domingo, 23 de setembro de 2012

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 13

 

LIÇÃO  13

 

CONSERVANDO A IGREJA FIEL

 

Verso para memorizar: "Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa" II Ts 2:15.

 

LEITURAS BÍBLICAS DA SEMANA: II Tessalonicenses 2:13 a 3:18; Atos 17:11; Lucas 10:25 a 28; Mateus 7:24 a 27; 18;15 a 17.

 

INTRODUÇÃO

 

Nenhuma Igreja se conserva fiel a Jesus Cristo automaticamente. Pode-se considerar uma Igreja como um jardim ou um pomar: é preciso ter pessoas responsáveis por cuidar dela com muito zelo e carinho. Pessoas fiéis a Deus, comprometidas com Jesus e Seu Evangelho de Salvação pela Graça. Pessoas comprometidas com a Missão da Igreja, e que estejam dispostas a conduzir o povo de Deus no cumprimento de tal missão. Nada na Igreja é automático, nem ocorre por acaso. Por isso, requer-se dos que lideram a Igreja de Deus que sejam homens e mulheres de Deus.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 23 de setembro.

 

FIÉIS POR ESCOLHA DIVINA

 

Leitura bíblica do dia: II Tessalonicenses 2:13 a 17.

 

"Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa" II Ts 2:15.

 

O que se espera de uma pessoa que pede o batismo e se torna membro da Igreja, é que tenha feito essa escolha com muita certeza, em plena convicção de que esta foi a escolha certa a fazer, segundo sua fé em Jesus. E que depois de ser batizado, cada crente se deixe usar pelo Espírito Santo, honrando diariamente em sua vida o nome de Deus. Sendo fiel a Jesus Cristo, e cumpridor fiel de tudo o que aprendeu nas instruções preparatórias para o batismo. O Apocalipse declara: "Aqui está a perseverança dos santos, o que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus" Ap 14:12. É exatamente isso que Deus quer de todo membro de Sua Igreja: Fidelidade total.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 24 de setembro.

 

CONFIANÇA DIANTE DO MAL

 

Leitura bíblica do dia: II Tessalonicenses 3:1 a 5. Lucas 10:25 a 28. Deuteronômio 8:1.

 

"Para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque a fé não é de todos [porque nem todos têm fé em Jesus]. Todavia o Senhor é fiel; ele vos confirmará e guardará do Maligno [Satanás]." II Ts 3:2 e 3.

 

Os crentes em Cristo não devem vacilar, flertando com o Maligno, aproximando-se de Satanás, para lhe fazer a vontade. Nosso compromisso de crentes é com Jesus Cristo, Sua Palavra e Sua Igreja. Não somos do "mundo", nem devemos amar as coisas deste mundo. Precisamos estar atentos, alertas, pois este mundo tem muitas armadilhas para os crentes. Devemos conservar firme nossa fé em Deus, fugindo das tentações e armações que o diabo põe diante de nós, visando nos derrubar da fé em Jesus. Milhares de irmãos têm caído e apostatado da fé, por não terem vigiado e permanecido leais a Jesus Cristo. Não fique confiando em você mesmo. Confie em Jesus e a Ele se apegue. Este é o segredo da vitória espiritual.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 25 de setembro.

 

AS ESCRITURAS E A TRADIÇÃO

 

Leitura bíblica do dia: II Tessalonicenses 3:6 a 8.

 

Em todas as congregações nossas existem pessoas fiéis, e existem pessoas inseguras na fé. Alguns vêm para a Igreja por sentirem necessidade de Cristo e da Salvação; outros vêm para a Igreja esperando ser atendidos em suas necessidades materiais, esperando tirar algum proveito material de sua filiação à igreja. Alguns não gostam de trabalhar para se manter; por isso, ficam esperando que a Igreja os sustente com alimentos, roupas, calçados e outras coisas materiais. Alguns têm o costume de ir de casa em casa, visando comer em um lugar e noutro, pois não têm coragem de trabalhar. Não são pessoas que se conservam firmes nas Escrituras e nas tradições religiosas de sua igreja. Ficam na Igreja somente enquanto recebem benefícios materiais. Precisamos estar atentos a esses parasitas sociais e religiosos. A vadiagem é um fenômeno social antigo, e que se multiplica em nossos dias. Paulo afirma que preferiu trabalhar dia e noite, para não ser pesado a seus irmãos, embora tivesse ele o direito de receber dos irmãos seu sustento material.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 26 de setembro.

 

TRABALHAR E COMER

 

Leitura bíblica do dia: II Tessalonicenses 3:9 a 12.

 

Continuando seu arrazoado sobre como devem proceder os irmãos em relação aos parasitas sociais, os quais se aproveitam da boa fé dos irmãos para tirarem deles benefícios materiais para si mesmos, Paulo ensina a todos nós: "Se alguém não quer trabalhar, também não coma" II Ts 3:10. Paulo não aprovava o estilo de vida de alguns, os quais não trabalhavam, mas ficavam visitando um irmão ou outro, com o propósito de conseguir comer sem trabalhar. Esse costume não tem o apoio de Paulo, nem da Bíblia. Paulo não está com isso renegando a hospitalidade, e a responsabilidade que temos de dar pão a quem dele precisa. Paulo está condenando o parasitismo social de alguns que se dizem cristãos somente para terem acesso ao convívio dos irmãos, ao lar dos irmãos, com o objetivo único de tirar deles benefícios materiais. Pessoas que se aproveitam da familiaridade com nossos irmãos, com o propósito de receberem comida, roupa e ajuda material, mas sem assumirem um compromisso honesto com a fé em Jesus e com o discipulado ativo. São aproveitadores da boa vontade dos irmãos. Tenham cuidado com eles.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 27 e 28 de setembro.

 

AMOR SEVERO

 

Leitura bíblica do dia: II Tessalonicenses 3:13 a 15. Mateus 18:15 a 17.

 

"E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. Caso alguém não preste obediência à nossa palavra dada por esta epístola, notai-o; nem vos associeis com ele, para que fique envergonhado. Todavia, não o considereis por inimigo, mas adverti-o como irmão." II Tessalonicenses 3:13 a 15.

 

Toda expressão de amor precisa ser responsável. Não se deve amar irresponsavelmente, como se o AMOR fosse somente um sentimento. Em todo ato de amor deve estar presente também a Justiça. Amar fazendo justiça à pessoa amada, esta era a maneira como Jesus amava as pessoas. Ame seu filho, sua filha, seu esposo, sua esposa, seus irmãos em Cristo, mas não feche os olhos para os erros e injustiças que eles cometem. Se for necessário repreender alguém a quem você ama, repreenda-o, pois isto é justo, e pode salvar tal pessoa de um mau maior. Deus declara: "EU REPREENDO E DISCIPLINO A QUANTOS AMO. SÊ, POIS, ZELOSO E ARREPENDE-TE!" Ap 3:19. Isto é amor severo, mas responsável e justo. Amar sem repreender e corrigir quando se faz necessário, deixando a pessoa amada seguir no caminho rumo ao inferno e à perdição, isto não é amar responsavelmente. Quem ama cuida. Quem ama salva. Quem ama repreende, exorta, adverte, aconselha e corrige, a fim de salvar de si mesmo a pessoa amada. Deus ama dessa maneira. E se é assim que Deus ama, então esta é a maneira correta de se amar verdadeiramente.

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

Diretor Geral do site missionário www.averdaderevelada.com.br

E-mail para contatos: otoniel.carvalho@hotmail.com 

 

 

3 comentários: