terça-feira, 5 de outubro de 2010

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 2 DA ESCOLA SABATINA


 

LIÇÃO 2

 

CALEBE: 

CONVIVENDO COM A ESPERANÇA

 

 

Verso para Memorizar: "Espero pelo Senhor mais do que as sentinelas pela manhã; Sim, mais do que as sentinelas esperam pela manhã! Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, pois no Senhor há amor leal e plena redenção." Salmos 130:6 e 7, NVI.

 

LEITURAS BÍBLICAS DA SEMANA: Números 13 e 14; Josué 14; Juízes 1:12 a 15.

 

INTRODUÇÃO

 

Calebe foi um heroi da fé em Israel. Foi um daqueles homens que dignificaram o povo de Israel. Calebe foi um homem de firmes convicções em Deus, e que não se deixava abalar pelas opiniões contrárias mesmo de uma multidão de pessoas. Ele tinha sua fé bem estabelecida em IAVÉ, e as opiniões e atitudes vacilantes e incrédulas de seus irmãos israelitas não conseguiram fazê-lo desistir de sua forte fé no Senhor. Vale a pena estudar, nesta semana, sobre a história de vida deste valoroso servo de Deus, pois sua vida é até hoje uma inspiração para todos os crentes em Jesus.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 03 de outubro.

 

OS FATOS

 

Leitura Bíblica do Dia: Números 13:26 a 14:2.

 

Israel estava acampado no deserto de Parã. Já se encontravam bem perto de Canaã, a terra que Deus lhes prometera. Então o Senhor ordenou que Moisés enviasse DOZE ESPIAS, ou seja, doze olheiros, para que fossem até Jericó, principal cidade e porta de entrada para Canaã, e, por quarenta dias, viajassem pelo território e fizessem um relatório de tudo o que viram, ouviram e sentiram. E assim se fez. Depois de quarenta dias de espionagem e observações, os doze homens chegaram da viagem e apresentaram seu relatório a Moisés, diante de todo o povo. Eles falaram da fartura que havia na terra de Canaã, e trouxeram algumas amostras das frutas que ali eram produzidas. Em relação aos assuntos da conquista, eles deram a Moisés e ao povo um relatório pessimista: "Fomos à terra que nos enviaste e, verdadeiramente, mana leite e mel...o povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque." Números 13:27 e 28. Esta última observação dos espias pôs o povo de Israel em alvoroço e pânico, achando que jamais conquistariam tal região. "Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque certamente prevaleceremos contra ela." (Números 13:30). Calebe tinha pensamento positivo, inspirado por sua fé no Deus de Israel. Ele sentiu que o povo, em sua incredulidade, começava a se rebelar e a tumultuar a reunião. Suas palavras são de ânimo e coragem, de fé e total confiança na vitória que o Senhor daria a seu povo. Calebe tinha certeza de que o Senhor cumpriria Sua promessa feita a Israel, de lhe dar aquela terra fértil, onde manava leite e mel; e o Senhor, na hora decisiva da conquista, jamais abandonaria Seu povo à mercê do inimigo. Calebe mostrou que confiava totalmente em Deus. Mas dez dos demais espias disseram a Moisés e ao povo: "Nós não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura." Números 13:31 e 32. Eram dois olhares diferentes. (1) Calebe olhava primeiro para Deus, e nele se firmava, e dizia: "Subamos e conquistemos a terra, pois o Senhor no-la dará." (2) Os dez espias sem fé olhavam para si mesmos e para sua capacidade de luta, e diziam ao povo: "Jamais conseguiremos vencer, pois vamos lutar contra pessoas mais preparadas do que nós; seremos derrotados". Calebe olhava para Deus e se via vitorioso; os espias olhavam para si mesmos e se sentiam derrotados.

 

Diante do povo de Israel, a incredulidade dos dez espias prevaleceu sobre a coragem e fé de Calebe e Josué. E grande foi o choro e o pessimismo no meio da multidão. Israel chorou de medo, de raiva, de incredulidade. Para eles, tudo estava perdido, sem solução.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 4 de outubro.

 

PERMANECENDO EM PÉ QUANDO NECESSÁRIO

 

Leitura Bíblica do Dia: Números 13:30; 14:1 a 24.

 

Calebe viu o povo chorando, reclamando, vociferando contra Moisés, e nada disso mudou a opinião dele em relação ao fato de que o Senhor lhes daria a vitória. Israel havia já se esquecido de como Deus havia aberto o Mar Vermelho, havia lhes dado água da rocha, além de cura e proteção durante a caminhada. Israel era um povo ingrato, maldizente, incrédulo, pois não conseguia se firmar em sua fé no Deus Eterno. Bastava uma só má notícia, e a maioria caía em pranto e desespero, desconfiando dos reais propósitos do Senhor para Israel. Israel era um povo que, em sua maioria, desconfiava das intenções e propósitos de Deus para eles. Calebe caminhava na direção oposta, e punha toda a sua confiança no Deus de Israel. Por isso Calebe não teve medo da luta, nem se impressionou negativamente com o tamanho dos habitantes de Canaã. Ele pensava assim: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?"

 

"Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite. Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito, ou mesmo no deserto! E por que nos traz o Senhor a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito? E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos para o Egito."  Números 14:1 a 4.

 

Alguns agitadores dentre o povo – pois sempre eles estão presentes nessas ocasiões –chefiaram a rebelião contra Moisés e Arão, e contra Deus. Eles já discutiam a possibilidade e a viabilidade de convencerem o povo a retornar para a escravidão no Egito, entregando-se resignadamente a Faraó.

 

Quando Josué e Calebe perceberam que haveria uma revolta em massa do povo de Israel contra a liderança de Moisés e Arão, eles "rasgaram as suas vestes e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. Se o SENHOR se agradar de nós, então nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor e não temais o povo desta terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais." Números 14:6 a 9.  Josué e Calebe puseram em risco sua própria vida para levar ânimo e coragem a sua gente. Eles dois se puseram do lado do Senhor em momento de crise, e não temeram ser apedrejados. Sua fé no Deus de Israel os levou a se posicionarem abertamente ao lado do Senhor.

 

Os líderes da rebelião ficaram incomodados com a firmeza de opinião de Josué e Calebe, e ordenaram ao povo que os apedrejassem sem piedade. Nessa hora decisiva para Seus dois servos, o SENHOR aparece em glória e os defende (Números 14:10). "Disse o Senhor a Moisés: Até quando me provocará este povo; e até quando não crerá em mim, a despeito de todos os sinais que fiz no meio dele? Com pestilência o ferirei e o deserdarei; e farei de ti povo maior e mais forte do que este." (Números 14:11-12).

 

PERGUNTA: Creio que você se conhece. Então responda a esta pergunta: Se você, meu irmão, estivesse no meio do povo de Israel naquele momento, de que lado você ficaria? Você seria como Josué e Calebe? Ou você votaria junto com a multidão rebelde, para não ser diferente dos demais? Você costuma ser ponderado e equilibrado em momento de crise pessoal ou familiar? Ou você costuma ser precipitado e emocional, tomando decisões sérias sem antes as analisar cuidadosamente?

 

Moisés ouviu com espanto a proposta divina de destruir Israel por completo, criando a partir de Moisés, Arão, Josué e Calebe –um remanescente fiel –um novo povo, e reagiu com espanto. Moisés tomou a palavra diante de Deus, e agiu como INTERCESSOR em favor do povo e em favor de Deus. Toda a obra que Moisés realizara até ali fora com base em sua fé em Deus, o Deus de Israel, e com base na promessa divina de levar Israel a um lugar fértil, para repouso e culto ao Senhor. Moisés não acreditava em que o Senhor Deus mudara seus propósitos em relação a Israel. Então Moisés, com respeito e veemência, se põe entre Deus e Israel, e realiza uma obra de intercessão em favor de Israel, e uma obra de vindicação em relação a Deus. Moisés clama a Deus por perdão para Israel; e Moisés clama a Deus que honre Suas promessas feitas a Israel, de levar aquela empreitada a bom termo, conduzindo o povo de Israel até Canaã, para que o povo entre na posse daquilo que fora objeto da promessa divina.

 

Moisés pensou: "O que vão dizer todas as nações a respeito da honra e do caráter de IAVÉ, quando souberem que Deus tirou o povo do Egito para os levar a Canaã, e, no caminho, destrói toda a nação, por não conseguir realizar o desafio proposto. Essa gente incrédula e idólatra, de todas as nações, vai levar IAVÉ ao ridículo e à zombaria, achando que o Senhor é um deus fraco, sem força, incapaz de cumprir a palavra empenhada. Essas pessoas jamais irão acreditar em Deus e em Suas promessas, pois se trata de um deus cuja palavra não é honrada, e cuja promessa não se cumpre." Moisés enxergou todo esse estrago que seria feito em relação ao caráter de Deus perante as nações gentílicas, e disse isto a Deus. Então Moisés pede a Deus que exerça disciplina somente sobre os rebeldes e culpados, mas perdoe ao restante do povo. Deus aceita a intercessão e a vindicação de Moisés, e age da maneira que Moisés propôs.

Deus conclui Sua fala, dizendo que nenhuma das pessoas que tinham mais de vinte anos quando saíram do Egito entrariam na terra da promessa. Mas o Senhor ressaltou: "Porém o meu servo CALEBE, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-Me, EU o farei entrar à terra que espiou, e a sua descendência a possuirá." Números 14:24.

 

As coisas aconteceram como o Senhor determinou. Da velha geração de israelitas que saíram do Egito, somente JOSUÉ e CALEBE entraram em Canaã.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 5 de outubro.

 

REIVINDICANDO AS PROMESSAS DE DEUS

 

Leitura Bíblica do Dia:  Josué 14.

 

Pelo poder de Deus, como era de se esperar, e não em sua própria força, Israel conseguiu entrar em Canaã, vencendo inimigos mais fortes do que ele, e mais bem armados. O Senhor deu a vitória a Israel, à medida que Israel confiou no Senhor. A vitória não foi plena e total devido ao fato de Israel jamais haver confiado no Senhor de maneira plena e total. Um fé parcial leva a conquistas parciais.

 

"Chegaram os filhos de Judá a Josué, em Gilgal, e Calebe, filho de Jefoné, lhe disse: Tu sabes o que o Senhor falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barneia, a respeito de mim  e de ti. Tinha eu quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barneia para espiar a terra; e eu lhe relatei como sentia no coração. ...Então Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente a terra em que puseste o pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente, pois perseveraste em seguir o Senhor, meu Deus. Eis, agora, o Senhor me conservou em vida, como prometeu; quarenta e cinco anos há desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e já agora sou de oitenta e cinco anos. Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar. Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia... Josué o abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, HEBROM em herança. Portanto, HEBROM passou a ser de Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, em herança até ao dia de hoje, visto que perseverara em servir ao Senhor, Deus de Israel."  Josué 14:6 a 14.

 

Em lugar de pedir aposentadoria, aos oitenta e cinco anos de idade, Calebe pediu a Josué uma das áreas mais difíceis a ser conquistada: HEBROU. Era uma região montanhosa, de difícil acesso, terra habitada por gigantes. Aos oitenta e cinco anos, Calebe continuava firme em sua fé no Senhor, e firme no propósito de conquistar a terra onde seus pés pisaram, quando de sua viagem antes da conquista, como espia. Calebe não exigia regalias nem moleza. Ele queria lutar as batalhas do Senhor. Ele queria mostrar a todos que aqueles que são poucos e fracos se tornam fortes quando movidos pela fé no Deus de Israel. Tudo o que ele disse ao povo de Israel, quarenta e cinco anos atrás, reivindicava para si agora, aos oitenta e cinco anos de idade. Que belo exemplo de homem bem firmado na fé em Deus!  Leia Isaías 40:28 a 31.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 6 de outubro.

 

PASSANDO ADIANTE O LEGADO

 

Leitura Bíblica do Dia: Juízes 1:12 a 15. Salmos 92:12 a 15.

 

"O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o Senhor é reto. ELE é a minha rocha, e nEle não há injustiça." Salmos 92:12 a 15.

 

Este texto acima, tirado do Salmo 92, retrata muito bem o que foi a vida de Calebe. Ele viveu sua fé em Deus, sem se deixar desistir da fé por causa da incredulidade das pessoas ao seu redor. Sua fé era bem firmada no Senhor. Ou como disse o salmista sobre o homem justo: "Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que no devido tempo dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido." Salmos 1:3.

 

Este é um nobre legado que os pais cristãos devem passar a seus filhos. Um legado que as velhas gerações de cristãos devem passar às novas gerações de cristãos. Um pai e uma mãe cuja fé é sempre bem firmada no Senhor, e que serve de referência para a fé de seus filhos, é o melhor legado que um pai e uma mãe deixam a seus filhos. Eles para sempre se lembrarão de seus pais, destacando a fé que eles tiveram no Senhor Deus. Esses filhos se lembrarão de seus pais com alegria, e com a certeza de os encontrar na manhã da ressurreição. Nenhum outro legado deixado aos filhos é maior do que este.

 

Calebe precisava casar sua filha. Então propôs aos pretendentes: "A quem derrotar Quiriate-Sefer [Debir] e a tomar, darei minha filha Acsa por mulher. Tomou-a, pois, Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe... E Calebe lhe deu sua filha Acsa por mulher." Juízes 1:12 e 13. Sendo Calebe um homem de coragem e luta, não queria para esposo de sua filha um homem fraco, molenga. Queria um homem de coragem, um guerreiro em Israel. E o conquistador foi Otniel, primo de sua filha Acsa. Um exemplo para os pais que têm filhas na idade de casar.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA, dias 7 e 8 de outubro.

 

DOANDO LIBERALMENTE

 

Leitura Bíblica do Dia: Juízes 1:14 e 15.

 

A filha de Calebe, Acsa, depois que foi dada a Otniel como esposa, "insistiu com ele para que pedisse um campo ao pai dela; e ela apeou do jumento; então Calebe lhe perguntou: Que desejas? Respondeu ela: Dá-me um presente [de casamento]; deste-me terra seca; dá-me também fontes de água. Então Calebe lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores."  Juízes 1:14 e 15.

 

O mesmo espírito de bravura e luta que havia em Calebe também se nota em sua filha Acsa. Ela recebeu de seu pai um pedaço de terra para morar, mas era terra seca, sem fontes de água. Ela, então, em vez de ficar chorando e se lamuriando, reclamando de seu pai, partiu para solucionar o problema. De maneira respeitosa e clara, Acsa mostrou para seu pai que não era justo morar em uma terra sem fontes de água. Então seu pai, um homem honrado e justo, viu que o pedido da filha tinha razão de ser. Deu-lhe mais uma porção de terra, onde havia fontes de água, tanto nos lugares altos como na planície. É assim que uma pessoa consegue seus objetivos: lutando por eles; reivindicando na hora certa e de maneira correta.

 

Em tudo o que a Bíblia fala sobre Calebe, revela para nós, leitores, um homem de fé, honrado, bom pai, excelente líder, corajoso, digno e fiel a Deus. Um pai que deixou para seus filhos um honroso legado de honradez, fé em Deus, equilíbrio, muita coragem, disposição para a luta, fidelidade a Deus e aos homens. Hoje, quando vejo um pai pondo em seu filho o nome CALEBE, sei que aquele pai está pensando em ver em seu filho as mesmas qualidades éticas, morais e espirituais que viu em Calebe, ao ler sobre ele na Bíblia Sagrada. Que todos os homens de nossa igreja, jovens ou não tão jovens, tomem Calebe como exemplo de honra, luta e fé no Deus de Israel.

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário