segunda-feira, 4 de abril de 2011

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO 2



Este COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA é uma cortesia do seu site missionário www.averdaderevelada.com.br, sempre no propósito de oferecer a todos uma visão clara da VERDADE REVELADA por Deus aos homens através da Bíblia.

 

Faça cópias deste comentário, quantas quiser, gratuitamente, e as distribua em sua igreja, escola e vizinhança. Dê também aos professores da ES que não têm acesso à Internet.

 

Pr. Otoniel de Carvalho

Diretor do Site

__________________________________________

 

LIÇÃO  2

 

DA GLÓRIA AO PÓ

 

Verso para memorizar: "Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti" (Ezequiel 28:15).

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: João 1:1-3; Colossenses 1:16, 17; Ezequiel 28:12-19, Deuteronômio 8:1-18; Isaías 14:12-14; 2 Coríntios 11:14

 

INTRODUÇÃO

 

Nesta semana, a Lição da Escola Sabatina focaliza A ORIGEM DO PECADO, o qual surgiu no Céu, através do mais elevado e destacado anjo que ali havia: LÚCIFER. Ele começou a sentir inveja de Miguel (que, na Terra, seria Jesus, o Cristo), pois sentia que IAVÉ, Deus-Pai, honrava mais a Miguel, o "Verbo". Lúcifer agiu assim por saber que "Miguel" era uma unidade plena como IAVÉ. E ele, Lúcifer, que era ANJO e não DEUS, ansiava por alcançar a posição de ser DEUS, igual a IAVÉ. Essa inveja e ciúme levou Lúcifer a se posicionar contra o Governo de Deus e contra a Justiça de Deus, fazendo críticas ao modo como IAVÉ governava o Universo. Essa crítica foi passada aos demais anjos, e milhares destes alinharam-se ao lado de Lúcifer em suas críticas contra IAVÉ. A rebelião cresceu em tamanha proporção, que IAVÉ e Miguel tiveram de intervir, movendo guerra contra os anjos rebelados, expulsando-os do Céu (Apocalipse 12:7-9), e os remetendo para a Terra, a qual, nesse tempo cósmico, não passava de um imenso e escuro caos, sem a presença de vida, quer animal, quer vegetal, quer humana (leia Gênesis 1:1 a 3). 

 

Estude toda a Lição 2 e tire suas próprias conclusões.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 03 de abril.

 

O CRIADOR DE TUDO

 

Leitura Bíblica do Dia: João 1:1 a 3 e 14. Colossenses 1:16 e 17 e 2:9 e 10.

 

"No princípio era o Verbo [a Palavra, o logos], e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele [pois "o Verbo" era uma Pessoa Divina] estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle [do Verbo, da Palavra], e, sem ele, nada do que foi feito se fez." João 1:1 a 3, com interpolações e comentários nossos.

 

Esta é a Cristologia de João. Assim ele compreendeu quem era JESUS, antes de ser JESUS; antes que o "Verbo" de Deus Se fizesse "carne" (humanidade) e habitasse "entre nós" (João 1:14). Daniel O chamou de "Miguel", ou "Miguel, o Grande Príncipe" (Daniel 10:13; 12:1). Judas O chamou de "o Arcanjo Miguel". Paulo O chama de "o Arcanjo" (I Tessalonicenses 4:16. João, no Apocalipse, O chama de "Miguel" (Ap 12:7 a 9). Em todos os textos bíblicos onde "Miguel" é citado, sempre aparece como VENCEDOR sobre Seus inimigos, derrotando-os, ou subjugando-os ao Seu domínio. O nome "MIGUEL", de origem hebraica, significa: "QUEM É COMO DEUS?".

 

Muitos são os estudiosos que explicam João 1:1 a 3 de forma a que o "Verbo" (a Palavra) de Deus não passe de um ser celestial criado por Deus. Alguns afirmam ter sido Ele o primeiro ser que Deus criou no Cosmo. Mas o texto afirma que, "no princípio", quando Deus criou o Cosmo, "todas as coisas foram criadas por Ele [o Verbo, a Palavra]"; e que, "sem Ele [sem o Verbo], nada do que foi feito [criado] se fez [foi criado]". Se o "Verbo" é Criador, então Ele mesmo não pode ser criatura, ou ser criado por terceiros. Quem cria está fora da coisa criada. A coisa criada só vem à existência posteriormente ao seu criador, não ao mesmo tempo, nem antes dele.

 

Em sua Cristologia, Paulo declara sobre JESUS: "Pois nEle foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a Terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dEle e para Ele. ELE É ANTES DE TODAS AS COISAS. Nele tudo subsiste." Colossenses 1:16 e 17, grifos nossos.  "Portanto, NELE HABITA CORPORALMENTE TODA A PLENITUDE DA DIVINDADE." Colossenses 2:9, grifos nossos.  Assim Paulo entendia ter sido Jesus, o seu Salvador e Senhor.

 

Isto quer dizer que quando Moisés escreveu na abertura do livro de Gênesis (palavra que significa "início", "princípio", "começo"): "No princípio criou Deus os céus e a Terra" (Gênesis 1:1), isto concorda com João 1:1 a 3, e inclui o "Verbo" de Deus nesse ato de criar "Terra e céus", ou seja, todo o Cosmo. Quanto ao "Espírito Santo", Moisés O incluiu também na Criação da Terra, ao dizer que "o Espírito de Deus pairava por sobre as águas" do grande abismo (Gênesis 1:2). E quando Moisés relata a criação da raça humana na Terra, ele escreve sobre uma conversa tida entre IAVÉ, Miguel (o Verbo) e o Espírito Santo, as três pessoas da Trindade, os quais disseram: "Façamos o homem à NOSSA imagem, conforme a NOSSA semelhança..." Gênesis 1:26, indicando assim uma Divindade Plural, ou seja a Divindade Triúna.

 

E você, meu irmão, que conceito tem de JESUS? Você o entende menos do que aquilo que João e Paulo escreveram sobre Ele?

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 04 de abril.

 

UM SER BELO E PERFEITO

 

Leitura Bíblica do Dia: Ezequiel 28:12 a 19; Isaías 14:12 a 14.

 

Deus criou todos os ANJOS que habitam no Céu. Deus os criou perfeitos: serafins, querubins e de outras ordens angélicas desconhecidas de nós. Paulo escreve na Carta aos Hebreus que "todos eles [os anjos] são ESPÍRITOS MINISTRADORES [seres espirituais criados para servir], enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação." Hebreus 1:14, com grifos, interpolações e comentários nossos. ANJOS são seres criados por Deus, destinados a servir a Deus, a seus semelhantes e, mais tarde, aos humanos, quando estes foram criados na Terra.

 

Dentre esses milhões de ANJOS que Deus criou, estava LÚCIFER, um QUERUBIM – mas nunca um ARCANJO – cheio de luz e brilho, extremamente belo em sua aparência. Ele gozava de posição privilegiadíssima no Céu, "Querubim da Guarda" do trono de Deus. Isto é, ele comandava os anjos que circulavam ao redor do Trono de Deus. Portanto, vivia bem junto ao Trono de Deus, e "de todas as pedras preciosas" se "cobria". Ele era também um "ungido" de Deus para funções específicas a serviço do Trono. Ele era "perfeito" nos seus "caminhos", isto é, na sua conduta, no seu comportamento, no seu proceder, "desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti" (todos os termos entre aspas foram tirados de Ezequiel 28:12 a 19). Por que Lúcifer se voltou contra Deus?

 

"Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura; corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor..." Ezequiel 28:17.  A beleza excessiva, e a imponência de sua pessoa, cheia de luz e beleza, encheu a alma de Lúcifer de soberba, vaidade e orgulho. Ele se comparou com todos os demais anjos, e chegou à conclusão que não havia no Céu anjo mais belo e iluminada do que ele. Que lhe faltava mais, para ser mais do que era? Ele imaginou de si para si mesmo: "Só me resta o Trono! Só Deus é superior a mim!. Ora, se só mês resta o Trono, para que eu alcance o clímax da glória, por que não tentá-lo? Por que não correr atrás dos meus objetivos?"  E Lúcifer correu atrás de seus objetivos. Ele cobiçou o Trono de Deus já em sua mente. Note o que Isaías fala sobre os anseios de Lúcifer em relação ao Trono de Deus: "Eu subirei ao Céu [ou: "No Céu, subirei de posição, até alcançar o Trono]; acima das estrelas de Deus [os anjos, conforme Apocalipse 1:20] exaltarei o meu trono [que trono, se Lúcifer ainda não tinha trono, pois este pertencia a Deus, o qual nele estava sentado? É lógico que Lúcifer estava pensando consigo mesmo, e já se via sentado no Trono de Deus]; e no monte da congregação [no ponto mais elevado do Céu, onde a "congregação", isto é, a assembleia de anjos reunidos para ouvir as ordens divinas se reunia] me assentarei, nas extremidades do Norte [no Céu, morada de Deus, o "terceiro Céu", conforme II Coríntios 12:1 a 6]; subirei acima das mais altas nuvens e SEREI SEMELHANTE AO ALTÍSSIMO..." Isaías 14:13 e 14, com grifos, interpolações e comentários nossos. Estes eram os sonhos de grandeza que Lúcifer tinha na mente e no coração. E para os realizar, teria que destronar Deus do Seu Trono. Lúcifer queria ser Deus para o Cosmo. Foi com esses sentimentos de grandeza, de querer subir sempre mais na hierarquia celeste, até alcançar o Trono, que ele agitou a mente dos anjos, de todos os anjos, pondo na mente deles sérias dúvidas sobre o Caráter de Deus, sobre a Ética de Deus, sobre a Justiça de Deus, sobre o Governo de Deus. Foi uma operação cupim. Ele queria tirar Deus do Trono, e para isso corrompeu as bases. E teve grande êxito em seu empreendimento, embora não tivesse alcançado seu objetivo maior.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 05 de abril.

 

A QUEDA DE UM SER PERFEITO

 

Leitura Bíblica do Dia: Gênesis 1:1 a 3; Deuteronômio 8:1 a 18; Ezequiel 28:12 a 19;  Isaías 14:12 a 15. Apocalipse 12:7 a 9. Apocalipse 20.

 

A profecia de Isaías declara sobre o futuro do invejoso Lúcifer: "Contudo serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo abismo" Isaías 14:15. O termo "ABISMO" lembra o que a você?  Em duas ocasiões especiais, vemos o uso do termo "abismo" ligado a Lúcifer/Satanás: (1) A Terra, antes da Semana da Criação. Apocalipse 12:7 a 9 declara que Satanás "foi atirado [jogado, como se joga uma seta] para a Terra, e com ele os seus anjos [os anjos que ficaram ao lado de Lúcifer na rebelião contra Deus]" Apocalipse 12:7 a 9, interpolações e comentários nossos. Lendo Gênesis 1:1 a 3, ficamos sabendo que quando Deus começou a operar a Semana da Criação (leia Gênesis 1:3 a 2:25), o planeta Terra estava em estado caótico, abissal, isto é, não passava de um profundo e escuro "abismo" Gênesis 1:2. (2) A TERRA, no tempo do fim, quando da segunda prisão de Satanás no "abismo", conforme Apocalipse 20:1 a 3, quando a Terra voltará novamente a um estado abissal, totalmente desprovida de luz (conforme Jeremias 4:23 a 28), um estado caótico, pior do que o estado em que Deus achou a Terra ao iniciar aqui a Semana da Criação. Durante MIL ANOS, Satanás e seus anjos, e, no fim dos tempos, todos os humanos que se uniram a Satanás em rebelião contra Deus, ficarão detidos na Terra caótica e escura, em completo abismo, aguardando o fim dos MIL ANOS, para receberem a sentença de morte eterna, final e definitiva, conforme Apocalipse 20 (leia todo o capítulo).

 

Lúcifer/Satanás, que se imaginou subindo sempre mais e mais, até alcançar o Trono de Deus, "será precipitado...no mais profundo abismo". Deus lhe diz, pela profecia de Ezequiel: "Lancei-te por terra [ou "para a Terra"]..." Ezequiel 28:17. "Fiz sair do meio de ti um fogo que te consumiu [leia Apocalipse 20:7 a 10], e te reduzi a cinzas [isto contesta e rejeita a doutrina do castigo eterno, de um fogo queimando eternamente, pois o próprio Satanás se tornará em cinzas, conforme Deus afirmou acima], aos olhos de todos os que te contemplam [seus anjos rebelados, e toda a humanidade que se juntou a Satanás, a qual se recusou a ter fé em Jesus e a aceitar a Graça de Deus para a salvação pela fé]" Ezequiel 28:18, com interpolações e comentários nossos.

 

Quem ficar em parceria com Satanás e seus anjos rebelados, os espíritos demoníacos que perturbam os homens maus, morrerá eternamente, tornando-se em cinzas junto com Satanás. Você quer isto para você e sua família? Não? Então afaste-se de Satanás e fique ao lado de MIGUEL, Jesus Cristo.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 06 de abril.

 

DESEJANDO SER DEUS

 

Leitura Bíblica do Dia: Isaías 14:12 a 14; Ezequiel 28:14.

 

Você já ouviu essa expressão:  JÚLIO ESTÁ COM UM REI NA BARRIGA. Esta declaração pode ser aplicada a qualquer pessoa que se acha mais importante do que todos os demais; é só trocar o nome.

 

Ter mania de grandeza; querer ser mais do que o que é; ser mais destacado do que as outras pessoas; estar acima de tudo e de todos; esses sentimentos negativos de exagerada autoestima têm levado muita gente a sofrer horríveis quedas sociais, financeiras, morais e religiosas. No entanto, a fila anda, e as pessoas continuam agindo assim. Até na IGREJA, e também em nossa Igreja Adventista do Sétimo Dia, tanto em sua liderança mais destacada, como entre os membros, essa enfermidade tem corrompido muita gente boa. Muitos não se contentam com o que possuem, querem sempre mais. E para o conseguir, agem como Satanás agiu, sempre defendendo a filosofia diabólica de que "OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS" empregados nessa consecução. Roubam, mentem, trapaceiam, negam a verdade, escondem os fatos reais, tripudiam de Deus e dos homens, blasfemam, fazem juras infames, vendem-se no altar da riqueza, do sexo, da fama, imolando neles a verdade e a honra. O que conta, para pessoas que agem assim, é alcançar "seus sonhos" de grandeza, de posição, se comando, de riqueza. Simplesmente querem chegar lá, mesmo que tenham de passar por cima de tudo e de todos. E os exemplos negativos se multiplicam no mundo e na Igreja. Poucos são os que se conformam em ser servos. Todos querem ser "deus" para si mesmos e para seus semelhantes.

 

Toda vez que uma pessoa não aceita que DEUS governe sua vida e seu destino, está destronando a Deus, e se colocando a si mesmo no trono. Está agindo igual a Satanás, pois trabalha para destronar a Deus e impor o governo de si mesmo. Torna-se autocrata, ególatra, egocêntrico e egoísta. Governa a si mesmo. Adora a si mesmo. Centraliza a vida no Eu. E Cultua a si mesmo. Tudo gira em torno de sua própria pessoa. Tal pessoa tem UM REI E UM DEUS NA BARRIGA. Aliás, na mente, no coração, na barriga e em todo o corpo.

 

Você se consegue ver assim?  Talvez não!  Quem age assim acha que o problema são os outros, não ele mesmo. Cuidado, irmão, para que o orgulho, a soberba, a vaidade do ser mais do que os outros não se apodere de você. Se acontecer, sua queda será tão certa como a queda do Diabo.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 07 e 08 de abril.

 

SATANÁS NA TERRA

 

Leitura Bíblica do Dia: II Coríntios 11:13 e 14; Efésios 6:10 a 20; I Pedro 5:8; Ap 12:7 a 12.

 

De acordo com Apocalipse 12:7 a 12, Satanás e seus anjos rebelados foram lançados para a Terra. Aqui eles estão morando desde que do Céu foram expulsos. Eles operam juntos na obra de enganar, seduzir, encantar, mentir, e atrair para seu lado todos os seres humanos. Quando Adão e Eva caíram em pecado, eles deixaram de seguir as ordens divinas, e aceitaram ficar do lado de Satanás. O inimigo de Deus venceu a primeira eleição (escolha) que aconteceu no planeta Terra. E conseguiu ganhar com uma mentira: "É certo que não morrereis" Gênesis 3:4. Adão e Eva caíram nas armadilhas verbais de Satanás, se deixaram enganar e se tornaram servos de Satanás.

 

Algumas religiões ensinam, e a Igreja Católica Romana está no comando deste ensino, que existe na Terra um lugar físico, tangente, chamado INFERNO, onde Satanás habita com seus anjos rebelados e com as almas dos humanos que foram grandes pecadores; dizem que este lugar é cheio de fogo e pessoas penando, chorando e gritando de dor e sofrimento. No entanto, a Bíblia ensina assim: "Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, NAS REGIÕES CELESTES." Efésios 6:12, grifos nossos. Ora, sendo Satanás e seus anjos SERES ESPIRITUAIS, eles habitam as regiões superiores da Terra, habitam no ar, no espaço escuro, e não no subsolo terrestre. No fim dos tempos, segundo ensina o Apocalipse (leia Apocalipse 20), Deus enviará FOGO MISTURADO COM ENXOFRE, para destruir para sempre, pelo fogo, a Satanás, seus anjos rebelados e também os humanos não arrependidos e não salvos em Jesus. Eles se tornarão em cinzas, conforme Malaquias 4:3.

 

Que obra Satanás e seus anjos realizam na Terra?

 

Pedro declara: "Sede sóbrios e vigilantes. O DIABO, VOSSO ADVERSÁRIO, ANDA EM DERREDOR, como leão que ruge, procurando alguém para devorar." I Pedro 5:8, grifos nossos.

 

Paulo ensina: "E não é de admirar, porque O PRÓPRIO SATANÁS SE TRANSFORMA EM ANJO DE LUZ [aparece em sessões espíritas como se fosse um espírito bom, benfazejo, que ajuda os humanos em suas carências e necessidades]." II Coríntios 11:14, grifos, interpolações e comentários nossos. Na seqüência, Paulo declara como agem os anjos maus ligados a Satanás: "Não é muito, pois que os seus próprios ministros [anjos maus que servem a Satanás em seus propósitos malignos] se transformem em MINISTROS DE JUSTIÇA [ou servos da justiça, ou servos que promovem a justiça]; o fim deles [de Satanás e seus anjos maus] será conforme as suas obras [malignas]" II Coríntios 11:15, com interpolações e comentários nossos.

 

Jesus alertou a todos nós que essas manifestações assombrosas e espetaculares de Satanás, o mestre do engano, ocorreriam numa proporção muito grande no final dos tempos, enganando muita gente. Leia o texto de Mateus 24 e entenda as advertências de Jesus:

 

"Vede que ninguém vos engane! Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo. E enganarão a muitos. ...E levantar-se-ão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lO ali! Não acrediteis. Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas [mestres religiosos, pregadores de mentiras, falsos pastores, etc.] operando grandes sinais [milagres visíveis] e prodígios [coisas espantosas, incríveis] PARA ENGANAR [o que vem de Deus não engana, mas salva do engano], se possível, os próprios eleitos [os salvos pela fé em Jesus]. Vede que vo-lo tenho predito [vede que vos tenho dito isto antecipadamente, antes que ocorra]. Portanto, se vos disserem: Eis que Ele [Jesus] está no deserto! Não saiais [para ver o que está acontecendo]. Ou: Ei-lo no interior da casa [como numa sessão espírita, onde espíritos se manifestam como se fossem anjos de luz, fazendo o bem; ou em templos, onde pessoas possuídas dizem estar com o Espírito Santo, e operam toda sorte de coisa espantosa e aparentemente milagrosa, sempre em nome de Jesus]. NÃO ACREDITEIS!"  Mateus 24:4, 5, 11, 23 a 26, com grifos, interpolações e comentários nossos. Cuidado, irmão, com toda e qualquer manifestação espiritualista, que anuncia coisas contrárias à doutrina bíblica e ao que Jesus ensinou. Nosso lema é: "Está escrito..."; ou: "Assim diz o Senhor..."; ou, como disse Isaías: "À LEI E AOS PROFETAS [consulte as Escrituras Sagradas], se eles [esses falsos profetas, pastores, sacerdotes e mestres religiosos e filosóficos] não falarem dessa maneira [conforme as Escrituras Sagradas do Antigo e Novo Testamentos], jamais verão a alva [o radiante Dia do Senhor não será glória para eles, pois eles vivem em trevas espirituais, agindo a serviço do príncipe das trevas, Satanás]" Isaías 8:20, com grifos, interpolações e comentários nossos.

 

Refugie-se no Senhor Jesus. Faça das Escrituras Sagradas o fundamento de uma doutrinação correta e verdadeira. Seja fiel ao princípio de "SOLA SCRIPTURA" (somente a Bíblia) e de 'TOTA SCRIPTURA" (toda a Bíblia). E Deus o conservará a salvo de toda mentira, de todo culto enganoso, de todo espírito mentiroso. Somente no Senhor e em Sua Palavra Revelada há segurança para o povo de Deus, nesses confusos e místicos dias finais. Cuidado, irmãos!

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 





Um comentário:

  1. Muito bom. Obrigado pela explicação da lição desta semana. Desejo que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir