domingo, 16 de setembro de 2012

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇ~SO

 

LIÇÃO 12

 

O ANTICRISTO

 

Verso para memorizar: "Ninguém de nenhum modo vos engane, pois [a Segunda Vinda de Jesus à Terra] não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia [a qual iria durar "mil duzentos e sessenta anos", conforme Ap 12:6, e se prolongaria depois de passado este tempo profético-escatológico], e seja revelado o homem da iniquidade [ou: "o iníquo"; uma referência ao pode da "Besta que surge do mar", de Ap 13:1 a 10], o filho da perdição" II Tessalonicenses 2:3, com comentários interpostos nossos.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA:  II Tessalonicenses 2:1 a 12; Mateus 24:1 a 14; Zacarias 3:1; Daniel 8:8 a 12; Atos 2:22; Apocalipse 12:1 a 9; Ap 13:1 a 10.

 

INTRODUÇÃO

 

Existe uma expectativa universal, no ambiente religioso cristão, a respeito do surgimento do ANTICRISTO. Quem é o este personagem? Trata-se de uma pessoa isoladamente? Ou se trata de um sistema global de poder? Que elementos profético-escatológicos estão implicados no surgimento do ANTICRISTO?  O surgimento do ANTICRISTO é um evento do passado ou do futuro? Que sistemas religiosos se associarão (ou já estão associados) ao ANTICRISTO? Você já se perguntou a si mesmo se está associado ao ANTICRISTO?

 

São questões importantes para todos nós, e que a lição desta semana, fundamentada biblicamente em II Tessalonicenses 2:1 a 12 vai procurar responder com competência.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 16 de setembro.

 

O PROBLEMA

 

Leitura bíblica do dia: II Tessalonicenses 2:1 a 3; I João 2:18 e 19; 4:1 a 3.

 

O termo "ANTICRISTO" é palavra composta por dois elementos:

 

O prefixo ANTI = contra.  O substantivo próprio CRISTO =  o "Ungido".

 

Em sentido geral, o ANTICRISTO é qualquer pessoa, de qualquer comunidade religiosa, filosófica, política, social, acadêmica que se opõe a Jesus Cristo e aos Seus retos ensinos da Verdade;  é um "antiCristo", ou seja, pessoa contrária a Cristo. Tal pessoa é um inimigo de Jesus Cristo, e a Ele se opõe na forma de pensar e de agir. Neste sentido, têm existido na Terra milhões de pessoas que são "anticristo".

 

Em sentido profético-histórico – e me parece ser este o propósito do texto de Paulo, em II Tessalonicenses 2:1 a 3 – faz-se menção a UM PERSONAGEM HISTÓRICO E ESCATOLÓGICO, o qual estaria chefiando sistema global de oposição a Jesus Cristo e à Bíblia Sagrada completa, em um determinado tempo futuro, personagem este cuja ação se estenderia até imediatamente antes da Segunda Vinda de Jesus à Terra. Cabe ao estudioso da Bíblia Sagrada tentar descobrir na História como a profecia escatológica de II Tessalonicenses 2:1 a 3 se cumpre, e em que PERSONAGEM ou em que SISTEMA GLOBAL se cumpre. Pela terminologia usada por Paulo em II Tessalonicenses 2:3, "o homem da iniquidade", o qual é também "o filho da perdição", entende-se que ele, Paulo, fala de um personagem masculino, um homem, o qual teria grande destaque universal como chefe de um sistema global que se rebela contra Jesus Cristo, e contra o Evangelho pregado por Jesus Cristo. Portanto, a fraseologia usada por Paulo aponta na direção de um PERSONAGEM MASCULINO, que lidera um sistema global de poder, o qual se intromete nas questões espirituais e religiosas do Cristianismo, e que se ocupa em negar, perverter, suprimir, corromper a religião cristã, e também a doutrina cristã, mediante atitudes que se opõem à pessoa de Cristo, e ao modo como Jesus Cristo agiu quando esteve na Terra.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 17 de setembro.

 

A BREVE RESPOSTA DE PAULO

 

Leitura bíblica do dia: II Tessalonicenses 2:1 a 4.

 

A pergunta dos cristãos em Tessalônica era: "QUANDO JESUS VIRÁ OUTRA VEZ"? 

 

Alguns estavam começando a pensar que Jesus não viria jamais outra vez. Outros pensavam que Jesus tinha vindo visivelmente e corporalmente a primeira vez, e Sua segunda vinda seria apenas espiritual, para aqueles que O aceitam como Salvador. Havia uma certa confusão sobre esta doutrina entre os cristãos em Tessalônica. Paulo ficou sabendo isso, e procurou orienta-los corretamente sobre o assunto, mostrando-lhes que, antes que Jesus viesse a segunda vez, alguns eventos profético-escatológicos teriam de se cumprir antes. Entre esses eventos, Paulo citou o surgimento do ANTICRISTO no ambiente cristão, causando grandes estragos ao Cristianismo de uma maneira geral.

 

Pelos termos usados por Paulo, tratava-se de algo grandioso, de ação global, algo que afetaria toda a religião cristã, bem como o Ministério da Pessoa de Jesus Cristo em favor da humanidade pecadora. Não se tratava de alguma ação isolada, regional, algum tipo de dissidência isolada dentro da Igreja fundada por Jesus Cristo. A dissidência iria acontecer, afirma Paulo, mas em escala global, de tal maneira que afetaria a religião cristã como um todo, no mundo inteiro.

 

O Apóstolo João advertiu a todos os cristãos de sua geração:

 

"Filhinhos, já é a última hora; e como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora. ELES SAÍRAM DO NOSSO MEIO [eram cristãos, faziam parte da Igreja]; entretanto, não eram dos nossos [não eram fiéis e comprometidos por Jesus. Eram religiosos, mas não eram crentes em Jesus. A Igreja, hoje, está cheia de pessoas assim]; porque se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia eles se foram para que ficasse manifesto [revelado publicamente, claramente] que nenhum deles é dos nossos" I João 2:18 e 19, com grifos e comentários interpostos nossos.

 

Não é suficiente alguém se autonomear cristão. É preciso provar que é cristão.

João está falando em sentido geral, de que todos os que se dizem cristãos mas não pensam nem procedem como cristãos não passam de "anticristos" disfarçados de cristãos, não importando a denominação cristã, católica ou protestante, a que pertençam. E isto inclui os falsos adventistas que se dizem cristãos.

 

Paulo está falando de UM ANTICRISTO HISTÓRICO E PROFÉTICO-ESCATOLÓGICO que iria surgir no ambiente cristão. Um HOMEM que estaria liderando um SISTEMA GLOBAL RELIGIOSO CRISTÃO, mas que não estaria ensinando e agindo conforme os ensinos e a pessoa de Jesus Cristo, o fundador do CRISTIANISMO. Daí esse homem histórico, profético-escatológico, ser considerado por Paulo um ANTICRISTO em sentido restrito, especial. Por isso, embora haja em todas as religiões não cristãs lideranças religiosas e filosóficas que se opõem a Jesus Cristo, eles são também "anticristos", mas não são O ANTICRISTO.  Vamos continuar estudando a lição, para termos maiores informações paulinas sobre esse personagem.

 

LIÇÃO DE TERÇA E QUARTA-FEIRAS, dias 18 e 19 de setembro.

 

O DETENTOR E O ANTICRISTO REVELADO

 

Leitura bíblica do dia: II Tessalonicenses 2:1 a 7.

 

"O qual ["o homem da iniquidade"; "o filho da perdição"] se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus"  II Ts 2:4, interpolações nossas.

 

Inicialmente, todo o texto de II Tessalonicenses 2:1 a 4, faz referência primeiramente a SATANÁS, o maior ANTICRISTO que existe no universo. No entanto, Satanás faz uso de pessoas e sistemas – políticos, financeiros, religiosos, científicos, filosóficos, sociais, etc. – visando alcançar seus malignos objetivos de tentar impedir o progresso da Verdade de Deus na Terra e na mente dos humanos. Todos os reinos e domínios citados na Bíblia, tais como Egito, Assíria, Síria, Sodoma, Gomorra, os povos cananeus, Babilônia, Média e Pérsia, Grécia, Império Romano, Igreja Católica Romana Medieval, a França Revolucionária deísta e ateísta a partir de 1789, e até o próprio povo de Israel, todos este, e todos os demais não citados, têm sido usados por Satanás para tentar impedir que o Grande Plano da Redenção da raça humana se concretize e tenha êxito na Terra.

 

Dentre as superestruturas de poder e domínio global citados acima, existe uma que surgiu a partir do Cristianismo, de dentro do Cristianismo, e que tomou para si o comando global do Cristianismo já por mais de 1600 anos. De que estamos falando? Estamos falando da superestrutura de poder religioso de ação global que foi formada pela IGREJA CATÓLICA ROMANA MEDIEVAL, especialmente depois da queda do Império Romano Ocidental, em 476AD. Daí em diante, o Bispo de Roma, o Papa, assumiu o senhorio global da Igreja fundada por Jesus, levando o Cristianismo ocidental a uma espécie de cativeiro religioso, onde o que predominou não foi Jesus Cristo nem o ensino da Bíblia Sagrada, mas um sistema hierárquico e imperial de religião, dominando sobre pessoas, reis, reinos, sistemas e poderes por todo o Ocidente. O Papa sentou-se no "santuário de Deus", usurpou para si o pomposo título de "VICARIUS FILII DEI" (Substituto do Filho de Deus) e passou a exercer domínio total e exclusivo sobre a Igreja e sobre os cristãos. Cumpriu a profecia paulina: "a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus".  Apocalipse 13:2 afirma que "DEU-LHE O DRAGÃO O SEU PODER, O SEU TRONO E GRANDE AUTORIDADE" Ap 13:2. E o que fez o Papa, então, fazendo uso disso: "Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias e autoridade para agir quarenta e dois meses" Ap 13:5. Em Ap 12:6, é dito que o "Dragão" perseguiu a "mulher" (a Igreja fiel a Jesus) por "mil duzentos e sessenta dias".  42 x 30 = 1260. São 1260 anos de domínio absoluto papal sobre a Igreja, sobre o Cristianismo ocidental, sobre reis e reinos da Europa. Até que, em 1798, os líderes da Revolução Francesa iniciada em 1789, uma revolução anticristã e antipapal, e também antiDeus, prenderam o Papa Pio VI, e o levaram cativo para a França, onde faleceu um ano depois.

 

Conclusão:  Paulo está fazendo referência ao Papa e a todo o sistema católico-romano de religião medieval, que se apossou do Cristianismo ocidental, e escravizou a Igreja de Cristo aos seus caprichos, como se ele, o Papa, fosse um novo Cristo, o qual deveria ser cultuado como se fosse Deus, sentado que estava no "santuário", ou no templo, de Deus, Sua Igreja na Terra. Este é o cumprimento profético-histórico e escatológico de II Tessalonicenses 2:1 a 4.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dia 20 e 21 de setembro.

 

A VERDADE e MUITAS MENTIRAS

 

Leitura bíblica do dia: II Tessalonicenses 2:9 a 12.

 

"Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás [leia Apocalipse 13:2, última parte], com todo poder e sinais e prodígios da mentira [leia Mateus 7:21 a 23; 24:20 a 24; Romanos 1:18 a 32; Apocalipse 16:12 a 16], e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade [ou: "não acolheram a VERDADE com amor"] para serem salvos [João 8:32 e 36; 14:6; I João 5:11 e 12]. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro [ou: "Deus os deixa entregues ao erro que eles amam e seguem", conforme Romanos 1:18 a 32], para darem crédito à mentira [ou: para continuarem seguindo a mentira em que creem], a fim de serem julgados [e condenados nesse julgamento] todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, se deleitaram com [ou na prática de] a injustiça [pecado]" II Tessalonicenses 2:9 a 12, com grifos e comentários interpostos nossos.

 

Há pessoas que acreditam em tudo o que querem acreditar, e desacreditam de tudo o que querem desacreditar. A MENTIRA tem-se propagado na Terra desde o Éden até agora, e a maioria dos habitantes da Terra amam a mentira. A VERDADE dita por Deus tem sido rejeitada desde o Éden até hoje, e uma minoria de pessoas ama a Verdade. Satanás, o "pai da mentira", como falou Jesus, tem conseguido ser ouvido e imitado por bilhões de seres humanos, em toda a Terra. Os meios de comunicação fazem uso farto da mentira para enganar as multidões com seus falsos ensinos e conceitos. Há pessoas que se especializaram tanto em mentir – e um exemplo claro disso são os políticos, brasileiros ou estrangeiros – que até eles acreditam em suas mentiras. Um outro setor onde a MENTIRA tem sido muito bem recebida é o campo religioso. A leitura de Romanos 1:18 a 32 e de II Tessalonicenses 2:9 a 12 nos revela isto. Pastores mentem; padres mentem; o Papa mente; os cardeais mentem; anciãos e presbíteros de igrejas mentem; guias, gurus, pais de santo, líderes religiosos em geral mentem. A VERDADE tem sido mercadoria rara em nosso país, em nosso mundo e até nas muitas igrejas e sistemas religiosos em geral.

 

O que se deve fazer para corrigir isto? Um REAVIVAMENTO ESPIRITUAL sério, honesto, sem hipocrisia, sem formalidade; e uma REFORMA DE HÁBITOS E COSTUMES RELIGIOSOS. Uma entrega total de cada pessoa a Jesus Cristo. Um amor real à Bíblia como um todo, a Verdade Revelada por Deus aos humanos. Uma permissão diária ao Espírito Santo de Deus, para que Ele nos convença diariamente do Pecado, da Justiça e do Juízo, conforme João 16:8 a 11.

 

Que Deus tenha misericórdia de nós!

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

Diretor-Geral do site missionário www.averdaderevelada.com.br 

E-mail para contatos: otoniel.carvalho@hotmail.com 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário