deles, para matar Nabal e destruir sua família e sua propriedade. Ela também lhe contou como agira, levando alimento para Davi e sua tropa, e como intercedera por toda a sua família. Nabal ouviu em silêncio tudo o que sua esposa contou. Ele teve uma espécie de AVC, ficando paralisado, sem nada falar. Ele "ficou como pedra". Dez dias depois dessa conversa que Abigail teve com ele, Nabal veio a falecer. O Senhor Deus não o deixou viver a partir dali. O que Davi não fez, o Senhor o fez.

 

Faça como Abigail fez, e o Senhor recompensará você como a recompensou.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 28 e 29 de outubro.

 

DENTRO E FORA

 

Leitura Bíblica do Dia: I Samuel 25:39 a 44. Mateus 20:28.

 

Algum tempo depois de ter ficado viúva de Nabal, Abigail foi pedida em casamento por Davi. Ele viu em Abigail um caráter de natureza rara. Ele imaginou que ela lhe seria uma excelente esposa. E nós, que lemos toda a história relatada em I Samuel 25, também ficamos torcendo por Abigail, em sua união com Davi. Esperávamos que ela fosse posta em destaque em palácio. Mas não foi isto o que aconteceu. A leitura da Bíblia nos dá a impressão que Davi amou mais a Bate-Seba, mãe de Salomão, que as demais esposas que teve. Pelo relato bíblico, o mais destacado evento para Abigail foi mesmo seu corajoso ato de ser uma mediadora entre Nabal e Davi, conseguindo salvar toda a sua família. Por um só ato de justiça, seu nome está gravado para sempre nos anais da história do povo de Deus. E hoje, quando lemos sua história, admiramos seus feitos, e glorificamos a Deus por a haver protegido do mal e respondido seu clamor.

 

Hoje, como no passado, todas as mulheres cristãs são desafiadas a agirem de maneira sábia, justa e sensata. Grandes são os desafios que uma mulher cristã tem de enfrentar na sociedade contemporânea. Nem sempre uma mulher cristã se casa com o homem ideal. Mesmo dentro da Igreja há exemplos de maridos como Nabal, grosseiros e violentos, que tratam mal sua esposa e seus filhos. Há também esposas más e agressivas, que falam demais e nada resolvem, e que trazem sérios problemas para o esposo e para os filhos. Isto faz com que o lar se transforme em um campo de batalha, e a infelicidade chegue a algumas famílias ditas cristãs. Se há nessas famílias uma mulher e esposa como Abigail, diplomata, honesta, justa e prudente, as coisas irão se arranjar a contento, mesmo em meio de conflitos e injustiças. Que Deus ilumine todas as mulheres de nossa Igreja, fazendo delas mais do que vencedoras em Cristo Jesus. E que elas se permitam ser usadas pelo Espírito Santo de Deus, dando bom testemunho dentro e fora do lar, sendo reconhecida por todos, de dentro e de fora da Igreja, como mulher sábia, honesta, justa e bondosa, além de eficiente e produtiva. Uma mulher que faz as coisas acontecerem, e que não ficam somente lamentando e chorando o leite derramado. Mulheres que se dispõem a agir em favor do que é justo e verdadeiro, mesmo que tudo se lhes mostre adverso. Assim foi Abigail. Assim podem ser as mulheres adventistas.

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário