domingo, 9 de setembro de 2012

COMENTÁRIO DA LIÇÃO

 

 

LIÇÃO 11

 

PROMESSA AOS PERSEGUIDOS

 

Verso para memorizar: "Por isso, também não cessamos de orar por vós, para que o nosso Deus vos torne dignos da Sua vocação e cumpra com poder todo propósito de bondade e obra de fé" II Tessalonicenses  1:11.

 

LEITURAS BÍBLICAS DA SEMANA: II Tessalonicenses 1:1 a 12; João 1:18; Romanos 2:5; 12:19; Apocalipse 16:4 a 7; 20:1 a 6; João 14:1 a 3.

 

INTRODUÇÃO

 

Ninguém gosta de ser perseguido. Mesmo ser perseguido por causa de sua fidelidade a Jesus não é coisa nada fácil. Há uma pesada carga emocional a ser suportada, e nem todos os crentes estão preparados emocional e espiritualmente para sofrer uma perseguição. Na verdade, toda perseguição é um ato de terrorismo contra alguém. Se o Espírito Santo estiver no crente, ele irá suportar a perseguição, mesmo que seja uma perseguição que resulte em morte. Sozinhos, em nossa própria força, não conseguiremos resistir à perseguição.

 

Nesta lição, Paulo fala de uma PROMESSA           que Deus faz aos que são perseguidos por causa de sua fidelidade a Jesus. Vale a pena estudar a lição para conhecer qual é a promessa que Deus faz aos crentes que Lhe são fiéis.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 9 de setembro.

 

SAUDAÇÕES NOVAS

 

Leitura bíblica do dia: II Tessalonicenses 1:1 e 2. João 1:18. João 14:7 a 11.

 

Nesta segunda epístola aos cristãos de Tessalônica, Paulo apresenta uma nova saudação:

 

"Paulo, Silvano e Timóteo à igreja dos tessalonicenses, em Deus, nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e Paz a vós outros, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus" II Ts 1:1 e 2.

 

GRAÇA e PAZ

 

Paulo costuma colocar lado a lado essas duas palavras em suas saudações às igrejas para as quais ele escreveu suas epístolas. GRAÇA representa o favor e a misericórdia de Deus  para com toda a raça humana, pois foi em Sua Graça, ou pela Graça, que Deus-Pai nos enviou do Céu a Jesus, o Filho, para que Ele operasse na Terra, em favor dos homens, gratuitamente, a Justificação e a Salvação, bênçãos divinas recebidas unicamente mediante a Fé. PAZ (shalom), significa harmonia nas relações entre a Divindade e a Humanidade caída em delitos e pecados. A morte de Jesus, em favor do homem, realizou a RECONCILIAÇÃO entre Divindade e Humanidade, causando a PAZ RELACIONAL entre ambas. Leia Romanos 3:21 a 31. Romanos 5:10 e 11. Efésios 2.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 10 de setembro.

 

AÇÃO DE GRAÇAS DE PAULO

 

Leitura bíblica do dia: II Tessalonicenses 1:3 e 4.

 

O que motivou esta "ação de graças" de Paulo? A leitura do texto põe em destaque algumas coisas boas que se salientaram na maneira com os crentes de Tessalônica vivenciaram sua fé:

·         A fé crescente dos crentes de Tessalônica. Dia após dia eles davam provas visíveis de que se achavam firmes na fé em Jesus.

·         Amor mútuo. Outro elemento de destaque entre eles era o AMOR MÚTUO, isto é, amor de um irmão para com o outro irmão. Era uma comunidade de fé em Jesus, e uma comunidade de amor uns pelos outros. Que coisas maravilhosa, e que deveria ser imitada por todas as nossas comunidades adventistas!

·         Suportavam perseguições, sem desistir da fé. Isto é a famosa "perseverança dos santos". Jesus declarou: "Todo aquele que perseverar [na fé em Jesus] até ao fim, este será salvo" Mateus 24:13. Esse "até o fim" significa "até ao fim dos seus dias neste mundo", ou seja, "sê fiel até à morte..." Ap 2:10.

·         Fidelidade nas tribulações (aflições, angústias, sofrimento). Os sofrimentos provam o caráter e provam a fé de alguém. Quando o crente não está sob provação, a tendência natural é haver um relaxamento espiritual, e a vigilância diminui. Quando um crente está atribulado, ele ora mais, e se consagra mais a Deus, aproximando-se mais do Senhor.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 11 de setembro.

 

SOFRIMENTO COMO SINAL DO FIM

 

Leitura bíblica do dia: II Tessalonicenses 1:5 e 6.

 

Paulo escreveu na Carta aos Romanos:

 

"Mas segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento: a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram honra, glória e incorruptibilidade; mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem a verdade e obedecem a injustiça" Romanos 2:5 a 8.

 

Os crentes de Tessalônica sofriam por causa de sua firme fé em Jesus. Eles estavam sofrendo não por erros morais que cometeram, mas sofriam pelo "reino de Deus". Paulo sabe que, no tempo certo, as pessoas que fizeram os crentes sofrer receberão a justa e merecida condenação vinda de Deus. Nada ficará impune!

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 12 de setembro.

 

FOGO E DESTRUIÇÃO

 

Leitura bíblica do dia: II Tessalonicenses 1:7 a 9.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

 

"E a vós outros que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do Céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do Seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não obedecem ao evangelho [que não permanecem fiéis ao Evangelho] de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder" II Ts 1:7 a 9, interpolação nossa.

 

O sofrimento que vem sobre os crentes são como fornalha para queimar as escórias éticas e morais que se acham nele, produzidas por sua velha natureza carnal pecaminosa. Portanto, irmão, não devemos desanimar e desistir da fé por causa das provações e perseguições, quer estas venham de pessoas de dentro ou de fora da Igreja. Jesus tem reservado para nós o Céu e a vida eterna. Ele declarou: "Neste mundo tereis perseguições. Mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo."   João 16:33.

 

Já está determinado por Deus que os ímpios serão punidos por seus erros, incredulidade, e por perseguirem e hostilizarem os servos de Deus. É apenas uma questão de tempo. No tempo certo, determinado por Deus, a sentença punitiva e condenatória virá sobre aqueles que hostilizaram e hostilizam o povo de Deus. "A Mim Me pertence a vingança; Eu retribuirei, diz o Senhor" Romanos 12:19.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 13 e 14 de setembro.

 

GLORIFICANDO A CRISTO

 

Leitura bíblica do dia: II Tessalonicenses 1:10 a 12.

 

"Por isso também não cessamos de orar por vós, para que o nosso Deus vos torne dignos da sua vocação e cumpra com poder todo propósito da bondade e obra de fé, a fim de que o nome do nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós, nEle, segundo a Graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo." II Ts 1:11 e 12.

 

O mais importante na vida de um cristão é que ele glorifique a Deus. Paulo ensinou a todos nós:

 

"Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" I Coríntios 10:31.

 

Nós não precisamos de muita coisa material para vivermos neste mundo. Não precisamos de riquezas nem de vida luxuosa. Precisamos das coisas básicas para termos uma vida de boa qualidade: Uma casa, um carro, móveis necessários, comida de excelente qualidade, roupas de boa qualidade, e na quantidade necessária, sem excessos. Precisamos pagar nossas contas em dia, para não ficarmos devendo a pessoa alguma. Precisamos ter vida honesta, sóbria, temperante, fugindo dos vícios, das doenças evitáveis e dos males éticos e morais. Precisamos ter algo para partilhar com os pobres e os necessitados, os órfãos e as viúvas. Precisamos viver em paz com todas as pessoas, na medida do possível, naquilo que depender de nós.

 

Que Deus nos ilumine para que nosso viver O glorifique cada dia!

 

Otoniel Tavares de Carvalho

Diretor do Site Missionário www.averdaderevelada.com.br

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário